domingo, 31 de outubro de 2010

Empate com sabor de que?

Pra mim com sabor de derrota.
Pra comissão técnica do ABC foi outro sabor.

Tínhamos tudo para sair com uma bela vitória do Arruda ontem.
A nossa escalação foi a mesma que conseguiu a classificação e em um bom segundo tempo contra o Águia; o time deles veio com uma série de desfalques que não se espera um grande entrosamento; eles tiveram um jogador expulso ainda no meio do primeiro tempo; e o jogo foi em um campo neutro.
Para se ter idéia, de Salgueiro para Recife são mais de 500Km. Já de Natal pro Arrudão são míseros 300Km. E isso se viu ontem, com um vazio, polarizado por 2 pequenos trechos com torcedores dos dois lados.
Não era pro ABC jogar - mais uma vez - recuado. Temos time para jogar pra cima de qualquer um dessa série C.
Mas esse é o estilo Leandro Campos.
Tem dado certo né? É isso que se ouve de todos...

Assisti o jogo ontem na companhia de Leonardo "Música do Gol". Sempre é bom assistir e discutir futebol e bastidores. Afinal essa é a função dos boleiros blogueiros.

Alexandre, você não vai falar das falhas da defesa?
Isso não precisa. É uma coisa tão absurda e óbvia que até...nem sei dizer.
"Bola pro mato que o jogo é semi-final de campeonato". Será que alguém gritou isso?
O que me preocupa é quem substituirá Leonardo?
Padilha? Edson? Edson vinha mais com ritmo de jogo. Mas Padilha é o preferido de Leandro.
Vamos ver.

O fato é que domingo que vem teremos mais casa cheia aqui no Frasqueirão.
Dessa vez numa final de tarde, tudo perfeito pra um grande jogo tanto dentro de campo quanto nas arquibancadas.
Vamos lá, fazer a nossa parte.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Site da TV Brasil informa transmissão do jogo do ABC

No site da TV Brasil (ver aqui) está informado que:

Salgueiro/PE x ABC/RN passará para as regiões Norte e Nordeste;
Criciúma/SC x Ituiutaba/MG passará para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Quem acessar o site verá isso nos comentários, escrito por Willian Antunes, o mesmo que escreveu a matéria.

Isso quer dizer que a imagem vai chegar em Natal.
Resta saber se ele retransmitirão. Se não retransmitir, eu estou indo assistir lá mesmo dentro da cabine da TVU (se preparem TVU!!).
Se tudo der certo, eu estarei na Mercearia Sanduiches.

Fantão e Fantinho

Fantão e Fantinho, pai e filho, são elefantes infláveis que chegaram para ajudar o marketing ABCdista, e fidelizar o torcedor do futuro divertindo as crianças, jovens e adultos da Frasqueira. Com esta ação, o programa de Sócio Mais Querido também ganha um reforço para ampliar as vendas da categoria ABC Kids.

Os mascotes foram projetados pela Publishouse, de São Paulo, responsável pelo case premiado “Baleinha e Baleião”, do Santos, em 2007, e idealizadora dos mascotes do Botafogo-RJ, Flamengo e campanhas do São Paulo. É o primeiro projeto na região Nordeste que a empresa coloca a sua marca.

Meu colega Jacson entrou em contato com a empresa Publishouse para saber quando que no site oficial deles (clique aqui) vai ser colocado o Fantão e o Fantinho (lá só aparecem SP, Santos, Botafogo e Flamengo).

Reproduzo aqui o email do responsável pela empresa:

Olá Jacson! Tudo bem?
Haverá sim. Desculpe, estamos um pouco atrasados pq nosso site será alterado neste final de ano. E final de ano, meu amigo... é uma correria q não tem tamanho. Na próxima semana estará lá e em primeiro da lista (usamos a classificação alfabética).
Estamos pra lá de orgulhosos em trabalhar com o ABC e esperamos q a torcida, principalmente as crianças, curtam os personagens. A internet reduz as distâncias e, pode apostar, daqui acompanhamos (vibramos demais com a classificação) e estaremos sempre na torcida do Mais Querido.
Um abraço e rumo ao título!

