segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Temos que ir pra cima !

Afinal de contas, o que temos a perder? Quem está na zona de rebaixamento não pode ter medo de vencer as partidas. Ainda mais na lanterna. Chega de excesso de retranca. Em casa, temos que SUFOCAR o adversário desde o início das partidas.
Talvez até mudar o 3-5-2 tradicional e partir para um 4-4-2 ofensivo.
O torcedor ABCdista está com saudade de ver o Mais Querido agredindo o adversário.
Sabem quem está fazendo isso? Isso mesmo, o Campinense.
Temos que jogar com a marcação mais a frente. Marcando a saída de bola. Com isso, já é meio caminho para chegarmos aos gols.
Queremos torcer para um ABC vencedor. Chega de retranca!
São 5 jogos para abandonarmos de vez a zona da degola.

A volta

Flávio Lopes é a única certeza de estar em campo (banco) no jogo contra o Juventude. Depois de uma punição de 30 dias ele retorna nesse "returno".
Sandro, os volantes Rogério e Alexandre Oliveira, Leonardo e o lateral Bruno Barros continuam se recuperando de contusões e estão ainda treinando em separado. Acredito que pelo menos Sandro e Rogério devam jogar contra os gaúchos no fim de semana. Os cinco estão em tratamento intensivo desde a semana passada.
Outra certeza são os desfalques de Ricardinho (desfalque importantíssimo) e Marquinhos Mossoró.
Hj tivemos treino nos 2 períodos do dia e Flávio Lopes ainda retorna essa noite de uma viagem à Minas Gerais.

sábado, 29 de agosto de 2009

Gol da partida Figueirense 1x0 ABC


Além do impedimento, dá pra ver claramente que os jogadores que chegaram junto do lance foram os "fora de ritmo" Edson e Tucho, e que Ricardinho é quem estava marcando o tal Marcelo, e deixou o cara ir sozinho. Futebol nesse nível de A e B é detalhe. Uma bobeira e se vão os 3 pontos.

Bravos ABCdistas

Não há o que falar mal dos jogadores que atuaram ontem. Todos eles bravos ABCdistas. A garra que faltou no jogo contra o Bragantino, por exemplo, sobrou ontem. Essa deve ser a postura daqui até o final do campeonato.
Mas perdemos o jogo. Credito isso a dois fatores. Primeiro à arbitragem. O gol do Figueirense foi irregular, o jogador que marca está em completo impedimento quando do lançamento. Isso é claro como água, erro grotesco do bandeirinha. O senhor juiz ainda não marcou uma penalidade sofrida por Ricardinho. Ricardinho exagera, claro, no lance, mas o zagueiro deixa a perna onde nosso atacante tropeça. Alias o senhor juiz entrou na onda da torcida no segundo tempo e expulsou Marquinhos "no grito", ele deixou o jogo rolar com jogadas duras no inicio do jogo e depois desandou em dar cartões amarelos ao ABC.
Por esse motivo vem o segundo fator que desencadeou na derrota do Mais Querido: as substituições erradas da equipe técnica. O jogo estava pegado, muito forte, o ABC já tinha 3 cartões amarelos quando o ABC faz sua primeira substituição, sai Gedeon e entra Tucho. Ora, a partida nesse momento, com campo pesado e jogadores sem qualidade, encaminhava-se ainda para o jogo duro. O ABC indubitavelmente iria fazer mais faltas para segurar o jogo. No meu entender as substituições tinham que ser voltadas para o esquema que o ABC postava em campo. Gedeon tava mal, mas estava mal apenas nos lançamentos aos 2 atacantes, ele ainda cobria bem a marcação.
Acabou que o ABC também teve Ricardinho expulso, pois levou o primeiro cartão amarelo no "suposto" penalty inventado, e o segundo em um lance que a TV não mostrou, a princípio ele meteu a mão na bola. Segundo o comentarista da mesma forma que o atacante do Figueirense tinha feito na jogada anterior e não levou cartão.
O ABC terminou o jogo com 2 jogadores a menos.
Agora é torcer para os titulares que ficaram em Natal se recuperando que se recuperem de fato.
No próximo jogo é vencer o Juventude!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

21ª rodada da série B começa hoje. O bolão está esperando o seu palpite

5 jogos serão hoje, dentre eles o do ABC, e os outros 5 serão amanhã.
Veja a classificação da última rodada, onde minha irmã mandou bem. Alias, ela está na classificação geral a frente de mim, de meu pai e de meu irmão.

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 51
2 WALLACE SOUSA 0 48
3 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 48
4 VICENTE HENRIQUE BELMONT 0 41
5 FABIO DANTAS 0 40
6 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 39
7 GERVAZIO 0 34
8 JOVÂNIO GALVÃO DE SANTANA 0 33
9 GABRIEL MELO 0 33
10 IDO MARTINI FILHO 0 30


Mesmo vc que não participa do bolão, acesse blogarcosta.com e veja como está a disputa da série A e série B.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A história completa do doping do jogador do Brasiliense

Lendo as notícias dos "jornalistas profissionais" de Natal, nenhum deles conseguiu dizer pq que o clube Brasiliense foi punido com a perda dos 3 pontos.
O que aconteceu foi o seguinte: 2 jogadores do Brasiliense foram pegos no doping por tomarem isometepteno, substancia proibida mas que está presente em remédios para dor de cabeça.
Ailton, um dos jogadores, tomou o remédio por contra própria. Não foi punido nem ele nem o clube. Mas o segundo jogador, Cláudio Luiz, afirmou que, na volta do aquecimento para a partida contra o Juventude, pediu ao massagista do clube um remédio para dor de cabeça. “Nem vi qual era o remédio. Acho que o massagista tem autonomia para entregar remédios aos atletas, quando necessário. Ele me deu na inocência”, afirmou. Nesse momento houve, segundo os juristas presentes, a interferencia do clube na situação do doping.
Um dos auditores questiona Cláudio se acha que massagista é médico. “Jogo desde os 17 anos de idade. Acredito sim que o massagista é um médico, pois é ele que aplica as injeções e cuida dos medicamentos nos clubes do futebol”, ressaltou.
O massagista também afirmou que costuma dar aos jogadores medicamentos que são liberados pelos médicos do Brasiliense. Confirmou que sempre tem consigo o comprimido Neosaldina.
O procurador Rafael Vanzin pediu a condenação de todos os envolvidos na história: o zagueiro Cláudio Luiz, o médico do Brasiliense, Dr. Paulo Lobo, o massagista Meinha e o próprio clube.
Depois de muitas discussões, Cláudio Luiz foi absolvido da denúncia de doping. Já o Brasiliense foi multado em R$ 50 mil e perdeu os três pontos do jogo contra o Juventude. O médico Paulo Lobo e o massagista Meinha foram absolvidos no caso.
Com a punição, o Brasiliense caiu para a décima terceira colocação, perdendo três posições e ficando com 24 pontos no campeonato.

