segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Arrumar o time ou arrumar as malas!

Heriberto da Cunha tem, pela frente, uma semana para colocar em prática o que ele prega na teoria. Teoria que em momento algum foi colocada em prática, nem nas 6 vezes que venceu, nem no empate, e ainda menos nas derrotas.
A última rodada do estadual é nesta quinta, pós carnaval, e se der tudo certo, o ABC decide - fora de casa - em partida única, o primeiro turno do estadual 2009.
Se o ABC não se classificar pra final, jogará apenas dia 4 de março contra o FAST Clube, e Heriberto teria então ainda um pouco mais que uma semana pra arrumar esse time.
Arrumar o time ou arrumar as malas.
Não tem jeito. O ABC, claro, iniciou tardiamente seus trabalhos pra essa temporada. Mas hoje é dia 23 de fevereiro. São quase 2 meses desde que ele chegou.
Declarações não pertinentes com o cargo, desculpas esfarrapadas para cada partida pífia alvinegra, e vitórias que saíram apenas no sufoco e com a qualidade técnica e jogadas individuais de alguns; essa foi a tônica do comando técnico de Heriberto no Mais Querido nesse primeiro turno.
A insistência em jogadores ruins pela lateral, na zaga e como volantes pesa muito desfavoravelmente à Heriberto. Ferdinando era cabeça dura também. Mas o time ano passado, com Ferdinando, tinha um padrão, não jogava mal. O que cobrávamos de Ferdinando Teixeira era um time mais ofensivo, buscando mais o gol. E esse Ferdinando deixava a desejar. Gadelha mesmo, só entrou como titular 3 ou 4 partidas depois de ser contratado. E quando entrou arrebentou! Teimosia de Ferdinando que se repete com Heriberto.
Vamos ver alguns números aqui:

Ataque: Ivan e Macaíba fizeram, juntos, 11 gols, em 10 partidas disputadas. Eles são nossos principais atacantes. Paulinho Macaíba perde gols durante as partidas, mas também faz, e gols importantes. Eu considero um bom ataque.

Laterais - Elton jogou 8 vezes como titular. E todas as vezes saiu jogando desde o início. Ruim, péssimo. Problema dele? Não. Elton é volante na verdade. Nos treinos, ele mostra até um bom futebol. Mas treino é treino, jogo é jogo. Gleidson jogou 5 vezes pelo ABC, também como titular. Horroroso. Delano só jogou 2 vezes. E Paulinho que Heriberto mesmo falou que iria aproveitar? Impressionate. O que será que Paulinho fez pra Heriberto não apostar nele? Espero que Tamandaré esteja em condições para o jogo contra o FAST.

Defesa - Ben-hur jogou todas as partidas. Gaúcho 5, Cauê 7 e Fabiano 8 vezes. Mas Fabiano é um coringa pra Heriberto. Joga como zagueiro, volante, meia a atacante. Se Heriberto tivesse firmado uma dupla de zaga com Ben-hur e Fabiano, ou 3 zagueiros bem definidos, podiámos ter uma zaga bem equilibrada. Entretanto, a zaga ainda não se firmou definitivamente.

Meio de campo - Gosto de Ricardinho. Entrou no jogo apenas 4 vezes, e sempre saindo da reserva. Ele demonstra garra, vai pra cima mesmo, veste a camisa. Rodriguinho também nunca começou como titular. Nas 5 vezes que entrou, saiu do banco. E ainda teve vez que entrou no primeiro tempo. Coisas de Heriberto. Coisas de time que não está bem treinado. Paraná é bom jogador. Mas precisa jogar quando não está marcado, abrindo mais o jogo, e buscando pegar a bola longe da marcação. Quando tem marcador em cima, erra o passe, perde logo a bola. Gabriel é unanimidade. Jogou 9 vezes nesse turno e quase sempre entrou bem. É titular no meio indiscutível. Pra mim, os 2 meias são Gabriel e Ricardinho. E Sandro? Eu entrava com ele recuado, como volante, jogando ao lado de Simão. Ousadia? Talvez. Mas Sandro foi lateral, saber marcar, correr, jogar duro como um volante deve ser. Apostaria nesse meio de campo: Simão, Sandro, Ricardinho e Gabriel.

Então, o time ficou formado com:
Raniere, Paulinho, Ben-hur, Fabiano, Delano
Simão, Sandro, Ricardinho e Gabriel.
Ivan e Paulinho Macaíba.

É um time arrumado e que poderia estar treinando essa semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com as peças que temos hj, é mais ou menos isso.

Agora discordo apenas no meio:

Simão não é volante, mas meia, de modo que eu colocaria esse meio aqui:

Erandir, Sandro, Gabriel e Simão.

No 3-5-2,

Simão poderia abrir na ala direita e Sandro na esquerda. Erandir, Gabriel e outro jogador, pode ser Ricardinho ou Rogério, completaria o meio.

Heriberto é fraco demais.

Simbora.

Há menos de 10 dias da CB.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Diego Ivan disse...

Acho possível qualquer coisa, tenho mais uma sugestão, até para evitar que o ABC jogue sem volantes.
Seria melhor que o ABC jogasse com um losango no meio formado por Rogério ou Erandir na frente da zaga, Simão na direita, Sandro na Esquerda e Gabriel a frente dos dois. Poderia ocorrer a troca de posicionamento durante o jogo entre Simão e Gabriel. É bom sempre lembrar que Gabriel deve ficar sempre próximo a área, aproveitando o seu forte chute.
Mas com a chegada do Beto acho que Heriberto pode passar a equipe para o 3-5-2, aproveitando o futebol de Beto e Simão nas alas.

Anônimo disse...

Diego Ivan, acho que li algo parecido em Edmo Sinedino, o 4-4-2 no losango, onde se tem o nº 1.

Acho que Gabriel não tem cacuete para fazer o número 1 (é só um achismo pessoal, longe de ser a verdade). Jean Carioca e Fabiano Gadelha faziam bem o nº 1.

No meu achismo seria mais para Simão.

Já votei na sua enquete e tô pensando em fazer a seguinte:

Do que o ABC FC mais precisa?
a)Jogador.
b)Treinador.

Valeu.

Saudações Alvinegras.