domingo, 31 de maio de 2009

O "negativismo" que impera em Natal

Lendo as notícias nos sites natalenses sobre a escolha de nossa capital como cidade-sede para a Copa do Mundo de 2014, não esperava - com toda sinceridade - o pensamento pequeno, mesquinho e completamente pessimista de parte da população.
Até quando teremos uma população que pensa pequeno? Será que Natal é a pior capital do Brasil? Será mesmo que os hospitais públicos das outras cidades estão em melhores condições que o da capital potiguar? Será mesmo que nossa educação pública, nosso transporte ou nossa segurança é incomparavelmente péssima, se colocado face-a-face com outras capitais nordestinas ou mesmo do sul/sudeste?
Em qual cidade do Brasil a saúde, o transporte ou a segurança não é um problema? O Machadão vai desaparecer? Ele já desapareceu há muito tempo. Já desapareceu quando acabaram com os lugares iniciamente formalizados para as torcidas do ABC, américa e Alecrim. Já desapareceu quando aquela belíssima escultura-estátua de ferro e concreto corroeu e acabou, que tanto me orgulhava de passar pelo antigo Castelão. Já desapareceu com tanta grana que foi posta para reerguer o antigo 'poema de concreto armado'. Vão se gastar milhões ou bilhões com a Copa em Natal? Vão! Mas se não fosse em Natal, seria em Florianópolis ou Goiânia; e o natalense iria ficar chupando dedo. "O pirão é pouco, o meu primeiro", já dizia o ditado. Gasta-se, ou investem-se milhões em Natal, e a cidade evolui, atrai mais e mais turistas, a economia se movimenta, empresas lucram. Claro que há roubo, desvio. Mas haverá em outras cidades também, alguém duvida? Quando eu vejo um natalense torcendo contra, dá um dó.
Conheço bem Natal, sou natalense. Nasci, criei, estudei e me formei em Natal. Sai para fazer mestrado na USP. Morei em São Paulo. Conheço muito bem o Rio de Janeiro (esse ano mesmo passei quase 3 meses na capital carioca) Conheço bem as demais grandes capitais do Nordeste (morei 5 anos em São Luis-MA). Conheço o sul do Brasil e atualmente (ufa!) moro em Brasília, a capital federal. Viajo pelo Brasil várias vezes por ano. Natal é, em termos de infra-estrutura, organização, hospitalidade, logística do turismo, a capital do Nordeste melhor escolhida para cidade-sede.
Nossa rede hoteleira deverá inclusive ser sede para seleções que jogarão fora de Natal, dada a qualidade e quantidade de leitos existente na Via Costeira. Comparo da Via Costeira com o bairro do Leblon no Rio. Leblon, Ipanema e Copacabana são as praias mais conhecidas dos cariocas. Mas Ipanema e Copacabana tem os morros favelados exatamente por trás das belas praias. Leblon não! Por trás do bairro existe a lagoa Rodrigo de Freitas, tornando o bairro um dos mais caros e seguros da zona sul carioca. A Via Costeira é semelhante, pois por trás temos o Parque das Dunas, exatamente como europeu gosta.
Vcs sabiam que o SAMU de Natal foi utilizado nos Jogos Panamericanos do Rio? Isso mesmo! Nosso SAMU é referência nacional. Nossa cidade é sede também de um dos mais importantes projetos científicos do Mundo, o IINN-ELS de Miguel Nicolelis, cujo resultado foi capa da revista Science esse ano (ver em http://www.natalneuro.org.br/).
Quem quiser pode ser no site do ENEM (http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola) para ver que Natal tem uma média geral, no exame realizado em 2008, maior que as outras cidades-sede do Norteste, que são Recife, Salvador e Fortaleza. Maior que a média nacional e bem maior que a média na região.

Vou colocar aqui alguns comentários postados no site da Tribuna do Norte, e re-comentar cada um deles:

lisieux22@... | 31/05/2009 - 15h50
Natal ´~ao tem a menor condição para um acontecimento desse porte, nem dinheiro, já que tudo falta verba, só temos um hospital de grande porte para urgenci e emergencia, e na qualidade que é o Walfredo, a nossa infra estrutura é pessima, sem condiçoes mesmo!!!!!!

Do blog - Natal tem porte para receber mais turistas do que Cuiabá, Manaus, Curitiba, Brasília e outras tantas capitais. Um "acontecimento desse porte" que o leitor fala, são 2, no máximo 4 jogos de Copa, e nenhuma da Seleção Brasileira. Será que não tem condições? Sobre a estrutura pública, é dever do estado acertar tudo. E querem minha opinião? Não é com cooperativas médicas que se resolve isso.

zfripp@... | 31/05/2009 - 16h31
Sem querer ser chato, mas eu concordo com o comentário acima. Me digam um projeto cujo prazo foi cumprido pelo poder público nesta cidade e eu mudo de idéia.

Do blog - Me diz um outro projeto cumprido em outra cidade do Brasil?

carloshis@... | 31/05/2009 - 17h32
vamos comemorar nossos mortos de fome nas nossas favelas, vamos comemorar nossa saúde doente, vamos comemorar nossa insegurança e nossa prostituição, vamos celebrar nossos politicos corruptos que vão ficar mais ricos com as obras super-faturadas, enfim, vamos sorrir pra nao chorar...

Do blog - Favela? Vc conhece o Complexo do Alemão no Rio, formado por 12 favelas e com população de 300mil habitantes? Quase a metade de Natal. Obras super-faturadas existem aqui e não existem em outro lugar né?

reservate@... | 31/05/2009 - 18h03
EMPRESÁRIOS, ASSALTANTES e CAMBISTAS, e somente vós, ALEGRAI-VOS!

Do blog - Amém!

allissonraniere@... | 31/05/2009 - 18h38
Não acredito isso e uma pouca Vergonha senhora Governadora, Em quanto pessoas morrem nas filas de hospitais com o descaso da saude publica a senhora investe milhões para construção de um Estadio onde será usado por poucos dias. Deixando a população nessa palhaçada que se chama Governo. Me polpe, Tenha santa Paciência. Se a Senhora utiliza-se desse Hospitais desses medicamentos a senhora saberia como isso funciona.

Do blog - "Me polpe" não merece comentário.

allissonraniere@... | 31/05/2009 - 18h46
Acorda Brasil se as coisas continuarem assim dessa forma Natal não vai conseguir se a uma sede dos jogos como prometida. Vai manchar a cidade pois na forma que a mesma se encontra com a pessima segurança, com a maior burraqueira existente em uma cidade. Tudo isso culpa da Exelentissima Governadora. Essa ai merece meus Parabens por deixar Natal se tornar a pior cidade...

Do blog - É o mesmo "me polpe".

tioalci@... | 31/05/2009 - 18h47
A partir da hora da noticia afirmativa que Natal ia ser sede da copa do mundo de 2014, comecei a ficar preocupado.
É inegável que a copa trará para cá o progresso nas áreas turísticas, economicas e principalmente natal ficará mais conhecida no mundo, até aí tudo bem, quem sou eu para não querer isso para Natal?
Infelizmente nosso mundo é regido pelo bem e pelo mal e fico aqui imaginando como será quando começarem a chegar as pessoas de fora do país. Imagine q que essas pessoas vão trazer para Natal. Doenças, estrangeiros ilegais, aumento de venda de drogas, aumento de prostituição infantil e pedofilia e por ai vai..... Agora imaginemos nossa polícia hoje, imaginemos nosso setor de saúde hoje, Imaginemos quantos gringos ilegais temos em Natal. Para ser sede de uma copa do mundo deve haver um planejamento rigorosíssimo nesse sentido para coibir todos esses males. Geralmente as pessoas vão dizer: Ah! esse é mais um cara falando mal de Natal. Será se no tempo da copa quem estiver pensando isso for infectado por alguma doença incurável como a AIDS (só por exemplo) vai continuar pensando assim? Agora não adianta reclamar, vamos apenas esperar para ver se uma cidade com 90% dos serviços sendo de maneira amadora se superará e dará conta de tudo isto. Sinceramente eu espero que sim, porque senão, depois da copa nossa cidade que já é perigosa será caótica.

Do blog - Pronto. Esse ai não sai de casa pra não pegar gripe.

cosme.ufrn@... | 31/05/2009 - 20h25
não é querendo ser pessimista não, mas concordo com os comentarios de alguns colegas acima, vcs ja calcularam, quanto vai se perder com a demolição do machadão, machadinho e todo o centro administrativo??
são milhões jogado fora, é o dinheiro público indo por agua abaixo,
uma coisa é construir, outra coisa é derrubar o que ja esta feito, isso porque o machadão passou por uma reforma a pouco tempo
um outro ponot é: pra quer natal vai querer tods esses hoteis 5 estrelas fora do periodo da copa do mundo??
e como alguns colegas estão dizendo que isso vai ser, mas ja imajiaram se os jogos que vierem pra ca for um jogo como sudão e arabia saudita, não fiquem pensando que os jogos finais vai ser aqui não,
outra coisa como o colega citou em cima o que o governo vai fazer é maquiar a cidade, por onde vão frequentar as pessoas que virão assistir os jogos, mas e a educação?? a saúde? a zona oeste, as periferias como ficam?
acordem pra vida isso tudo é nosso dinheiro tambem,
e mediocres são essas pessoas que acham que natal vai mudar com jogos de copa do mundo..