Dinheiro do estado vai sair

Ouvi falar pela "boca pequena" que o dinheiro do estado deve sair em no máximo uma semana. Já era tempo!
Quando eu tiver confirmação, coloco aqui no blog.
Agora tá faltando o dinheiro da prefeitura do estado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comendo no prato que cuspiu

Vcs lembram ano passado, quando o ABC venceu a Ponte tmb por 2 a 1, e um dirigente/radialista/torcedor ou sei lá o que de Campinas meteu o pau em ter perdido o jogo contra um time de Natal, do Nordeste, com jogadores perrapados?
Pois é, o mundo dá voltas.
Hj a mesma Ponte Preta tem em seu cérebro, sua criatividade concentrada em dois jogadores: Jean Carioca e Fabiano Gadelha, exatamente jogadores do ABC Futebol Clube, time desdenhado pelo dirigente/radialista/torcedor da Ponte Preta.
A Ponte está comendo no prato que cuspiu.

Raniere se esforçou ontem, mas...

Senhores ABCdistas, estamos felizes pela vitória na garra.
Mas algumas verdades precisam ser ditas logo, e as providencias precisam ser tomadas o mais rapidamente possível.
Raniere, apesar de ser uma pessoa legal e tudo, mas não sabe sair do gol. Definitivamente, quem assistir às reprises dos 3 últimos jogos, verá que em quase nenhum escanteio e cruzamentos ele sai na bola (nem na pequena área), ficando vendido em cada lance de ataque do adversário.
Será que as falhas de Thiago Cardoso são maiores?
Posso até ser criticado aqui, mas é melhor falar agora do que chorar gols evitáveis nas próximas batalhas. Acorda Flávio Lopes! Olha pro banco e põe o camisa 12 (maior salário do ABC) pra jogar.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ABC 2x1 Ponte. Agora é matar um leão por jogo

Não subimos, não descemos. Também não quero dizer que vamos ficar na série B, C ou mesmo a A. O ABC e a torcida precisam esquecer o "todo" do campeonato, e apenas se concentrar em cada jogo. O Mais Querido apenas venceu a Ponte por 2 a 1 e respira um pouco.
O campeonato do ABC agora é assim: cada partida é um campeonato inteiro! Bem semelhante a um mata-mata.
No jogo dessa noite o que valeu foi a garra, o jogo duro. Eu havia falado isso; se o ABC entrar com disposição e pegada leva esse jogo. Olha, até onde eu consegui contar foram 30 faltas cometidas pelo Mais Querido. Mas é isso mesmo, falta faz parte do futebol.

Junior Negão: 1 jogo e meio e 2 gols marcados
O torcedor do ABC é imediatista demais. Lendo bate-papos sobre nosso time em diversos sites o nome de Junior Negão aparece em várias listas de dispensa. Ora, o cara não jogou uma partida inteira sequer, e contando todo o tempo que jogou foram 135 minutos, e 2 gols marcados. Só não marcou naquela fatídica partida contra o Campinense. Aliás perdeu aquele gol ridículo de cabeça. O ABC não vai contratar nenhum Romário em boa fase, que faz gol em cada partida. Esqueçam isso. Agora daí a pedir a cabeça de todo jogador que joga apenas um jogo e não faz gol, aí é demais. A mesma coisa serve pra Gedeon. O cara é desengonçado mesmo. Se ele não recebe a bola livre, é dificil do jogador manter a bola no pé com o marcador no lado. Gedeon sofre do mal de Valdir Papel, pernas longas, meio desengonçado E NÃO PODE RECEBER BOLA NO SUFOCO. Ele e os jogadores que jogam com ele precisam acertar esse detalhe. No lance do primeiro gol do Mais Querido hj, Gedeon lançou a bola sob vaias da torcida, a bola chegou a Junior Negão que meteu pra dentro.

Augusto Recife finalmente mostrou raça
Ele entrou bem no segundo tempo contra a Portuguesa e depois desapareceu. No jogo anterior eu o culpei por não dar cobertura em 2 lances que originaram em gols do Bragantino. Mas hj ele mostrou a raça de um bom volante. Correu o jogo inteiro sob forte chuva, desarmou inúmeras bolas e mostrou que é o cara.

ABC vence desfalcado
Outra coisa que deve ser ressaltado aqui é que o Mais Querido jogou sem Sandro, sem Leonardo e sem Bruno Barros, talvez os mais técnicos e eficientes jogadores do elenco. Demonstra que o grupo, se tivesse entrado com vergonha na cara contra Campinense e Duque de Caxias não estaria na zona de rebaixamento hoje.

Como o título do post informou, o ABC joga cada jogo valendo o campeonato.
Agora é continuar matando um leão a cada partida. São 9 vitórias que faltam. Mais alguns pontinhos fora de casa ajudam e muito. Próxima partida é contra o Figueirense, já nessa sexta. O Figueirense, apesar dos 30 pontos, nas últimas 6 partidas perdeu 4, empatou 1 e venceu 1 também. Egídio expulso essa noite não joga contra o ABC. Mas o artilheiro Rafael Coelho joga sim, e é perigoso.

Bolão do BlogARCosta: rodada completa do returno

19h30 - Guarani x Fortaleza; Portuguesa x Vila Nova; Paraná x Bahia e Ipatinga x Figueirense.
21h00 - ABC x Ponte Preta e Brasiliense x Vasco da Gama.
21h50 - Atlético x América; Duque de Caxias x Campinense; São Caetano x Bragantino e Ceará x Juventude.

