sexta-feira, 31 de julho de 2009

De milho em milho...

Grande jogo do ABC com um belo público presente.
Muitas coisas gostaria de falar com essa vitória "maiúscula" por 1 a 0; vou tentar relacionar com propriedade.
Primeiro que a expulsão "dupla" foi benéfica pro ABC. A Lusa estava povoando o meio de campo com 6 jogadores no meio, e como é um time bem técnico, passe de pé em pé, sempre sobrava um jogador deles, e por isso a expulsão do "infeliz" Simão resolveu esse problema. Equilibramos o meio de campo e com o campo "maior" fica mais fácil marcar por zona.
E marcação é a tônica do grupo comandado por Flávio Lopes.
Olha, é difícil falar um jogador que se destacou em campo. O trio de zagueiros é trio de seleção! Marquinhos Mossoró um monstro em campo. Sandro mostrando pq é um jogador de time grande, experiente, cadenciando a bola no ritmo certo, Ricardinho...ah...Ricardinho é foda!
Isso pq não falei no jogador que fez o gol da partida, o titular da lateral Bruno! Ainda tem Ivan, sempre bem, Rogério, forte na marcação, Recife que entrou pra mostrar que quer ser titular, enfim, TODOS mostraram que o ABC não merece estar na posição atual.

Portuguesa é time de série A
Não estou dizendo que a Portuguesa vai subir. O fato é que a Portuguesa é um time de toque de bola, time técnico, e nada faltoso. Talvez o time mais limpo que passou no Frasqueirão esse ano. O que falta pra Lusa ser um time mais forte é exatamente a pegada de série B. Eu já havia falado isso. O ABC fez o que a Portuguesa não fez. Marcou forte, em cima, ocupando os espaços e sempre se adiantando na marcação quando se podia.
O ABC - em casa - jogou como visitante, esperando o adversário e saindo no contra-ataque. Flávio Lopes armou o time assim, e Ricardinho + Ivan saindo de cara aproveitam a velocidade do contra-ataque. Esse é o jogo de série B. Esse é o jogo de se sair de onde o ABC está. Dá confiança ao grupo que sabe que nisso ele é forte, e o ABC cresce na partida conforme vai "matando" o adversário.
Alguém lembra de algum ataque da Portuguesa sem ser o da bola na trave? É isso, mesmo com posse de bola a Lusa não conseguiu converter em lances de gol. Méritos pros volantes e para o trio de zagueiros da seleção.

Todo técnico é bom, depende do momento
É isso! Cada time tem o técnico correto para cada momento que passa. Não estão dizendo que Flávio Lopes é melhor ou pior que Arturzinho. Mas o ABC, após passar por Heriberto e Arturzinho, que são dois treinadores "casquentos", duros, rígidos dentro do próprio treinamento, estava merecendo um treinador estilo "mineiro", que é o caso de Flávio Lopes. Acompanhei vários treinos desde que ele chegou, e é aquela coisa de incentivo, de correção sem agressividade, de elogios.
O clima estava muito pesado desde o início do ano.
Agora são outros ares, muito melhores!

Bolão do BlogARCosta! Hora de lançar os palpites

Vejam a 15ª rodada da série B:

Time TimeDataHoraLocal
Guarani
x
Atlético31/07/200921:00:00Brinco de Ouro
Vila Nova
x
América31/07/200921:00:00Serra Dourada
Campinense
x
Figueirense31/07/200921:00:00Amigão
ABC
x
Portuguesa31/07/200921:00:00Frasqueirão
Fortaleza
x
Bahia01/08/200916:10:00Castelão
D.de Caxias
x
Paraná01/08/200916:10:00Romário S. Farias
Juventude
x
Vasco01/08/200916:10:00Alfredo Jaconi
Bragantino
x
Ceará01/08/200916:10:00Marcelo Stefani
Ipatinga
x
São Caetano01/08/200916:10:00Ipatingão
Brasiliense
x
Ponte Preta01/08/200921:00:00Boca do Jacaré

E não se esqueçam de lançar seus palpites, pois hj temos o ABCzão do povão contra a grande Lusa, além de outros 3 jogos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Heriberto da Cunha no Brasiliense

Um dia depois de Roberval Davino pedir demissão, o Brasiliense tem novo técnico. Heriberto da Cunha chegou a um acordo com a diretoria e será apresentado pelo clube ainda nesta quinta-feira. A informação é da Rádio Bandeirantes, de Taguatinga-DF.
Apesar da colocação intermediária - 10º colocado com 19 pontos - o Brasiliense vem de uma série de cinco derrotas consecutivas na Série B, o que culminou com o pedido de demissão de Davino.
Portanto, depois de jogar duas partidas em casa contra a Portuguesa e contra o Duque de Caxias, o ABC enfrentará o Brasiliense de Heriberto da Cunha, terça-feira, dia 11/08 na Boca do Jacaré.
E eu estarei lá, às 21:50, numa provável noite fria em Taguatinga!

Prêmio "Radinho de Pilha" entregue a Sandro

Hj após o treino dessa tarde, entreguei os R$ 100,00 relativos ao prêmio Radinho de Pilha ao jogador Sandro, escolhido na enquete desse blog como melhor jogador do ABC na partida de 3 a 1 contra o Paraná Clube.
Falei pra Sandro que ele foi escolhido para a lista da enquete e que os leitores do blog o escolheram como melhor do ABC na partida, e também que Ivan tinha ficado em segundo lugar.
Também falei com Leonardo, assessor de imprensa do Mais Querido para divulgar o prêmio do BlogARCosta entre todos os jogadores.
Relembrando, estou tirando do meu bolso CEMzinho para o melhor jogador do ABC em um empate ou vitória conseguida fora de casa. Quem quiser participar e engrossar o prêmio é só falar aqui comigo.
Parabéns Sandro!

E como foi o treino?
Fiquei a tarde inteira no ABC. Flávio Lopes conversou com o grupo demoradamente, isso foi logo no início, e em seguida tivemos um rachão tradicional de véspera de jogo.
Acabando o rachão do grupo, deu-se início ao treinamento coletivo, que foi basicamente baseado em jogadas aéreas. Lançamentos, longe e perto da área, escanteios, tudo exaustivamente treinado por Flávio. Como se sabe a Portuguesa tem no jogo aéreo um dos seus pontos fortes. Por outro lado, um dos pontos fracos da Lusa é a pegada. Assisti a Portuguesa x Bahia e os paulistas não entravam "pra valer" em divididas ou mesmo tinham uma marcação forte no meio de campo. Não sei como está a Lusa agora, mas a depender desse jogo que eu vi, o ABC de hoje tem grandes chances de sair com vitória amanhã no Frasqueirão.
No final do treinamento os jogadores cantaram os parabéns de Flávio Lopes, que completou 49 anos, 1 a menos que o número de títulos do ABC em estaduais (temos que continuar sempre a frente de Flávio!).
Parabéns treinador! E que amanhã consigamos um grande presente para todos os ABCdistas.

Meu amigo César Cielo

Cielo consegue a primeira medalha de ouro para o Brasil nos 100m livres no mundial de Roma. Além do ouro bateu o recorde mundial. Além do recorde ele é a primeira pessoa no mundo a nadar abaixo dos 47 segundos, com 46.91.
Só isso ou quer mais?
Parabéns ao Cesão e a toda a equipe de natação do Brasil. Eles são foda!
Tiago Pereira chegou em 4º nos 200m medley e por centésimos não vem com uma medalha.
O Brasil conseguiu uma medalha de cada cor até agora, e vários quarto lugares.
Ainda teremos o Cielo novamente nos 50m livres e os revesamentos, todos com grande chances de medalhas.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A forte equipe da natação brasileira em Roma

Já fomos 4º no revezamento 4x100m masculino e 4º com Kaio Márcio nos 200 borbola. Várias finais, inclusive com as meninas, Gabriella e Fabíola (a nossa eterna menina), e agora acabei de ver a primeira medalha brasileira nas piscinas, com Felipe França. Medalha de prata para Felipe, que só perdeu para o recordista mundial. Parabéns Felipe, que aguentou a pressão de chegar à Roma sendo o recordista. A medalha de prata que conquistou é a primeira do Brasil nas piscinas desde 1994, quando Gustavo Borges foi prata nos 100m livre e liderou o revezamento 4x100m livre ao bronze. Mas Felipe não ficou satisfeito e sabe que pode conseguir novamente o recorde e um futuro outro, é o que espera. João Júnior, o outro brasileiro na prova, finalizou os 50m em sétimo, e saiu da piscina reclamando de sua largada e chegada. E ele está certo. Errar esses fundamentos é perder medalha nesse momento.
Cesar Cielo e Nícolas Oliveira fazem a final dos 100m livres amanha, com grande chance de medalhas.

