Erro de quem?

A colunista Anna Ruth Dantas, da Tribuna, informa que Micarla está na lista dos 100 mais influentes da Istoé.
Veja abaixo o nome dos 100 brasileiros mais influentes de 2008:

- Empreendedores & Pioneiros

Abílio Diniz,
André Gerdau,
Antônio Ermírio de Morais,
Carlos Alves Brito,
Carlos Jereissati,
David Barioni Neto,
Eike Batista,
Fábio Barbosa,
Joesley Mendonça Batista,
Marcelo Odebrecht,
Márcio Cypriano,
Maria Sílvia Bastos Marques,
Pedro Moreira Salles,
Roberto Feith,
Roberto Setubal,
Roger Agnelli,
Sérgio Andrade,
Walter Torre Jr.,

- Líderes & Reformadores

Aécio Neves,
Augusto Heleno,
Beto Richa,
Blairo Maggi,
Carlos Ayres Britto,
Carlos Minc,
Dilma Rousseff,
Eduardo Paes,
Fausto de Sanctis,
Fernando Gabeira,
Garibaldi Alves,
Geddel Vieira Lima, 30
Gilberto Carvalho,
Gilberto Kassab,
Gilmar Mendes,
Henrique Meirelles,
José Alencar,
José Sérgio Gabrielli,
José Serra,
Luciano Coutinho,
Luiz Inácio Lula da Silva,
Miguel Jorge,
Paulo César Quartiero,
Roberto Mangabeira Unger,
Sérgio Cabral Filho,
Sérgio Rosa, 44

- Guias & Pensadores

Alberto Carlos Almeida,
Ana Carolina Oliveira,
Demétrio Magnoli,
Fabio Giambiagi,
Fernando Reinach,
José Goldemberg,
Lygia da Veiga Pereira,
Pedro Chequer,
Suzana Herculano-Houzel,
Thelma Krug,
Vicente Falconi, 55

- Artistas & Criadores

Alice Braga,
Beatriz Milhazes,
Bruno Barreto,
Cildo Meireles,
Fernando Meirelles,
Gabriel Bá e Fábio Moon,
João Gilberto,
Laurentino Gomes,
Marcelo Tas,
Nelson Motta,
Paulo Borges,
Paulo Szot,
Sandra Corveloni,
Selton Mello,
Vik Muniz, 70

- Ídolos & Heróis

Cesar Cielo,
Cláudia Leitte,
Diego Ferrero,
Felipe Massa,
José Roberto Guimarães,
Luiz Felipe Scolari,
Mallu Magalhães,
Marilson Gomes dos Santos,
Maurren Maggi,
Raquel Zimmermann,
Ricardo Teixeira, 81

- Benfeitores

Ana Cristina Pimentel,
Denise Aguiar,
Ivaldo Bertazzo,
João Carlos Martins,
Jorge Gerdau,
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira,
José Roberto Marinho,
Luísa Lina Villa,
Luiza Helena Trajano,
Mara Gabrilli,
Maria da Penha,
Miguel Nicolelis,
Mozart Neves Ramos,
Rodrigo Hübner Mendes,
Viviane Senna.

O nome de Micarla NÃO aparece na lista. Mas a lista, pelo que eu contei, tem apenas 99 nomes. Erro da lista ou erro da colunista?
Veja os sites onde aparecem as listas:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2043/artigo120015-1.htm
http://poppop.com.br/celebridades/lista-top-100-brasileiros-mais-influentes-de-2008/
E tem um monte de outras listas por ai...

sábado, 27 de dezembro de 2008

Éverton no Goiás

Mais um jogador do Mais Querido que vai para um time de primeira divisão do Brasileiro. Éverton acertou com o Goiás. Com ele, já são 4 os jogadores do ABC que foram contratados por times da série A do Brasileiro. Bosco no Vitória, Jean Carioca no Botafogo e Márcio Hahn no Grêmio Barueri são os demais. Isso sem contar todos os outros que foram pra primeira divisão do paulistão. É o ABC da série A!

Treino do sub-19 pra Copa São Paulo











Ontem estive no campo das categorias de base para ver o treinos dos muleques. Interessante que não tem torcedor alvinegro por lá, diferente de quando tem treino dos profissionais que fica com uns 50 torcedores - mesmo com o anúncio de pelo menos 5 desses muleques já relacionados no grupo principal do ABC, dentre eles, o bom goleiro Wellington, o zagueiro Edson, Sorato já mais conhecido, e o meia Coimbra.
Do grupo de 21 jogadores que estão treinando, o técnico Wacil terá que cortar 2 até antes da viagem, pq apenas 19 podem ser relacionados. Tarefa dura para Wacil.
O ABC viaja de avião para Hortolândia e joga contra o time da casa já na primeira partida. O Hortolândia é um time de empresários, então deve vir com alguns jogadores querendo mostrar seu bom futebol. O Flamengo do Rio é o principal time da chave.

Ano novo, time novo

Com o anúncio das novas 5 contratações, uma "base" do ano passado foi por água abaixo. O negócio é realmente começar do zero, com treinos, muitos treinos, entrosamento e uma boa pré-temporada.
Que sejam bem-vindos Gleidson, baiano, tem 24 anos, e estava defendendo o Grêmio Recreativo Brasil/RS; Tales, 27 anos, paulista e estava no Changsha Ginde da China; Tiago Gaúcho, 24, estava no Pelita Jaya da Indonésia; Marcos Paraná, 22 anos, estava no Ceará; e Washington, 27 anos, jogava pelo Campinense.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Frasqueirão sendo preparado pra 2009

Conversei com o engenheiro responsável pelo Frasqueirão, Paulo Tarcísio, sobre as reformas e manutenções do estádio. E elas não param no ABC.
Pra esse começo de 2009, uma pintura na fachada principal está sendo desenvolvida. Obviamente, as cores preto e branco vão preencher o que hoje está no cimento e concreto no estádio Maria Lamas Fachare. O padrão das cores segue o que foi determinado pelo arquiteto Glay Karlis.
Também, internamente, todos os poucos defeitos, estão sendo consertados. Hidráulica, elétrica, um reboque aqui, outro ali, tudo já em prática.
Perguntei a Paulo como a torcida cuida de seu estádio, e ele me lembrou um fato ocorrido esse ano: uma pessoa vestida com a camisa do Cearamor quebrou alguma coisa dentro de um banheiro. Membros da Garra pegaram esse sujeito que, depois de uma "pequena" surra, em sua vida não mais deixará uma torneira aberta de um estádio de futebol.
O Frasqueirão é do ABC, é da Frasqueira, portanto somos nós que temos que cuidar do grande patrimônio do RN. Para 2009, vamos continuar cuidando do estádio como se fosse a nossa casa.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A idade é implacável

Michael Phelps, o fodão das piscinas, vai focar nas proximas olimpiadas as provas de 100m livres e todas as outras de 100m. É a idade meus caros. Na natação, isso é implacável. Claro que há exceções, mas poucas. Em um esporte sinistro com a natação, uma noite mal dormida, uma alimentação errada ou mesmo uma discussão com a namorada, vc perde centésimos, e sua medalha vai por água abaixo, literalmente.
A idade então, não perdoa. Phelps tem 23 anos. Nas próximas olimpíadas ele terá 27. Algum garoto de 19 ou 20 anos estará nadando mais rápido que ele essas provas que ele nada hoje, nas distâncias de 200 e 400m.
O que faz um nadador quando está velho? Diminui a distância. Nada 100m. Ele, como já tem uma técnica aquática impressionante, precisa apenas adquirir mais massa muscular e treinar a potência nos movimentos. Precisa puxar o braço mais rápido do que já faz. Não tenho dúvidas que ele vai conseguir tempos absurdos nessa nova prova. E é um desafio a mais para César Cielo e todos os franceses.
Lembro de uma frase do Xuxa, nosso ex-nadador, que parou aos 30 anos: "nadei os 100m, passei a nadar só os 50m. Se existisse prova de 25m eu continuava. Mas não tem, então vou parar".

domingo, 21 de dezembro de 2008

Almoço entre boleiros. ABC é o assunto, claro

Ontem, participei de um belo churrasco com meu amigo Eduardo, da Eureka (ERK) e seus parentes Fernando e Domingos. Conversamos sobre os projetos da Eureka pra 2009, sobre o ABC, a série B de 2009, estadual e muito mais.
E Eureka continua com muitos planos para o Mais Querido, e o consenso pra esse ano que começa é o que foi discutido no site ABCNatal de Bonifácio e entre os torcedores do ABC: Um bom plano de Marketing. Eduardo está ciente do plano elaborado no site ABCNatal, e sabe que pra esse ano de 2009 o dinheiro não vai ser fácil entrar como foi outrora.
Uma idéia que lancei pra Eureka colocar em prática pra esse novo ano é a camisa retrô com faixa diagonal, usada pelo ABC lá no início do século; exatamente por causa do Vasco na série B. Ficamos em dúvida se o ABC poderia jogar com o Vasco usando o mesmo estilo de camisa, mas com as cores invertidas.
Com a saída da SAM´s como patrocinador master, as especulações estão centradas em grandes empresas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Petrobrás não está descartada. E os valores de patrocínios apresentados ao ABC superam aqueles que a SAM´s pagava ao Mais Querido em 2008. Boa notícia.
O ABC precisa emplacar um belo plano de marketing pra 2009. Precisamos dobrar o número de sócios, abrir o leque diversificando as modalidades de sócios, profissionais e empresas ligadas ao ABC - como a Eureka - precisam trabalhar juntos com apenas um foco: ABC - estruturar o marketing, trazer o torcedor que ficou fora em 2008 e com isso entrar caixa pra pagar jogadores que decidem.
Pra ver como é dificil essa coisa de juntar empresários em prol de estruturação, vou contar aqui um belo plano que Eduardo tentou colocar em prática e que ficou apenas no papel, exatamente por falta de mais gente pra tocar junto o projeto: O ABC-Móvel! Seria um trailler, que sempre estaria presente nos jogos do ABC, na capital ou no interior. Com um jogo em Caicó, por exemplo, o trailler seria rebocado já na sexta a noite e estacionaria na praça principal da cidade, onde lá ficaria vendendo os produtos ABC: Eureka, Sanduiches Mercearia, Ster-Bom, SAMs, Gerovital, Livraria Camara Cascudo, etc. Trailler com som, iluminação, meninas dançando. O custo é super baixo e o resultado estrondoso. Mas ficou apenas no papel.
Iniciativas como essa não podem passar batidas pra 2009.
O ABC e seus patrocinadores acabam completando uma simbiose. O sucesso do ABC é o sucesso da Eureka, da SAMs, Sterbom, Mercearia, Gerovital, Livraria Camara Cascudo, etc.
Desejo total sucesso ao Mais Querido, ao Eduardo e à ERK, nesse ano que se inicia.

Você também SIFU?

Nessa entre-safra de campeonatos, estou sofrendo de SIFU - Sindrome de Insuficiência Futebolística. A sigla, bem criada por J. R. Torero, cai bem pra essa época.
E por causa do SIFU, eu tenho assistido tudo quanto é futebol que aparece. Peladões, campeonato sub-20, sub-17, feminino, reprise de partidas.
Hj pela manhã, terminou o último dos grandes jogos do ano: Manchester 1 a 0 na LDU.
Domínio total do time inglês no primeiro tempo, mas no segundo a LDU mostrou como foi campeã sul-americana. Marcou melhor, já no campo do Manchester, e passou a dividir em igualdade os lances de gol da partida. O argentino Manso joga muita bola, e deu trabalho a Van der Saar. Mas no final, Rooney fez um belo gol, dando números "padronizados" a uma final de mundial, com o placar mínimo.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O ABC da série A

Estamos presenciando a saída dos melhores jogadores do ABC para grandes times do futebol nacional. Bosco, no Vitoria. Jean Carioca no Botafogo. Sem esqueçer o talento de Fabiano Gadelha, que está de volta ao Marília, e jogará a série A paulista. E no Paulistão ainda temos Márcio Hahn, Paulo Musse, Artur Neto.
É exagero dizer que o ABC, em 2008, montou um time de série A? Vejam que no final das contas, pelo menos metade do time titular é sim de série A.
E se 6 profissionais são de série A, pq o ABC sofreu tanto nessa série B?
Será que realmente não "estávamos acostumados" com a nova série B?
Será mesmo que o estilo retranqueiro de Ferdinando Teixeira foi o que segurou o ABC pra não decolar?
Ou será que os outros 5, 6 titulares que se juntavam a esses de "série A" (ou mesmo os reservas quando estes estavam machucados), não tem o mesmo nivel e o prenderam o futebol do Mais Querido?
Na verdade, dos 9 empates em casa, se tivéssemos vencido 4, estaríamos apenas no 8º ou 9º lugar, a 7 pontos do Barueri, o último classificado pra série A.
Então, se não foram os empates, foi o que? É complicado responder.
Só sei que muita coisa faltou.
Faltaram MAIS jogadores do porte desses 5 ou 6. Faltou ingresso ao preço que era na série C. E por isso faltou a torcida.
Faltou, claro, FT ser mais ousado e ter-se conseguido essas 4 ou 5 vitórias a mais em casa.
Faltou treino! Isso faltou. Treino de jogadas ensaiadas. Escanteio, faltas, saídas de bola. No início da série B tinhamos uma saída pelas alas bem forte. Fomos marcados nisso. Depois com a chegada de Gadelha, passamos a usar mais o meio, e menos os alas.
Faltou preparo físico. Bosco, no início, só jogava 1 tempo. Ivan também. Ben-hur, fora de forma.
Todos esses erros precisam ser corrigidos, para que 2009 não seja uma repetição de 2008.
E quem sabe, no próximo ano, não colocamos nossos 11 jogadores na série A. Os 11, o Frasqueirão e a Fraqueira.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Agora é a nossa vez

Moré, atacante, já jogou no Ceará, Icasa, Bahia e Vitória. Passou pelo Frasqueirão, jogando pelo Bahia, ano passado, quando ambos subiram pra série B. Abaixo, vou falar um pouco mais sobre Moré, já que Fabiano Silva e Paulinho Macaíba, os outros reforços, já são mais conhecidos do torcedor ABCdista. Fabiano Silva, volante, passou pelo ABC em 2005, onde foi campeão da Copa RN e do Estadual.
Paulinho Macaíba acabou de subir com o Campinense pra série B.
São 3 bons (não ótimos) reforços pro Mais Querido, e tenho certeza que tem o dedo de Heriberto da Cunha ai.

A vida de Moré
O atacante Moré não passou por categorias de base de nenhum clube e era aplicador de película para vidros até os 22 anos. Assim como muitos jovens, Moré sempre quis ser jogador de futebol. No caso dele, porém, esse sonho precisou de mais tempo para se realizar do que para a maioria dos companheiros de profissão. Até os 22 anos, idade em que atletas como Ronaldo e Ronaldinho já haviam até sido eleitos melhores do planeta, ele ainda era aplicador de insulfilm em vidros de veículos. Moré sempre gostou de jogar futebol por diversão e defendia uma equipe amadora do bairro em que morava, em Fortaleza. Até que um dia o time teve a oportunidade de enfrentar o Ceará em um amistoso. E o atacante foi o grande destaque do confronto, marcando os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o clube alvinegro. O desempenho de Moré na partida rendeu um contrato com o Ceará e uma oportunidade de deixar sua antiga profissão. Após pouco mais de um ano no clube e uma passagem sem muito destaque, ele se transferiu para o rival Icasa-CE. Foi lá que Moré conseguiu pela primeira vez se firmar em uma equipe profissional.
O atleta foi o artilheiro do Icasa na Série C de 2006, ao marcar 11 gols em 12 partidas. Em um desses jogos, o Icasa-CE enfrentou o Bahia e saiu derrotado por 4 a 3 na Fonte Nova. O atacante, porém, foi o grande destaque do confronto ao marcar três gols, sendo um de bicicleta. Era tudo o que ele precisava para despertar a atenção da diretoria e da torcida tricolor. No começo de 2007, Moré assinou contrato com o Bahia e logo assumiu o posto de titular. Ele foi um dos destaques da campanha que garantiu o Bahia na Série B de 2008. (texto tirado do blog voudekombi.blogspot.com)

Nessa bela imagem abaixo, fotografada por Rodrigo Sena, nós vemos exatamente o jogo entre ABC 4x3 Bahia, dia 21/10/2007, onde Moré deixou sua marca nas redes do Frasqueirão. Wallyson, na foto, está olhando atentamente para Moré.

Jean Carioca com um pé no Botafogo do Rio

O meia Jean Carioca pode ser o segundo reforço do Botafogo para 2009. O jogador de 20 anos, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série B deste ano pelo ABC de Natal, pode ser anunciado ainda nesta quinta-feira.
Jean nasceu no Rio de Janeiro e tem contrato com o Tigres até 29 de março de 2009, clube que recentemente subiu para a Primeira Divisão do Campeonato Carioca, ao lado do Bangu.
Além de Tigres e ABC, Jean Carioca tem passagens por CRB-AL e Potiguar de Mossoró-RN. Caso a negociação com o Botafogo se concretize, ele pode ser apresentado nesta quinta-feira ao lado de Diego e do gerente de futebol Anderson Barros.


Essa matéria é do site Fanáticos por Futebol. Se o ABC vender Jean (30% dos direitos são do Mais Querido) que seja por um bom preço!

Mais dois ABCs

Como meu colega Diego orientou, fui ao site www.distintivos.com.br à procura de novos ABCs. E mais 2 apareceram:

ASSOCIAÇÃO BAIRRO COHAB DUQUE - Um ABC Gaúcho, de São Leopoldo-RS
O ABC inicia sua história na LIMFA, em 1994, quando Osmar Borba filia o clube a Liga, e e em 16 anos, o ABC disputa 15 municipais. Atualmente o clube visa a disciplina e valorizar jogadores do bairro. Osmar garante que enquanto conseguir, manterá sempre o futebol do ABC em atividade.
FUNDAÇÃO: 20 de Agosto de 1983
CORES: Vermelho, Azul e Branco
ENDEREÇO: Rua José Almiro de Andrade, 151 - Bairro Cohab Duque - SL
Quem sabe com um ABC gaúcho, nosso colega cronista esportivo nos olhe melhorzinho agora.

Esse ABC é de Belém do Pará. Não encontrei nada sobre esse ABC na internet. Tenho um amigo que mora em Belém, e vou consulta-lo sobre esse irmão paraense. Em breve tá aqui nesse mesmo post.

Os outros ABCs, mundo afora

Como estamos na parada estratégica para descanso dos profissionais, vamos aproveitar e povoar o blog com outros assuntos. Sempre, claro, recheados de informações relacionadas ao Mais Querido. E é exatamente sobre o ABC que escrevo agora. Mas não sobre o nosso, o glorioso, o Mais Querido do Rio Grande do Norte. Existem outros ABCs espalhados pelo mundo. Olha que coisa boa!
Por enquanto, encontrei mais 3 ABCs: um brasileiro, de Foz do Iguaçu, um português e outro de Cabo Verde. Vamos falar um pouco mais sobre eles:

  • ABC de Braga, Portugal, por enquanto, não joga futebol. O forte deles é o Handebol. Este ABC, fundado em 28 de Dezembro de 1933, já teve ao longo da sua vida esportes diversos como Hóquei sobre patins, basquetebol, atletismo, hóquei em campo, voleibol, xadrez, patinação, dentre outros. O site oficial é o http://www.abcdebraga.com/. Claro que já solicitei a compra da camisa (camisola para os portugueses) do nosso irmão ABC de Braga. As cores do clube são Preto e Amarelo. Já foi 10 vezes campeão português de handebol, sendo a última temporada um bi em 2005/2006 e 2006/2007. Fará 75 anos de existencia dia 28 de dezembro desse ano. Veja que beleza é a camisa oficial do ABC de Braga:




