Do blog - Mude-se de Natal, vá pra outro lugar "melhor". O pior é que usa do nome da UFRN no email. Francamente...

supervisoranderson@... | 31/05/2009 - 20h42
ÉISSO MESMO...........
"PÃO E CIRCO PARA A POPULAÇÃO".
O POVO BRASILEIRO MERECE ESTAR NA MERDA MESMO , CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE ............MUITO DINHEIRO GASTO SEM BENEFICIO NENHUM AOS MAIS NECESSITADOS ...........FODAM-SE


Do blog - Supervisor de que vc mesmo?

Fora esses comentários da população também temos outros da imprensa profissional. Marcos Trindade em seu blog (http://www.dnonline.com.br/ver_blog/16/) pergunta se "Natal tem condições". Cita todos os problemas que Natal vai enfrentar, como se em outra cidade não fosse diferente, e termina seu texto informando que se não der certo a sede pode ser mudada para outra cidade.
Marcos Lopes é outro exemplo. Em momento algum demonstrou apoio a idéia de Natal ser sede. Só comentava em seu blog informações pessimistas sobre a candidatura de Natal. Chegou até a dizer que "Natal sepultou as chances de 2014". Também sugeriu que cidade-sede não temos condições de ser, mas cidade-dormitório sim, em "Natal pode ser cidade anfitriã da Copa de 2014". No post "Continuo achando utopia", Marcos reafirma que é uma utopia Natal ser sede, apenar que no final informar que também seria importante a escolha de nossa capital.
Lupercio Luiz, Pedro Neto, o pessoal da 98 FM, todos jornalistas que sempre torceram por Natal.
Temos que evoluir sempre, ousar, expandir, isso é da natureza humana. Com responsabilidade, claro. O ABC Futebol Clube é um exemplo real disso. Quem em sã consciência imaginaria um complexo com o que existe agora? Judas Tadeu ousou? Claro! E para o bem do ABC. Ele tem suas deficiências, como também tem deficiências os nossos políticos. Vai haver super-faturamento nas obras? Talvez. Fiscalizemos isso! Mas que a "coisa toda" pós-Copa do Mundo vai ficar melhor para o natalense, isso eu não tenho dúvida.

4-4-2, com 2 meias

Esse foi o time base do ABC no treino de hoje pela manhã, na goleada por 6 a 0 contra a Asseplan: Tiago Cardoso, Chiquinho, Gaúcho, Fabiano e Ademar; Erandir, Marco Aurélio, Rodriguinho e Alex Oliveira; Ivan e Fábio Silva. Tiago foi o goleiro titular, mas foi substituído por Musse durante a partida. Houve substituição completa do time, mas parece que Arturzinho vai manter a base com 2 meias, o que é bom.
Por outro lado manteve Marco Aurélio no time, desta vez como volante. Aurélio como volante? Bom, Audálio, Mossoró, Fausto e Rogério entraram durante o jogo. Espero que ele tenha visto o que eu vi no último jogo.
Como era de se esperar, nenhuma cobertura da imprensa esportiva oficial de Natal.

Parabéns Natal!

Crônica de uma escolha previamente anunciada, acaba de acontecer, agora há poucos minutos, em Nassau, a efetivação da candidatura de Natal como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.
Um momento único na história esportiva do Rio Grande do Norte. Comparo a dois outros momentos de nossa história, no que se refere a impacto sócio-econômico: Natal (Parnamirim) como Trampolim da Vitória na Segunda Grande Guerra, e a descoberta do petróleo. Ambos foram pontos de salto de desenvolvimento.
Por isso a escolha de Natal como sub-sede da copa não é apenas uma vitória do esporte potiguar, mas de todo um contexto social e econômico. As obras que virão terão uma importância enorme. Tenham certeza que essas mesmas obras não aconteceriam se não fosse essa escolha. Já somos uma potência turística nacional com infra-estrutura única. Nossa visibilidade internacional já aumentou somente com o presidente da FIFA falando o nome da cidade para cententas de países.
Natal ganha, o Rio Grande do Norte ganha, a população ganha, o ABC - com o Complexo Vicente Farache - é outro grande vencedor.
Enfim, parabéns a todos os natalenses, que são os maiores beneficiários com a escolha da sub-sede.

Veja a página especial do UOL sobre Natal:
http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/cidades/natal.jhtm

Veja a página especial do SINAECO (Sindicato da Arquitetura e Engenharia):
http://www.copa2014.org.br/brasil-pais-do-futebol/cidades-sedes/Cidade.aspx?cidade=10

Indignação?

Os sites de notícia do Brasil inteiro mostram matéria de Ricardo Teixeira "indignado" pelo vazamento das 12 cidades sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Indignado? Segundo vários sites, o "vazamento" saiu de dentro da CBF. Portanto Teixeira sabe quem foi, pois foi funcionário dele.
O "vazamento", no meu entender, autorizado, é importante nessa hora. Isso faz com que cidades que não estão na lista não gastem com comemorações que não existirão. É tudo política.
Concordo com os que dizem que a decisão da escolha é técnica. Já falei aqui em vários posts que Natal tem condições técnicas de ser sede mais que a maioria das cidades inscritas. Mas isso tudo passa por um crivo final de Teixeira. Aliás vou citar todos os posts que escrevi sobre Natal ser sede, DESDE 2007 !

Apareceu alguém com uma visão um pouco melhor (2007)

Projeto do estadio da Copa do Mundo, em Natal (JAN,2009)

A decadência da imprensa esportiva potiguar (FEV,2009)

Como eu sempre falei, vai dar Natal! (MAR,2009)

Deu no jornal O Globo: Natal sobe e Floripa/Goiânia descem (MAR,2009)

CBF desmente vantagens DE QUALQUER CIDADE sobre outra (MAR,2009)

Veja porque Natal tem tudo pra ser uma cidade-sede da Copa do Mundo 2014 (MAI,2009)

Sobre Florianópolis, Teixeira, há algumas semanas, ficou extremamente chateado - dessa vez MESMO - com um encontro promovido pelo presidente da Federação Catarinense e o governador de SC com os presidentes das Federações Argentina e da Conmebol. O encontro era para pedir apoio à candidatura de Floripa. O tiro pode ter saído pela culatra. Teixeira não gosta disso, ah.. não gosta mesmo!
Portanto, anotem ai a lista das cidades-sede:

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife e
Natal

E podem comemorar!

sábado, 30 de maio de 2009

Jogo-treino do ABC contra Asseplan, domingo às 8 da manhã

Todos os jogadores estão concentrados no Complexo Vicente Farache. A concentração Jorge Tavares de Morais está povoada e eles a deixarão amanhã da manhã (domingo,31), às 8h, para ir ao Frasqueirão, para um jogo-treino contra a equipe da ASSEPLAN, do bairro do Planalto, confronto que encerrará a primeira fase da intertemporada alvinegra e servirá de observação para a comissão técnica. O ingresso para a partida custará R$ 5,00, preço único para qualquer parte do estádio. O Sócio torcedor, o proprietário de cadeira cativa e camarote terá entrada franca.
Hj tivemos muito treinamento. A parte física é muito importante nesse intertemporada, pois é um dos poucos intervalos de 10 dias livres dentro da competição onde os jogadores precisam aproveitar para se nivelarem fisicamente. Claro que muito treinamento de posicionamento e tática é a tônica desse momento "Arturzinho" no ABC. O treinador está confiante. Ele falou ao site oficial que "se continuarmos com esse nível de entrega, com essa vontade, tenho certeza que antes do esperado teremos uma equipe bastante competitiva para o restante da Série B, que irá crescer continuamente na competição e dará muitas alegrias ao torcedor".
No treino de hoje tivemos um bom coletivo tático com o grupo. O técnico paralisou o lance por diversas vezes, acertou o posicionamento, a marcação e orientou os atletas. No final, o elenco fez um treino de finalização com chutes a gol e cabeceios.
Veja fotos do treino de sábado:

Fotos por Leonardo Guerra.

Contratação BOMBA para o ABC vem ai!

Apesar do presidente Judas Tadeu afirmar que os nomes especulados pela imprensa como possíveis reforços do ABC - Tuta, Edmundo, Túlio, Kuki, Juninho Paulista - não passarem de boatos, tenho informações sim de que um grande reforço vem para o Mais Querido. Já sei de quem se trata e não é nenhum desses citados acima. Prefiro não falar enquanto a coisa não for concretizada.
Mas como o presidente andava muito por Recife...

Saci em preto e branco


Sem essa de gorro de outra cor. Fábio Saci, oficialmente, já tem seu gorro do ABC - em preto e branco - como deve ser. Leonardo Guerra colaborou com o blog mandando a foto. Mandou bem Leonardo!