Maiô tecnológico
Finalmente a FINA acaba com a palhaçada dos maiôs. Isso fica pra 2010. Apenas bermudas para os homens serão autorizadas, e tudo sem NENHUM tipo de material sintético.
A partir de 2010, quem bater recorde com bermudinha vai mostrar ser o melhor nadador do mundo!

Águas abertas também teve medalha
Claro que não posso esqueçer Poliana Okimoto. O Brasil já havia conquistado uma medalha no Mundial, nossa nadadora de águas abertas chegou na terceira colocação nadando no mar. Ela ficou com o bronze nos 5 km.

A minha opinião sobre os ingressos

A reunião entre os dirigentes ABCdistas estão acontecendo agora, então minha opinião é meramente minha opinião.
Sugeriria fazer uma casadinha de 10 + 10, para os 2 jogos seguintes, e manter o ingresso a R$ 15,00 para compra individual.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Com os pés no chão agora!

ABC vence por 3 a 1 o Paraná. E acaba com 2 tabus (coisa que não gosto de me ater) de não vencer e não fazer gol fora.
Como falei, o campeonato é longo e os times que vi jogar - TODOS ELES - não são bons times. Digo isso e repito quantas vezes quiser.
Esse é um dos motivos de não ter dúvidas de que o ABC fica esse ano na segunda divisão.
Vamos definitivamente esquecer as palhaçadas de cronistas interesseiros (são 22:00hs e Marcos Lopes ainda não blogou sobre a vitória do Mais Querido) e estatísticos americanos. A matemática é uma ciência exata, corretamente, mas a probabilidade NÃO. Quando tiver faltando 5 rodadas aí sim é hora dos estatísticos entrarem em campo. Por enquanto é hora de bola no chão.

O jogo
Assisti ao jogo pelo Justin TV e o "canal" só passou até os 25 do segundo tempo, pois iria transmitir o jogo do Vasco (será que até o Justin recebe da CBF? rsrs...).
E foi um jogo para quem tem nervos de aço. O ABC se fechou mais do que c#´ de micróbio. Acho que o ABC deve ter treinado isso, pq num pode um time ficar só atrás e não sair com a bola no chão. Marcou no campo do ABC o jogo inteiro, e deixou Ivan correndo feito um louco no ataque. Ricardinho, esquentadinho sempre mas que jogou grande partida, abriu o placar em grande lance de Ivan.
Nossos 3 zagueiros sempre em cima, a linha de volantes forte no meio (incluído-se Sandro, que jogou como volante no Cruzeiro), e apenas explorando os contra-ataques rapidamente com Ricardo e Ivan.

A pressão do Frasqueirão
João Paulo e Gabriel precisam de um trabalho psicológico. Eles jogam bem quando estão fora, longe do torcedor. Por outro lado o torcedor tem que parar de pegar no pé desses caras. Não dá! Gabriel jogou bem fora desde o jogo contra o Atlético-GO, enquanto João Paulo se esconde nos zagueiros adversários quando está em casa. O penalty do segundo turno "desmontou" Gabriel, que vinha sendo o melhor jogador do ABC no estadual. Isso merece trabalho com a cabeça dos garotos. Preste atenção diretoria!

Promoção "Radinho de Pilha"
Saiu! O prêmio de R$ 100,00 para o melhor jogador da partida em caso de vitória ou empate do ABC fora de casa vai para ...
Vou colocar os nomes que achei como melhores jogadores e a torcida/leitor do BlogARCosta escolhe.

A foto é de Pedro Serápio.

Rodada completa hoje: dê seu palpite no Bolão do BlogARCosta

Hoje tem rodada completa na série B. Quem participa do bolão do BlogARCosta não pode esqueçer de lançar os palpites. Todos os jogos se iniciam às 19:30, que é o caso do jogo do ABC contra o Paraná, e vão até aquele horário ingrato das 21:50. Tudo isso por causa das transmissões ao vivo da TV fechada.

Rodada 14
28/07Ter19:30CampinasM. LucarelliPonte Preta/SPxVila Nova/GO
---FlorianópolisO. ScarpelliFigueirense/SCxBrasiliense/DF
---CuritibaDurival de BritoParaná/PRxABC/RN
---São CeatanoA.CampanellaSão Caetano/SPxCampinense/PB
--21:00São PauloCanindéPortuguesa/SPxGuarani/SP
---RioSão JanuárioVasco/RJxFortaleza/CE
--21:50SalvadorPituaçuBahia/BAxJuventude/RS
---FortalezaCastelãoCeará/CExIpatinga/MG
---NatalMachadãoAmérica/RNxBragantino/SP
---GoiâniaSerra DouradaAtlético/GOxD. de Caxias/RJ

A classificação atual do bolão está a seguinte:

ClassificaçãoPalpiteiroBonificaçãoPontuação
1GABRIEL MELO0526
2FABIO DANTAS0470
3MARCELO BARBOSA ANZANELLO0456
4GERVAZIO0447
5IDO MARTINI FILHO0432
6WALLACE SOUSA0428
7JACSON ARTSON0412
8CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO0400
9FÁBIO COSTA0384
10BRUNO MOTTA DE CARVALHO0380

domingo, 26 de julho de 2009

Dois pesos, duas medidas

Leiam comigo, por favor, o último parágrafo do post de Marcos Lopes sobre a entrevista de Eduardo Rocha na tribuna (post completo aqui):

"O momento escolhido por Eduardo Rocha para conceder esta entrevista não poderia ser pior. Em meio a uma competição complicada como a Série B, e faltando ainda cinco meses para as eleições. Não havia necessidade de antecipar este assunto."

Marcos Lopes se refere ao fato de Eduardo Rocha ter fomentado uma eleição no américa, e também da dificuldade de se dirigir um clube de futebol potiguar na série B.
Mas e no ABC? É hora de falar sobre mudança de presidente? O calendário ABCdista é o mesmo do americano, e os 5 meses lá são os mesmos cá. Será que a série B do ABC é diferente da do américa? Só pode. No ABC pode-se tudo, e no américa nada?
Eu, sinceramente, gosto quando a imprensa natalense faz esse tipo de coisa. É mais uma prova para o leitor, internauta, o pobre natalense que seja, ver que existe uma diferença brutal no tratamento de um time para o outro na capital potiguar.

Mas já que Marcos Lopes comentou sobre a entrevista, que tem muita coisa interessante, eu também vou comentar:

- O cartola americano fala que "o futebol do Rio Grande do Norte precisa acordar para a realidade. Uma das soluções seria o investimento nas categorias de base". Vejamos: o Mais Querido faz isso?

- "O que estão fazendo, por exemplo, com Judas Tadeu do ABC é uma desumanidade." Concordo de Judas cometeu erros, e o principal desse ano foi apostar em Heriberto da Cunha. A consequencia desse erro está na situação da tabela que estamos hj. Mas o quadro é reversível sim e eu tenho certeza que o ABC permanecerá na série B esse ano. Mas, com toda sinceridade de um ouvinte participante da reunião do conselho deliberativo do ABC: ouvi muito blá-blá-blá por lá, mas NENHUMA proposta feita por conselheiros que venha a ajudar o ABC em um curto prazo. NADA! É incrível como temos conselheiros publicitários, marqueteiros, empresários de mais alto gabarito no estado, além de políticos claro. Mas trabalhar em prol do ABC? Rá, rá, rá!

- Sobre investimento nos clubes, ele falou que "nós não temos apelo nacional e nem sequer regional. Por não ter esse apelo fica difícil de conseguir um grande patrocinador. Qual vai ser o interesse, por exemplo, do Ponto Frio colocar o nome no nosso uniforme?". Com relação ao ABC, quero saber como está o lance da ALE-SAT. Se não temos solução de empresários (no meu entender TEM SIM, basta querer que a Frasqueira paga, e a EMS é um exemplo real disso), então o ABC poderia já por em prática uma reformulação no sócio-torcedor para 2010. Cadê os conselheiros publicitários nessa hora?

- "Dizer que um dirigente aqui é ladrão é ser muito injusto e uma imbecilidade. A receita do clube é pública. Todos sabem quanto um clube arrecada com a renda que está nos borderôs, com os contratos da TV, com a propaganda. As despesas também são claras com salários, passagens aéreas para contratar jogadores ou para mandar embora, rescisão de contratos, água, luz, alimentação, medicação e outros. A receita está aberta, logo todo mundo é capaz de fiscalizar." E no ABC a contabilidade está bem escancarada mesmo. Todo mundo já sabe. O que falta são formas de se administrar isso para tentar diminuir o passivo ABCdista. Não sei como está a coisa do ALE-SAT. E também não sei o que fazem o monte de cabeças pensantes que estão no conselho do clube, mas já reclamei disso aqui. Portanto vou parar de reclamar e terminar esse post deixando uma sugestão que amanhã mesmo vou levar pessoalmente para a diretoria ABCdista:

Tirando a 14º rodada que se inicia terça, faltarão 24 jogos para o final da série B 2009, em 4 meses de campeonato. Minha idéia é contactar 4 empresários ABCdistas, e cada um pagaria R$ 12.500,00 por mês ao ABC como patrocínio master, o principal da camisa. Para cada jogo/rodada haveria um revezamento de patrocinador, com 6 jogos para cada um. A Eureka estamparia as 4 logomarcas na camisa, portanto também criaria um apelo ao torcedor que gosta de camisas oficiais, pois existiriam 4 camisas. E por um total de R$ 50mil cada empresa colocou sua marca por 4 meses e em 24 jogos pelo Brasil inteiro. Para o ABC entraria os 50mil por mês, R$ 12.500,00 de cada um.

Aguardo críticas!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Foi na raça

Foi um empate na raça, exatamente o que faltou no jogo contra o São Caetano. Se tivéssemos entrado com essa raça no jogo anterior do Frasqueirão, teríamos ganhado fácil! Mas como o "se" não entra em campo...
Bom, mesmo sendo na vontade e na raça, dá pra tirar algumas conclusões do futebol jogado pelo ABC.
Primeiro que Erandir faz muita falta nesse meio de campo do ABC. Faz falta e faz falta. Só que aquele primeiro cartão que ele levou foi de graça, o juizinho de novo veio pra complicar. Erandir não xingou nada para levar o primeiro, e no lance da falta ele é quem foi seguro pela camisa. O juiz veio pra aparecer. Perceberam quanto tempo ele levou para ver que o jogador do Guarani já tinha levado cartão amarelo? Já falei e repito (igual a Pedro Neto), juiz no Frasqueirão não tem que apitar pro adversário, na dúvida é defesa-bola.
Outra: João Paulo continua se escondendo. Viram a diferença entre ele e Ricardinho? Ambos não atacantes rápidos, teoricamente fazem a mesma função. Mas Ricardo não se esconde, se apresenta pra receber e parte para cima. Eu sempre fui fã de Ricardo, e hj mais uma fez ele colocou a faca nos dentes e foi avante, ao seu estilo.
O que falta pra Sandro é mais treino com esse grupo. Os erros de passe que ele cometeu é ritmo e entrosamento que estão faltando. Por falar em ritmo, também faltou a Bruno, o novo lateral. Diferente do que achou Marcos Lopes, eu gostei dele. Errou um ou outro passe, mas é natural pra quem chegou há 2 dias. Bruno não se esconde no jogo. Agora Bosco precisa mesmo parar de enfeitar algumas bolas. Futebol é simples, não precisa de firula.
O time realmente está se encaixando, tardiamente, claro, mas ainda tem-se tempo.
Agora, se arrancarmos uma vitória, ou mesmo um empate contra o Paraná fora, novamente teremos casa cheia nos 2 jogos seguintes no Frasqueirão.
A diretoria juntamente com os conselheiros precisam então fazer a parte deles. Vamos quitar os débitos com os atletas que o mês de julho já está no fim.

O dia da virada

Essa noite promete ser o começo de uma reviravolta.
Nossos melhores jogadores entrarão em campo contra o melhor time do campeonato. Só isso seria motivo pra um Frasqueirão completamente lotado.
Mas tem muito mais! O Departamento Médico está quase vazio, coisa inédita no Mais Querido, os jogadores de qualidade do time estão escalados como titulares (poderia citar dentre eles Sandro, Erandir, Bosco e Alex Oliveira, além de nosso xodó Ivan), e também os ingressos foram mantidos em R$ 10,00 (eu já comprei o meu).
Fui assistir ao rachão ontem do grupo, que foi bem disputado, em campo reduzido, e o clima entre eles está bem favorável.
Para motiva-los ainda mais, ouvi falar que o conselheiro Augusto Azevedo, que como promotor público tem grande desenvoltura com a fala, irá proferir uma conversa motivacional para os jogadores no vestiário.
Além da motivação, isso também vem demonstrar que o ABC não está resumido ao presidente Judas Tadeu e sua diretoria, mas também a todos que querem ajudar ao Mais Querido, seja a torcida, sejam os conselheiros. E os jogadores viram isso ontem na reunião deliberativa. No meu entender, essa visão é extremamente favorável, independente do teor e do que se produziu no reunião.
Estive também presente na reunião do conselho. Não houve tumulto, não houve discórdias, um clima de união entre os conselheiros foi o que norteou o decorrer dos trabalhos. O que se chama de "oposição" esteve presente. José Adécio trouxe propostas, e não briga, Flávio Anselmo também trouxe idéias. O presidente falou o estado financeiro do ABC, que não é tão preocupante no meu ver, ainda mais com o atual consenso em ajudar o ABC como se demonstrou ontem a noite.
Portanto o plantel e os cartolas, todos estão unidos em prol de uma virada dentro de campo.
Essa noite nós da torcida também temos que fazer a nossa parte!

terça-feira, 21 de julho de 2009

O melhor que tem no ABC vai entrar

Estive no treino dessa tarde, no coletivo.
Para quem acompanha o blog, já sabe qual minha escalação preferida, e o time de cima foi exatamente ela:
Paulo Musse, Audálio, Fabiano e Gaúcho. Sandro e Bosco como laterais, Erandir e Marquinhos como volantes, na frente Alex Oliveira, Ivan e Fábio Silva.
Se os novos que chegaram não estiverem em condições de entrar, esse deve ser o time do ABC. Fábio Sací e Chiquinho também podem entrar. O treinamento que deve definir o time titular será na quinta, um dia antes do jogo.
Hj também vi os novos, Recife e Gedeon, correndo em volta do gramado.
Tambem notei uma certa empolgação com a torcida presente, acreditando mesmo nesse time que citei acima.
Sexta é o dia do ABC!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Quem é Gedeon?