Portanto não se esqueçam de deixar o palpite no bolão. Blogarcosta.com

Confira a classificação atual:


Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 741
2 FABIO DANTAS 0 692
3 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 674
4 IDO MARTINI FILHO 0 670
5 GERVAZIO 0 660
6 WALLACE SOUSA 0 631
7 FÁBIO COSTA 0 610
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 599
9 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 578
10 VICENTE HENRIQUE BELMONT 0 574

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Planejamento emergencial

Bastante gente vem comentando em meus posts sobre meu otimismo em relação ao ABC. De maneira geral sou bem otimista sim, não nego isso.
Por outro lado o meu otimismo de forma alguma esconde ou impede que eu veja os erros que acontecem com o Mais Querido. Os erros aparecem para serem consertados, os acertos para serem repetidos.
Com relação ao ABC, temos muitas variáves em campo. O clube, a diretoria, os jogadores, o empenho deles em campo, as dívidas, salário, o marketing, 2009, 2010, eleições, ou seja, muita coisa influencia e também é consequencia. Para tanto, um planejamento bem feito é necessário.
Mas o que é planejamento? E quando aplica-lo no ABC?
A resposta também não é simples, afinal nada é fácil nessa vida.
Temos que planejar tudo, sempre, a curto, médio e longo prazo. E quando eu falo sempre, é que o planejamento tem que ser ajustado a cada situação nova, boa ou ruim.
Com relação a longo prazo, concordo com a maioria, é preciso mudança no ABC. Ainda mais, na minha visão qq mandato, seja no ABC ou na política, deve permitir apenas uma reeleição. Mesmo que o atual presidente esteja bem em algum cargo, é preciso trocar de comando, para o bem da democracia, e da própria entidade envolvida. Mas o longo prazo tem que ser planejado em conjunto com o curto e o médio, e as eleições no ABC serão apenas no final do ano.
A médio prazo o ABC precisa resolver o problema financeiro.
A curto prazo, o ABC precisa melhorar o seu futebol e dar apoio ao elenco que joga a série B. É tapar os olhos com peneira achar que tudo está perdido ou que tudo está ganho. Torcer contra tmb é um tiro no pé, e eu só tenho a lamentar os que pensam o contrário.
Agora, resolver o problema do curto prazo pode, se envolver grandes cifras monetárias, perder o controle das ações e o clube acabar sendo tragado por uma avalanche de problemas financeiros ainda maiior para a próxima gestão. Essa é a consequencia de uma entidade que constantemente é sufocada por uma visão míope de curto prazo. A visão míope de curto prazo é capaz de conter superficialmente os problemas de uma organização mas não oferece, na maioria das vezes, soluções efetivas capazes de solucionar o problema. No entanto, um plano emergencial é necessário. O planejamento emergencial requer uma estratégia própria, apresentando uma visão de como o ABC precisa funcionar hoje, dadas as suas competências, a pontuação alvo para se livrar do rebaixamento, e restrições de qualidade do futebol. As ações devem ser focadas na busca de resultados, na identificação dos fatores críticos de sucesso, e na perseguição da excelência.
Novamente falando a todos, estamos na metade do campeonato, e nada está perdido.
O ABC precisa melhorar muito, e o plano é atacar jogo a jogo, estudar o adversário, planejar bem um esquema tático, sem esquecer do médio prazo.
Amanhã tem jogo, advero sário do ABC é muito qualificado mas tem suas deficiências. O time mediano do Brasiliense ganhou da Ponte Preta por 3 a 0 jogando forte, duro, marcando muito e não deixando os melhores jogadores de Campinas pegar a bola. Eu assisti a esse jogo.
Se o ABC jogar com a aplicação e afinco das partida contra Guarani e Portugesa, ganha o jogo de amanhã.
Se o ABC vai se manter ou cair? Não sei.
O meu foco é na partida de amanhã.

sábado, 22 de agosto de 2009

Tudo estava errado

Alexandre Oliveira se machucou e o ABC levou o primeiro gol. Pediu a substituição e eu achava q iria entrar um meia (o único) e entrou mais um volante.
Tantos volantes e nenhum deu cobertura nos gols rápidos. Recife chegou a parar na cobertura do jogador que fez o terceiro gol. Parou e esse cara fez o gol. No segundo gol Recife também fez a cobertura errada.
Bola na trave é incompetencia!
Goleiro fechando gol é incompetência!
Bom...
Terça tem jogo.
A Ponte é um time tecnico, semelhante a Portuguesa. Se marcar forte, com pegada, pode vencer esse jogo.
Acabou o primeiro turno e torçamos q também tenha acabado a má fase ABCDista.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Caminhada das Flores cumpriu seu objetivo

A caminhada das flores, ocorrida hoje pela manhã, longe de ser um ato de protesto como alguns veículos de imprensa noticiaram, teve por objetivo levar flores à Prefeita Micarla de Souza, bem como solicitar a tão acalentada liberação da cota do patrocínio. Para lembrar, o ABC já está entrado em campo com a logomarca da Prefeitura Municipal do Natal em seu uniforme, levando assim o nome da nossa cidade aos quatro cantos do Brasil.
A Frasqueira se fez presente ao evento, mais especificamente através da Torcida Arcanjos ABCdistas, alías, foi a única torcida que se fez presente ao evento, tendo em vista que não foi registrada a presença dos alviverdes, bem como inexistiu a participação dos alvirubros, mesmo o evento tendo sido divulgado com amplitude.
A prefeita não estava no Palácio Felipe Camarão, por isso a ABCdista Elielba Bezerra, integrante da Secretaria do Gabinete da Prefeitura do Natal, recebeu as flores em seu nome.
A verba do patrocínio não sai do valor destinado à saúde, nem muito menos da educação do município, mas sim de parte do valor destinado à publicidade, cujo patamar é de 1% do valor global de arrecadação, percentual este já previsto em Lei.
A Frasqueira mais uma vez se fez presente, principalmente pelo amor que tem pelas cores de sua camisa, bem como na certeza que a Sra. Micarla de Souza, munida do bom senso que lhe é peculiar, vai liberar as cotas para os três times da capital muito em breve.
Parabéns Elielba, Leonardo e Arcanjos ABCdistas!

Bosco joga!

No STJD, Bosco pegou apenas 1 jogo, enquanto Simão pegou 2. Bosco foi relacionado, viajou e deve jogar.
Leia o final do julgamento:

POR UNANIMIDADE DE VOTOS, SUSPENSO POR DUAS PARTIDAS O JOGADOR SIMÃO, DA PORTUGUESA, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 255 DO CBJD, E SUSPENSO POR UMA PARTIDA O JOGADOR BOSCO, DO ABC/RN, POR INFRAÇÃO AO MESMO ARTIGO; E SUSPENSO POR UMA PARTIDA O ATLETA MARCO ANTÔNIO, DA PORTUGUESA, APÓS DESCLASSIFICADA A INFRAÇÃO DO ARTIGO 252 PARA O 251, AMBOS DO CBJD.

Vamos com 3 volantes, mas isso já deu certo ano passado

No jogo contra o mesmo Bragantino ano passado, o ABC atuou com 3 volantes. Também foi assim contra o o Brasiliense e contra o Barueri, em pleno Frasqueirão. Nesse último vencemos por 3 a 0. Os 3 volantes da época eram Alexandre Oliveira, Márcio Hahn e Everton. Ano passado, com 3 volantes, arracamos um empate em Bragança Paulista em 1 a 1.
No jogo de amanhã, Alexandre Oliveira fará sua reestréia, e jogará ao lado de Mossoró e Augusto Recife.
Pelo Braga também tem estréia, Adãozinho veterano de guerra pode entrar.
O ABC vai diferente para São Paulo e torçamos que também volte diferente, com pontos na bagagem.

Hoje tem a caminhada das Flores

Vc que torce pelo ABC e está disponível para solicitar do poder público aquilo que o ABC e os outros clubes do RN tem de direito, compareca à Caminhada das Flores.
Os clubes tem oferecido MUITO ao estado e à prefeitura. TODOS os jogos da série B são transmitidos ao vivo e o público do Brasil e do mundo (através da Globo Internacional, nas transmissões do sábado às 21:00) estão vendo a propaganda do poder público local, sem que esses mesmos poderes paguem por isso.
O que Leonardo está pleiteando com essa caminhada é que os poderes utilizem o dinheiro que existe para tal, que é 1% do orcamento destinado previamente para publicidade.
Portanto quem quiser se juntar e ajudar os clubes do RN, hj às 10:00 da manhã na prefeitura, a às 14:00 no governo do estado.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ABC sem alas

Com Bruno machucado e Bosco a ser julgado na sexta, podendo pegar mais um jogo pela expulsão dupla com Simão, o ABC deve jogar contra o Bragantino sem seus alas titulares. De longe, Bruno é o maior desfalque. Em um time onde são poucos os que estão mostrando o futebol, quando um desses poucos está fora fica mais complicado.
Mas os reforços contratados já estão treinando. Ontem, o zagueiro Rafael e o volante Alexandre Oliveira já foram para o campo de jogo e integraram o time titular. No entanto, o aproveitamento deles no jogo depende do técnico Flávio Lopes e da regularização da Confederação Brasileira de Futebol, o que deve acontecer até a sexta.
"No primeiro coletivo da semana, Lopes testou um time altamente defensivo, com três homens de contenção no meio-campo e três zagueiros. As novidades além das presenças dos recém chegados ficaram por conta de Selmir no ataque e Augusto Recife, que não atuou contra o Campinense por conta de suspensão. Já o atacante deverá fazer sua estréia entre os titulares. O time que treinou formou com Ranieri; Audálio, Fabiano e Rafael; Bosco, Marquinhos Mossoró, Augusto Recife, Alexandre Oliveira e Sandro; Selmir e Ricardinho. Apenas uma modificação foi feita, com Sandro, lesionado e sendo dúvida, dando lugar a Rogerinho, uma vez que Bruno Barros não deverá atuar.", materia do Diário de Natal.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CAMINHADA DAS FLORES: ABC, Alecrim e América

Na sexta-feira, dia 21 de agosto de 2009, haverá a caminhada das flores em direção ao Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, bem como ao Palácio da Governadoria (Centro Administrativo).
As torcidas do Alecrim, ABC e América, de mãos dadas, vão pedir a liberação da verba publicitária já prometida pelos poderes executivos, tanto municipal, quanto estadual.
Todos os homens e mulheres, torcedores dos três times que estão disputando o campeonato brasileiro, vão adentrar a sede da Prefeitura Municipal do Natal com uma flor. Isso mesmo, cada torcedor entrará com uma flor em mãos para entregar a Prefeita Micarla de Souza.
Vamos entregar as flores, bem como formalizar o pedido de liberação da verba publicitária. O objetivo é conseguir, sem dúvidas, um reavivamento financeiro aos cofres dos nossos clubes.
Vamos chegar a sede da Prefeitura às 10:00h, pedindo uma rápida reunião às 10:30h.
Na hora do almoço vamos todos para os restaurantes que ficam situados na Avenida Afonso Pena, cujo objetivo é o de evitar a dispersão dos nossos co-irmãos.
Após o almoço, mais especificamente às 14:00h, vamos em direção ao Palácio da Governadoria, objetivando entregar flores à Sra. Wilma de Faria. Cada torcedor, com uma flor na mão, entregará à nossa governadora o símbolo do nosso pedido.
Pedimos a Sra. Micarla, bem como à Sra. Wilma de Faria, que recebam as flores, bem como os nossos abraços.
O Poder Executivo pode aplicar 1% de sua verba em publicidade, ou seja, nada mal que parte desta verba seja aplicada nas camisas dos times que estão participando do campeonato brasileiro.
O pedido encontra amparo na Lei e não estamos pleiteando verba da saúde ou da educação, mas sim uma fração da verba publicitária. Antes de criticar este pedido, favor ler ao menos a lei que rege a verba publicitária dos entes públicos.
A pré-reunião, entre torcedores e a imprensa, será às 12:30h do dia 20 de agosto de 2009, tendo por local a sede do Alecrim, no bairro homônimo.
Na quinta-feira vamos expor como será o evento, já a caminhada ocorrerá na sexta-feira, conforme acima relatado.
Torcedores e torcedoras, de mãos dadas, sejam bem vindos!

Do blog: A idéia é do torcedor ABCdista Leonardo Guerra, e teve ainda alguma pequena participação minha. O campeonato está chegando a sua metade, os nomes da cidade do Natal e do estado do Rio Grande do Norte foram levados aos quatro cantos do Brasil com a transmissão dos jogos da série B, fazendo a devida propaganda de nossa terra a todos que assitem os jogos. Até então não houve pagamento da propaganda do governo nem da prefeitura aos clubes da cidade. É impressionante o descaso de nossos órgão competentes com relação à qualquer compromisso firmado. E pelo o que tem sido visto até então, não adianta ter ABCdistas ou americanos em cargos de alto escalão.
Vamos ver se esta bela iniciativa sensibiliza a prefeita e a governadora.

Bolão do BlogARCosta: dê seu palpite na 19ª rodada

Pela última rodada do "primeiro turno", jogam Bahia x Atlético/GO e Campinense x Portuguesa. Demais jogos na sexta e sábado, onde o ABC enfrenta o Bragantino fora de casa.

A classificação atual mostra Gabriel de ponta a ponta nesse turno:

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 704
2 FABIO DANTAS 0 663
3 IDO MARTINI FILHO 0 640
4 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 639
5 GERVAZIO 0 637
6 WALLACE SOUSA 0 597
7 FÁBIO COSTA 0 575
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 564
9 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 554
10 VICENTE HENRIQUE BELMONT 0 550


Acesse Blogarcosta.com e dê seu palpite!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Jogar como um time pequeno

Como a bola continua rolando, e ainda vamos chegar à metade do campeonato, vamos falar sobre o futebol do Mais Querido.
3 contratações: Alexandre Oliveira, já conhecido; Tucho, meia de ligação, que passou por clubes importantes nacionalmente (foi uma indicação dupla de Flávio Lopes e do lateral Bruno), e o zagueiro Rafael Pedro, vinculado ao Botafogo de Ribeirão Preto.
Não vou falar sobre nenhum deles pq jogador contratado é que nem mulher, só depois de casado é que vc vai saber realmente quem é!
De qualquer forma mostra que alguma coisa está sendo feita no elenco. Mas eu penso que isso é a metade do trabalho; a outra metade é a dispensa de jogadores sanguessugas/mercenários. Há muito se fala em despensas no ABC, mas claro que isso custa, e é preciso um cuidado financeiro em se dispensar jogadores. Mas que tem que mandar embora, tem sim!

Jogar recuado é como o ABC sabe jogar
Olha, as 4 últimas partidas que o ABC marcou pontos foram nos empates contra Guarani (dentro) e Brasiliense (fora), e as vitórias contra Paraná (fora) e Portuguesa (dentro).
Todos concordam que os 4 times são MELHORES que o Duque de Caxias e o Campinense? Eu acredito que sim.
Nesses 4 jogos o ABC jogou com 3 zagueiros e 2 volantes, recuado, chamando o adversário, e agindo no contra-ataque, explorando nossos 2 atacantes velozes - Ricardinho e Ivan. E isso deu certo.
Contra o Duque e o Campinense, adversários teoricamente mais fracos, o ABC tentou jogar como time grande. E se fudeu! Nosso meio de campo não é habilidoso para isso. O esquema com apenas 1 meia não funciona! E quando o meia não joga bem ai é que não funciona mesmo. Ano passado, no Frasqueirão, a torcida pediu encarecidamente que Artur Neto colocasse 2 meias. Tínhamos Gadelha e Jean Carioca, e ai deu certo.
O que quero dizer com isso: ou o ABC contrata 2 meias BONS (espero que Tucho seja um) e os põe pra jogar, ou joga como um time pequeno o resto do campeonato.
Jogar como um time pequeno deu certo nas últimas 4 partidas.
Jogar como um time grande só com 2 meias habilidosos.

domingo, 16 de agosto de 2009

Cobrar sim, desistir jamais!

Se alguém me provar por A + B que desistir agora é a melhor coisa a fazer, eu também faço! Não existe lógica possível em jogar a toalha ou deixar de torcer nesse momento.
Vejamos se o ABC cair para a série C, e TAMBÉM no meio do próximo ano o ABC estiver em situação complicada do campeonato, é pra desistir TAMBÉM da série C? E se cair da C? É para desistir também se estiver em um momento ruim na série D e amargar mais um ano sem calendário?
Francamente, essa lógica é de primário!

TODOS VOCÊS QUE DESISTEM AGORA NÃO SERVEM PARA SER DIRIGENTES DO ABC!

EM MINHA EMPRESA, EU NUNCA CONTRATARIA ALGUÉM QUE DESISTE QUANDO A SITUAÇÃO ESTÁ COMPLICADA.

Arrumar o campo e o extra-campo

Agora é momento de cobrança por parte da torcida. Cobrar dos jogadores e da diretoria! Cobrar sempre. Vc como cidadão tem que sempre cobrar do governo se ele age errado. Imaginemos se sua rua tiver um cano de esgoto estourado em frente a sua casa:
- Desisto! Já chamei muitas vezes a prefeitura e eles não vem consertar. Portanto desisto, vou viver o resto da vida com o esgoto à frente de minha casa.
Isso não existe!
Black Ace falou bem no blog PapoAlvinegro. É (já passou da) hora de botar pra fora os jogadores mercenários. De que adianta ter Fausto, Tiago Cardoso, Alex Oliveira, todos caros? E desde quando Gedeon é melhor que Rodriguinho? O ABC acertou em algumas contratações, como o lateral Bruno ou o zagueiro Leonardo. Quem não presta, que vá embora. Enxuga o elenco pra pagar certinho os que querem jogar bola.
A diretoria precisa novamente agir como agiu no início do ano no momento em que nosso rival anunciou mega-contratações.

ONDE ESTÃO OS 150 CONSELHEIROS DO CLUBE, QUASE TODOS EMPRESÁRIOS DE SUCESSO E/OU POLÍTICOS DO ESTADO?

Alguns deles, como Cláudio Porpino e Tertuliano Pinheiro assumiram pastas públicas e em pouco tempo já mostraram bons serviços por lá.

POR QUE NÃO FIZERAM NO ABC? O ABC TEM, COMO CONSELHEIROS, OS MELHORES PUBLICITÁRIOS DE NATAL. ELES SÓ TRABALHAM EM SUAS EMPRESAS? DE QUE ADIANTOU A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA ACONTECIDA MÊS PASSADO?

Sobre o futebol, já falei. É enxugar o elenco desses jogadores mercenários, sem alma, e treinar, treinar. Até pq da pontuação do ABC até o 17º colocado são apenas 4 pontos. A situação é delicada mas longe de impossível.
Você, torcedor alvinegro, tem que cobrar do clube, da diretoria, dos jogadores.
Desistir, jamais!

sábado, 15 de agosto de 2009

Returno de série A

Viram a garra, a vontade de ganhar que o Campinense demonstrou hj? Se eles sao o ultimo colocado, como demostram isso?
Nós tmb podemos.
Mas sem treinador em campo complica. Sem treinador no vestiário complica mesmo. Quando terminam os 30 dias?
Mas nos treinos ele pode acertar os cruzamentos. A bola aérea tem 2 nuances? Perigosissima quando o adversário cruza e sem perigo algum quando o ABC levanta. VOLTA Leonardo!!! A nossa defesa que parecia resolvida voltou a ser frágil.

Se o Mais Querido quiser começar o returno bem precisa ainda pontuar no ultimo jogo contra o Bragantino fora de casa.
45 pontos para se salvar.
Returno de serie A!

FALTA DE VONTADE + 3 ZAGUEIROS CONTRA O ÚLTIMO COLOCADO

AGORA SIM... ABC RUMO AO REBAIXAMENTO, INFELIZMENTE!
HÁ SOLUÇÃO???
OU MUDA TUDO AGORA, OU A CASA TERMINA DE CAIR.
FLÁVIO LOPES ATÉ ESTAVA NO CAMINHO CERTO.
MAS GAÚCHO LEVA TRAÇOS FÁCEIS.
BOSCO LEVA TRAÇOS FÁCEIS.
E RANIERE NÃO SABE SAIR DO GOL.
VIRAM NO SEGUNDO GOL DO CAMPINENSE? GAÚCHO FOI VENCIDO FACILMENTE. A ZAGA NÃO MARCOU O ATACANTE, E RANIERE NÃO SAIU NA BOLA. 3 ERROS SEGUIDOS.
PODE?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seriedade!