  • ABC de Patim, Cabo Verde. Esse sim joga futebol, na primeira divisão da Ilha do Fogo, no Cabo Verde. Sua sede é em São Filipe. Pra quem não sabe, Cabo Verde é país de origem vulcânica, constituído por dez ilhas e está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar.
    "Sob o sol abrasador de São Filipe, jovens entusiastas sonhavam multiplicar em metros quadrados, os poucos centímetros de maquete do futuro complexo social e recreativo, que nos era apresentado pelo jovem jurista, natural de Patim, rodeado por aquele imenso otimismo ao som do tambor que improvisava uma evocação, fora do tempo, quiçá rogando a ajuda da santa padroeira, Nossa Senhora da Raínha, para que tudo aquilo viesse a concretizar-se.
    Assim nascia o audacioso (para a realidade local), projeto da Associação dos Amigos de um Berço Comum, cuja abreviação resumida a três letras, ABC, parece aumentar letras no abecedário dos obstáculos de uma natureza agreste que teima em sufocar sonhos e ilusões principalmente dos jovens e particularmente daqueles que não conseguiram partir para a terra prometida." Esse texto é de Valdir Alves.

    Já aqui em terras brasileiras, existe outro ABC lá no sul. Este outro ABC, inicialmente foi alvinegro, mas mudou as cores para vermelho e branco. Eu explico mais abaixo. Vamos ao texto que já publiquei anteriormente aqui no blog.

  • ABC de Foz do Iguaçu
A história de fundação desta equipe se confunde com a própria história da cidade de Foz do Iguaçu, pois se este teve sua emancipação política em 10 de junho da 1914, já em 12 de setembro de 1915 liderado por um grupo de esportistas da época, tendo a frente o dr. Zenon Pereira Leite, médico gaúcho, que foi primeiro presidente do clube, nascia o ABC FUTEBOL CLUBE.
Inicialmente o ABC adotou como cores oficiais, segundo o estatuto de fundação o preto e o branco, mas pelo simples fato de que, no entendimento dos dirigentes de então, essas cores não estavam dando sorte ao clube, ficou decidido que as cores oficiais do clube passariam a ser o vermelho e o branco, e também decidiu-se, nessa reunião, fixar a interpretação da origem da denominação de ABC, em homenagem às primeiras letras do alfabeto.
Desde o seu início, o clube buscou e teve estádio próprio, primeiro em meados de 1926, com um campo simples na Avenida Jorge Schimmelpfeng. Depois, em área adquirida em 28/09/1937 localizada na esquina da Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Marechal Deodoro. Esta área foi vendida em 1976 e adquirido o terreno onde se encontra o seu estádio na Avenida República Argentina, este estádio foi inaugurado em 1980 na gestão do presidente Ramón Rafael Martinez Cáceres e já recebeu por duas vezes a Seleção Brasileira, para treinamentos, primeiramente por ocasião da Copa América e posteriormente na preparação da Seleção Brasileira sub-20.
O clube é detentor de inúmeros títulos nas divisas categorias do futebol amador, com destaque para a equipe de 1953, o time campeão citadino de 1968, 1997, 1999 e 2001.
Atualmente, sob o comando do presidente Ademir Flor e do presidente do conselho de Administração Valter Balban, de cuja diretoria consta como a de maior feito em termos de obra, a tão sonhada iluminação do estádio, o clube mantém equipess nas categorias de base e exite um planejamento para disputar os campeonatos profissionais.
Mas vê-se que a atuais cores desse ABC não deu sorte em nada! O clube continua amador, e sem nenhuma esperança de ingressar na liga profissional para os próximos anos. Quem sabe voltando as cores para o preto e branco...
Resumo:
Fundado em 12/09/1915
Endereço do clube: Av. República Argentina, S/N
Fone: (45) 3522-4402; 3523-0881
Estádio: ABC
Endereço do estádio: o mesmo do clube
Iluminação: Sim
Capacidade: 12 mil lugares.
Proprietário: ABC FC
Foz do Iguaçu -PR

Bosco foi embora

O lateral direito Bosco, acertou com o Vitória. É mais um que sai do ABC.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Concordo com o presidente

Sobre as contratações do ABC pra temporada de 2009, o presidente JT falou que "gostaria de pedir a compreensão da imprensa e da torcida ABCdista sobre este assunto. Estamos trabalhando diariamente para a contratação de novos jogadores, temos conversado com o novo treinador, Heriberto da Cunha, observado alguns atletas, conversado com outros, e vamos manter isso em sigilo para que não apareça nenhum impecilho nas negociações e não se crie uma expectativa com a torcida".
Concordo em gênero, número e grau.
Especulações sobre contratação é muito complicado. Aumenta do valor do jogador, outro clube pode "se meter" no meio e interceptar a contratação (interceptar ou melar), além de ficar aquele fala-fala mechendo com a curiosidade daqueles que tem olho grande. Vcs devem se lembrar de quantos casos ocorreram no início da série B aqui mesmo em Natal.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Rogerinho está disponível

Alô diretoria do ABC. O Paraná dispensou nesta última sexta-feira o lateral esquerdo Rogerinho, ex-ABC. É um bom jogador, caso o valor dele seja interessante, claro, para começar essa nova temporada de 2009!
Rogerinho chegou ao Paraná para a disputa da Série B e foi titular durante o primeiro turno da competição, mas após a chegada de Fabinho para a posição, perdeu espaço e teve poucas chances no segundo turno.

Heriberto é o cara

Toda a sorte, competência e êxito do mundo para o mais novo alvinegro do RN. Heriberto da Cunha, novo treinador ABCdista.
Amanhã, domingo, o treinador fará uma participação ao vivo no programa "Fala Frasqueira", às 10h. O treinador falará pela primeira vez ao torcedor alvinegro e terá o primeiro contato com a Frasqueira.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Passando do FAST, tem Wallyson e Ronaldo Fenômeno. Veja aqui a tabela completa

O ABC começa a Copa do Brasil contra o FAST, do Amazonas. Adversário dificil, até por causa da distância. Lá, é 100% torcida adversária. Os outros times do RN pegaram adversário do Nordeste, na primeira fase.
Passando o ABC pelo FAST, se tudo der certo, podemos pegar Wallyson no Atlético-PR já na segunda fase. E em seguida o cruzamento é com o Timão de Ronaldo Fenômeno.
Veja abaixo a tabela completa, basta clicar para abri-la em tamanho real.
Como no ano passado, o ABC deveria investir E MUITO na Copa do Brasil.
Pra esse ano, tem tudo pra ser uma competição altamente rentável para o Mais Querido, pelo cruzamento da tabela.
Portanto, diretoria, vamos adiantar! Nosso clube é o único da capital ainda sem técnico. Todos os grandes times do Brasil já anunciaram nesta sexta os seus treinadores. Leandro parecia ser uma bola dentro, mas "escapuliu" por entre os dedos; esta tarde ele foi confirmado oficialmente como técnico do Criciúma. Também já perdemos Paulo Musse, Márcio Hahn e o próprio Artur Neto. Abre o olho, diretoria!