Série B 2009 muito fraca

Ano passado a série B (e também a série A) estava nivelada bem por baixo. Esse ano a coisa tá muuuuito mais feia que em 2008. Alguém discorda de que se o ABC estivesse AGORA com o mesmo time que terminou ano passado em 13º lugar (Gadelha, Jean Carioca, Alex Oliveira, Musse, Hahn, Bosco e companhia) estaria largando bem melhor?
Se o ABC se arrumar com o elenco que tem e os que chegaram agora derem certo, a chance de subir é enorme. A coisa ta tão feia que também acredito que o Vasco vai conseguir fazer mais pontos que o Corinthians do ano passado.
O Vasco perdeu hj para o fraco Paraná (mesmo Paraná que perdeu pro américa em Natal) pq apenas o goleiro titular estava jogando. O time está se poupando para a decisão da semi-final da Copa do Brasil contra o Corínthias, semana que vem.
Assisti um pouco de dois jogos hj: Portuguesa e Bahia, e São Caetano e américa. NO jogo dos que tinham 3 pontos, se deu bem o menos pior. O São Caetano é muito ruim. Ruim mesmo! Perdido em campo, não consegue dá 3 passes seguidos, fraco tecnicamente. Teve mais posse de bola mas o contra-ataque do américa foi mais eficiente. A Portuguesa vai no mesmo nível do São Caetano. Não é um time de "série B", com pegada forte, marcação em cima do adversário; a Portuguesa deixa o adversário jogar. A coisa ainda piorou pra Portuguesa quando perdeu um jogador expulso ainda no primeiro tempo. Depois dessa expulsão SÓ DEU BAHIA.
O Bahia, do técnico Gallo, é bem diferente, melhor time que eu vi jogar nesse sábado. Forte fisicamente, preparo físico que manteve o time com marcação forte o jogo inteiro quando estava sem a bola. E quando tá com a bola, toca bem, principalmente o meio-de-campo. No jogador Ávine mora o perigo; é um coringa do Gallo. Joga nas duas laterais, avança bem ao ataque, cruza, marca forte e fez isso quase a partida inteira. Só foi substituído por opção tática. O Bahia chega rápido à linha de fundo e cruza alto as bolas pra seu atacante de referência Lima.
Portanto, as jogadas pela linha de fundo, a forte marcação baiana, e o bom jogador Ávine são os pontos que Arturzinho deve se preocupar para o próximo jogo. O Bahia perdeu seu zagueiro Evaldo, expulso, e não joga contra o Mais Querido.
O ABC - diretoria, elenco, equipe técnica e Frasqueira - tem que acreditar. Esse ano de 2009 tá fácil. Basta trabalhar com competência e o Mais Querido tem tudo pra subir à série A.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vídeo do gol de Gaúcho

Veja o vídeo do gol de Gaúcho, o primeiro na vitória de 2 a 1 contra o Fortaleza, visto do módulo 3 e enviado por Leonardo Guerra.

EU acredito em Simão

Posso até quebrar a cara. Mas tenho um blog sobre o ABC e vou fazer o que? Tô aqui pra isso.
EU ACREDITO EM SIMÃO.
Simão chegou ao ABC por indicação de Heriberto da Cunha. Chegou bem, jogou bem (é um tanto fominha, já falei isso aqui), emas foi um dos melhores jogadores do Mais Querido durante todo esse ano. Sempre que entra em jogo faz a diferença. Alguém duvida disso?
Mas é um jogador com problemas de lesões constantes. Vai muito ao departamento médico, não jogou ainda pela série B, e o que se sabe oficialmente é que ele tem uma pubalgia.
A pubalgia é o mesmo problema que Wallyson enfrentou no final da série C pelo ABC, e chegou a ficar fora alguns jogos decisivos. Quando Wallyson foi contratado pelo Atlético-PR, ficou MESES se tratando do mal acometido. Jean Carioca também. Percebe-se portanto que pubalgia (eu não sou médico!!) é um problema sério e dificil de se tratar rapidamente.
Eu tô achando que toda essa celeuma em torno de Simão é simplesmente para se tirar do ABC o melhor lateral que já apareceu esse ano. É para se tirar do Mais Querido um jogador que decide uma partida, e que nessa nova formação de elenco pode cair como uma luva no esquema de Arturzinho. Parece ser uma pressão grande desse grupo de pseudo-jornalistas que não quer ver o ABC forte dentro da competição.
Gente, quanto tempo ficamos com Gleydson, Jean Paraibano, Vinicius e outros pernas de pau, pagando salário, em plena forma física, e sem fazer 10% do que Simão faz?
Mas também é certo que o departamento médico do ABC não dá uma posição oficial sobre o caso. Esse tipo de coisa favorece especulações, e é um prato cheio para os jornalistas-paparazzi.
Se o ABC perder Simão, será a maior perda desse ano.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Frasqueira presente na Serra Gaúcha

No jogo contra o Juventude, o primeiro sob o comando de Arturzinho, a Frasqueira se fez presente. Isso não é novidade; em todo lugar que o ABC jogue nesse imenso Brasil sempre vai ter alguma torcida para prestigiar nossos jogadores, faça chuva ou faça sol, faça frio ou calor.
Nas fotos que me foram passadas pelo amigo Leonardo Guerra - que também esteve no Alfredo Jaconi - vê-se várias figuras carimbadas das arquibancadas alvinegras. Cesimar - o cara da buzina mais famosa do Brasil, diretoria ABCdista, jogadores (Tiano, Gaúcho, Fabiano, Ben-hur, Gabriel, Erandir, dentre outros), além das "gaúchas" que não fazem feio nas fotos, longe disso. 20 pessoas estiveram presentes nas arquibancadas do Caxias do Sul. Juntou-se a esse grupo 4 membros da família de Ben-Hur, que é de Bagé-RS.
Essa "pequena" Frasqueira foi mostrada ao vivo pelo SporTV, e a marca registrada de Leonardo - o chapéu mexicano - já me chamou atenção logo de cara, eu sabia que era o cara!
Registre-se o fato de que esse foi o primeiro encontro do presidente Judas Tadeu com o novo treinador. O presidente esteve viajando quando Arturzinho chegou ao Frasqueirão, e no momento em que esteve desempedido Judas viajou à Serra para ter sua primeira conversa ao vivo com o treinador.
É muito bom lembrar que o grupo de torcedores que esteve na Serra foi extremamente bem recebido pela família Gasparin, proprietária da vinícula Reserva Dom Giacomo. Já se passava das 18hs e a vinícula estava fechada. A família proprietária (que aparece segurando a bandeira do Mais Querido na última foto) reabriu a fábrica para receber os torcedores.
O grupo foi guiado pelo amigo e ex-jogador de futebol João Carlos. João chegou a treinar no ABC em 1965, mas não ficou no Mais Querido por questões salariais. João Carlos é natural de Caxias do Sul e ele foi responsável por receber a torcida do ABC.
Parabéns aos torcedores e todos que acompanharam a Frasqueira na Serra Gaúcha.

Ivan pra Fábio Silva, adivinhe? *

É gol! E é a dupla de atacantes ideal para o ABC. Claro, sem contar com Fábio Saci. Infelizmente não pude ver o jogo ao vivo, mas gravei e assisti inteirinho - com direito a voltar e rever cada lance cuidadosamente - assim que voltei pra casa.E logo de cara já posso falar que, ao contrário do que afirma Marcos Lopes, o ABC esteve melhor no primeiro e no segundo tempo, com ou sem as substituições. Muito melhor taticamente, melhor tecnicamente, e isso se desenvolveu nos números finais da partida: 2 a 1, de virada, para o Mais Querido, com gols de Gaúcho de penalty e Fábio Silva.

Análise tática
Bem postado em campo, setorialmente, em um 2-5-2 (dois-cinco-dois???) onde o nosso terceiro zagueiro Audálio (o "1" que está faltando no esquema tático) foi colocado para esquecer o jogo e se dedicar a marcar Saulo. Alguém viu Saulo enquanto esteve em campo? Se não viu, méritos para Audálio e Arturzinho. Saulo saiu, Audálio grudou em Bismarck. Bismarck saiu, Audálio passou a ser peça tática, como primeiro volante. Matando Saulo, Arturzinho conseguiu segurar o contra-ataque do Fortaleza. Contra-ataque que foi mortal no jogo contra o Figueirense no Frasqueirão (é difícil esquecer os contra-ataques mortais do Figueirense). Na verdade, os lances de perigo do Fortaleza foram erros cometidos por saída de bola do ABC, no seu campo de defesa. O ABC entrou portanto com 2 zagueiros, Ben-hur e Gaúcho, muito bem em campo. Ademar jogou bem em sua estréia. E enquanto Sandro estava jogando pela meia-esquerda, fez boas jogadas com Ademar. Quando Sandro trocou de posição com Tiano e passou a cair na direita, ai vimos como é limitado o lateral Marco Aurélio. Ainda falo que o ABC jogou em um falso 3-5-2 pq Ademar, por diversas vezes no primeiro tempo, adentrou o ataque diagonalmente, invadindo a área do Fortaleza, sempre com perigo, como um verdadeiro ala. Coisa que não faz Marco Aurélio, nem com reza brava!
E como Sandro faz falta ao ABC! Quando nosso craque joga, a coisa muda da água pro vinho. É impressionante!

Lances polêmicos
No penalty sofrido pelo Fortaleza, cometido por Audálio, o erro da zaga foi de Erandir. Erandir estava marcando o jogador que sofreu o penalty, ele passa a bola pra receber mais na frente e Erandir não o acompanha. Audálio acaba que chega atrasado e não acerta o jogador e nem a bola. Mas o atacante cai na área e o juiz entra na conversa.
O 1º gol de Fábio Silva foi mal anulado. Não consegui ver ele agarrando o zagueiro. O zagueiro é que cai de maduro de costas. Novamente o juiz caiu nessa lorota.
Já o gol anulado do Fortaleza é aquele tipo de lance duvidoso, que pode ser marcado ou não pelo bandeirinha. A meu ver, o atacante do Fortaleza, que estava em impedimento, participou ativamente da jogada, mesmo não cabeceando a bola. Se ele não estivesse lá, Raniere não precisaria se preocupar com ele (óbvio) e pegaria fácil o chute vindo da falta.

O que precisa ser acertado
Gabriel precisa urgentemente fazer um trabalho de força física voltado pra potência e explosão muscular. Na hora que ele recebe a bola, Gabriel não consegue passar de um zagueiro que está de costas. Parece que cada pé pesa 5 quilos. Isso é um trabalho para o preparador físico, e pra Gabriel, claro.
Rogerinho é banco! E fica lá até acertar - em treinamento - o tempo e espaço das bolas. Erra tudo. No seu primeiro lance, faz uma merda, perde a bola e quase que sai um gol do Fortaleza. E na primeira vez que ele vai ao ataque escorrega bizonhamente.
Não consegui entender a entrada de Rogerinho. Se era pra Ademar ficar no meio de campo, era melhor ter recuado Gabriel (que mesmo ruim tem mais qualidade e visão de jogo que Ademar) e assim não gastaria uma substituição a toa. Sandro sairia, então, pra entrada de Ivan. Rodriguinho entrou, e como só sobrou ele na armação de jogada, ficou fácil pros volantes do Fortaleza marcarem o meio do ABC. Por isso Rodriguinho começou bem quando entrou (ainda tínhamos Sandro em campo), e quando Sandro saiu, Rodriguinho sempre esteve bem marcado, e acabou sofrendo do mesmo veneno que Saulo, e caiu muito seu rendimento. Rodriguinho não consegue jogar marcado, isso é fato.

Prognóstico
Com 10 dias para recuperação de jogadores, treinamento e entrada dos novos contratados, creio que o ABC tem tudo para alavancar nessa série B. Alex Oliveira vai dar uma qualidade a mais em campo, onde Sandro já é o rei. Na lateral direita temos a possibilidade de Chiquinho jogar bem. Sem contar no Saci, que também se chama Fábio Silva. Portanto para aqueles que acharam que Fábio Silva não era nada, agora temos 2 Fábios Silvas no Mais Querido.

A foto do gol de Fábio Silva (o original) é de Alex Régis.
* O asterisco no título desse post é para lembrar que não só de belos passes vivem a dupla Ivan e Fábio Silva. Os dois também protagonizaram um lance lamentável no finalzinho do jogo, aos 48 do segundo tempo. Uma falta quase na bandeirinha de escanteio, e Ivan bate para Fábio Silva, que está de costas e não vê que a bola era pra ele. Acaba que Ivan volta e chuta a bola pela segunda vez. O juiz para, obviamente, e marca lance irregular. Coisas de Ivan e Fábio Silva. Pense como Arturzinho ficou uma arara!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Bolão do BlogARCosta: hj é dia de dar os palpites

Como a quarta rodada se inicia hj, já é hora de dar os palpites do bolão.
ABC x Fortaleza no Frasqueirão, e Ceará x Figueirense no Castelão, em Fortaleza, abrem a rodada.
Para dar os palpites (ou mesmo começar a participar do bolão, já que é uma brincadeira), basta acessar o site blogarcosta.com.
Gabriel continua na frente e abrindo vantagem sobre os concorrentes. Mas assim como é com o ABC, tudo pode acontecer nessas 35 rodadas restantes. Ou será que Gabriel é o Jenson Button do bolão?
Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 150
2 FABIO DANTAS 0 128
3 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 119
4 IDO MARTINI FILHO 0 112
5 ABECEDISTA 0 112
6 JACSON ARTSON 0 107
7 JOÃO BRUM 0 106
8 GERVAZIO 0 101
9 ALEXANDRE RODRIGUES COSTA 0 96
10 ARISTOTELES REGO DE ARAUJO 0 95

Hoje é dia de Frasqueirão!

Hoje é o dia da Frasqueira comparecer. Após um público não tão bom na estréia do Mais Querido no Frasqueirão (6.204 torcedores, 4.420 pagantes), agora é hora do torcedor incentivar nosso time.
Técnico novo, novos jogadores, volta de ex-jogadores e - o mais importante - um momento crítico na tabela para o Mais Querido. Uma vitória hj contra o Fortaleza espanta os "maus fluidos" do complexo Vicente Farache, dando ao grupo uma aliviada nesses 10 dias que ficarão apenas para treinamento para o próximo jogo contra o Bahia.
A diretoria tá começando a acordar. Arturzinho ta ai, temos um meia de respeito, a volta de Paulo Musse, e agora a contratação de Fábio Saci.
A Frasqueira também tem que acordar. Depois do jogo de hj no Frasqueirão só daqui a 19 dias, no dia 13/junho contra o Vila Nova.
E como vem o Fortaleza? Vem no 4-4-2, exatamente como jogou o Juventude. O Fortaleza não tem laterais-alas, que entram como atacantes. Por outro lado, a defesa fica muito em linha, permitindo o avanço de um atacante rápido ABCdista. O ABC precisa explorar todas as formas de ataque. Saulo, meia ex-américa, entrou no segundo tempo do jogo contra o Brasiliense quando o Fortaleza já estava perdendo por 2 a 0 e mudou o jogo. O Fortaleza conseguiu empatar em 2 a 2, mas acabou perdendo com um gol de penalty.
Já no Mais Querido, Sandro volta no lugar de Rogério. Portanto teremos 2 meias saíndo já de cara! Também teremos a estréia de Ademar pela ala esquerda. O ABC deve ir com Ranieri, Audálio, Gaúcho e Ben-Hur; Marco Aurélio, Erandir, Sandro, Tiano e Ademar; Gabriel e Fábio Silva
Hoje é dia de Frasqueirão!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dá certo o 3-5-2 no ABC?

Até agora não deu. Mas o problema, além de ser do treinador (má escalação e falta de treinamento pra esse esquema) é também do nível técnico de nossos atletas.
Primeiramente precisamos ter 3 três zagueiros de origem. Até acredito em um deles ser volante que não tem grande qualidade no passe. Mas se colocarmos 3 zagueiros mesmo, um pela esquerda, dentral e o da direita, o time fica muito bem guarnecido. Mas que sejam rápidos, altos e zagueiros de profissão. Gaúcho, Audálio e Fabiano/Ben-hur (no melhor de sua forma), no caso do Mais Querido, são nossas opções. Pelo menos um dos zagueiros deve ter boa técnica para sair jogando e, de vez em quando, chegar ao ataque de surpresa. Ben-hur fazia isso ano passado, mas ele não está na mesma forma, e não consegue nem desarmar rapidamente o atacante adversário. Audálio faria bem esse papel, de sair pro ataque. Se isso não acontece no esquema 3-5-2, o meio-campo fica muito vazio e o time perde qualidade no passe.
E o meio-de-campo? Só com volantes, volantes? Claro que não. Não adianta preencher o meio-de-campo com jogadores que apenas desarmam, porque a posse de bola fica prejudicada. Isso é a cara do ABC (Palmeiras e Grêmio também tem esse mesmo erro). Os volantes (poderia ser apenas 1) tem que ter qualidade para sair para o jogo e apoiar o ataque. Erandyr tem essa função. O 3-5-2 "povoa" o meio-de-campo, e esse meio-de-campo mais numeroso em tese manteria a posse de bola por um tempo maior e, consequentemente, pressiona o adversário. Até que o ABC fez isso contra a Ponte Preta no primeiro jogo. Mas se os jogadores de meio não conseguem trocar passe com qualidade, a bola fica com o adversário, facinho. O alas também devem ter liberdade para chegar ao ataque como pontas e entrar em diagonal pela faixa central do campo como meias. Dessa maneira, a vantagem numérica no meio-campo ganha qualidade e transforma-se em maior posse de bola e em maiores chances de gol. Então, o que foi dito dos zagueiros se aplica ao meio-campo. Não adianta ter esse setor povoado por volantes marcadores sem qualidade no passe.
Erandyr, Sandro (ou Rodriguinho) e Alex Oliveira seria o meu meio de campo.
Mas de nada adianta ter que jogar no 3-5-2 se os alas se comportarem como laterais. O comportamento mais adequado seria o de meia, entrando em diagonal pelo centro e avançando até às pontas como atacantes laterais, um falso meia. Lembram de Bosco fazendo isso inúmeras vezes ano passado? Com Rogerinho e Marco Aurélio, esse ano, sem condições. Eles não têm qualidade no passe, não tem segurança para atacar e erram praticamente tudo. Nesse caso, o ABC - e eu tambem - tem que apostar nos que ainda não jogaram e que foram contratados. Como Simão faz falta nessa hora...
E o ataque? Ah, o ataque...no ABC é algo como uma área longínqua, bem distante, desde que Wallyson e Bebeto - nossa última dupla eficiente - deixou os gramados do Frasqueirão. Eu acredito em uma ataque com um jogador rápido e driblador, e outro de referência. Isso, definitivamente, não foi o caso de Wallyson + Bebeto. Esses se deram bem pq são realmente jogadores diferenciados. Wallyson não foi de referencia, era o atacante rápido, juntamente com Bebeto. Hj, no atual elenco ABCdista, eu colocaria essa dupla com Ivan e Fábio Silva. E juntamente com um meia avançado, que é o caso de Alex Oliveira, e outro de armação, que seria Sandro ou Rodriguinho, o ataque chegaria com muita qualidade.
Portanto, se é pra escalar um 3-5-2, o time seria:
Paulo Musse, Audálio, Gaúcho e Fabiano; Ala 1, Ala 2, Erandyr, Sandro (Rodriguinho) e Alex Oliveira, Ivan e Fábio Silva.

