Antes de chegar à sede administrativa definitiva - Vila Olímpica - o ABC teve de peregrinar por vários endereços:
- A primeira residência, que serviu de local de reuniões, foi a do presidente da Associação Comercial do RN, cel. Avelino Alves Freire e do seu filho, João Emílio Freire. Era nos fundos do atual Teatro Alberto Maranhão, na Av. Rio Branco. O local também foi onde o ABC foi inaugurado, às 13h do dia 29 de Junho de 1915
- Depois, a sede passou a ser alugada, e foi na rua Chile (antiga rua do Comércio) número 120, 1º andar.
- Rua Doutor Barata, Ribeira, número 39e.
- O primeiro andar do prédio n° 232, edificação que ainda hoje está de pé, também na Ribeira.
- Rua Senador Bonifácio, nº 10.
- Na Tavares de Lira. O endereço era também o da residência do benemérito Enéas Reis, ex-presidente do Mais Querido.
- Rua Potengi com a av. Afonso Pena, residência de Vicente Farache, em frente ao local de jogos do clube, o "estadinho". Nesse mesmo quarteirão, posteriormente, seria construído a nova sede do ABC.
- O ABC ainda ia transferir sua sede administrativa para o antigo estadinho “Maria Lamas Farache”, em 1951.
- Inauguração da sede social na esquina da rua Potengi com a av. Afonso Pena, na administração de Ernani Silveira, com cerimônia solene dia 31 de janeiro de 1959 (foto Jaeci E. Galvão).
- Escritório na Av. Prudente de Morais entre as ruas Mipibu e Mossoró. Isso foi com a venda de todo o quarteirão da Rua Pontegi e o valor arrecadado seria usado para comprar o terreno em Ponta Negra.
A inauguração da antiga sede social em 1959 também rendeu, posteriormente, a construção da concentração do time do ABC e da boate “Frasqueira” em Morro Branco. Ernani Silveira presidiu o ABC, de 1956 a 1960.
Como um time de futebol completo, a atual sede do alvinegro é exatamente a 11ª localização. Foram exatas 11 localizações diferentes para a sede do Mais Querido. A 11ª, a localização de camisa 11, a Vila Olímpica do ABC, é onde está nosso estádio de futebol, o Frasqueirão.
Camisa de número 11 também é, não por coincidência, de outro grande patrimônio alvinegro, o garoto Wallyson. Não é a toa que Wallyson joga tão bem nesse terreno. Não é a toa que Wallyson faz gols tão bonitos nesse gramado. Não é a toa que Wallyson levou o Mais Querido para o 49º título estadual, exatamente no Frasqueirão.
Que os dois camisas 11 do ABC continuem unidos para este ano conseguirmos alcancar mais outro grande objetivo: a série B!
Fontes:
- Pesquisa de Everaldo Lopes, jornalista
- Site oficial do ABC: http://www.abcfc.com.br/
- Site ABCNatal.com.br: http://www.abcnatal.com.br/
- CD Natal 400 anos: http://www.natal.rn.gov.br
- Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/ABC_Futebol_Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário