sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Copa do Brasil de 2009 vai dar MUITO dinheiro ao ABC

Eu ja tinha escrito sobre isso, mas já que agora só temos a Copa do Brasil e o segundo turno do estadual, vale a pena lembrar novamente:
Se o ABC souber fazer a coisa direito, essa copa do Brasil vai dar glórias ao Mais Querido e dinheiro no caixa ABCdista.
O ABC pega, agora, o FAST Clube. Se tudo der certo (time e Heriberto), passamos à segunda fase. O FAST é um adversário dificil, até por causa da distância. Lá, é 100% torcida adversária. Os outros times do RN pegaram adversário do Nordeste, na primeira fase, e assim se consegue pelo menos mandar um ônibus pra lá. Coisa que no Amazonas é impossível.
Enfim, passando o ABC pelo FAST, podemos pegar Wallyson no Atlético-PR (o Furacão joga contra o Tocantins na primeira fase). Já pensaram assistir ao garoto jogando contra o ABC em pleno Frasqueirão? Mas não é só isso. Em seguida o cruzamento é com o Timão de Ronaldo Fenômeno. Isso mesmo, o Corinthians. E já está certo que Ronaldo estreia contra o Itumbiara agora na primeira fase.
Como no ano passado, o ABC deveria investir E MUITO na Copa do Brasil.
Pra esse ano, tem tudo pra ser uma competição altamente rentável para o Mais Querido, pelo cruzamento da tabela.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Jogo de compadres

Foi assim o jogo entre o Santa Cruz (à morte o time do Santa Cruz) e o Assu.
Assisti a todo o jogo. E desde o começo via-se um Santa apático, encolhido, esperando o Assu. Esperando tanto que chegou, já no começo do jogo, com um gol de uma falta não existente.
Vou mentir pra vcs se disser que o Santa não procurou o gol. Procurou sim, e chegou umas 3 vezes com grande chance durante todo o jogo. Duas com Kel e outra com alguem que não me lembro. Nessas 3 vezes, Kel e o outro cara RECUARAM pro goleiro do Assu. Impressioante! Chutaram no centro e mais fraco que minha falecida vó.
O Santa fez besteira, e agora minha torcida é pelo Assu, que vai jogar em casa, com a volta de seus melhores jogadores.
A imprensa vermelha tá feliz! O Mais Querido fora da decisão e o outro time da capital conseguiu vencer o rebaixado.
Agora Heriberto terá mais tempo pra treinar o time principal do ABC pra jogar contra o FAST, na próxima semana.

Oba, tivemos coletivo ontem!

Antes de mais nada, vamos aqui dar os parabéns pra equipe do novo site do ABC, que vem constantemente atualizando as páginas melhor que outrora. Na verdade, quase sempre após os treinos, a noite. Antigamente não tínhamos isso. E pra quem não vai aos treinos, isso é uma grande informação.
Com isso, descobri que ontem tivemos um coletivo! E que a mesma equipe que treinou no início dessa semana continua formada, e foi a titular do coletivo. As duas equipes que treinaram foram composta por: Raniere, Fabiano, Ben-Hur e Gaúcho, Simão, Rogério, Erandir, Gabriel e Sandro, Paulinho Macaíba e Ivan. O time de baixo teve: Aloísio, Paulinho, Edson, Everton e Delano, Danilo Lopes, Élton, Sorato e Coimbra, João Paulo e Ricardinho. Coimbra, o nosso "Zico" atuou no lugar de Rodriguinho, pq ainda continua machucado. Também estão no DM o eterno Tamandaré (que já devia ter pego o beco, jogador de chinelinho) e Marcos Paraná.
No final do coletivo, tivemos um treino técnico de finalização.
Só não sei quanto foi o placar desse coletivo!

Pelé
Pelé nasceu chutanto bem com os 2 pés? Não!!! Ele aprendeu a chutar com a esquerda já quando treinava futebol. Sua estratégia: fez um alvo num muro, ficou a 2 metros de distância e começou a chutar. Quando acertava 10 chutes seguidos, recuava mais um metro. E tome chute! Novamente, 10 acertos seguidos, 1 metro pra trás. Foi assim que o nosso rei aprendeu a chutar bem com a esquerda. Pra falar a verdade, não sei se essa história é do nosso Rei Pelé. Mas é uma história que demonstra o quanto antigamente se dava valor à técnica do jogador. Goleadas de 7, 8, 9, 10 gols saíam fácil em campeonatos paulistas, cariocas. Hoje, um profissional do futebol ganha algo inimaginável ao que ganhava Pelé e Garrincha, e chuta bizonhamente ao gol. Voltando ao ABC, nossos atacantes precisam mesmo treinar mais a gol, sempre, mesmo depois que acaba o treino. Zico fazia isso; ele treinava chutes de falta depois dos treinos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Enfim, uma base, no 3-5-2