O ABC empatou com o então líder da competição, venceu o Paraná fora de casa e venceu o então 3º colocado.
Contra o Duque de Caxias foi salto alto? O ABC se achava o Real Madrid?
Uma coisa eu sei: nossos atacantes PRECISAM DE MAIS SERIEDADE. Ivan precisa focar no jogo, e não perder gols como tem perdido. To cansado de ver o goleiro adversário ser o craque da partida. E isso não é a verdade! Nenhum goleiro que jogou contra o ABC fez defesa milagrosa; nossos atacantes é que chutam em cima do goleiro, pra cima da trave, do lado de fora, sempre longe das redes.
Treinamentos de tiros a gol e muita seriedade!
Como já temos um meio de campo marcador, e uma zaga equilibrada, tá faltando URGENTEMENTE um ataque sério!

Olha a faca, olha a faca!

Em matéria de telejornal local de Brasília, a polícia encontrou facas em uma mochila de um torcedor do time mandante que estava dentro de campo no jogo dessa terça-feira. Bombas também foram soltadas pela organizada do Brasiliense. Tudo para intimidar a pequena mas barulhenta torcida do ABC presente à Boca do Jacaré.
Na verdade quando entramos em campo, não tinha policiamento, que só chegou depois. Portanto, mochilas e tudo mais podia entrar, pq não havia revista.
Mas essa mesma polícia agiu bem no final do jogo. Como o time da casa estava jogando ruim, ao invés dos torcedores reclamarem dos jogadores, foram descontar nos torcedores visitantes. Só conseguimos sair com segurança apoiados pela cavalaria e do BOPE de Brasília.
Pela imagem da foto da pra ver o "status" do lugar por onde entra a torcida do visitante na Boca do Jacaré. E o campo fica longe da arquibancada. Pra se ter idéia eu só fui saber que Raniere era o titular quando virou o segundo tempo.
Ao contrário da Boca do Jacaré, nossa recepção no Mané Garrincha ano passado contra o Gama foi excelente. Como também foi contra o CRAC em Itumbiara na série C.
Perrengue mesmo foi contra o Vila Nova na série C, coisa que já não houve contra o Atlético-GO.
Eu já passei por tudo nessa de torcedor acompanhando o ABC fora de Natal. Até mesmo em Caruaru, naquele empate de 4 a 4 com o time de Ferdinando ja teve confusão. Também, fui usar a camisa da Gang...aquela velhinha com o morcego...mas muito bonita.
É que o ABC nunca perdeu jogo quando eu assisto com a camisa da Gang.
Fazer o que! Supertição...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

17ª rodada completa. Dê seus palpites no Bolão do BlogARCosta

Todos os jogos da 17ª rodada acontecem hoje. Brasiliense x ABC e os outros.
Quem tá no Bolão do BlogARCosta não é para esquecer os palpites!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"ABC vai pagar o pato"

Esse é o título de uma matéria em um jornal local de Brasília sobre o jogo de amanhã.
Olha, sinceramente, esse time do Brasiliense é todo errado. O treinador é Heriberto da Cunha, não precisa dizer mais nada. DOIS JOGADORES foram pegos no antidoping, e não foi maconha ou cocaína, foi doping mesmo, e não jogam contra o ABC. Um deles é um zagueiro titular.
Cris, está fora da partida por tomar cartão vermelho. Ele tá batendo muito!
Fora isso tudo, um trio do ACRE apitará na Boca do Jacaré. Eu já venho falando isso há bastante tempo. Na última partida do ABC o trio era do Mato Grosso. É brincadeira isso! A diretoria do ABC precisa se posicionar perante a CBF exigindo arbitragem mais qualificada.
Ano passado, na mesma boca do Jacaré, Gadelha bateu uma grande falta e Varley completou ao gol. Mas o bandeira marcou - erroneamente - impedimento. No segundo tempo tmb deixou de marcar um penalty para o Mais Querido.
Mas o que se esperar de Brasília, terra do Congresso Nacional?
Agora se a arbitragem não influenciar o ABC tem tudo pra fazer uma boa partida.

domingo, 9 de agosto de 2009

A Frasqueira estará presente em Brasília

Além da Frasqueira, muito incentivo!
Como todos devem saber, Brasília é uma cidade atípica. Pra se ter uma idéia, os primeiros legítimos netos de Brasília estão nascendo agora. Construída em 1960, a cidade é povoada por nordestinos, muitos potiguares dentre eles, e a maioria de ABCdistas, obviamente.
Além de torcedores, ex-jogadores também moram na capital federal. Pradera, Cláudio Oliveira e Noé Silva são alguns exemplos.
No ABC, a zaga estará completa, teremos a volta de Bosco e de Rogério, e precisamos muito da velocidade de Ricardinho e de Ivan. Provavelmente o time estará completo nesta terça, coisa que o Brasiliense não estará.
O ponto fraco desse jogo será o horário. A Boca do Jacaré é longe, e nessa terça-feira às 21:50 eu acho que o estádio estará mais vazio do que o Congresso Nacional em semana de trabalho.

sábado, 8 de agosto de 2009

Tomando do próprio veneno

Jogar recuado, marcando forte e explorando os contra-ataques. Esse foi o jogo que o Duque de Caxias aplicou e que ganhou o jogo. Esse era o jogo do ABC nas últimas duas vitórias. Temos uma defesa forte, mas que não é infalível. Gaúcho demonstrou isso no segundo gol.
No primeiro gol, o atacante do Duque da Caxias não fez falta em Paulo Musse; ele faz PIOR: no mesmo lance primeiro ele faz uma falta em Marquinhos Mossoró com o braço direito e com o esquerdo ele abre a boca de Paulo Musse. Dupla falta, escandalosa, que o árbitro de Mato Grosso não marca. Não entendo como a CBF lança juízes de estados que não tem futebol nas grandes séries nessa atualidade. Árbitros assim não tem condições de apitar uma série B.

Muitos jogadores novos e sem conjunto
O segundo tempo seria o momento do ABC empatar e quiçá virar o jogo. Mas as substituições, no meu entender, foram certas nos quesitos técnicos e táticos, tinham tudo pra dar certo, mas faltou o quesito "conjunto" nos jogadores que entraram. Junior Negão sem entrosamento pra quem lhes passariam a bolca, Gedeon entrou até bem nos primeiros 5 minutos mas depois não se acertou, e João Paulo o de sempre. Com 3 jogadores novos no time, ficou novamente aquela idéia de um amontoado jogando, só que um amontoado jogado para o ataque. Felizmente os contra-ataques foram destruídos por Fabiano e Gaúcho. Paulo Musse não viu a cor da bola no segundo tempo.