Por enquanto, o Frasqueirão é o único estádio do RN aprovado pela CBF para a Copa do Brasil. Para o Nogueirão, faltam os laudos da PM e Vigilância Sanitária, e o Machadão faltam a Vigilância e o Corpo de Bombeiros. O prazo, pra esses 2, é dia 16 de janeiro.

Técnico novo ou experiente?

O ABC deve anunciar hj o seu novo treinador. Além de Heriberto da Cunha, de quem eu já falei nesse blog, Leandro Machado pode ser a mais nova opção.
É um técnico novo mas com alguma experiencia, até internacional. Já treinou o Verdy Tokyo, do Japão.
E aqui no Brasil, esse ano treinou o Náutico no início da série A. E foi exatamente como ele que o Náutico assumiu a ponta no Brasileirão na primeira rodada, vencendo o Botafogo por 3 a 0 nos Aflitos.
Leandro Machado foi técnico do Náutico no início da Série A do Brasileiro deste ano.
Além do Bota, ele venceu o Atlético-MG e o todo poderoso São Paulo, que só havia perdido até então para o Grêmio. Mas foi uma derrota pro rival Sport que derrubou Leandro Machado.
Parece ser um bom treinador. Foi preparador físico antes de iniciar a carreira como treinador, e por isso deve puxar bem pra preparação nos seus treinamentos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Voz da Frasqueira está na Internet!

Isso mesmo! Para os que moram fora, ou estão no trabalho (pendurados na internet, claro), já se pode ouvir o programa "A voz da Frasqueira" pela internet.
A partir de hoje, a Rádio União 102,1 FM colocou o seu portal no ar, proporcionando um link ao vivo para que o ouvinte possa acompanhar toda a sua programação.
Acesse: www.102fmuniao.com, clique no link "Ouça agora a 102 FM", e acompanhe ao vivo toda a programação.
Lembrando: o programa "A Voz da Frasqueira - 1ª edição" começa às 12h e vai até às 13h. Já a segunda edição do programa vai das 19h às 20h. Não Perca. Sintonize a 102,1 FM e fique por dentro de todas as notícias do Mais Querido.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Heriberto à 50mil

O salario de Heriberto da Cunha no Fortaleza girava em torno de 50mil reais. Os 70mil pagos pela patrocinadora Santana Têxteis eram todos para a comissão técnica.
Lá no Fortaleza, vai haver eleições agora no final do ano, e o bicho tá pegando por lá. Tem candidato que fala que só fica se a Santana continuar. É complicado perder um patrocínio desses. O ABC passa pela mesma coisa.
A única conquista de Heriberto como técnico foram o campeonato cearense desse ano. Em seguida ele foi pro Baurueri, começando a série B, onde caiu após 3 derrotas seguidas. Voltou ao Fortaleza onde terminou melancolicamente como todos sabemos.
Na minha opinião, não é o técnico que o ABC precisa pra ficar o ano inteiro, como o presidente JT imagina.
Ah, Heriberto também subiu o américa em 2006, ficando em 4º lugar na série B.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lá em Fortaleza como cá em Natal

O ABC passa por dificuldades com os patrocinadores, e provavelmente perderá o patrocínio principal da SAM's para 2009. Pela mesma coisa passa o Fortaleza. A Santana Textil não é mais a patrocinadora. Ela pagava ao clube R$ 70 mil por mês, e essa grana era responsável pelo pagamento da comissão técnica do clube, a mesma comissão que o nosso presidente Judas Tadeu está a procura para contratar. Heriberto da Cunha está em SP, onde mora, apesar de ser mineiro. Heriberto foi campeão estadual pelo Fortaleza, mas saiu pra assumir o Barueri. Foi despedido depois de 3 derrodas consecutivas e voltou ao Fortaleza, onde ficou até o final, melancólico. Tenho um amigo que é dirigente do Fortaleza e amanhã o questionarei sobre esses fatos.

Eu já tinha falado que o ABC foi garfado!


Lembram do potiguar "americano" que apitou a derrota do ABC pro Fortaleza no Fraqueirão, nesta série B, o tal do Françuar?
Vou lembrar alguns fatos dessa partida: O lance que originou o primeiro gol do Fortaleza, foi falta. O lance do segundo gol é pura palhaçada! O lateral que o juiz mandou reverter era um lateral de Fair Play!!! O ABC, propositalmente, colocou a bola pra fora e o Fortaleza devolveu pra fora, em Fair Play; e o juiz mandou reverter! Ele simplesmente matou o Fair Play!
Em um lance de falta em frente ao banco do ABC, o jogador do Fortaleza quase que quebra Luizinho Neto no meio, e ele apenas marca falta? E o lance do primeiro tempo que ele marca obstrução de Valnei? Valnei estava parado e o atacante do Fortaleza veio pra cima dele. Ainda sobrou cartão pra Valnei.
Enfim, esse Françuar está sendo denunciado no STJD, vejam:

Depois de um envelope com suposto dinheiro para subornar árbitro que apitaria a partida em que o São Paulo acabaria campeão brasileiro de 2008, outra grave denúncia é alvo desta vez do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas desta vez o denunciado já tem nome. O árbitro Françuar Fernandes da Silva, vinculado à Federação Roraimense de Futebol (RR), pode ser banido da função após ser acusado de tentativa de suborno de dois outros árbitros em jogos do Campeonato Brasileiro da Série B. A data do julgamento do caso ainda não foi marcada.
Tudo começou no dia 1° de outubro, quando o árbitro Adriano de Carvalho, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vinculado à Federação Tocantinense de Futebol, foi escalado para apitar a partida entre Fortaleza e América, marcada para o dia 5 de outubro, pela vigésima nona rodada da Série B.
Segundo o relato de Adriano, logo após receber a notícia de que apitaria tal partida, recebeu uma mensagem em seu celular com os seguintes dizeres: “Caro Adriano, tem alguém querendo lhe presentear em Fort... topa. Me retorna neste número. Françuar. Seguro e discreto na mão”. No mesmo dia, às 19h45, o árbitro recebeu outra mensagem do mesmo número com igual teor. A ligação foi efetuada de um número de telefone que possui o código de área (84) da cidade de Natal/RN.
No mesmo dia, às 20h46, Adriano de Carvalho recebeu outra mensagem, desta vez enviada por outro número de celular, com o seguinte recado: “Cara querem oferecer um presente pra vc em Fortaleza. Coisa boa e discreta. Na hora. Me liga. Querem saber se aceita, me liga logo. Abs”.
Em seguida o árbitro procurou o Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol de Tocantins (CEAF/TO), Gasparino Bezerra Maciel, a fim de relatar os fatos ocorridos e procurar orientação do modo como deveria proceder. No dia seguinte, Adriano recebeu sete ligações do número que lhe mandou a terceira mensagem, não tendo atendido nenhuma delas. Ao final do dia, Adriano procurou novamente Gasparino, relatando a insistência das ligações.
No momento em que estava com o Presidente da CEAF/TO, o celular de Adriano tocou novamente e foi atendido por Gasparino, que perguntou quem falava, tendo como resposta “Françuar”, tendo este dito que eram colegas e estava ligando “para lhe desejar uma boa partida”. Após esta conversa, os dois se dirigiram à 2ª DP de Palmas/TO, onde fizeram Boletim de Ocorrência. No dia 3 de outubro os dois ainda se encontraram com o Promotor de Justiça Dr. Erion de Paiva Maia, relatando todo o ocorrido.
O Promotor resolveu investigar o caso e, na presença de Gasparino e Adrino, efetuou uma ligação para o número da onde tinham partido as mensagens. A pessoa que atendeu se identificou como Françuar e, indagado sobre as ligações e mensagens enviadas a Adriano, respondeu que se tratava de uma rotina na qual os árbitros ligavam entre si para desejarem uma boa partida. Entretanto, afirmou não saber de tais mensagens oriundas de seu número de celular para o celular.
Passados dez segundos do término da ligação, Adriano recebeu uma ligação do mesmo número, tendo o Promotor solicitado que ele atendesse ao telefonema. Adriano então reconheceu de imediato que do outro lado da linha estava o árbitro Françuar Fernandes da Silva, que parecia preocupado e queria saber se Adriano sabia de algo relacionado a um Promotor que havia lhe ligado e também sobre supostas ligações e mensagens que estava recebendo. Adriano informou que nada sabia do assunto e “desconversou”. Em certo momento o Promotor pegou o celular a fim de ouvir a voz de quem falava com ele, constatando assim que se tratava da mesma voz que o atendeu minutos antes.
Após ter sido instaurado Inquérito no STJD, um novo ofício foi enviado ao Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, agora feito pelo árbitro João Alberto Gomes Duarte, vinculado à Federação de Futebol do Rio Grande do Norte. Em documento assinado pelo árbitro e seus dois assistentes, no dia 27 de outubro, véspera do jogo entre Vila Nova e Gama, o referido árbitro escalado recebeu um telefonema às 9h59 de alguém que se identificou como Françuar Fernandes. No telefonema, Françuar disse que gostaria de falar com João Alberto, mas que não poderia ser por telefone.
Após desligar o telefone, uma série de novas ligações foi feita de diferentes números, mas com o mesmo prefixo (95). Nenhuma delas foi atendida. Após o almoço, às 11h53, Adriano relatou que recebeu duas mensagens: 1) Perguntava em que hotel o árbitro João Alberto estava hospedado; 2) “Velho vem aqui no 705. estou no aguardo”.
Devido à inércia de João Alberto, Françuar interfonou para o quarto 606, onde estava hospedado o trio de arbitragem da partida Vila Nova x Gama. Relatou João Alberto que pediu para seu assistente, Adnilson Costa Pinheiro, atendesse ao interfone. Feito isso, foi constatado que Françuar Fernandes encontrava-se no quarto 705, momento em ele solicitou que João Alberto fosse até o seu quarto. Diante da negativa do árbitro do RN, Françuar foi até o quarto 606, onde conversou com o trio de arbitragem sobre família, futebol e arbitragem, e em nenhum momento mencionou o jogo Vila Nova x Gama.
De acordo com a denúncia da Procuradoria, apesar de não ter sido cometida qualquer infração disciplinar pelo árbitro Françuar naquele momento, o ofício enviado pelo árbitro João Alberto confirma que o telefone celular de onde adveio a mensagem oferecendo suborno a Adriano de Carvalho pertence ao denunciado, uma vez que o dono do telefone afirmou que estava no quarto 705, local onde estava hospedado Françuar.
De acordo com o árbitro Adriano de Carvalho, ele tem certeza absoluta que a voz no telefonema que ligara era o timbre de Françuar, não restando dúvidas que o mesmo tentara subornar o árbitro potiguar Adriano de Carvalho.
Por tudo que foi descrito, Françuar Fernandes da Silva foi denunciado no artigo 241 (Dar ou prometer qualquer vantagem a árbitro ou auxiliar de arbitragem para que influa no resultado da partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê eliminação do esporte.
E esta não será a primeira vez de Françuar Fernandes da Silva no banco dos réus do STJD. No último dia 24 de setembro, em decisão por maioria de votos, a Terceira Comissão Disciplinar o suspendeu por 60 dias por ter relatado de forma incorreta as expulsões ocorridas na partida entre Holanda/AM e Remo/PA, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, no dia 19 de novembro, perto de terminar de cumprir sua pena, Françuar acabou absolvido em Recurso no Pleno do STJD. Ele respondeu ao artigo 266 (Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado) do CBJD, cuja pena é a suspensão de 60 a 360 dias.


Isso foi retirado do site JusticaDesportiva.

Ainda, em um blog do Maranhão, de Zeca Soares (http://zecasoares.globolog.com.br/):
Depois da denúncia feita pelo colaborador da Tuna Luso, Paulo Sales contra o árbitro de Roraima, Françuar Fernandes que teria pedido propina de R$ 12 mil para ajudar o time paraense contra o Rio Branco-AC, agora é a vez do técnico do Sampaio, Luís Carlos Wink. Ele teria recebido uma ligação do árbitro amazonense Celso Mota Rezende pedindo R$ 3 mil para dar uma mãozinha ao Sampaio contra o Rio Branco-AC. Cabe agora a CBF apurar essas denúncias. Tomara que os denunciantes consigam comprovar o que estão afirmando.

A roubalheira é em todas as séries. Sempre falei pro presidente JT tomar uma atitude mais forte perante a um jogo no Frasqueirão. Lá é nossa casa e lá o ABC não pode ser operado. Em 2009 a força do estádio, de nosso time e de nossos dirigentes tem que prevaleçer.

A versão completa do caso Tardelli

Essa versão é do repórter policial Rodrigo Hidaldo, da Bandeirantes, e a que considero mais coerente com os fatos.
Conta Hidalgo que tudo começou com um telefonema, sexta, da secretária do presidente Juvenal Juvêncio para a sede da Federação Paulista. Na ligação, a moça pensava estar falando com a secretária de Reinaldo Carneiro Bastos, há anos importante e polêmica figura da entidade. Só que, a ligação, na verdade, caiu para a secretária do presidente Marco Polo Del Nero que recebeu a informação da secretária de Juvenal ” que envelopes contendo convites para o show de Madonna, no Morumbi, estavam a caminho e foi enumerando os nomes dos destinatários, dirigentes, funcionários e citou também o nome de Wagner Tardelli. Desligando, fiel ao chefe, a secretária de Del Nero contou-lhe a história e ele imediatamente entrou em contato com um excelente e conhecido promotor público ( Dr. José Reinaldo Carneiro ). Ele, de imediato, deu parecer de que não havia crime afeito ao Ministério Público e recomendou medidas esportivas-preventivas ao presidente da FPF. Ou seja, que comunicasse o fato imediatamente à CBF.
Foi o que aconteceu, e um novo sorteio ocorreio, pra mim indevidamente. Pq ainda existia o ártibro reserva e o quarto reserva, e esses assumiriam o comando da partida.
Ou seja, tudo está errado!

domingo, 7 de dezembro de 2008

A CBF nunca mudou!

Vejam, meus caros colegas, quem é o delegado do grande jogo de hj entre Goiás x São Paulo:
TRIO 2 (TRIO SORTEADO)
ÁRBITRO: JAILSON MACEDO FREITAS/BA (ASP-FIFA)
ASSISTENTE 1: ALESSANDRO ROCHA MATOS/BA (FIFA)
ASSISTENTE 2: MILTON OTAVIANO DOS SANTOS/RN (FIFA)
QUARTO ÁRBITRO: SANDRO MEIRA RICCI/DF
QUINTO ÁRBITRO: NILSON ALVES CARRIJO/DF
DELEGADO ESPECIAL: DR. MANOEL SERAPIÃO FILHO/BA

Acho que todo ABCdista saberá de quem se trata o "delegado especial" da grande final do Brasileirão.

1º do RN, 6º do NE e 31º do Brasil

Essa é a posição do ABC pelo ranking do site Chance de gol, com o encerramento da série B.
Veja abaixo o ranking completo. Entre parênteses, a posição de cada time no mês anterior

Pontos
1º SÃO PAULO (4) 2.2461
2º CORINTHIANS (1) 2.2275
3º GRÊMIO (3) 2.1876
4º FLAMENGO (5) 2.1426
5º PALMEIRAS (6) 2.1005
6º GOIÁS (12) 2.0565
7º CRUZEIRO (2) 2.0377
8º INTERNACIONAL (8) 1.9836
9º BOTAFOGO (7) 1.9385
10º CORITIBA (10) 1.9098
11º Avaí 1.9064
12º Fluminense 1.8975
13º Sport 1.8582
14º Santo André 1.8102
15º Vitória 1.6751
16º Guaratinguetá 1.5821
17º Vasco 1.5547
18º Santos 1.5266
19º Náutico 1.4934
20º Atlético MG 1.4717
21º Ponte Preta 1.4503
22º Atlético PR 1.4491
23º Barueri 1.4308
24º Portuguesa 1.3023
25º Bragantino 1.2752
26º Vila Nova GO 1.1859
27º São Caetano 1.1772
28º Ceará 1.1640
29º Fortaleza 1.1478
30º Figueirense 1.1123
31º ABC 1.0880
32º Juventude 1.0769
33º América RN 1.0564
34º Paraná 1.0452
35º Brasiliense 0.9697
36º Marília 0.9488
37º Guarani 0.9348
38º Ipatinga 0.8519
39º Criciúma 0.8149
40º Bahia 0.7354
41º Duque de Caxias 0.7135
42º Brasil RS 0.5137
43º Gama 0.2702
44º CRB 0.2066

sábado, 6 de dezembro de 2008

Os ingressos da Madonna

Madonna fará shows no Rio e em SP. Na capital paulista, o show será no Morumbi. No programa do Sportv - Troca de Passes - agora a pouco, um diretor do São Paulo entrevistado via fone fez uma declaração no mínimo estranha: "Sempre existe demanda da Federação Paulista de ingressos para jogo, show da Madonna...".Por qual motivo o São Paulo cederia ingressos do show da Madonna à Federação Paulista?
Pelo que eu entendi, só quem sabe da história toda é o Ministério Público do Rio e a CBF (Ricardo Teixeira) e ninguém sabe se os ingressos são pro show no Rio ou em SP, a não ser os 2 entes que eu falei. A carapuça serviu pro diretor do São Paulo?
Os jogos da final do Brasileirão são amanhã, mas muita coisa ainda vai acontecer até lá.

Eu num tô falando?

Wagner Tardelli não é mais o árbitro de Goiás x SP. A CBF decidiu tirar o árbitro do confronto devido a uma denúncia de tentativa de manipulação de resultado, em operação do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Um envelope com dinheiro e ingressos para o show de Madonna (é palhaçada né?)supostamente foram enviado a Tardelli.
Este é o comunicado oficial da CBF:
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, determinou ao presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, que tomasse as providências cabíveis, entre elas a de realizar um novo sorteio para a partida em questão, mesmo reconhecendo a lisura e o caráter do árbitro Wagner Tardelli, que em vinte anos de atividade sempre demonstrou comportamento e conduta dos mais corretos.
Tenho uma amiga, leitora desse blog, paulista, torcedora do São Paulo, que me fala - todos os dias - que eu pego demais no pé do São Paulo, que não existe nada de pilantragem pro São Paulo ser campeão. Mas, quando ela soube que Tardelli foi "escolhido", ela me disse que já não acredita mais nas suas convicções.
Depois sou eu que pego no pé do time paulista.
Ah, Milton Otaviano e seu colega foram mantidos como bandeiras. O novo árbitro escolhido foi o baiano Jaílson Macedo Freitas.
Pq o MP só começou a agir agora? Pelo o que eu vi, toda essa série A e B, e até pelo menos um jogo que eu assisti da série C entre Campinense X Guarani, está embaixo de lama suja.
Nesse jogo em Campina Grande, num MESMO lance, a bola bateu 2 vezes, uma em cada mão, no zagueiro do Guarani, desviando totalmente a pelota da direção do gol. Penalty claro não marcado pro Campinense. Quem era o árbitro? Wagner Tardelli.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Radicalismo não!

Sei que vou ser criticado.
Mas se eu tenho um blog, e escrevo minhas besteiras aqui, então o telhado é de vidro, e assumo essa responsabilidade.
Sou totalmente contra o radicalismo envolvido no futebol. Alias, qualquer radicalismo.
Mas vamos ao do futebol.
Pq boicotar o Carnatal? Pq os dirigente são os mesmos do américa?
Vc que boicota o Carnatal certamente também não usa roupa vermelha, nem também conversa ou tem algum parente ou amigo que seja americano.
Nem tampouco, se tiver a minha idade, não frequentou as festas na sede social do américa quando era jovem?
Francamente!
Acho que todos que estão lendo isso sabem onde que leva o radicalismo.
Sou ABCdista, meu pai também, minha mãe, meu irmão, minha irmã, tenho inúmeros amigos ABCdistas, mas eu fui casar logo com quem? Ela é americana, da américa do sul!
Claro que todo mundo, e eu também, ficamos puto da vida quando lemos no jornal notícias que dirigentes americanos pagaram para a Ponte Preta engrossar contra o ABC, ou que uma mala foi paga para time da série C também jogar pesado contra o Mais Querido. Entretanto o que não podemos é transferir a idiotice feita pelo dirigente ao radicalismo!
Se vc não votou em Lula, tem que torcer contra o presidente? Ele também é seu presidente e governa o seu país. Micarla ganhou a prefeitura, e temos que torcer que ela se dê mal? É dá um tiro no próprio pé. É burrice, é radicalismo.
Ano passado, esse mesmo Carnatal foi totalmente alvinegro, com a subida de nosso time. Que os digirentes do américa são mal-caráter é uma coisa, e devemos sempre expor isso a todos quando algo sujo acontecer.
Se vc não é radical, vc deve conhecer alguém que seja. Tem radical que leva tudo na brincadeira, mas tem aqueles que fazem na maldade mesmo. Fodam-se esses!
Se eu estivesse em Natal, estaria, claro, no Carnatal! E vestindo minha camisa do ABC.

Isso é que é futebol

Assisti apenas ao primeiro tempo de Internacional x Estudiantes, ontem. Mas que primeiro tempo! Apesar o placar zerado, o futebol jogado pelo Inter é impressionante.
Joga-se duro, mas com classe. Marcação forte, mas com qualidade no passe de bola. Volantes que jogam bem, como Magrão e Perdigão. Atacantes craques, como D'alessandro e Nilmar. E ainda tem Alex, o nosso Fabiano Gadelha.
Em cada jogada do Inter, sempre tinha 1 ou 2 colorados na sobra. O time argentino marcava em cima, forte também, mas a bola sobrava pro Inter. Cada ataque do time gaúcho vinha como se fosse um rolo compressor derrubando paredes.
E Nilmar? Como é bom ver um craque jogar, aqui no Brasil, em pleno ano de 2008.
Nesse final de semana teremos as "finais" do Brasileirão.
DUVIDO que será um futebol jogado como o de ontem. A não ser que Iarley e Paulo Bayer resolvam jogar, pq do São Paulo, eu não espero nada!
Ah, Milton Otaviano será um dos bandeiras desse jogo.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

400 reais é pouco!

Agora não é mais R$ 400 e sim R$ 250, o valor do ingresso mais caro entre Goiás e São Paulo no novo Bezerrão, em Brasília.
Mas nesse jogo vão jogar Careca, Müller, Silas, Rai e Cerezo ? Ou o treinador é o carismático Tele Santana? Ou pelo menos o São Paulo é um time de encher os olhos com um belo futebol.
Nada disso! É sim um time movido pela máquina burocrática paulista de futebol. É o time da poderosa FPF, beneficiado em diversos jogos nesse brasileirão. No último, por exemplo, contra o Fluminense, um penalty claro em cima de Washington aos 42 do segundo tempo no Morumbi. O árbitro Éber marcou? Claro que não.
O Goiás foi punido com 2 mandos de campo. Pagou o primeiro jogando contra o Botafogo-RJ em Itumbiara (onde o ABC jogou com o CRAC ano passado pela série C), e o segundo é agora no Bezerrão.
Mas o Goiás pediu revisão da pena ao STJD, semana passada. E a CBF, a revelia do pedido, marcou o jogo pro Bezerrão, sem esperar o resultado do julgamento.
Sabem qual é o resultado? Pena reduzida! Apenas 1 jogo. Ou seja, o Goiás PODERIA SIM jogar no Serra Dourada esta partida.
Pra ver o ruim time do São Paulo ser campeão, R$ 400 é pouco! Deixa a torcida do SP pagar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

3 renovações no ABC

Raniere, Fabiano e Élton, são os jogadores que ja renovaram com o Mais Querido.
Esses se juntam a Delano, Wellington, Danilo, João Paulo, Gabriel, Edson, Renê, Clayton e Paulinho, que estão subindo da base pra começar 2009.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Renovação? Manter a espinha dorsal

Escrevi isso há uma semana. Mas agora que todos os contratos estão se encerrando, é bom relembrar:
Segundo Wanderlei Luxemburgo, um time que termina uma temporada e se prepara para a próxima, deve manter pelo menos uma espinha dorsal do elenco atual. E Luxemburgo dispensa comentários. Ele inclusive chega a levar/transferir a "espinha dorsal" de um time para outro, quando ele mesmo troca de equipe.
Luxemburgo chama de espinha dorsal exatamente o conjunto composto por 1 jogador de cada setor do campo.
Seria:

* 1 zagueiro e/ou 1 ala
* 1 volante
* 1 meia
* 1 atacante

Claro que isso só vale para um time que vem jogando um bom futebol, e para jogadores que são realmente bons de bola.
O time mantendo esse 4/5 jogadores, pode contratar ou subir da base os outros, que o padrão do jogo não se modifica, e o entrosamento torna-se muito mais rápido.
No caso do Mais Querido, além de manter essa espinha dorsal, temos que contratar o técnico.
O estadual está chegando, temos uma dura Copa do Brasil (ano passado tivemos a sorte de cair logo com o Madureira, e não aproveitamos isso), e uma série B como sempre complicada.
Mantendo Fabiano, Bosco, Márcio Hahn ou Alex Oliveira, Jean ou Gadelha, manteremos uma boa espinha dorsal.