Nome singular para um jogador de futebol né? Mas Gedeon Conceição dos Santos, com 1,84m de altura e 73 quilos é um meia-armador que também já fez a função de segundo volante.
Atuou pelo Tupi e Atlético-MG ano passado no estadual e na série A do Brasileirão, e esse ano foi contratado pelo Paraná Clube.
Jogou o estadual e a Copa do Brasil pelo Paraná mas realmente não jogou nenhuma partida esse ano pela Série B, como afirma Marcos Lopes em seu blog.
Entretanto, diferentemente das contratações que vinham sendo feitas anteriormente, Gedeon, ao lado de Augusto Recife, é - são - nomes de respeito e passam confiança para o torcedor ABCdista.
Tomara que em campo eles ratifiquem o nome que possuem.

Sexta-feira de Frasqueirão lotado

Não sei se é bom pros "cofres" ABCdistas. Tô falando em manter a promoção em R$ 10,00. Num momento em que a direção do clube informa que a dívida é milionária, talvez um ingresso a R$ 15,00 seria o mais prudente. Pra mim nem seria 20 nem 10; R$ 15,00 no meio-termo.
Mas como mantiveram-se os preços, portanto melhor para o torcedor. O Frasqueirão vai bombar na sexta, isso é certeza.
Talvez seja até o maior público desde o ano passado, inclusive. Primeiro pq o preço está super-baixo e segundo pq seu anúncio foi feito com grande antecedência. Excelente notícia para o torcedor.
É o jogo contra o líder do campeonato, e o ABC vem modificado "para o bem", sem os jogadores pesados.
Leonardo não joga, suspenso, por mais uma partida. Uma defesa formada por Gaúcho (voltando de suspensão), Fabiano e Audálio é mais que eficiente nessa hora. Mossoró e Erandir como volantes juntamente com Bosco e Sandro nas laterais. Na frente Alex Oliveira, Saci e Ivan/Fábio Silva/João Paulo.
Hj eu cheguei no treino do Mais Querido já no finalzinho. Parece que o treino tático foi realizado pela manhã. À tarde Flávio Lopes fez aquele treino "alemão", com 3 traves (Arthur Neto também treinava assim) com finalizações na parte final. Fábio Saci, nas finalizações, foi muito bem. Acho que uns 90% de aproveitamento. Pelo que treinou, não sei da cabeça de Flávio Lopes, mas eu começaria por Saci.

Verdadeiros ABCdistas
Depois do desastre do jogo que foi contra o São Caetano, ouvi pelo rádio a declaração de dois jogadores profissinais. Um está no elenco do ABC, Fábio Silva. Ele não jogou contra o time do ABC mas lamentou a total falta de combatividade dos jogadores naquela noite. Falou que ele vai fazer de tudo para tirar o Mais Querido dessa situação, e que vai fazê-lo por ser profissional e por ser ABCdista.
Outro que rasgou elogios foi Nêgo. Atuando pelo São Caetano, o nosso ex-lateral falou que só assinou o Brasileirão da Série B para assistir as partidas do ABC, e também lamentou a situação em que o Mais Querido se encontra na tabela.
Tomara que os santos estejam ao nosso favor, pq torcedor apaixonado é que não falta!

Jogador de pelada

Jogador de pelada, ex-jogador, jogador de treino, todos são adjetivos para Nonato e Roque, que chegaram e saíram do ABC rapidinho.
Para ambos, todas as chances foram dadas. Jogaram fora de Natal e no Frasqueirão, com e sem torcida; e nada fizeram.
Quando eu falo que são jogadores de pelada, é pq no treinos eles arrebentavam.
Nonato, sempre deixou pelo menos 1 golzinho em cada treino coletivo, e gol bonito. Peladeiro (no)Nato!
Já Roque, até gol em treino o "cabra" fez. Sempre rápido, bons cruzamentos, triangulação, dribles, e nada disso ele aplicou em campo.
Perdemos gols, tempo e dinheiro com esses dois!

sábado, 18 de julho de 2009

Hora de treinar

Já que contra o Vasco o que ficou evidente foi que o time que entrou é bem melhor que o que estava jogando, então agora é hora de treinar esse time.
O ABC jogou bem mas sem muita objetividade no ataque.
Mas o que vale é gol, e a lambança no primeiro minuto ditou o ritmo do jogo. O ABC passou a ter mais posse de bola mas sem concluir jogadas perigosas a gol.
O árbitro foi um desastre. Só dava cartões pro ABC, por besteira, por reclamação simples, sem critério algum. Aliás, com critério sim, o de árbitro caseiro.
Já falei aqui que o ABC tem que fazer pressão nos árbitros que apitam no Frasqueirão. Aquele último que esteve contra o São Caetano foi uma palhaçada.

Algumas poucas mudanças
Ben-hur definitivamente não encontrou seu bom futebol. Não tem jeito, é banco, junto com Tiago Cardoso. Que lambança eles fizeram! Isso põe por água abaixo todo um esquema. Será que Ben-hur não podia chutar a bola pro lado como Audálio fez várias vezes no jogo. Será que não podia recuar logo pra Tiago para ele dar um chutão? Será que Tiago não viu o atacante chegando? Parecia que Tiago ia catar biloca. Que lance ridículo.
Pra mim saem Tiago, Ben-hur, Rogério (expulso injustamente) pra volta de Musse, Gaúcho e Audálio, respectivamente.

Atacante errado
No meu entender, Fábio Silva entraria melhor que Ivan em um esquema de 3-6-1. No sacrifício um atacante forte e de referência joga melhor que um rápido. Ivan precisa de alguém para jogar ao lado. Mesmo assim nosso "terrível" teve algumas chances contra a lenta defesa vascaína; ganhava a bola no primeiro lance mas perdia o segundo, e em algumas vezes homem-a-homem.

Treinar esse time
Paulo Musse, Gaúcho, Leonardo, Fabiano, Bosco, Audálio, Erandir, Sandro, Alex Oliveira, Fábio Silva, João Paulo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Augusto Recife é do ABC

O volante Augusto Recife, que estava no Ipatinga ano passado e jogou pelo Botafogo-SP esse ano no Paulistão é o novo contratado do Mais Querido.
Augusto jogou no belo time do Cruzeiro campeão da tríplice coroa, ao lado de Sandro, Maldonado e Alex (atual Fenerbache). Mas também foi titular do time do Ipatinga que rebaixou ano passado pra série B. Não ficou no time pq o elenco foi reformulado e seu salário ela muito alto por lá.
É um jogador experiente, campeão pelo Cruzeiro, pelo Flamengo e pelo Inter, primeiro volante nato com pegada forte (às vezes forte demais). Como Fausto e Fabiano Silva devem estar indo embora, teoricamente é uma bom contratação!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sandro e Erandir voltam

Na verdade muita gente volta. Volta a galera do DM, volta quem tava suspenso que é o caso de Erandir, e voltam os que não estavam anteriormente sendo relacionados.
Sandro, Erandir, Bosco e Ivan são os jogadores de qualidade do ABC. Poderia até incluir Alex Oliveira, ou melhor, incluo. Talvez Alex jogando com esses 4 citados possa mostrar melhor seu futebol.
São jogadores de qualidade sim, como já falei, mas é um conjunto que precisa treinar, coisa que não vinha acontecendo. E Flávio Lopes não teve tempo para isso.
Paulo Musse não foi relacionado pq machucou a mão, talvez naquele lance do primeiro tempo do 4 a 0.
Fausto, Fabiano Silva, Roque e Nonato não foram relacionados (1 ponto para Flávio Lopes), e isso inviabiliza aquela mudança na escalação com 1 hora de antecedência, como aconteceu com Audálio na partida passada.
É um grupo diferente com um treinador diferente. Esperamos que o futebol jogado também seja diferente.
Não podemos esperar e nem medir nada do ABC nessa partida contra o Vasco, mas qualquer melhora vai ser elogiada por esse blogueiro.
Como acredito que o problema de nossos jogadores não é o futebol e sim "atritos nos bastidores", e como vários jogadores que nunca mais estavam relacionados voltaram, vem aquele fio de esperança em uma boa partida contra o Vasco.
Até pq, como já falei aqui, essa série B de 2009 não é nenhum bicho-papão.

Vejam todos os relacionados:
Goleiros: Tiago Cardoso e Raniere;
Laterais: Bosco e Chiquinho;
Zagueiros: Ben-Hur, Leonardo e Fabiano;
Volantes: Erandir, Audálio, Marquinhos Mossoró e Rogério;
Meias: Sandro, Alex Oliveira e Rodriguinho;
Atacantes: Gabriel, Ivan, Fábio Silva e Fábio Saci.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Jogadores e Diretoria: Respeitem o nosso ABC !

Time bisonho, sem vontade de ganhar, sem jogadas, sem tática, sem estrutura em campo, parece que nunca treinou junto.
O ABC (Time do Povo) não merece isso.
Diretoria (Sr. Judas) tem que mandar 70% desse jogadores embora já: Chinelinhos, mascarados, mercenários, "corpos-mole": todos esses precisam ser triados e expulsos do ABC.
Falta grana pra pagar? Falta gestão também. Proporcionalmente o Flamengo deve muito mais que o ABC, mas possui gestão.
Cadê os contratos? Redes de supermercados, rede de postos de gasolina, empresa de marketing?
Tudo isso gera dinheiro. Existe algum problema pra fechar esses contratos? É porque não temos administradores com habilidade pra fazer isso.
Falta planejamento. Cade nosso diretor de Futebol para cuidar especificamente do time?
Diretoria não tem que ficar montando time não. Isso é costume de time pequeno.
Essas verdades precisam ser ditas. É muito triste tudo que está ocorrendo.
Judas é um homem de bem, mas tem que dividir as tarefas já, antes que termine o campeonato da série B.
E os verdadeiros conselheiros? Onde estão? Só pensam na eleição do final do ano?


ESSE É UM MOMENTO DE UNIÃO DE TODOS

VAMOS FAZER UM PACTO EM FAVOR DO ABC

A FRASQUEIRA APOIA O VERDADEIRO "TIME DO POVO"

Dona Nazaré, nossa eterna madrinha

Nós que fazemos o BlogARCosta, blogueiros, leitores (intrometo-me a usar o nome de todos) temos um profundo prezar em noticiar o falecimento da madrinha da Frasqueira. Dona Nazaré estava muito doente, enferma em seu hotel que já recebeu por inúmeras vezes os jogadores do ABC em concentração e comemoração (SEM CUSTO ALGUM), o Hotel Casa Grande no centro de Natal.
O corpo está sendo velado no hotel que fica na rua Princesa Isabel, e o sepultamento será realizado nesta quarta-feira.
Eu havia agendado (juntamente com meu colega Leonardo Guerra) uma entrevista com Dona Nazaré para sábado passado, mas acabei me machucando (desloquei o ombro em um treinamento de luta) e não consegui cumprir o compromisso.
Por isso duplamente sinto-me triste pela perda de nossa maior torcedora.
Que Dona Nazaré, enxergando o Frasqueirão lá de cima, consiga trazer iluminação para o clube que tanto orgulho deu à Madrinha.
Que o ABC Futebol Clube honre em campo o amor que Dona Nazaré tinha e ainda tem pelo clube, porque madrinha é para sempre!

* Na concentração do ABC, o refeitório dos jogadores leva o nome de nossa madrinha. O refeitório foi inaugurado por ela e tem a imagem da Nossa Senhora de Nazaré.

Qual é o problema?

O problema é dinheiro
Falta dinheiro pra pagar esses jogadores perna-de-pau que estão ai. Então já dá pra imaginar que não existe dinheiro pra contratar novos jogadores que sabem mesmo jogar futebol. O presidente veio à rádio 98FM e falou que R$ 600mil é a dívida atual com esses jogadores (não vou falar profissionais, pq ele não são).
Falta ao ABC projeto de marketing pra trazer dinheiro. Falta ao ABC reformulação do projeto sócio-torcedor, pq tudo precisa de reforma, eu já falei isso e com o Sócio-torcedor não é diferente. Falta ao ABC união política pra não acontecer o que está acontecendo no comando do clube. Falta vergonha aos dirigentes de não cobrarem aos conselheiros as mensalidades que cada um tem OBRIGAÇÃO de pagar (quando chega época de eleição, uma vergonhosa anistia acontece). Da mesma forma que tem que mandar embora jogador mercenário, tem que mandar embora conselheiro inadimplente. Sócio-torcedor que não tá em dia com o pagamento entra? Não! Então a regra também serve pra conselheiro.

O problema são os jogadores
Jogadores mascarados. Não recebem dinheiro, não jogam. Todos no DM, se escondendo. Quando entram, se escondem da bola. "Ah, Alexandre, quem trabalha sem salário?". Verdade. Mas esses "jogadores" (não são profissionais) mascarados, recebem 10mil, 15 mil, 20mil reais. Vc imagina receber 15mil reais por mês? João Paulo, que muita gente pega no pé, recebe 500 REAIS de salário e mais 500 por fora! Alguém já viu João Paulo, Gabriel, Delano machucados? Nem vão ver. Ao contrário do que muitos pensam, jogadores de "nome" no ABC são os que se escondem. E agora a moda é se esconder da bola, já que o DM não cola mais.

O problema é mais embaixo
Audálio treinou como titular, pra jogar ao lado de Rafael na dupla de volantes. 1 hora antes do jogo começar eu estava no carro já chegando ao Frasqueirão quando ouço o reporter informando que Audálio foi sacado e Fausto voltaria à titularidade.
Alguém consegue explicar isso? Fausto não acertou um passe de 2m, não marcou ninguém, não se apresentou quando o ABC tinha a posse de bola. Até correu mais no segundo tempo, mas só isso.
Se Audálio não vai mesmo jogar no ABC, mandem o cara embora! Poupem essa grana e o saco de todo mundo.

O problema é o técnico
Vê-se que o ABC não tem padrão tático nenhum. Será que tudo que Arturzinho treinou não se absorveu nada? Nada! Sem jogada pelas linhas de fundo, sem jogadas pelo meio, sem lançamentos, sem troca de passes. Nada! Quando detinha a posse de bola, só o jogador que conduzia a bola corria, O RESTO FICAVA PARADO, NINGUÉM SE APRESENTAVA.

A culpa não é da torcida
Quase 7mil torcedores para assistir a um time que está na zona de rebaixamento, em plena terça-feira, com a partida começando às 21:50. 5.796 pagantes viram a derrota vexatória do Mais Querido por 4 a 0. O São Caetano devolveu o placar do ano passado.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mudanças à vista

A arrumação da casa começou. Saiu mais um treinador teimoso (treinador assim não dá certo no ABC, nunca deu), e no treino dessa manha também foram sacados Fabiano Silva e Fausto. Muito provavelmente o ABC vai de 3-5-2, com Leonardo voltando à zaga, juntando-se à Gaúcho de Ben-hur. Audálio entrou no treino, fazendo a dupla de volantes com Rafael. De resto é o que se conheçe: Bosco, Roque, Nonato e João Paulo.
Wassil não pode fazer muita coisa, até pq o novo treinador chega amanhã.
Mas gostaria imensamente que ele conversasse com João Paulo, antes de cada treinamento, pedir para ele levantar a cabeça, ver a trave, ver o companheiro. Isso não adianta só falar, tem que treinar assim.
Bosco tem que tomar mais conta de sua lateral. No jogo contra o Ceará o lance do primeiro gol e o lance anterior que exigiu uma boa defesa de Paulo Musse foram nas costas dele. Se o ABC for mesmo de 3-5-2, o adversário vai saber que Bosco e Roque vão subir, e ai o lateral vai sempre prestar atenção nas subidas de nossos alas. Fica de olho aberto Bosco!
Passei em frente ao Frasqueirão hj e nem parei. Já vi o portãozinho preto fechado. Dava pra imaginar que o treino também era fechado.
Vamos torcer (e rezar) que com esse time ai, e Ivan provavelmente entrando no segundo tempo, consigamos um bom resultado.