Caco Machado

Judas Tadeu, na minha opinião

Olha, conheço Judas.
Conheço assim de bater papo mesmo, fui inúmeras vezes ao ABC para conversar sobre o clube, dar dicas, opiniões, que as vezes foram atendidas e as vezes não, claro.
Participei de projetos junto ao clube na gestão dele, como também já participei dessa nova gestão 2010. Aliás, muito do atual Sócio Torcedor teve meu dedo.
Em janeiro desse ano, estive reunido com membros da diretoria nova até tentando participar de um novo projeto (que não deu certo agora mas que ainda vai dá, se Deus quiser).
Portanto sinto-me a vontade para emitir minha opinião.

E o que eu penso é extritamente profissional; minha opinião é que não cabe uma pessoalidade nesse caso. Não existe como se ter uma conotação pessoal quando se envolve eleições. Estamos tratando de algo profissional. Sai uma diretoria e entra outra.
Em um clube de futebol, em uma empresa, em um mandato eleitoral, e até mesmo em um contrato matrimonial, o que vale é a atual gestão. As gestões passadas são gestões passadas, e ponto final.
Até porque uma nova gestão muitas vezes vem de uma chapa de oposição. O que o dirigente anterior pode fazer numa situação dessas? Quase nada, se não for nada.
Quando um presidente da república sai e entre o próximo, o que o anterior vai fazer?
O pior é que acontece que tem gente que ainda fica achando que o presidente é o anterior. Judas, por exemplo, teve seus grandes méritos e vai ficar na história do Mais Querido pelos seus feitos. Muito temos que agradecer a ele. Leiam a carta que ele mandou pro Marcos Lopes aqui. E pronto!
Lembro de quando Lula foi eleito. Por mais de um ano a colunista da Globo Miriam Leitão falava e escrevia mais sobre FHC do que sobre Lula. Essa sim é uma viuvaça!
E quando há uma separação no casamento. Qual o ex-marido que quer voltar na casa dela e dar de cara com uma bela trepada?
Meu amigos.
Gestão nova é gestão nova.
No máximo, o "anterior" pode participar da nova gestão caso for explicitamente convidado para tal. Acontece algumas vezes, mas é raro.

O ABC hoje tem uma gestão super-profissional e que continue assim.

É que claramente em Natal há essa coisa de "se alguem fez algo direito ele tem que continuar sempre". A democracia não é assim, não funciona assim.
Veja o governo FHC. Ele (na gestão Itamar Franco) criou o Plano Real. Parabéns, ótimo. Deu certo pra todo mundo. Mas a fila anda, meu velho, e precisávamos à época de coisa nova, de mecher com o social, com o povo pobre. Tava faltando isso, que veio com o governo Lula.

Em Natal, no RN, pensa-se diferente.
Tanto que continuamos votando nos mesmos Alves, nos mesmos Maias. Por mais que eles tenha feito algo de bom pro estado (coisa que eu discuto muito), a fila já andou pra eles ha muito tempo! O povo é que não entende o conceito de democracia.
Nós não temos que idolatrar pessoas, mas enaltecer os feitos.
Gente nova, idéias novas, mudanças são sempre bem vindas.

Minha opinião final:
Judas fez certo em sair da direção do ABC (Conselho Deliberativo é direção, e forte!).
Judas fez errado em ter demorado para ter feito isso.

Preparação física do ABC: 100%

Vocês viram o físico de Leandrão depois que ele fez o gol né? Parecia um lutador de Vale Tudo!
E o quanto Suéliton correu o jogo inteiro no calor da manhã de domingo?
Agora, correr, marcar, chegar duro como fizeram Ricardo Oliveira e Basílio não é pra muitos não.
Isso sem contar nos mais "experientes" como Jackson, que só foi substituído no segundo tempo e, com a idade que ele tem, é impressionante jogar nesse horário.

Meus amigos, Ranielle Ribeiro e Flávio Paiva estão de parabéns!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Curtinhas, já?

Já temos curtinhas.
Não é sexta, é quinta, mas como tá tudo corrido, aqui vão as curtinhas de hoje.