Bosco faz falta nesse time
Bosco faz falta, Rogério também estaria melhor que Augusto Recife no meu entender. Provavelmente no jogo em Brasília os dois entrem e melhorem o meio ABCdista. Perdemos o jogo no meio. Não soubemos como quebrar a defesa adversária.
Quem também faz falta é o treinador. Essa de 30 dias é foda!

Melhor na retranca
Se o ABC não entrar com 2 meias, eu acredito mais em um jogo - com os jogadores que existem ai - jogando no contra-ataque. Contra o Brasiliense temos chances sim. Cris foi expulso na partida de ontem e não joga contra o Mais Querido. Adrianinho que vinha jogando bem, sofreu rompimento no ligamento cruzado e vai pra faca. Éder Paulista, que pouco jogou pelo ABC, é o responsável pela criação do time do DF, e merece marcação mais forte. De resto, é colar em Abuda, o atacante deles.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ABC modificado para enfrentar o Duque de Caxias

Rogério não joga, suspenso, e Augusto Recife, que treinou essa semana no time titular, entra em seu lugar. A mesma coisa acontece com Bosco, já sabido anteriormente pela expulsão no jogo contra a Portuguesa. Chiquinho vai pela lateral em seu lugar.
No entanto, Paulo Musse, com a garganta inflamada, e Leonardo, com dores musculares, não treinaram no último coletivo de apronto. Raniere e Audálio assumiram os postos titulares.
Também o nosso treinador deve "mandar" o time dos camarotes, pois foi suspenso por 30 dias. Márcio Pereira, seu auxiliar, deve ficar na beira do gramado. Nada que um radinho não resolva. Além do mais, uma visão "de cima" pode ser até melhor para o nosso técnico. Já vi treinador de série A que só ficava vendo os jogos de "cima".
Por falar em "cima", é pra lá que vamos nessa nossa recuperação.
Amanhã é noite de Frasqueirão!
Ah, esqueci de falar de Junior Negão, o novo atacante. Está relacionado e liberado para jogar!

Pegada + tática: esse é o sucesso da série B

Tenho assistido diversos jogos de vários times da série B.
E com o ABC isso também não é diferente. Marcação forte com pegada, chegando junto do adversário sempre foi a tônica da segundona. Se o time agregar a isso um bom esquema tático certamente não levará gol. O ABC de Ferdinando chegou a ser assim. O problema é que não fazia gol. A tática do nosso time no início do ano passado era por demais defensiva. O ABC de Flávio Lopes é um time muito forte do meio pra trás. Ele conseguiu acertar isso. Ganhamos da Portuguesa e do Paraná assim.
Essa mesma receita está sendo empregada também agora por Heriberto da Cunha no Brasiliense. E a tal "pegada" é muito mais forte por lá. O zagueiro Cris chega a exagerar e ser bem violento em suas antecipações. No jogo contra a Ponte Preta, 3 a 0 para o Brasiliense, logo no começo do jogo Cris mostrou as travas pra Fabiano Gadelha, e deu resultado. Após esse lance Gadelha se escondeu.
O Juventude também fez isso na rodada passada contra a Portuguesa, e venceu o jogo.
No início do campeonato, Guarani, Portuguesa, Ponte, times bem técnicos pareciam que iam dar um salto em pontuação. Ai os times de "pegada" os alcançaram.
Se esses times agregarem pegada ou se os times de pegada se tornarem mais técnicos, teremos daqui pra frente um campeonato mais equilibrado.
Já está, mas pode ficar mais.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Homenagem ao ABC em São Luís/MA


Um dos colaboradores deste Blog (Fábio Costa) e fãs do ABC montaram uma equipe de Futebol Society para disputa de um torneio amador na cidade de São Luís/MA. A homenagem ao Mais Querido contou com o grande apoio da ERK, que confeccionou os bonitos uniformes da equipe.
A estréia aconteceu neste último sábado contra o campeão de 2008 com um empate em 0x0. O time voltará a campo neste próximo sábado contra o primeiro colocado do torneio. Vamos em busca da primeira vitória para assumir a liderança.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolão do BlogARCosta: 16º rodada tem jogos hoje

Hoje já tem 2 jogos da série B: Bragantino x Paraná e Portuguesa x Juventude.
A classificação atual da bolão do BlogARCosta está assim:

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 617
2 FABIO DANTAS 0 548
3 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 535
4 GERVAZIO 0 525
5 IDO MARTINI FILHO 0 507
6 FÁBIO COSTA 0 482
7 WALLACE SOUSA 0 478
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 469
9 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 465
10 VICENTE HENRIQUE BELMONT 0 459


Gabriel de ponta a ponta! Mas ainda estamos chegando na metade do campeonato, tá tudo aberto ainda!
Não se esqueçam de lançar os palpites.

domingo, 2 de agosto de 2009

Chiquinho deve entrar na lateral

Assisti à entrevista de Flávio Lopes na TV União e deu a entender que ele não mais improvisará Marquinhos Mossoró na ala, no lugar de Bosco expulso. Ele falou que foi um risco feito em cima da hora, mas um raciocínio rápido que deu certo. Chiquinho então muito provavelmente entrará na ala.
O treinador também falou que o ABC ainda tem muito a crescer. Ele espera uma movimentação e uma produção maior do meio de campo, e ainda uma saída de bola melhor do ABC quando mantém a posse no tiro de meta.
Também cobrou da torcida menos pressão para o grupo e mais pressão para o adversário nos jogos em casa. O grupo ainda está saindo da "tensão" criada pelo início ruim da série B.
O que eu espero do Mais Querido para o próximo jogo contra o Duque de Caxias é uma variação tática em relação ao que o ABC está jogando nesses 3 jogos com o novo treinador. Obviamente o Duque deve ter (ou estar) assistido os 2 bons jogos do ABC e ter estudando como furar nosso bloqueio. Precisamos fugir da repetição e deixar o adversário em dúvida de como atuaremos. Lembro do ABC ter começado bem a segundona do ano passado e a partir do 5º ou 6º jogo não mudar a forma de jogar.
Por fim, e não menos importante, perguntei ao Renato Saldanha para repassar a pergunta para o nosso técnico se Flávio era adepto do ataque com 2 atacantes rápidos (como postei anteriormente) ou se preferiria um atacante fixo, de referência na área; a resposta foi "de referência na área". Essa resposta me leva a entender duas coisas: Flávio não é um técnico "teimoso", como vínhamos tendo ultimamente, pois se ele prefere um atacante fixo, está atualmente trabalhando com 2 rápidos. Mostra que nosso técnico procura sempre a melhor opção. A segunda coisa é que ele continuará com Fábio Silva sempre que der, talvez em jogos fora de casa ou quando a partida permitir. Também ficou claro que vamos ter mais reforços. Flávio enfatizou que não pode perder bons elementos agora. Imagina, por exemplo, se perdemos Ricardinho agora...
Sucesso (mais ainda) para nosso treinador, e um agradecimento ao Renato Saldanha e a TV União, que nos permite participar on-line de bate-bolas e entrevistas como a de hoje.