Ingressos a R$ 10,00

O ABC baixou os ingressos a R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.
Isso pra mim é uma medida irrelevante, pois baixou os preços à vespera do jogo, não fez campanha para anunciar a mudança, deve ser algo só pra esse jogo de amanhã, portanto uma medida "imediatista" que não surtirá muito efeitos. Tomara que eu esteja enganado, mas acho que amanhã vai chegar gente que vai ser pego de surpresa com o preço baixo.
Quero acreditar mais no time do que em bom público nesta terça.
O que o ABC precisa é fazer como o Santa Cruz. Há uma semana o Santa vem avisando que o ingresso é R$ 10,00. Claro que são situações distintas, mas o Santa colocou 45mil torcedores no empate desse fim de semana.
Junto com os ingressos baratos o ABC precisa colocar ônibus, principalmente pra Zona Norte. Se pra mim que moro na Zona Sul já vou chegar depois da meia-noite, imagine pra quem mora longe. E é na Zona Norte que se concentra a nossa maior Frasqueira. Onde estão os vereadores e deputados ABCdistas? O transporte urbano é de responsabilidade
O que o ABC precisa é sair amanhã com 3 pontos, seja como for.
Alô Deus!

domingo, 12 de julho de 2009

Flávio Lopes assume o comando ABCdista

Ele chega atê Terça e Wassil ainda comanda o ABC contra o São Caetano. Amanhã escrevo mais sobre essa mudança.

Arturzinho cai. Wassil assume.

Wassil Mendes, técnico das categorias de base do Mais Querido, assume interinamente o time principal.
Tomara Meu Deus que Wassil tenha a mesma sorte e competência que Jorginho, técnico interino do Palmeiras, que venceu duas e empatou uma com o Santos, fora de casa.
Wassil ficará à frente do ABC pelo menos nesse jogo de terça contra o São Caetano.
Ainda é hora de "arrumar a casa", como falei o post anterior.
Faltam agora os jogadores darem seu sangue e a diretoria se entrosar com oposição e possíveis candidatos, fazendo um "Bloco único" com o objetivo de acertar de vez o que está errado dentro do clube.
Vamos todo mundo parar de putaria (com o perdão da palavra) e pensar no bem maior que é o ABC, o clube mais antigo, de maior tradição e com a maior torcida do Rio Grande do Norte.

sábado, 11 de julho de 2009

Arrumar a casa

Arrumar a casa quer dizer o que?
Varrer, consertar buracos na parede, botar pra fora o lixo, comprar coisas novas, reorganizar o financeiro, dar uma bronca em todo mundo, e quem não quiser participar, que vá embora. Tudo isso é arrumar a casa.
Isso é o que o ABC precisa.
Precisa desde os jogadores, que mesmo não gostando de treinar antes do horário acostumado, tem que dar o sangue pelo clube ao qual estão contratados. Os jogadores são profissionais como eu, ou como vc em sua empresa. Talvez os jogadores tenham sido mal-acostumados com Heriberto da Cunha, que chegou bem atrasado no ABC, já com o campeonato para iniciar, passou o primeiro turno "sem nem coçar", e o campeonato passando, passando... Com Arturzinho, que é bem mais linha dura que Heriberto, os jogadores tiveram um verdadeiro "choque de gestão", e ai aparecem os chinelinhos, os que vivem no DM, e os que entram em campo pra fazer corpo mole.
Precisa também com o treinador, seja quem for ele, Arturzinho ou não. O treinador tem que saber conversar com os jogadores, não deixar acontecer panelinhas, muito menos deixar criar as próprias panelinhas (vide Fabiano Silva/Fausto). Alguém questiona o trabalho de Felipão? Ninguém! Mas mesmo Felipão não deu jeito nas panelinhas do time inglês, e também por lá jogador não queria treinar muito não, e ai caiu o Felipão. Isso não tem jeito! O treinador tem que conversar com o grupo e não só com a diretoria.
Precisa arrumar-se também a diretoria. Folha de salário atrasada não cativa nenhum jogador. O trabalho de arrumar grana pro ABC não é meu, nem de meu irmão, colega de blog. Esse trabalho é do presidente Judas Tadeu, de seus diretores, do diretor de marketing, do diretor financeiro, de quem faz o ABC no seu dia-a-dia. Acrescento trabalho de conseguir grana, empréstimos, patrocínios, projetos para alavancar torcedores, e tudo que um time do porte do ABC precisa.
E também quem tá de fora politicamente e quer entrar, a hora é agora. Já não aguento mais ler notícias de possíveis candidados à presidência alvinegra criticando a gestão JT. Digam-me: é hora de criticar ou hora de unir? É hora de brigas políticas ou é hora de não deixar o ABC cair de série? Se o ABC está tanto precisando de dinheiro, pq esses conselheiros-candidatos não ajudam? Qual é a maior inadimplência do ABC, o sócio-torcedor ou os conselheiros? Os cadeiras-cativas ou os conselheiros? Os camarotes ou os conselheiros? Ganha um doce quem acertar.

Portanto, jogadores com sua "greve", treinador com sua "teimosia" e "arrogância", diretoria com sua leniência e inprodutividade, e candidatos fora de hora, todos precisam acabar com as mazelas e arrumar a casa.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

3-5-2 e com Fabiano Silva

Não tem jeito. Arturzinho veio a público e falou que "no meu time não tem titulares nem reservas, todos tem que dar o máximo em cada treino". Isso serve para todos os jogadores, menos para Fabiano Silva. ELE É TITULAR e não cabe a essa regra do treinador.
Fabiano atuou como zagueiro, que sai com a bola quando o ABC está com a posse, um zagueiro/volante, e formou o trio com Ben-hur e Gaúcho.
No meio, como volantes natos, Erandir e Fausto. Alex Oliveira foi o meia do treino e o ataque formado por Ivan - o terrível - e Nonato.
Esse foi o time que mais treinou como titular. Gabriel também entrou.
Essa insistência com Fabiano Silva tá ficando chata. Fabiano ou mesmo Audálio, que formaram juntamente com o expulso Leonardo a "trinca" de zaga do time reserva, podem estar no lugar do Silva "facinho".
Não reclamo do 'treinador' Arturzinho. Bom treinador. Pára o jogo para acertar o posicionamento, dá conselhos a cada jogador ABCdista, treina jogadas de defesa, ataque, chutes a gol, em demasia até. O profissional Arturzinho é respeitado, por mim e pela mesma torcida que aplaudiu hj. A teimosia em manter Fabiano Silva é que é foda! O cara errou bizonhamente no jogo contra o Atlético-GO, e o ABC perdeu o jogo a partir daí. Ele que tava marcando o sujeito que fez o gol no ABC contra o Ipatinga, além de errar em vários outros lances na partida, e erra também no treino, proporcionando contra-ataques do time reserva. É público e notório!

O Salvador da Pátria
Esse era o apelido de Roque Santeiro na antiga novela das oito da Globo.
Hoje no treino, no campo Alberi Matos, eu vi o futebol jogado por Roque, homônimo do personagem da Globo. Roque é forte, corre bem, cruza melhor ainda e conclue a gol. Fez um belo gol hj no treino. Isso mesmo! Daí o tema desse parágrafo. Pra quem tinha Marco Aurélio, Roque é o Salvador da Pátria.
Olha, pelo menos no treino de hj, Roque mostrou mais futebol que Bosco. Não tenho dúvida que teremos uma lateral-esquerda com melhor qualidade técnica no próximo jogo contra o Ceará.

Desfalques
Sandro sentiu e não treinou, nem com o fisioterapeuta. Não vi o "galego" hj.
João Paulo também está machucado.