O técnico Heriberto da Cunha treinou essa semana de carnaval o nosso ABC. Ontem ele falou que tem uma formação que ele considera ideal; disse à Radio Globo que "nós vamos colocar pela primeira vez os jogadores que achamos que é o ideal. O Sandro vai atuar pela ala, ele é um jogador versátil e onde você colocar, na ala, na meia ou mesmo como segundo volante ele tem facilidade".
Essa formação ideal é:
Ranieri, Fabiano, Gaúcho e Ben-Hur; Simão, Erandir, Rogério, Gabriel e Sandro; Ivan e Paulinho Macaiba..
É o time que foi discutido aqui no blog no post dessa semana (Arrumar o time ou arrumar as malas)! Eu prefero um 4-4-2, ja falei isso aqui. Esse 3-5-2, tem a volta - FINALMENTE - de Fabiano à zaga, fechando com Ben-hur e Gaúcho os nossos 3 zagueiros, Sandro e Simão como laterais (Muito bom!), e Rogério (voltando a jogar) com Erandir fazendo a dupla de volantes. O resto era unaminidade: Gabriel, Ivan e Macaíba.
Agora tem que botar esse time pra jogar sempre, treinar, treinar, pegar conjunto.

4 foram embora, todos já sabem.
E hoje, além de assistir campeonato carioca e libertadores, todos temos que ficar de ouvido na rodada final dos "pontos corridos" de nosso primeiro turno. Grande chance do ABC chegar à final. E se for com esse time ai, que se cuide Santa Cruz, Assu ou Potiguar!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Beto, ex-Ipatinga é o novo lateral do ABC. Mas não joga a Copa do Brasil

Ele esteve em todas as conquistas do Ipatinga nos últimos anos. Com salarios atrasados, ele saiu "amigavelmente" do Ipatinga pro Tupi, e não foi bem aproveitado pelo time do interior mineiro. Com 28 anos, é uma boa contratação do alvinegro. Ah! Não sei se Beto estava jogando. Nas últimas 5 partidas do Tupi, ele só jogou no empate contra o Atlético Mineiro. Nas outras nem foi relacionado. Veja um vídeo que encontrei no youtube:

O Tupi venceu o Criciuma por 2 a 0, semana passada, pela Copa do Brasil. Vi na relação dos jogadores que um "Beto" entrou durante o jogo, pelo Tupi. Se for o mesmo Beto que o ABC contratou, então ele não poderá ser relacionado pra jogar a Copa do Brasil pelo Mais Querido. Espero estar enganado.

Arrumar o time ou arrumar as malas!

Heriberto da Cunha tem, pela frente, uma semana para colocar em prática o que ele prega na teoria. Teoria que em momento algum foi colocada em prática, nem nas 6 vezes que venceu, nem no empate, e ainda menos nas derrotas.
A última rodada do estadual é nesta quinta, pós carnaval, e se der tudo certo, o ABC decide - fora de casa - em partida única, o primeiro turno do estadual 2009.
Se o ABC não se classificar pra final, jogará apenas dia 4 de março contra o FAST Clube, e Heriberto teria então ainda um pouco mais que uma semana pra arrumar esse time.
Arrumar o time ou arrumar as malas.
Não tem jeito. O ABC, claro, iniciou tardiamente seus trabalhos pra essa temporada. Mas hoje é dia 23 de fevereiro. São quase 2 meses desde que ele chegou.
Declarações não pertinentes com o cargo, desculpas esfarrapadas para cada partida pífia alvinegra, e vitórias que saíram apenas no sufoco e com a qualidade técnica e jogadas individuais de alguns; essa foi a tônica do comando técnico de Heriberto no Mais Querido nesse primeiro turno.
A insistência em jogadores ruins pela lateral, na zaga e como volantes pesa muito desfavoravelmente à Heriberto. Ferdinando era cabeça dura também. Mas o time ano passado, com Ferdinando, tinha um padrão, não jogava mal. O que cobrávamos de Ferdinando Teixeira era um time mais ofensivo, buscando mais o gol. E esse Ferdinando deixava a desejar. Gadelha mesmo, só entrou como titular 3 ou 4 partidas depois de ser contratado. E quando entrou arrebentou! Teimosia de Ferdinando que se repete com Heriberto.
Vamos ver alguns números aqui:

Ataque: Ivan e Macaíba fizeram, juntos, 11 gols, em 10 partidas disputadas. Eles são nossos principais atacantes. Paulinho Macaíba perde gols durante as partidas, mas também faz, e gols importantes. Eu considero um bom ataque.

Laterais - Elton jogou 8 vezes como titular. E todas as vezes saiu jogando desde o início. Ruim, péssimo. Problema dele? Não. Elton é volante na verdade. Nos treinos, ele mostra até um bom futebol. Mas treino é treino, jogo é jogo. Gleidson jogou 5 vezes pelo ABC, também como titular. Horroroso. Delano só jogou 2 vezes. E Paulinho que Heriberto mesmo falou que iria aproveitar? Impressionate. O que será que Paulinho fez pra Heriberto não apostar nele? Espero que Tamandaré esteja em condições para o jogo contra o FAST.

Defesa - Ben-hur jogou todas as partidas. Gaúcho 5, Cauê 7 e Fabiano 8 vezes. Mas Fabiano é um coringa pra Heriberto. Joga como zagueiro, volante, meia a atacante. Se Heriberto tivesse firmado uma dupla de zaga com Ben-hur e Fabiano, ou 3 zagueiros bem definidos, podiámos ter uma zaga bem equilibrada. Entretanto, a zaga ainda não se firmou definitivamente.

Meio de campo - Gosto de Ricardinho. Entrou no jogo apenas 4 vezes, e sempre saindo da reserva. Ele demonstra garra, vai pra cima mesmo, veste a camisa. Rodriguinho também nunca começou como titular. Nas 5 vezes que entrou, saiu do banco. E ainda teve vez que entrou no primeiro tempo. Coisas de Heriberto. Coisas de time que não está bem treinado. Paraná é bom jogador. Mas precisa jogar quando não está marcado, abrindo mais o jogo, e buscando pegar a bola longe da marcação. Quando tem marcador em cima, erra o passe, perde logo a bola. Gabriel é unanimidade. Jogou 9 vezes nesse turno e quase sempre entrou bem. É titular no meio indiscutível. Pra mim, os 2 meias são Gabriel e Ricardinho. E Sandro? Eu entrava com ele recuado, como volante, jogando ao lado de Simão. Ousadia? Talvez. Mas Sandro foi lateral, saber marcar, correr, jogar duro como um volante deve ser. Apostaria nesse meio de campo: Simão, Sandro, Ricardinho e Gabriel.

Então, o time ficou formado com:
Raniere, Paulinho, Ben-hur, Fabiano, Delano
Simão, Sandro, Ricardinho e Gabriel.
Ivan e Paulinho Macaíba.

É um time arrumado e que poderia estar treinando essa semana.

Mais gols de Fabiano Gadelha nesse Paulistão 2009

Sem futebol no Carnaval, vamos aproveitar o tema e ver uns belos passes de dança dentro da área, proporcionado pelo nosso ex-jogador (e que pode voltar pra série B), Fabiano Gadelha. Ah, são gols desse ano, do campeonato paulista atual. O jogo? Empate com o Mirassol, Gadelha fez o primeiro e o terceiro gol do Marília.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Todas as possibilidades!

Os últimos jogos são:

Alecrim x Macau - Não interessa ao ABC. Mas é jogo que vale para não ser rebaixado, para os dois times.
Corintians x Baraúnas - Não interessa ao ABC. Se o Baru vence, chega a 18 pontos, um a menos que o Mais Querido. Mas se o Baru vence e o américa não vence o Real, o time vermelho pode ficar fora do campeonato. Se o Baru empata e o américa perde, o américa também fica fora.
américa x Real - Não interessa ao ABC. O Real joga sua última chance para não ser rebaixado. Como falei acima, se o américa perde ou empata, pode ficar fora do segundo turno.

Os jogos que interessam ao ABC:

Santa Cruz x Assu - Vitória do Santa Cruz ou empate. Só esses resultados interessam ao ABC. Vitória do Assu, ele ultrapassa o Mais Querido. Mas o Santa não vai amolecer, vai pra vencer, pq o Potyguar-CN ainda tem chance de chegar a final.

Potiguar-M x Potyguar-CN - Jogo chave da rodada! Empate é o melhor resultado pro ABC. Com o empate, ninguem ultrapassa o Mais Querido. A vitória do Potyguar-CN, além de tirar o ABC, pode tirar o Santa da final, se o Santa perder pro Assu. A vitória do Potiguar-M só tira o ABC da final se for por 3 gols de diferença. Então uma vitória do time de Mossoró por 1 ou 2 gols também é bom resultado pro ABC. Assim, ambos ainda ficam atrás do ABC. Resumindo: torcer pro empate ou por vitória minúscula do time mossoroense.

Veja a tabela atualizada:
Pos Time                  PG J V E  D   GP GC    SG    AP
1º Santa Cruz   20 09 6 2 1 12 06 006 74.0741%
2º ABC       19 10 6 1 3 17 09 008 63.3333%
3º Assu       18 09 5 3 1 17 08 009 66.6667%
4º Potyguar-CN 17 09 5 2 2 12 08 004 62.9630%
5º Potiguar-MOS 16 09 5 1 3 18 13 005 59.2593%
6º américa     15 09 4 3 2 20 11 009 55.5556%
Baraúnas      15 09 3 6 0 12 09 003 55.5556%
8º Alecrim     05 09 1 2 6 07 18 -11 18.5185%
Corinthians-RN 05 09 1 2 6 09 26 -17 18.5185%
10º Real      04 09 1 1 7 04 11 -07 14.8148%
11º Macau     03 09 0 3 6 08 17 -09 11.1111%

Ufa!

Impressionante!
Contra o Real, penúltimo colocado, outra atuação fraquíssima do ABC.
Mas, com o empate do Assu com o Baru, ainda existe uma chance de se ir pra final.
O ABC depende do último jogo do Assu contra o Santa (e de outros jogos tambem, escreverei em seguida). O empate do Assu é favorável ao ABC. Ainda tem o jogos os Potiguares. Após o final da rodada, postarei novamente.

O jogo

Um gol salvador no final do segundo tempo garantiu ao ABC a possibilidade de ainda pensar em disputar a final do primeiro turno do Estadual. O Real surpreendeu e o ABC não. Manteve o mesmo ABC. A melhor chance do ABC no primeiro tempo veio aos 42 minutos. Ivan fez boa jogada no ataque, bateu com perigo e o goleiro espalmou. No rebote, Delano chutou fraco. No segundo tempo, o Mais Querido conseguiu o gol salvador aos 42 minutos. Após uma jogada de Gabriel, Paulinho Macaíba apareceu bem e completou para o fundo do gol.
Depois da partida, Heriberto reclamou que não adianta contratar jogador que está parado. "Se for pra trazer, tem que ser Fabiano Gadelha ou do mesmo nível". Sobre Gadelha, o presidente JT falou que o mesmo está "apalavrado" com o ABC pra série B.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Será que teremos a "base ABCdista" como laterais titulares?

Delano já tem sua vaga como lateral esquerdo.
Paulinho está relacionado pro jogo contra o Real.
Será que nas duas alas teremos nossa base jogando?
Se é idéia do HC entrar com os 2 titulares, é uma grande idéia.
Todos os relacionados são:

Goleiros: Raniere e Aloísio;
Laterais: Paulinho e Delano;
Zagueiros: Fabiano, Cauê, Ben-Hur e Edson;
Volantes: Élton, Tales e Rogério;
Meias: Gabriel, Sandro, Tiago Gaúcho e Rodriguinho;
Atacantes: Ivan, Paulinho Macaíba, João Paulo e Ricardinho.

Tudo de volta ao normal!

Para a imprensa natalense (leia-se imprensa "vermelha"), tá tudo de volta à normalidade, quando se fala de campeonato estadual.
Antes do clássico, a tônica dessa imprensa era "colocar de volta o américa no páreo pelo título do campeonato". Percebam que não estou dizendo que ela é culpada pela derrota ABCdista, longe disso!!! O ABC perdeu o jogo - e na minha opinião o primeiro turno - naquele clássico, por culpa própria!
A derrota não colocou o rival de volta ao campeonato, ele ainda pode sair como sétimo colocado.
Mas a derrota tirou o ABC pela disputa do título. Esse era o objetivo desse nicho da imprensa!
Com isso, tudo voltou à normalidade, tudo está calmo como o mar ao amanhecer. Todos sorrindo, todos esperando apenas o segundo turno.
Mas, caso na última rodada, o outro time de Natal não estiver dependendo de si próprio para ficar entre os 6...ah....todos voltam a ficar apavorados, em polvorosa, todos se agitam, mais do que folião no "Carnatal" (Carnatal foi de propósito mesmo).
É triste isso.
O campeonato tá bonito. O ABC vai mal, eu sei que é ruim. Ruim pra mim, pros ABCdistas.
Mas o campeonato tem os 2 melhores times - na atualidade - Assu e Santa Cruz, como líderes. Incontestável isso. É legal ver um time jogar um bom futebol, taticamente e tecnicamente. Será que a imprensa não vê isso? Pra eles, o campeonato só é bom quando ele é vermelho.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Assu é lider

AssuAssu178521167970.8333%
 Santa CruzSanta Cruz17852195470.8333%
ABCABC169513169759.2593%
América RNAmérica RN1594322011955.5556%
Potyguar-CNPotyguar-CN148422108258.3333%
 BaraúnasBaraúnas148350118358.3333%
Potiguar-MOSPotiguar-MOS1384131412254.1667%
AlecrimAlecrim58125716-920.8333%
 Corinthians-RNCorinthians-RN58125823-1520.8333%
10ºRealReal48116410-616.6667%
11ºMacauMacau38035713-612.5000%