sábado, 1 de agosto de 2009

Narração do gol de ABC 1x0 Portuguesa pela Radio Globo de São Paulo

Ouça a boa narração do gol de Bruno Barros pelo ABC, no 1 a 0 contra Portuguesa, por Gustavo Villani da Radio Globo de São Paulo. Perceba que ele se confunde, achando que Ricardinho tinha feito o gol.
Clique AQUI para ouvir o gol de Bruno, na narração da Radio Globo SP presente ao Frasqueirão

Cielo em busca de Popov

César Cielo tem tudo para ser o melhor nadador de velocidade do mundo de todos os tempos. É novo, tem bastante entusiasmo e motivação para continuar competindo por bastante tempo e, o mais importante, os trajes rápidos vão morrer no final desse ano. Na minha modesta opinião, o título de melhor nadador de velocidade está com Alexander Popov da Rússia.
Popov realizou o feito exatamente como Cielo conseguiu a pouco: dois ouros nas duas provas mais rápidas do mundial. Só que Popov fez isso duas vezes, pois foi ouro nos 50m e 100m em Roma 1994, e também em Barcelona 2003. Inclusive nesse ano ele saiu de uma incrível recuperação de uma facada levada em uma briga em seu país.
Além dos mundiais, Popov também tem dupla dobradinha de ouros em jogos olimpicos. Foi ouro nos 50m e 100m nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e também nas Olimpíadas de Atlanta 1996. E foi exatamente em Barcelona no ano de 1992 que Popov surgiu para o mundo.
Ex-Recordista olímpico dos 50m livres, com 21s64. Esta marca foi recorde mundial por 8 anos, entre os anos de 2000 e 2008, e só foi batida depois do advento das "super-roupas", os trajes tecnológicos. Popov nunca teve esse benefício, sempre tendo nadado com sungas (veja na foto que ele é cumprimentado por Ian Thorpe, primeiro ícone dos trajes rápidos; Popov ganhou essa prova usando sunga). Também foi detentor do recorde mundial dos 100m livres com 48s21 entre os anos de 1994 a 2000. E eu não estou falando de recordes olímpicos, que só podem ser batidos de 4 em 4 anos., são recordes mundiais e estão a mercê de qualquer competição pelo mundo.
Os nadadores de hoje tem até o final do ano para bateram os recordes mundiais com os trajes. Eu acredito que esses recordes ficarão vigorando por anos até que alguém apenas de sunga venha batê-los.
O troféu Julio de Lamare que acontece em dezembro desse ano é, para os brasileiros, talvez o último campeonato para se conseguir o recorde que permanecerá bastante tempo na história.
Popov surgiu para o mundo na mesma época em que tivemos os dois melhores nadadores de velocidade antes da nova "era César". Estou falando de Fernando Scherer e Gustavo Borges, e Alexander Popov foi o carrasco dos brasileiros em várias competições.
No vídeo do youtube abaixo está a prova Popov foi ouro e Gustavo Borges foi prata.
Chegou a hora de Cesão dar o troco!
Por curiosidade coloquei abaixo 2 vídeos sobre a final dos 100m livres nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. O primeiro, americano, que torcia calorosamente por Matt Biondi, recordista mundial dos 50m e 100m, e favorito para a prova. Mal sabiam eles que Popov estava surgindo. O segundo é um vídeo da Globo, onde mostra o drama sofrido por Gustavo Borges causado pela confusão eletrônica do tempo não marcado. Por fim acertaram a medalha de prata para o brasileiro.

Vaquinha: VAKINHA DO ABC - Vakinha.com.br

Vaquinha: VAKINHA DO ABC - Vakinha.com.br
Este é um site que faz a famosa "vaquinha" entre colegas. Junior da Arte Digital, também conselheiro do ABC, organizou essa vaquinha pra ajudar o Mais Querido. Eu ja fiz a minha contribuição. Vamos todos fazer, acho uma bela iniciativa. Como Junior fala, até contribuições de R$ 1,00 são aceitas!
Adicione também no seu siteAddThis

Precisa-se mesmo de um atacante de referência?

O ABC precisa mesmo contratar URGENTEMENTE, como falam os cronistas e jornalistas esportivos de Natal, um ou dois atacantes de referência?
Será que Flávio Lopes não consegue armar um time (como eu acho que já armou) com 2 atacantes rápidos?
Será que Ricardinho + Ivan ou João Paulo não dão conta do recado?
A questão não é só o ABC precisar de um ou dois atacantes de referência (já possui, Fábio Silva, que ainda não desencantou), mas também tem o fato da falta de grana. Sem grana, que tipo de atacante vamos contratar, vcs acham que vem um craque estilo Ronaldo Fenômeno ou Adriano? Eu acho, sinceramente, que se contratar virá alguém do nível dos que já existem.
É...pq hj no futebol brasileiro tá dificil de encontrar um atacante de referência que faça gols.
No entanto, é bem mais fácil de se encontrar times que jogam com 2 atacantes rápidos. O time sensação do ano, o Internacional de Porto Alegre, joga(va) com Nilmar e Tyson. O time até então lider do Brasileirão, Atlético Mineiro, joga com Diego Tardelli e Éder Luis.
A seleção brasileira também já foi campeã com 2 atacantes velozes. Em 94 tínhamos Romário e Bebeto. Já em 82, com um atacante de referência - Serginho Chulapa - fracassamos. É complicado essa coisa! Atacante de referência não é referência de sucesso.
O grande Tostão falou recentemente sobre esse tema. Ele reclama que "todos querem um centroavante de referência. Prefiro dois atacantes rápidos, habilidosos e que deem passes e façam gols a ter um centroavante, de referência, parado, que domina a bola com a canela e não facilita para os companheiros. Mesmo que seja artilheiro. Para o nível dos times brasileiros, Diego Tardelli e Éder Luís são bons atacantes, melhores que os do Cruzeiro sem Guilherme. A deficiência do Atlético não é a falta de um centroavante de referência, e sim de melhores jogadores em outras posições".
Só sei uma coisa: Obina é melhor do que Fábio Silva!

Camisa nova do ABC

Mais uma vez a ERK inova. O ABC jogou com a camisa branca no modelo novo. E sem o adesivo da Timemania. Será que o patrocinador está chegando?
A foto é de Franckie Marcone.