O xilique de Arturzinho

Estive no treino de hj e presenciei tudo. No próximo post comento sobre o futebol do treino, nesse sobre o xilique. Pq eu falo xilique? Pq não houve necessidade alguma de Arturzinho ter se dirigido à torcida presente e reclamar.
No momento do lance eu estava conversando, quando dei por mim todos estavam aplaudindo. Vejam o que falei: aplaudindo! Isso mesmo. Ninguém chamou palavrão, xingou atleta ou coisa que o valha. A torcida aplaudiu - ironicamente - o erro do jogador do time de cima. Essa que foi a dúvida. A princípio o erro era de Fabiano Silva. Depois, vários torcedores me garantiram que o erro foi de Fausto. Eu acretido no erro de Fausto. Para Arturzinho vir à torcida e reclamar, pedindo que "digiram-se ao presidente e peçam a minha saída, é o mais correto", tem que ser com um jogador que ele trouxe. E esse não é Fabiano Silva.
Fabiano Silva cometeu sim outros 3 erros seguidos no treino, bizonhos, mas que não resultaram em gol. O erro possivelmente cometido por Fausto resultou num golaço do time de baixo.
Só sei que foi assim

terça-feira, 7 de julho de 2009

10ª rodada começa hj. Palpites abertos no bolão do BlogARCosta

Essa foi a classificação da 9ª rodada, até eu pontuei bem:

ClassificaçãoPalpiteiroBonificaçãoPontuação
1JOVÂNIO GALVÃO DE SANTANA041
2ABECEDISTA035
3CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO035
4ALEXANDRE RODRIGUES COSTA033
5JACSON ARTSON030
6MARCELO BARBOSA ANZANELLO028
7GERVAZIO028
8WALLACE SOUSA028
9VICENTE HENRIQUE BELMONT028
10GABRIEL MELO025

Mas no geral Gabriel continua à frente:

ClassificaçãoPalpiteiroBonificaçãoPontuação
1GABRIEL MELO0343
2FABIO DANTAS0329
3GERVAZIO0315
4JACSON ARTSON0291
5IDO MARTINI FILHO0284
6MARCELO BARBOSA ANZANELLO0282
7ALEXANDRE RODRIGUES COSTA0276
8FÁBIO COSTA0276
9WALLACE SOUSA0262
10BRUNO MOTTA DE CARVALHO0254

Hoje já temos 2 jogos, portanto não esqueçam de lançar os palpites: Guarani x Brasiliense, jogo de G4 de cima, Campinense x Juventude, jogo de G4 de baixo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Falando um pouco de política agora

Já que a coisa não anda limpa lá pelo Mais Querido, vou aproveitar o gancho e falar um pouco de política. Inicialmente gostaria de deixar claro que não sei NADA sobre direito. Na verdade faço tudo errado!
Então já vou começando com uma perguntinha bem polêmica: a crise do senado acabará com a renúncia ou afastamento de José Sarney?
Olha, morei no Maranhão durante 5 anos. Sei muuuito sobre esse cara ai, a família dele, o que fez (na verdade o que NÃO fez) pela terra natal. Até fui confundido na cidade ludovicense como parente do ex-senador Alexandre Costa. É brincadeira?
O que a família Sarney NÃO fez pelo Maranhão é exatamente proporcional ao que as famílias Maia e Alves NÃO fizeram pelo nosso estado.
Sarney foi presidente do Brasil, do senado, do PMDB, do raio que o parta. Melhoria ALGUMA houve em sua terra natal.
Há décadas, no Rio Grande do Norte, as duas famílias aqui mandam. Favelas continuam aparecendo, a IN-segurança em Natal está pior que no Rio de Janeiro, saúde, educação, tudo um caos. No interior então...
Bom, voltemos ao senado.
A crise acaba com a saída de Sarney? Claro que não! Sarcasticamente falando, eu prefiro que Sarney continue por muito tempo. Só assim aparecem mais podridão que estava escondida. A cada dia, mais lixo surge. Se o cara já tivesse caído, pode ter certeza, ninguém falava mais nada.
É tudo briga de poder. O vice-presidente do senado é do PSDB. É só isso que interessa. Mais nada! Ninguém quer passar o senado ou a câmara a limpo.
O que o Brasil precisa é de reformas! Reformas! Sempre! Mas sempre mesmo.
O Brasil muda, sua família muda, o mundo muda em uma velocidade estupenda. Nossas leis são arcaicas, do tempo da ditatura. De antes dela na verdade.
O escândalo de passagens na Câmara é por causa AINDA da ex-capital do Brasil, Rio de Janeiro. Todo parlamentar tem passagens para o Rio, e para seu domicílio eleitoral. As cotas de passagens foram instituídas com a mudança da capital federal para Brasília em 1960. Para trazer os parlamentares para a nova capital foi oferecida uma série de regalias, pois ninguém queria "desbravar" o Brasil. Brasília era longe. Essa lei ainda continua. Um horror. Hoje todo parlamentar mora em Brasília. E a viagem ficou mais curta, mas rápida. Até internet tem.
Nosso código penal é caquético.. é de 1940! A internet só seria inventada em 1970, 30 anos depois. Crimes pela internet não está tipificados. Lembram de Suzane von Richthofen? Aquela que matou o pai e a mãe a cacetadas, juntamente com seu namorado e irmão. Pegou 39 anos de prisão, com direito a visita, banho de sol, etc. Você que está lendo isso aqui DORMIRIA NO MESMO QUARTO QUE ESSA MULHER? Enquanto isso uma moça chamada Eliana Tranchesi é um terror à sociedade, um monstro perante a justiça e uma ameaça fatal, precisava ser eliminada da face da terra. Pegou 95 anos de cadeia, sabem por que? Por sonegação de impostos! Isso mesmo! Isso é apenas um exemplo. Acho que cada um que lê aqui tem mil histórias sobre o código penal.
Quando o governo lançou a reforma da previdência o Brasil quase caia abaixo: Oh! Vai modificar tudo! E como fica minha aposentadoria? Quero me aposentar cedo como meu avô fazia!
Vem cá? Reforma serve pra que? Vc reforma sua casa quando precisa? Reforma (arruma) seu carro? Se aparece um carro bi-combustível vc pensa em trocar?
TUDO, minha gente, tudo precisa de reforma, pq tudo se muda, o mundo munda como já falei acima. Se as leis não acompanharem, fica essa putaria que é o senado, que é a câmara, que é a justiça brasileira.
A mesma coisa serve pro ABC. Pronto, não tem como não falar do Mais Querido, não tem jeito. O mundo do futebol mudou, o ABC mudou - pra melhor, claro. Estruturado, um estádio próprio, mas manteve uma forma de dirigir arcaica, do tempo que Havelange era presidente da CBD. Não adianta sair Judas e entrar Leonardo Arruda, ou Poty, ou Suassuna. É preciso mudança na forma de gerir o clube. Pode até se manter Judas, ou mesmo Dudé, sem problema nenhum, desde que o ABC entre no século 21 em gerência do futebol. Sei que é dificil de se falar isso aqui, em Natal, numa cidade do Nordeste, do Brasil arcaico, onde clubes de expressão nacional não seguem o que falo.
Mais fácil do que mudar o Brasil é dormir num quarto onde estão Suzane Von Richthofen e o casal Nardoni!

domingo, 5 de julho de 2009

Ele veio para isso!


No site oficial do ABC (clique aqui), temos a notícia em 24/04 desse ano da chegada de Audálio ao Mais Querido.
Ele é anunciado como "zagueiro/volante", no meu entender a mesma posição que Fabiano Silva tem jogado no ABC. Vamos ler juntos a frase do site oficial: "O zagueiro/volante Audálio, anunciado como novo reforço do Mais Querido para o restante da temporada, chegou a Natal na madrugada de hoje (24), e no turno da tarde, antes da entrevista coletiva do presidente alvinegro, Judas Tadeu, foi apresentado oficialmente à imprensa e torcida".
Além disso, Audálio sempre jogou bem nas poucas partidas que fez pelo ABC, até mesmo com Arturzinho, na vitória contra o Fortaleza (veja minha crônica da partida aqui).
Audálio foi contratado ano passado pelo Goiás, time de série A, e esse ano jogou o Campeonato Paulista na série A pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Em resumo, Audálio tem futebol pra estar entre os titulares, tem fôlego pra essa posição e curriculum também. E ninguém venha me dizer que Audálio não joga bem nos treinos, que isso não é verdade.
Dos 3 jogadores que vieram do Campinense para o ABC, Fabiano Silva é o único que resiste. Paulinho Macaíba e Washington já foram faz tempo.

sábado, 4 de julho de 2009

Se eu me encontrasse com cada jogador...