Time que ganha não se muda
Essa é uma das máximas do futebol e se aplica perfeitamente no ABC.
Só tem um porém. Se Cascata estivesse em condições entraria em jogo.
Confio plenamente do DM do Mais Querido. Se ele não pode entrar é porque não pode.
Fazer o que?
Portanto, o ABC deverá entrar com Wellington, Suélinton, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basílio, Ricardo Oliveira, Pio e Jackson; João Paulo e Leandrão.
Simples assim.

O Wallyson de 2010

Já falei isso mas não custa repetir.
Vocês se lembra do ano de 2007 quando a gente subiu?
Wallyson era nosso craque e ele se machucou na reta final da competição. Praticamente só jogava nas partidas em casa.
Coincidência (uma má coincidência) acontece esse ano com Cascata.
Engraçado né (se não fosse trágico)?

Copa 2014
De novo esses blogueiros que não são potiguares (e talvez torçam contra, não duvido nada) provocando e dizendo que Natal não é mas sede da Copa 2014.
Porr@! Vai torcer contra lá na casa do chapéu! Xô, xiquizira!
Se der errado, deu. Seria uma grande pena. Enorme! Já que milhões já foram levantados e temos tudo para modificar a estrutura dessa cidade (aproveitando a Copa, claro). Não era pra ser assim essa melhoria em Natal. Mas já que a Copa está nos dando essa oportunidade, porque não aproveitar?
O edital de construção está na praça. A data para entrega das propostas está para dia 4 de novembro, e várias outras iniciativas estão rolando aqui.
Para quem quiser saber mais basta entrar no site: http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/propostas-para-construcao-do-estadio-das-dunas-serao-recebidas-ate-o-proximo-dia-4-de-novembro/6045/

Time pronto e já viaja hoje

O ABC fez seu último coletivo ontem e deve viajar hoje para Recife. Ainda terá um treino hoje pela manhã (quinta-feira).
É bom Leandro Campos ficar esperto porque o treinador de lá falou que assistiu aos últimos jogos do ABC e sabe como a gente joga.
O problema deles é que eles vem com vários desfalques referente ao time principal. Até o goleiro é reserva. No total, o treinador Cícero Monteiro tem cinco desfalques certos para o primeiro jogo do mata-mata. Já no lado do Mais Querido são 9 os jogadores com 2 cartões amarelos. A possibilidade de desfalque no jogo de volta é grande. Vamos torcer pra Cascata está bem até lá.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fotos da festa alvinegra! União de blogs.

Gustavo Lucena (Blog Papo Alvinegro) e Fábio Costa (BlogArcosta) logo após o jogo.

Frasqueira antes da partida:


Festa total!! Parabéns ABC

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ele é o cara!



Percebam a emoção, tristeza, em não participar da partida decisiva.
Essas e outras belíssimas imagens fotografadas por Wellington Rocha estão aqui, no site oficial do Mais Querido.

Após ressaca

Primeiro, parabéns a todos nós, ABCdistas!
Todos nós merecemos um ano como esse, fantástico, e que pode ficar ainda melhor.
E é exatamente esse "que pode ficar melhor" o tema do post.
Após ressaca, após comemoração fica mais fácil escrever focado no ABC.

Deixaram o ABC chegar

Pronto!
Era o que nenhum outro time queria: o ABC chegando.
Nenhum outro time quer jogar no Frasqueirão, no caldeirão de Natal.
Nenhum outro time quer jogar de volta no Frasqueirão, visto que temos pontos para sempre jogar de volta em casa.
Ninguém quer jogar contra Cascata e João Paulo, e agora com Leandrão e Jackson.
Alguém quer encarar Wellington no gol?
Olha, não é fácil não.

Agora temos que mostrar que somos verdadeiramente profissionais
Somos profissionais? Montamos uma estrutura para sermos campeões do Nordeste?
Então temos que mostrar isso agora!
Ontem garantimos a série B 2011. Ótimo! Melhor notícia não há. Ganhamos, comemoramos, hoje é folga pra todos.
Mas amanhã zera tudo. Tudo!
Pé no chão de novo e vamos em busca da vaga na final. Nada de ser campeão agora. Um passo por vez. Primeiro o jogo fora de casa contra o Salgueiro, que mostrou ser uma outra equipe diferente daquela que ganhamos duas vezes seguidas.
Nós contratamos Suéliton, Jackson e Leandrão, eles também contrataram, e por isso chegaram onde nós chegamos.
Por isso a concentração tem que ser total novamente, os estudos táticos melhores do que anteriormente, até porque estamos lidando com um time que também é de série B.
Desculpem-me os conformistas, mas eu já disse aqui que eu sou perfeccionista e chato, então estou sempre buscando a maior qualidade naquilo que eu acredito.
E eu acredito nesse grupo ai!

