Bastante gente vem comentando em meus posts sobre meu otimismo em relação ao ABC. De maneira geral sou bem otimista sim, não nego isso.
Por outro lado o meu otimismo de forma alguma esconde ou impede que eu veja os erros que acontecem com o Mais Querido. Os erros aparecem para serem consertados, os acertos para serem repetidos.
Com relação ao ABC, temos muitas variáves em campo. O clube, a diretoria, os jogadores, o empenho deles em campo, as dívidas, salário, o marketing, 2009, 2010, eleições, ou seja, muita coisa influencia e também é consequencia. Para tanto, um planejamento bem feito é necessário.
Mas o que é planejamento? E quando aplica-lo no ABC?
A resposta também não é simples, afinal nada é fácil nessa vida.
Temos que planejar tudo, sempre, a curto, médio e longo prazo. E quando eu falo sempre, é que o planejamento tem que ser ajustado a cada situação nova, boa ou ruim.
Com relação a longo prazo, concordo com a maioria, é preciso mudança no ABC. Ainda mais, na minha visão qq mandato, seja no ABC ou na política, deve permitir apenas uma reeleição. Mesmo que o atual presidente esteja bem em algum cargo, é preciso trocar de comando, para o bem da democracia, e da própria entidade envolvida. Mas o longo prazo tem que ser planejado em conjunto com o curto e o médio, e as eleições no ABC serão apenas no final do ano.
A médio prazo o ABC precisa resolver o problema financeiro.
A curto prazo, o ABC precisa melhorar o seu futebol e dar apoio ao elenco que joga a série B. É tapar os olhos com peneira achar que tudo está perdido ou que tudo está ganho. Torcer contra tmb é um tiro no pé, e eu só tenho a lamentar os que pensam o contrário.
Agora, resolver o problema do curto prazo pode, se envolver grandes cifras monetárias, perder o controle das ações e o clube acabar sendo tragado por uma avalanche de problemas financeiros ainda maiior para a próxima gestão. Essa é a consequencia de uma entidade que constantemente é sufocada por uma visão míope de curto prazo. A visão míope de curto prazo é capaz de conter superficialmente os problemas de uma organização mas não oferece, na maioria das vezes, soluções efetivas capazes de solucionar o problema. No entanto, um plano emergencial é necessário. O planejamento emergencial requer uma estratégia própria, apresentando uma visão de como o ABC precisa funcionar hoje, dadas as suas competências, a pontuação alvo para se livrar do rebaixamento, e restrições de qualidade do futebol. As ações devem ser focadas na busca de resultados, na identificação dos fatores críticos de sucesso, e na perseguição da excelência.
Novamente falando a todos, estamos na metade do campeonato, e nada está perdido.
O ABC precisa melhorar muito, e o plano é atacar jogo a jogo, estudar o adversário, planejar bem um esquema tático, sem esquecer do médio prazo.
Amanhã tem jogo, advero sário do ABC é muito qualificado mas tem suas deficiências. O time mediano do Brasiliense ganhou da Ponte Preta por 3 a 0 jogando forte, duro, marcando muito e não deixando os melhores jogadores de Campinas pegar a bola. Eu assisti a esse jogo.
Se o ABC jogar com a aplicação e afinco das partida contra Guarani e Portugesa, ganha o jogo de amanhã.
Se o ABC vai se manter ou cair? Não sei.
O meu foco é na partida de amanhã.