Se eu me encontrasse com cada jogador do ABC, o que diria? Pensei algumas coisas.

Gabriel: Gabriel, vc saca de futebol. Precisa apenas se apresentar mais facilmente ao colega. Futebol é conjunto. Faz o seguinte: sei que vc dá um bom passe e distribui as jogadas. Mas se prepare para a triagulação. Dê o passe e fique em uma posição que o colega o retribua à frente. Isso faz com que a jogada seja eficiente.

João Paulo: Amigo, vc faz tudo quase certo. Só falta levantar a cabeça, olhar o adversário, o goleiro, a trave, antes de chutar. A bola já tá no seu pé, ela não vai sair. Acertando isso, vc volta a ser o goleador dos juniores.

Paulo Musse: PelamordeDeus, seja muito mais rápido na reposição de bola. Ontem Gabriel estava só em um lance pela direita, e vc refugou essa saída. Não pode. Encontre o melhor jogador pra sair. Senão, saia com os zagueiros mesmo. Chutão não!

Rafael: Venha mais à defesa ABCdista buscar a bola pra sair. Vc é o homem de ligação pra isso. Se vc não fizer, o goleiro tem que dar um chutão, e ai é bola pro adversário.

Nonato: Nonato meu rei, não se enfie no meio dos zagueiros sempre. Vc fez isso a partida inteira ontem. Sei q vc é o cara de referência. Mas tem que variar. Ontem, por diversas vezes, Ivan ou Gabriel vinham só pela esquerda e vc fez questão de se esconder no meio dos zagueiros. Se abrisse pra receber a bola era gol fácil. Pense nisso!

Gaúcho: Amigo, bota Arturzinho na parede. Pergunte o que tá acontecendo que ele só tira vc. Vc, além de ser um excelente zagueiro, é um dos poucos atacantes eficientes que tempos. Além de tudo é capitão. Não aceite mais sair!

Audálio: Chefe, vc deve ter jogado pedra na cruz. Foi banco de Ferdinando, banco de Heriberto e agora banco de Arturzinho? Vc joga muita bola, e é o cara ideal pra posição de Fabiano Silva, já que Arturzinho quer um volante e não um zagueiro. Vá lá, dá uma prensa no cara!

Erandir: Pegue uma mistura do que eu falei pra Gaúcho e Audálio e serve pra vc. Não aceite banco!

Ivan: Parabéns boi! Além de Jesus, só Ivan salva!

Marco Aurélio: Pede pra sair.

Fabiano Silva: Tire essa roupa preta. Vc é muleque!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Começou e terminou o jogo com Fabiano Silva e Marco Aurélio. Adivinheee!

Esperar o que de um ABC com esses dois em campo?
De novo o gol do time adversário sai em cima de Fabiano Silva. Quantas bolas ele tem que perder, quantos gols ele tem que dar ao adversário para Arturzinho tirá-lo de campo?
Pq o ABC, jogando em casa, tem que entrar com 3 zagueiros, sendo um deles Fabiano Silva, e com apenas 1 meia? Depois que Alex Oliveira entrou em campo a coisa mudou da água pro vinho. E o cara, além de bom jogador, visão de jogo, raçudo, queria mais. Teve um lance que ele queria a lateral batida rapidamente e o fraco Chiquinho parou para amarrar a chuteira. Alex ficou P da vida. Esse é o espírito do jogador ABCdista.
O excesso de zagueiros em campo se traduz quando vc vê-los saido para armar as jogadas. Fabiano Silva e Leonardo (aqui sim, vou parar um pouco pra bater palmas para esse EXCELENTE zagueiro) fizeram isso inúmeras vezes. Nem o fraquíssimo Fausto, nem Rafael vinham buscar a bola. Erro duplo de Arturzinho: manter Fabiano em campo e não ter colocado em campo em seu lugar um meia já de entrada.
Discordo completamente de Pedro Neto, que em sua resenha final, falou que o ABC é ruim. "De longe, é o pior time da série B", palavras do ABCdista Pedro na rádio encarnada. Algumas peças do ABC é que são ruins. O pensamento de Arturzinho em mantê-los em campo também é ruim. Acho que Pedro não viu o time do Ipatinga hj, ruim que dá dó. Só aquele careca que saiu expulso e o zagueiro de número 3 são bons jogadores. E o São Caetano? Veja o jogo deles, Pedro.
Voltando ao ABC, se Arturzinho quer um terceiro zagueiro que saiba sair, pq não colocar Audálio? A defesa ficaria com Gaúcho (outra parada para bater palmas, para o injustiçado Gaúcho, sempre mal substituído), Leonardo e Audálio.
Pq Erandir apenas no segundo tempo, e manter Fausto?
Nem falo mais de Marco Aurélio, pq Bosco voltou. Ufa!
Enfim, não queria dizer isso, mas com Fabiano Silva e Marco Aurélio em campo por 90 minutos, o empate foi bom resultado.
Por fim, anotem o nome desse arbitrozinho de merda: Antonio André Rodrigues de Souza, de Pernambuco. Inverteu TODAS as faltas, expulsou Leonardo em um lance de amarelo no máximo, não sabe dar a lei da vantagem, e no final do jogo, com o ABC atacando ele termina a partida. Kd a direção ABCdista pra fazer pressão na arbitragem? Todos os times grandes do Brasil fazem documentos, levam à imprensa e o escambau, e o ABC vai ser garfado assim em casa com a arbitragem passando impune?
Vamos à Fortaleza buscar pelo menos um empate!

Hoje é noite de Frasqueirão

Olha, vou dizer uma coisa muito séria: hj se inicia um ciclo de vitórias do Mais Querido, se Deus quiser!
Tudo está corroborando para isso. Teremos as estréias de Nonato e Alex Oliveira no Frasqueirão, e isso melhora o meio/ataque do ABC em 400%; temos a volta de Bosco e a contratação de Roque; temos uma sequencia - até que enfim - de jogos no Frasqueirão, serão 4 jogos apenas em julho, e isso sem contar com o jogo contra o Ceará que é aqui pertinho. Veja a sequência de jogos que darão pontos ao ABC:

Hoje ABC x Ipatinga/MG
11/07 16:10 em Fortaleza Ceará x ABC
14/07 21:50 no Frasqueirão ABC x São Caetano/SP
17/07 21:00 em S. Januário Vasco/RJ x ABC
24/07 Sex 21:00 no Frasqueirão ABC x Guarani/SP
28/07 Ter 19:30 em Curitiba Paraná/PR x ABC
31/07 Sex 21:00 no Frasqueirão ABC x Portuguesa/SP
08/08 Sáb 16:10 no Frasqueirão ABC x D. de Caxias/RJ


Coloquei em negrito os jogos que temos plenas chances de ganhar pontos. Vejam que ficou de fora o Vasco. Mas quem sabe não podemos arrancar um empate em São Januário, afinal Cícero Ramalho já fez história por lá.
Fora isso, o ABC ainda tem uma melhora no seu sistema financeiro. Uma parte da dívida foi sanada com a venda de um dos apartamentos que pertece ao ABC para um conselheiro, e ainda tem grana pra entrar do governo, prefeitura e televisão. E não estou contando com a bilheteria desses 5 jogos no Frasqueirão citados acima. Vejam que são 5 em casa em um total de 8 jogos seguidos.
O torcedor alvinegro ainda verá essa noite a pintura que está sendo feita no módulo 2 (vejam post logo mais abaixo) e a reforma da caixa-dágua (foto desse post). O escudo do Mais Querido será pintado semana que vem.
Portanto hoje, definitivamente, é dia e noite de Frasqueirão!