Leandro Campos
Apesar da classificação, e dos dois resultados positivos nesse primeiro mata-mata da série B, continuo com minhas restrições táticas ao treinador Leandro Campos.
Parabéns ao Leandro por ter conseguido o que conseguiu no ABC, mas também Leandro tem que agradecer ao que o ABC fez por sua carreira. Quando eu falo ABC eu me refiro a toda a estrutura que lhe foi entregue (contratações, jogadores de qualidade, estrutura do clube, salários em dia).
Se alguém vier me dizer que o primeiro tempo de ontem foi um bom jogo...ahhh, vai ouvir:
- não tivemos mais posse de bola;
- o ABC deixava o Águia trocar passes no campo do ABC;
- logo no começo do jogo quase que o Águia marca, se não fosse Suéliton.
- o ataque do ABC se resumia a lances bizonhos de João Paulo.
Mas...
Por outro lado...
O esquema de marcação imposto por Leandro Campos deu certo. Ele segurou o meio de campo do Águia, segurou os atacantes, e ainda liberou o Suéliton para subir ao ataque. Nesse tipo de tática, o treinador aposta nos volantes e zagueiros, que não podem errar em suas marcações. Um errinho seria fatal. E o ABC não errou. No segundo tempo, com a entrada de mais um meia (aquele galego), Leandro Campos substituiu Pio e colocou Bileu descançado. Acerto de nosso treinador. E como o Águia se abriu mais ainda, colocando mais um atacante, ai o ABC foi pra galera!
Quero deixar claro aqui que o ABC tem uma qualidade técnica suficiente para jogar no campo do adversário, e impor o ritmo de jogo dele.

Despeito
Eu tava me segurando para não voltar a falar mal da imprensa, mas não dá.
Há mais de 2 semanas que a TV União vem, em seu programa noturno, falando inteiramente do américa no primeiro bloco, deixando o segundo bloco para falar do ABC, da tal churrascaria americana e de matérias que não falam de futebol. Olha, só sobra um tantinho de nada para falar do time que viria a dar a maior comemoração que Ponta Negra já viu. Quem conhece o carnaval de Pirangi nos tempos do Circo da Folia sabe o que eu estou dizendo.
Pra mim é descaso.
Semana passada (ou retrasada, não lembro bem), o programa de domingo, que tem a defaçatez de dizer que "só fala do futebol do RN", passou o primeiro bloco inteiro (cerca de 30min) falando do america, que já estava na última colocação do brasileiro. Tudo bem, já que o segundo blog de mais 30min seria só do ABC, já que eles prezam por falar "só do futebol do RN". E não é que aparece Bernardinho na história? Isso mesmo! 10, 15 minutos falando de Bernardinho. Olha, tudo bem que o Brasil tinha sido campeão naquele dia, mas francamente...não dá.
Ontem Vicente Serejo abriu assim o programa:
- O ABC consegue finalmente sua classificação de volta à Série B.
Vicente, depois que o ABC caiu ano passando, quantas vezes o ABC disputou para tentar voltar?
Vicente, durante esse campeonato de série C de 2010, quantas chances o ABC teve de voltar?
O finalmente foi muito mal empregado.
Não é isso, como um telespectador de um programa que preza por ser "da terra", que eu espero de um domingo onde temos um possível campeão brasileiro no estado.
Aliás, vou colocar uma foto aqui tirada pelo Diário de Natal que reflete o que eu estou dizendo:
Vicente, será que estamos falando do mesmo jogo?
Outra baboseira que vem novamente a tona agora é a conversa que "é bom pro RN" o américa não cair.
Olha...chega me dá nojo ter que comentar isso.
Um time fracassado, um clube fracassado, endividado, com sucessivas administrações que só visavam o lucro (próprio), não merece cair?

Jogo pela manhã
Eu ia comentar aqui os perrengues do jogo ter sido de manhã.
Mas o fato do ABC ter saído com a classificação minimiza a situação ridícula que a CBF impôs.
E os filtros solares de graça, bombeiros jogando agua, água de graça pela Sterbom demonstra que o clube atualmente passa por cima de qualquer dificuldade.

2011 mais caro
Tá vendo o que o ABC fez comigo?
Já tenho que colocar no orçamento de 2011 a compra do campeonato brasileiro da Série B..rsrsrs
Olha...vou pagar isso com o maior prazer!

domingo, 24 de outubro de 2010

ABC volta à Série B com grande vitória em casa: 3 a 1

Ave Maria!
Que jogo foi esse?
Um primeiro tempo preocupante e um segundo tempo com 4 gols.
Calor, 3 golaços, ABC voltando é o que importa.

Mas o BlogARCosta tem que fazer a resenha do jogo. E aqui vai:

Como falei, um primeiro tempo preocupante, eu não gostei. O ABC deixou o Águia jogar.
O time paraense vem com um ataque mais rápido, acho que num 3-5-2, sem Mamão.
Suéliton vez valer sua contratação tirando a bola de dentro do gol aos 5 do primeiro tempo.
De resto, eu achei que o ABC estava morno em campo. Não por causa da temperatura, mas sensivelmente esperando o Águia, que dominou as ações da primeira etapa. O ABC, só em contra ataques.
O que me preocupava era o Águia trocando passes no campo do ABC. Do nosso lado, uma boa armação pelos lados, ora pela esquerda com Renatinho e a grande maioria pela direita.
Destaque pra mim até agora? Suéliton!
Fez a "defesa" do jogo no primeiro tempo, e sempre saindo bem pro ataque, apoiando como um verdadeiro ala.
Valeu mesmo Suéliton!

O segundo tempo começou do mesmo jeito.
Mas dessa vez era Leandrão, que já se destacava logo aos 5 min, perdendo um gol cara a cara pro goleiro Alan.
Uma segunda chance ele não perde. Recebe um passe primordial de Renatinho (não lembro bem, acho que foi), proteje a bola, e chuta forte sem chance alguma pra Alan. ABC 1 a 0, e primeiro gol de Leandrão pelo Mais Querido, pra mim o nome do segundo tempo.
O segundo gol, mais outro golaço, começa nos pés de João Paulo (que não estava bem em mais uma partida). Dá um passe alto, mas um passe preciso, para um chute de sem-pulo de Jackson. Golaço! Claro que o Águia afroxou a marcação, porque tinha que sair pro jogo, era tudo ou nada (o Águia tinha tirado o lateral e um volante).
Percebam que são os jogadores que foram recém-contratados, no finalzinho do momento, que decidiram a classificação; 2 jogadores experientes, que mostraram a que vieram.
Agora, mesmo sem experiência, mesmo sem ser rodado, Wellington fez mais uma vez uma grande partida. Duas defesas sensacionais no segundo tempo garantiram o resultado favorável ao Mais Querido.
Para fechar o caixão, quem aparece para fazer o gol no final da partida?
Quem? Quem?
Antes de contar, Éderson tenta fazer um golaço por cobertura, que bate no travessão, descendo quase que bate dentro do gol, mas volta nos pés de Claudemir, que manda forte pra dentro do gol.
O gol de honra do Águia saiu dos pés de um ex-ABCdista, Jaime, num outro golaço de fora da área.

Como falei, um jogo pra cardíacos passarem longe, pela emoção, pelo calor, pelo primeiro e segundo tempo distintos.

Parabéns a todos que FIZERAM A DIFERENÇA!

Agora é partir pra cima do Salgueiro.

ps.: Em seguida post sobre o inferno que é o jogo de manhã no Frasqueião.
ps.: A foto é do primeiro gol, Leandrão chutando forte. Foto de Rodrigo Sena.

Frasqueirão lotado

3 minutos para começar o jogo do ano para o ABC.
Cascata nem pro banco vai.
Felipe Mamão também não está relacionado, sentiu o joelho.
Agora é torcer, vibrar, e rezar.

Vamos subir BC!

sábado, 23 de outubro de 2010

Faltam poucas horas para o acesso!