Hora de reagir: AGORA

O comentário de hoje será uma mistura de crônica do jogo contra o Juventude e o prognóstico daqui pra frente, visto que algumas contratações foram feitas nesse final de semana.
Começamos então pelo goleiro. Paulo Musse é uma boa contratação sim. Deve ser o titular, em minha opinião. Mas não dá pra ficar com 3 goleiros, um tem que ir embora. Senão é jogar dinheiro fora. Eu aposto no Tiago Cardoso.
Os laterais do ABC são uma piada, já falamos disso aqui. Como um time de futebol deve jogar, basicamente? Defendendo e atacando. Mas a criação de jogadas do ABC é totalmente ineficiente. O meio não funciona, como não funcionou em metade da série B no ano passado. Nessa mesma metade tivemos bons alas, que apoiavam bem ao ataque. Por isso largamos bem em 2008. Esse ano temos a pior situação: o meio não funciona e os alas são horrorosos, não acertam nada. Rogerinho e Marco Aurélio; alguém me diz quem é o pior? Como opções temos o "sempre" Paulinho, Ademar que chegou e não jogou, e agora o mineiro Chiquinho, que disputou a Série B 2008 pelo Marília/SP. Em 2007, disputou a Série A pelo nosso rival.
Arturzinho tem que colocar 2 laterais novos já contra o Fortaleza!
No meio, Rogério é uma piada. Até Arturzinho viu isso.
Tiano precisa ficar depois do treino e SÓ CHUTAR A GOL. Passar pelo menos 1 hora treinando chutes a gol por dia. É impressionante como ele chuta pra cima. Não acerta um chute. Ele até que chega bem, se apresenta a uma certa distância com boa visão ao gol. Mas chuta muito pra cima.
E Rodriguinho? Novamente ele entra bem. Eu não posso fazer nada com quem não gosta dele. Tem aqueles torcedores que já tem antipatia com o cara antes dele entrar em campo. Mas Rodriguinho entrou pela meia esquerda e não tinha alguém com a mesma capacidade para trabalhar a bola com ele.
A meia vai melhorar com a chegada de Alex Oliveira, que alem de saber armar e chutar de fora da área, bate falta muito bem. Não tínhamos um batedor a curta distancia.
O ataque é que está complicado. Gabriel não ta jogando nada, e Ricardinho longe de ser aquele do estadual.
Se for para colocar 2 alas que são fazem nada, é melhor colocar 2 meias, e manter o 4-4-2, sem dúvida.
O jogo contra o Fortaleza é fundamental para esse início de campeonato. Nem que ganhemos por 1 a 0. Depois disso, são 10 dias de treinamento, até o jogo contra o Bahia.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Juventude x ABC, de novo

Jogo com estréia dos técnicos.
Jogo em que a diretoria do ABC vai ver "in loco" o projeto Sócio-torcedor do Juventude, que estampa na camisa oficial a meta de se ter 10mil sócios esse ano.
Já escrevi sobre isso semana passada (ver post anterior, sobre projeto Sócio-torcedor do Juventude).
Jogo de reabilitação. O Juventude vem com 3 desfalques e o ABC com vários outros. Simão e Sandro são os mais sentidos. Ah...quando será que Simão volta.
O jogo fechará a terceira rodada pois está marcado para as 21hs do sábado. Deve tá frio por lá.
Judas Tadeu viajou e vai acompanhar o jogo de lá. Vai também se encontrar com Arthurzinho, pela primeira vez desde que o novo técnico assumiu.
Na última (e única) vez que o ABC jogou lá, até que fez um bom primeiro tempo, ano passado, perdendo boas chances de gol com Warley, mas não segurou o time da casa no segundo tempo e acabou perdendo por 3 a 0.
Antes desse jogo às 21hs, vale a pena ver Fortaleza x Brasiliense, também no sábado às 16hs. O Fortaleza é o próximo adversário do Mais Querido, depois do Juventude, e joga em Natal na terça-feira, abrindo a quarta-rodada.

Desmascarando Heriberto

Tinha falado aqui no Blog que não mais entraria no assunto Heriberto da Cunha. Mas lendo o blog de Pedro Neto não tem como ficar calado. Pedro conversou com o presidente Judas Tadeu por telefone. Veja alguns trechos:

"Heriberto...comentou com o motorista do ABC que eu era frouxo, que tinha medo de contratar."
do blog: Comentar com terceiros assuntos de trabalho é algo extremamente anti-profissional. Sinceramente não é algo que se espera de um treinador de futebol, que administra um grupo de pessoas.

"ele comentou que não contratei os jogadores que ele pediu, e isso é mentira, pois o único jogador que chegou para o ABC sem o seu aval foi Tiano."
do blog: HC meteu pau em Tiano no último jogo, na entrevista coletiva pós-jogo. Tiano realmente chutou mal, mas chutou. E veio sempre pegar a bola ainda na defesa do ABC, começando as jogadas como um meia tem que ser.


"Heriberto forçou a barra que eu contrasse o zagueiro Cauê (ex-Ceará) e o ala esquerdo Tales, que dispensei ainda no primeiro turno, e depois foi para imprensa dizer que tinha eu é que tinha contratado. Hoje estou descobrindo muita coisa de errada que Heriberto fazia, porém, não foi por falta de aviso, já que muitos dirigentes já vinham me alertando para isso. Na realidade assumo a responsabilidade por ter demorado tanto em demitir Heriberto."

"Gaúcho falou que eu não me preocupasse que ele e os demais jogadores que vieram do Fortaleza (por indicação do ex-técnico), são todos profissionais e que tudo farão para tirarem o ABC dessa situação."
do blog: Gaúcho deve ter visto a merda que tinha se tornado o plantel do ABC com HC no comando, e foi ao presidente dizer de que lado ele tava.

Heriberto chegou atrasado ao ABC, fez um péssimo primeiro turno, improvisou jogadores que não deram certo. No segundo turno, não conseguiu segurar o salto alto na final do estadual, que também é uma tarefa do treinador. Perdeu, portanto, um dos estaduais mais fáceis do Rio Grande do Norte. O grupo de defez, rachou e perdeu o cargo após 2 derrotas seguidas na série B, sendo a segunda derrota vexatória.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Leandro Sena no Frasqueirão

Recebi email de meu amigo Leonardo Guerra, que descobriu Leandro Sena ontem no treino à tarde no Frasqueirão. Reproduzo o email abaixo.

Alexandre
O Estádio Frasqueirão, hoje a tarde, teve um visitante ilustre - Leandro Sena. Está de férias em Natal, de bem com a vida e na arquibancada bem ao seu estilo: quieto, calado, longe dos agitos da arquibancada numerosa.
Sentei no módulo quatro, por acaso, alguns minutos depois, o cidadão ao meu lado atende o celular e passo a escutar uma voz um tanto conhecida, olho de lado e constatei que era Leandro Sena ! Estava escondido por trás de um óculos espelhado made in japan, estilo paz e amor, que brilhava mais do que espinhaço de pão doce.
Minhas perguntas sobre o futebol árabe não foram muitas, visto que não quis atrapalhar a boa observação que Leandro estava fazendo do treino do ABC.
Logo depois chega o maior vendedor de peixes e camarões, bem como de excursões do ABC: Carlos Formiga e seus folhetos intermináveis ! Ofereceu o "pacote" da viagem a Salvador tanto a mim, quanto a Leandro Sena, mas foi "rebatido" pelo atleta com um leve sorriso ! Formiga logo acordou e deu um abraço no ex-cliente, tido como um bom comprador e excelente pagador. Formiguinha falou, em tom enfático, que Sena nunca deu trabalho e chegou a pagar até adiantado.
Sena disse que pela estrutura que o ABC tem, bem como pela força de sua torcida, faz jus a correr atrás de bons resultados e subir para a SÉRIE A. Disse ainda que o ABC tem tudo para reverter o quadro.
Nenhuma TV viu Leandro Sena, bem como as rádios e os jornais passaram batidos. Fui embora e Leandro permaneceu ao lado de Lindemberg ( dono da Mercearia Sanduiches ) e Formiguinha, bem como ao lado do "terror de Genipabu" - bugreiro Rony Peterson. O interessante é que Sena estava sempre atento aos lances do treino, mas sem recusar um bom papo dos seus interlocutores. Falou ( sem ninguém perguntar ) que aposta no futebol de Fábio Silva e que o ABC tem tudo para fazer um bom campeonato.
Falou ainda quem tem vários amigos no ABC e que está de férias em Natal ao lado de sua esposa. Cheguei a conclusão que Leandro Sena está aguardando propostas, talvez fique no milinário futebol árabe ( onde foi muito bem nesta temporada ), mas quem sabe volte ao Brasil.
Desejo-lhe boa sorte, notadamente por ser um grande homem e um atleta responsável.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