Nesta noite de sábado que antecede a grande decisão, a lojinha da ERK/ABC ficou aberta até as 22h e recebeu a presença de vários torcedores e amigos da Frasqueira, vejam:

Acima estão, na ordem: Gustavo (ERK), Judas Tadeu (ex-presidente), Dudu (ERK), e Fábio (BlogArcosta)
Aqui estão Gustavo e Dudu com funcionários do Frasqueirão.



Nesta última foto, pode-se ver uma TV LCD passando o video dos artistas Potiguares em homenagem ao ABC na lojinha da ERK.

Último coletivo

Hoje é dia de último coletivo pra partida das 9 da manhã (10 no horário de Brasília) de domingo, jogo esse mais importante do ano para o Mais Querido.
E o calor vai ser grande. Não só por causa do sol, do horário.
Mas a partida em si já esquenta tudo. Jogo decisivo, onde o ABC deve jogar com os pés no chão, sem salto, sem clasificação garantida. A partida decisiva por si só já aumenta em 5 graus a temperatura do campo.

Cascata treinando com bola
Enquanto que durante o dia tivemos treinamento técnico e tático, a tarde está ficando para o treinamento físico.
Só que ontem a tarde, para quem esteve presente no campo Alberi Ferreira de Matos, Cascata ficou treinando chutes a gol. Parece-me uma tentativa de volta do craque com a bola, tipo para ver se ele sente algo quando chuta ou coisa parecida.
Se ele deve jogar? Eu creio que não.
Mas vamos ver ainda hj, se o craque pega novamente na bola.
Se não sentir nada, é muito provável que Cascata vá para o banco de reserva, e fique como um coringa caso o ABC precise.

Provocações
Está rolando na internet uma fala do treinador/presidente do clube do Águia. "Com todo respeito aos jogadores, não vi muita coisa no time do ABC, pensei que era mais encorpado. Deixa eles acharem que estão classificados". Isso deve servir como mais um fator motivador para o nosso grupo. Realmente ainda não estamos classificados e ainda temos 90 minutos de jogo para confirmar a classificação.
Pé no chão e bola pra dentro da rede do Águia!

Musa do ABC e cantores da terrinha homenageando o Mais Querido
Thandara Castro é a primeira musa oficial do ABC.
Com 17 aninhos a nossa musa foi eleita ontem na festa de lançamento do terceiro uniforme.
Junto com Thandara o ponto forte do evento foi o remake de We are the world pelos cantores da terra que são ABCdistas. Karlinhos Zens, Fernando Luiz, Thabata, Galvão Filho, Dodora, Manassés, Nara Costa, Lysia, Lucinha Lira, Jolian, Valber e Victor, além das bandas Grafith, Nosso Grito, Mesa 12, Perfume de Gardênia e Linha de Passe participaram da gravação. Veja as fotos abaixo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lançamento do terceiro uniforme: ao vivo

O site Caju TV transmite ao vivo o lancamento do terceiro uniforma do ABC.
Dudu da ERK acabou de me ligar dizendo que ta animadissimo com o lançamento.
Ele também falou do clipe que foi gravado essa semana: um show!
Olha...ficou de arrepiar.
Qualquer ABCdista vai ficar impressionado com a gravação.

O uniforme 3 será apresentado com a presença dos guerreiros alvinegros e modelos. A camisa foi aprovada no novo estatuto do clube e homologada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como integrante dos padrões do ABC.

Tudo ocorre agora as 19 horas no Natal Norte Shopping.
Quem quiser ver pela internet é só acessar o site : http://www.tvcaju.com.br/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ah...essa imprensa!

O post é sobre a imprensa.
Vou contar uma historinha pra vocês.

Antes, um prólogo, que tem tudo a ver com a historinha:

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira, extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.


O título da matéria já diz tudo, mas quem quiser saber mais basta clicar aqui.