De manhã Paulinho, a tarde Marco Aurélio


No treino de hj pela manhã, o primeiro de Arthurzinho no comando do ABC, parecia que Paulinho ia ter sua chance de sair jogando pela ala direita. Foi um treino puxado, quase 2 horas de correria, sol quente, treino físico e muita conversa.
No coletivo dessa tarde (ah...Arthur gosta de coletivo, ao contrário de HC) Marco Aurélio - autor do único gol do ABC nessa segundona - voltou a ocupar o posto na lateral. A resposta a isso é que Marco Aurélio estava no departamento médico hj pela manhã, e foi liberado para treinar normalmente a tarde.
E começou cedo a coisa, às 15:30hs. Mesmo quente, isso não assustou os jogadores, que suaram bastante no coletivo, e nem a torcida, que compareceu em peso para prestigiar o primeiro treinamento de Arthurzinho.
Coletivo com cara de coletivo. Muita movimentação, paradas no treino a cada lance que o técnico achava errado, serviço completo.
No final do treino, em entrevista coletiva à imprensa, Arthurzinho negou o retorno de Moré ao ABC.
Esse e a outra serão semanas bem curtas. O ABC viaja o Brasil inteiro para jogar contra o Juventude (pense como é longe...) e volta correndo para o clássico nordestino contra o Fortaleza na terça que vem, na abertura da quarta rodada. Complicado viajar assim e já ter um jogo na terça.
Pro Fortaleza tá mais fácil (perto). Joga com o Brasiliense no sábado, em casa, e viaja pra Natal na terça pra jogar contra o ABC.
Mas fazer o que? Treinar, o que se pode, e dar o sangue nesses 2 jogos seguintes.
Vamos que vamos ABC!

Jogadores da base do ABC

No treino de hoje pela manhã, Arthurzinho colocou de volta Gabriel no ataque, formando dupla com Ricardinho e, pela primeira vez esse ano, sobe Paulinho pra lateral direita.
Mas manteve o 3-5-2 com 2 volantes e apenas 1 meia. A tarde temos mais treinos, e desta vez um coletivo de titulares contra reservas.
O time que terminou titular pela manhã foi: Thiago Cardoso, Audálio, Gaúcho e Ben-Hur; Paulinho, Erandir, Rogério, Tiano e Rogerinho; Gabriel e Ricardinho.

Um pouco de grana pro ABC

A prefeitura de Natal acertou patrocínio para os 2 clubes que estão na série B. São 350mil reais para cada um, em parcelas de 50mil por mês.
Poderia ter sido mais, visto que as transmissões dos jogos para a Globo/SporTV é propaganda gratuita da cidade para o Brasil inteiro. E com os 2 clubes na série B, a cidade de Natal é sempre bem falada e mostrada para o centro-sul do pais.
Quando o jogo é no Frasqueirão é melhor ainda. A nossa estrutura é mostrada, um pouco de Ponta Negra também, além do belo estádio e gramado do ABC.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Rápido e eficiente

O ABC, dessa vez, agiu rápido e eficientemente, e Arturzinho é o novo treinador do Mais Querido.
Treinador gabaritado, experiente e conhecedor de série B. Isso é fundamental nesse momento. Tem pulso, não ouvi falar que ele admite panelinhas dentro do grupo. Ou seja, tem todos os requisitos para se dar bem no ABC na era Frasqueirão.
Claro que nem tudo são flores, e Arturzinho tem seus defeitos. Quem não tem? Por demasia é teimoso, ansioso, e por vezes escala mal sua equipe pra realizar substituições durante o jogo. Mas esse não parece ser o erro que será cometido no ABC. Com o elenco que temos não tem como se escalar errado. Todo mundo já sabe quem joga e quem não joga no Mais Querido.
Seja bem vindo Arturzinho e que tudo dê certo nesse novo projeto.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Baile do ABC

A despeito do problema do ABC ter perdido as duas primeiras partidas na série B e está sem técnico, eu adoro ver a imprensa perdidinha no que se refere à contratação desse novo treinador.
Hora diz que é um, hora diz que é outro, minutos depois o primeiro já não é mais, e logo em seguida se tem a certeza de um terceiro.
Pense numa imprensa esportiva que dá tiro pra tudo quanto é lado...

Givanildo é caro, mas pode vir

Judas Tadeu já deu entrevista à Globo que Givanildo foi contactado (entenda, não é "contratado") e que pode vir mesmo. Mas a multa recisória dele com o América mineiro é alta.
A informação que recebi é que o América não abre mão da multa, e que esse valor vai entrar como uma benção na contabilidade americana. Claro que isso é sempre negociável. Mas que o América vai receber alguma coisa, ah vai sim.
Givanildo é um grande técnico, e quando ele chegou de volta ao América todos os comentaristas locais elogiaram o feito.
Abaixo, coloquei um vídeo da volta dele.
Caso Givanildo não dê certo, a possibilidade pro ABC está mais voltada para Lula Pereira. Lula é um técnico que consegue fazer "milagres" com um elenco barato. Ele eralmente tem conseguido montar bons times sem gastar muito dinheiro, como fez com o Ceará. Mas títulos é uma coisa que ele não vem conseguindo nos últimos tempos.

domingo, 17 de maio de 2009

Palpites da terceira rodada: terça-feira já tem jogo!

Terça-feira, dia 19/05, começa a terceira rodada e vc, palpiteiro do Bolão do Blogarcosta, não pode perder os primeiros jogos.
Bragantino e Duque de Caxias, Campinense e Guarani abrem essa rodada.
Vou falar um pouco de estatística dos palpites. Nessa segunda rodada, o jogo que os palpiteiros acertaram e que 94,12% apostaram nisso foi na vitória do Brasiliense sobre o Campinense. Já no jogo do ABC, 88,24% apostaram na vitória do Mais Querido, e se deram mal. Ninguém apostou na derrota. No jogo do Duque de Caxias, 3 pessoas acertaram na vitória.
É a série B aprontando pra cima dos participantes do bolão. Será que é por isso que Gabriel continua na frente? Vamos ver. Ainda tem mais 36 rodadas.
Veja a classificação atual:

ClassificaçãoPalpiteiroBonificaçãoPontuação
1GABRIEL MELO097
2FABIO DANTAS089
3MARCELO BARBOSA ANZANELLO079
4ABECEDISTA078
5WALLACE SOUSA071
6ARISTOTELES REGO DE ARAUJO071
7ALEXANDRE RODRIGUES COSTA070
8IDO MARTINI FILHO070
9JOÃO BRUM069
10GERVAZIO065


O bolão continua aberto à participação. Basta acessar blogarcosta.com, se cadastrar e torcer para seus resultados.

Quem será o novo técnico?

Nem quero discutir a saída de Heriberto. Não vale a pena. O foda é que vc ainda tem que ouvir comentaristas esportivos "profissionais" dizer que a culpa não era do técnico. Pode até não ser "só" do técnico. A diretoria (com sua inoperância em levantar fundos para o ABC) e os jogadores que não vestiram a camisa do Mais Querido tem sua parcela. Mas quem não gosta de coletivo, dá desculpas para cada derrota, promove rachas no elenco e escala mal é o treinador.
Já falei demais sobre o passado.
Dos técnicos que estão sendo cogitados em Natal para assumir o cargo, Artur Neto e Givanildo são os mais cotados.
Artur passou, que no final do ano passado pelo ABC, deixou boa impressão com sua forma de armar o time ofensivamente, saiu prematuramente e não foi bem por onde passou depois do ABC. O Botafogo de Ribeirão Preto o demitiu após algumas rodadas iniciais sem êxito. Foi pro Itumbiara-GO e treinou o goleiro Sérgio, Denílson e Túlio Maravilha, e não conseguiu levar o time para o Bi-campeonato estadual.
Givanildo Oliveira, conhecido por Natal, também atuou muito pelo estado de Goiás. Conheci pessoalmente Givanildo. Batemos um papo sobre futebol, sobre o ABC e me deixou espantado como ele, mesmo em Goiânia, sabia exatamente o que se passava com o Mais Querido. As vitórias, as derrotas, os gols. Impressionante. Isso foi no início desse ano de 2009.
Deixei uma enquete ao lado sobre quem vc acha que será o novo técnico.
Eu - particularmente - prefiro um técnico ousado como Artur Neto, experiente como Givanildo, e que passa informações e participa ativamente da partida como Ferdinando Teixeira.

sábado, 16 de maio de 2009

e no Frasqueirão...

O ABC perde na sua estréia jogando mal, sendo mal escalado, com jogadores ruins. A torcida comparece pra que? Não é pra ver uma palhaçada geral, diretoria. Dentro do Frasqueirão não é para se perder pontos, principalmente dessa forma.

Primeiro tempo
3-5-2 com 3 zagueiros e 2 volantes, em casa, buscando a vitória, não dá. Didi Duarte, em seu comentário na 98FM antes da partida já falava isso.
O esquema até daria certo se os 5 jogadores de defesa funcionassem. Mas a zaga ABCdista é uma mãe para o adversário. Juninho é uma piada. Ben-hur, como no ano passado, só engrena na metade do campeonato. E Audálio se mandou pro ataque. Se é pro ABC atacar com Audálio, que seja com um atacante de ofício, ou um meia.
Heriberto, com toda certeza, é mais retranqueiro que Ferdinando.
O lateral Marco Aurélio é outra piada. Foi muito acionado mas não rendeu 1% do que fazia Bosco ou Nêgo. O ABC até que teve uma ou outra chance de gol, com Papel e Erandir, mas o que ficou marcante mesmo foi a falha coletiva de posicionamento da defesa. Pra fazer o que Ben-hur e Juninho fazem na partida - NADA e faltas - eu mesmo faço. Impressionante!

Segundo tempo
Com a entrada de Tiano, Gabriel, e Sandro sendo mantido em campo, o ABC começou o segundo tempo tocando melhor a bola, se movimentando bem e até parecia que iria engrenar. Ai vem o ataque que não funciona. Fábio Silva e Ricardinho perderam gols, e o que vimos foi um show de chutes horrorosos de Tiano de fora da área.
Com o ABC todo na frente, veio o terceiro gol em mais um contra-ataque rápido.
O gol de Marco Aurélio nos descontos não aumenta em nada seu crédito no futebol.
O ABC começou mal escalado, não se acertou, a zaga não apareceu, o ataque não participou, e o ABC perde em casa.

Tem panelinha no ABC
Com a zaga ABCdista jogando tão mal, onde fica Fabiano nessa história?
Fabiano, no primeiro turno, jogou sacrificado pelas invenções de posicionamento de Heriberto. Jogou como primeiro volante, segundo volante e pouco jogou como zagueiro.
Já no segundo turno, atuou como zagueiro, e se firmou como melhor zagueiro do ABC. Juninho chegou no final do estadual, pouco jogou, e passou a titular.
Gabriel tá meio apagado, sem vontade. Muito diferente do Gabriel que jogou o estadual. Com certeza ele não esqueceu de jogar futebol.
Ao passo que vemos pernas-de-pau como Rogério, Juninho, Marco Aurélio, correndo feito loucos e sem nenhuma qualidade no futebol. Esses jogam sempre, em qualquer partida.
Tem panelinha no ABC, é isso?

Heriberto não cai?
Roberval Davino treinou mal o ABC em quase um estadual inteiro e em uma derrota no Frasqueirão caiu para Ferdinando assumir.
Ferdinando ganhou 2 estaduais, subiu o ABC pra série B mas manteve seu estilo de jogo muito pesado e com pouco ataque e caiu depois da metade da segundona no ano passado.
Heriberto chegou atrasado esse ano, começou a treinar o ABC durante o primeiro turno, fez um estadual horroroso, perdeu o segundo turno, mantém jogando um grupinho de jogadores de seu interesse, perdeu as últimas 4 partidas, perdeu a estréia no Frasqueirão, escala errado, deixou o ABC na última colocação, e vai se manter no cargo até quando?

Sócio-torcedor é carro chefe do Juventude


Em busca de sensibilizar a diretoria do Mais Querido em torno da evolução do projeto sócio-torcedor, descrevo agora mais um clube de renome nacional que usa o projeto como carro-chefe de uma grande campanha publicitária e de arrecadação de fundos.
Gustavo Lucena lembrou essa semana no papoalvinegro o projeto do Cruzeiro, que também estampa em sua camisa o Sócio-torcedor. E já sabemos de outros projetos de sucesso pelo Brasil, como do Internacional, Portuguesa, Ceará. Falta a reformulação no ABC. Quando será que vem? Vejam no Juventude, como eles dividiram bem os associados, por idade, sexo, quem tem interesse em "crescer" dentro do clube, e até para os que moram longe. Juntamente a isso, um forte projeto de marketing de torcida, com prêmios diferenciados onde todos adorariam ganhar.

SÓCIO PAPO GLOBAL
Mensalidade: R$ 36,00
2ª via Carteirinha Social: R$ 10,00

Documentação
- CPF
- RG
- Comprovante de Residência

Vantagens

* Acesso ao estádio em todos os jogos, com desconto integral do ingresso, até que o clube alcance 18 mil associados.
* Descontos e vantagens do Clube de Convênios PAPO FIEL.
* Possibilidade de ser sorteado para participar das promoções em dias de jogos:

- Assistir a coletiva de imprensa;
- Assistir o jogo de camarote;
- Chute a gol;
- Boné autografado;
- Ganhar a bola do Jogo;
- Ganhar a camisa do melhor atleta em campo;

* Participação nas promoções exclusivas para associados divulgadas através do site oficial do Juventude.
* Oportunidade de publicar fotos na sessão papinhos e papos pelo mundo.
* Oportunidade de contar a sua história de amor pelo clube, no site oficial.
* Recebimento de informativo eletrônico – exclusivo para associados.
* Desconto na loja oficial do Esporte Clube Juventude.
* Poderá tornar-se conselheiro ao atender as exigências estatutárias do E.C. Juventude.
* Poderá ser escolhido como cônsul de bairro ou cônsul do E.C. Juventude.

PAPO GLOBAL ESTUDANTE

Mensalidade: R$ 25,00
2ª via Carteirinha Social: R$ 10,00

Documentação:
- CPF
- RG
- Comprovante de Residência
- Requerimento de Matrícula

Vantagens

* Acesso ao estádio em todos os jogos, com desconto integral do ingresso, até que o clube alcance 18 mil associados.
* Descontos e vantagens do Clube de Convênios PAPO FIEL.
* Possibilidade de ser sorteado para participar das promoções em dias de jogos:

- Assistir a coletiva de imprensa;
- Assistir o jogo de camarote;
- Chute a gol;
- Boné autografado;
- Ganhar a bola do Jogo;
- Ganhar a camisa do melhor atleta em campo;

* Participação nas promoções exclusivas para associados divulgadas através do site oficial do Juventude.
* Oportunidade de publicar fotos na sessão papinhos e papos pelo mundo.
* Oportunidade de contar a sua história de amor pelo clube, no site oficial.
* Recebimento de informativo eletrônico – exclusivo para associados.
* Desconto na loja oficial do Esporte Clube Juventude.
* Preferência para utilizar o E.C Juventude como campo de estágio curricular e horas em atividades complementares.

PAIXÃO FEMININA

Mensalidade: R$ 22,00
2ª via Carteirinha Social: R$ 10,00

Documentação:
- CPF
- RG
- Comprovante de Residência

Vantagens

* Acesso ao estádio em todos os jogos, com desconto integral do ingresso, até que o clube alcance 18 mil associados.
* Descontos e vantagens do Clube de Convênios PAPO FIEL.
* Possibilidade de ser sorteado para participar das promoções em dias de jogos:

- Assistir a coletiva de imprensa;
- Assistir o jogo de camarote;
- Chute a gol;
- Boné autografado;
- Ganhar a bola do Jogo;
- Ganhar a camisa do melhor atleta em campo;

* Participação nas promoções exclusivas para associados divulgadas através do site oficial do Juventude.
* Oportunidade de publicar fotos na sessão papinhos e papos pelo mundo.
* Oportunidade de contar a sua história de amor pelo clube, no site oficial.
* Recebimento de informativo eletrônico – exclusivo para associados.
* Desconto na loja oficial do Esporte Clube Juventude.
* Oportunidade de participação como voluntária nas ações sociais do Esporte Clube Juventude.
* Concurso Garota Paixão Feminina - para associadas com idade entre 15 e 25 anos, promovido através do site do clube.
* Oportunidade de representar o clube em concursos como: rainha da Festa da Uva, Glamour Girl e outros.

PAPO TEEN

Mensalidade: R$ 15,00
2ª via Carteirinha Social: R$ 10,00
Idade: 12 a 17 anos

Documentação:
- CPF
- RG
- Comprovante de residência


Vantagens

* Acesso ao estádio em todos os jogos, com desconto integral do ingresso, até que o clube alcance 18 mil associados.
* Descontos e vantagens do Clube de Convênios PAPO FIEL.
* Possibilidade de ser sorteado para participar das promoções em dias de jogos:

- Assistir a coletiva de imprensa;
- Assistir o jogo de camarote;
- Chute a gol;
- Boné autografado;
- Ganhar a bola do Jogo;
- Ganhar a camisa do melhor atleta em campo;

* Participação nas promoções exclusivas para associados divulgadas através do site oficial do Juventude.
* Oportunidade de publicar fotos na sessão papinhos e papos pelo mundo.
* Oportunidade de contar a sua história de amor pelo clube, no site oficial.
* Recebimento de informativo eletrônico – exclusivo para associados.
* Desconto na loja oficial do Esporte Clube Juventude.
* Oportunidade de atuar como colaborador no Conselho Jovem do Esporte Clube Juventude.

PAPO DISTANTE

O torcedor do Esporte Clube Juventude que reside a um raio de 100km de distância de Caxias do Sul, tem a opção de associar-se no Plano Papo Global e pagar a mensalidade com 50% de desconto.

Hoje tem Frasqueirão lotado. BORABC!!!

Tudo está se encaminhando para um belo jogo hj a tarde. Várias carreatas, churrascos, pontos de concentrações diversos por toda a cidade. Pontanto torcedor, se vc não comprou o seu ingresso, corra logo senão a coisa vai ficar feia nos momentos que antecedem a partida.

Os pontos de venda de ingressos são os seguintes:
• Bilheterias do Estádio Frasqueirão; 
• Bilheteria Central do Estádio Machadão; 
• Bazar São Paulo (Alecrim); 
• Livraria Câmara Cascudo (Natal e Parnamirim).

A mobilização é TOTAL para essa partida. A diretoria faz pouco mais ainda faz alguma coisa. Hoje o torcedor alvinegro encontrará um atrativo importante na chegada ao estádio: o lançamento do Jornal “Frasqueirão”. O torcedor poderá adquirir o informativo que terá um preço simbólico de R$ 1,00 e uma tiragem de 10 mil exemplares, quinzenalmente. Sócios-torcedores, donos de cadeiras e camarotes, assim como conselheiros do clube, rigorosamente em dia com suas obrigações, receberão gratuitamente o jornal.
A torcida também faz a sua parte. Raphael Menezes, torcedor ABCdista e membro da Comunidade ABC no Orkut, estará com mais tres pessoas vendendo bilhetes da Timemania durante a carreata que acontece agora pela manhã. Estas pessoas estarão uniformizados com camisas e bones da caixa economica/timemania.
A carreata faz parte do movimento BORABC! Idealizado pela ERK, fornecedora oficial de material esportivo do ABC. A concentração para o evento está marcada para as 9h30, no largo do Ginásio Machadinho, com a saída para o estádio prevista para as 10h30. Na ocasião, os 30 primeiros carros ganharão um kit formado por bandeira, adesivo, bandana e camiseta da carreata, oferecimento da ERK. Na chegada ao Frasqueirão, haverá a animação de Dagô do Forró, além de sorteios e promoções para a Frasqueira.
Como se sabe, o ABC vai de ataque novo, com Ricardinho e Valdir Papel. O provável time do Mais Querido é Tiago Cardoso; Juninho Audálio e Ben-Hur; Marco Aurélio, Erandir, Rogério, Sandro e Rogerinho; Ricardinho e Valdir Papel.

BORABC!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bolão com mais gente...

Sempre é hora de se entrar no bolão. Mas com apenas uma rodada concluída, a melhor hora de se entrar é agora. O ínicio da segunda rodada foi na terça, mas quem quiser ainda participar agora e entrar no meio da segunda ainda pode. Basta se cadastrar e me mandar email com os palpites; para mim ou para o SAC@blogarcosta.com.
Com os resultados de terça, o bolão da segundona continua com Gabriel na liderança. Veja os 10 primeiros colocados:

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 62
2 FABIO DANTAS 0 57
3 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 56
4 ABECEDISTA 0 53
5 JOÃO BRUM 0 45
6 IDO MARTINI FILHO 0 44
7 ARISTOTELES REGO DE ARAUJO 0 43
8 ALEXANDRE RODRIGUES COSTA 0 40
9 WALLACE SOUSA 0 40
10 JACSON ARTSON 0 37

O site do bolão é o blogarcosta.com

Ricardinho sim, e GABRIEL TAMBÉM

Será que dessa vez vai? Será que Ricardinho vai?
Ricardinho não só vai bem nos treinos...sempre foi um jogador acima dos demais quando entra em campo. Pena que entrou pouco.
Ele teve desentendimentos com o treinador, durante o estadual. Também teve um treino que ele chegou a entrar mais duro em alguém (não lembro quem). E a partir desse dia, ficou escondido nas escalações. Mesmo assim, por falta de opção, chegou a entrar em mais 2 partidas, sempre no segundo tempo.
No final do estadual, ele chegou a ser relacionado para deixar o clube, por esse problema com Heriberto. Mas foi na vitória contra o américa que eles se entenderam. Ricardinho fez o único gol da partida. No final do jogo, Heriberto deu uma entrevista dizendo que Ricardinho "está deixando de correr tanto e fazendo mais o que estou pedindo".
Em seguida Judas Tadeu vem à imprensa e também diz que técnico e jogador se entenderam de vez.
Portanto, acho que Ricardinho entra sim, e tomara que se firme.
Por outro lado, Gabriel não participou dos times titulares nos treinos dessa semana.
É verdade que Gabriel não jogou nada na primeira partida da segundona. Mas já assim tirar o que foi o melhor jogador do ABC durante o estadual? Gabriel é um jogador acima da média, teve participação decisiva em vários jogos do estadual, e quando ele não joga bem o ABC o acompanha, e vai mal. Autor de 7 gols na temporada, vice-artilheiro do Mais Querido, Gabriel fez - pra mim - o gol mais bonito do estadual, em um dos clássicos contra o américa esse ano. Um belo gol de primeira, em um passe de Macaíba, NO AR ele fez um golaço de letra. De letra no chão é uma coisa...no ar é outra bem diferente.
Gabriel e Ricardinho. Os dois são titulares!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Tiano

Meu colega Leonardo Guerra me mandou email pedindo para falar um pouco sobre Tiano, já que ele jogou por Brasília algum tempo.
Tiano realmente jogou bem por aqui. Mas há uns 6 anos. Recentemente, pelo que vi, ele tem jogado mais pelos pequenos times cariocas.
Mas enquanto esteve aqui, ele esteve no seu "auge". Comecou no campeonato candango pelo CFZ e logo se destacou. "Craque" do campeonato (acho que em 2002), logo foi contratado pelo Brasiliense.
Tiano nunca jogou em times grandes. É um típico injustiçado pelo bom futebol que jogou entre 2002-2005. Meia atacante, fazedor de gols e algumas vezes artilheiro por onde passou.
Não é um marcador nato, e talvez Heriberto não olhe bem para o bom Tiano para a escalação inicial. Sandro, por exemplo, marca mais e melhor. Heriberto é do tipo de treinador que quer todos jogando, mesmo sem a bola (acho que Ferdinando tem uma frase sobre isso dita no ano passado, sobre um meia ou atacante ABCdista...não lembro quem).
Se Heriberto quiser qualidade no meio de campo e armação de jogadas, Tiano é a pessoa certa.

Bolão: palpites para a segunda rodada até às 20:00hs

Como temos a segunda rodada começando hj com 2 jogos: Portuguesa/SP x Fortaleza/CE e Atlético/GO x Bragantino/SP, os palpites do bolão devem ser lançados até as 20:00hs, 1 hora antes do início dos jogos.
Ainda é tempo de todos participarem do bolão. Só a primeira rodada aconteceu e ainda faltam 37.
A participação é simples e ajuda a entender melhor o futebol da série B e A, pois temos que estar antenados com o que rola no futebol brasileiro.
Para participar, basta acessar o site blogarcosta.com

A maior fonte de renda do ABC

Não tem jeito. Se não temos grandes patrocinadores ou um projeto sócio-torcedor eficiente, temos que colocar em prática o maior patrocinador do ABC: A Frasqueira. Sábado temos o primeiro jogo da série B de 2009 em casa, contra o Figueirense. Partida fundamental para as pretenções do atual grupo ABCdista. O Figueira, também alvinegro, vem de uma vitória em casa contra o Ipatinga, por belos 3 a 0. Mas dúvido que o time catarinense vem pra cima. Deve ficar no 3-5-2, e sempre jogando no contra-ataque. É a hora do time do ABC mostrar um jogo mais ofensivo, como chegou a fazer em algumas partidas do segundo turno estadual.
Sandro volta, e deve jogar contra o Figueirense. Simão não. A pubalgia, mal dos melhores jogadores do ABC (Wallyson no final da série C, Jean Carioca no ano passado), deve afasta-lo por mais 10 dias. Ricardinho e Ivan também estão disponíveis. Gaúcho, expulso conta a Ponte, não joga.
A Frasqueira precisa comparecer em massa a essa partida.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Classificação do bolão na primeira rodada

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 50
2 FABIO DANTAS 0 45
3 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 44
4 ABECEDISTA 0 41
5 ALEXANDRE RODRIGUES COSTA 0 33
6 JOÃO BRUM 0 33
7 IDO MARTINI FILHO 0 32
8 WALLACE SOUSA 0 31
9 ARISTOTELES REGO DE ARAUJO 0 31
10 JACSON ARTSON 0 28


Essa é a classificação do bolão após a primeira rodada da série B.
Ainda é tempo de TODOS que não estão participando entrarem. Como falei, é uma brincadeira. Ainda faltam 37 rodadas e milhares de pontos estão disponíveis.
Cadastre-se no blogarcosta.com, faça o pagamento de R$ 10,00 e no final do Brasileirão vc ainda pode levar uma bolada (bolada não né... mas um bom troquinho).
Da mesma forma que a Formula 1, que já está na 5ª corrida, o campeonato ainda está muito aberto.
Entre no blogarcosta.com e veja que vc pode ver os palpites dos outros, acompanhar toda a tabela da série A e B, estatística da rodada por palpiteiro e oficial do campeonato e muito mais.
Participe!