A historinha quem me contou foi um amigo.
Esse amigo é dono de uma empresa que faz publicidades em elevadores. Sabe aquelas telinhas de LCD passando propaganda e vídeos dentro dos elevadores? Pois é, isso é com ele.
Ele me contou que o governo (todas as esferas, municipal, estadual e federal) faz suas propagandas em emissoras dos mais diversos tipos de mídia mediante uma pesquisa de público, realizada pelo governo federal, se eu não me engano em alguma pasta voltada para a Secretaria de Comunicação Social.
É um montante absurdo! Grana que ninguém imagina a quantidade.
Essa propaganda que o governo faz, as vezes é coisa simples, mostrando obras, projetos em andamento, aquela coisa de Governo de Todos que a gente vê. Mas também tem programas necessários e imporantes, como combate a dengue, vacinação infantil, etc. Se for listar a quantidade de necessidades e coisas existentes sendo veiculadas vocês vão perceber o catatau de grana envolvida.
Especificamente com relação a TV, todos devem saber quem é a maior do Brasil. E sendo a maior veicula por conseguinte a maior quantidade de propaganda e, consequentemente, recebe a maior fatia do bolo.
Só que essa fatia tá caindo. E caindo bem!
Há alguns anos, "a maior de todas" tinha algo em torno de 48% desse montante.
Mas as emissoras rivais cresceram, e levaram consigo o público que era da "maior".
Esse montante caiu para 40%.
O problema é exatamente esse.
A "maior de todas" cresceu também. Investiu, fez núcleos lá e cá, comprou produtos, contratou e tudo mais que se tem direito.
Se, por algum acaso, esse montante de propaganda do governo cair para 30%, a "maior de todas" quebra!

Treinamento invertido

Essa semana o ABC treina diferente.
Para quem vai normalmente acompanhar o treino técnico e tático no final da tarde, essa semana tem que ir pela manhã. Exatamente por causa do jogo às 9 no domingo, os treinos físico é que serão à tarde.
E só entra quem der a "carteirada" de sócio-torcedor.

Cascata ainda é dúvida
E Cascata segue no seu dilema, se entra ou se não entra. Ontem ele voltou a sentir dor. Com a ausência do nosso camisa 10, o ABC perde em qualidade no ataque. Mas Jackson é mais participativo na marcação. São dois jogadores distintos.
O engraçado é que Cascata tem me lembrado Wallyson em 2007. No último ascesso do ABC, Wallyson era o nosso craque, isso é fato. Hoje Cascata desempenha essa função. E no finalzinho da série C de 2007, Wallyson começou a sentir um púbis. Passou a não jogar mais as partidas fora de casa, preservando-se para os jogos no Frasqueirão. Por mais essa coincidência eu torço pra volta de Cascata nesse domingo.

Edson quase pronto
Se Cascata ainda é dúvida, Edson vai estar pronto pra esse jogo.
Suéliton ou Edson?
Pra mim É Edson, fácil!E eu acho que também para Leandro Campos, pois Edson tem um poder de marcação mais forte. Só não é mais forte que o chute dele vindo da lateral, mais uma arma ABCdista.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ERK produz "jingle"


Nesse momento, às 10 horas da manhã, a ERK está reunindo os cantores ABCdistas para produzir um jingle a lá "We are the world".
Era uma ação que já estava na agenda há algum tempo, e que só se conseguiu data para acertar o grande encontro para hoje.
Até eu participei da "busca aos cantores", pois Babau (alecrinense) e Galvão Filho (ABCdista) moram em Candelária, na rua de minha infância, casa de meus pais.
Carlinhos Zens (encabeçando a lista), Júnior (Banda Grafith), Clênio (Uskaravelho), Galvão Filho, Manassés, Fernando Luiz, Válber & Víctor, João Henrique (Linha de passe), Jolian, Xingú (Nosso Grito), Mesa 12, a grande Thabata Medeiros, Lucinha Lira (só fera hein), Dodora Cardoso, Luna (Perfume de Gardênia), Nara Costa, Lysia Conde são apenas uns dos nomes presentes.
O jingle deve ser apresentado no lançamento do terceiro uniforme, nesta quinta-feira.

Ah, vou dar uma palhinha do refrão, que foi feita pelo próprio Dudu e por Robson, seu fiel escudeiro:

"SOU ABC, O MAIS QUERIDO!
É UM PRAZER, SEMPRE TORCER, FAZENDO AMIGOS
QUANDO O ELEFANTE URGE NO FRASQUEIRÃO
O ADVERSÁRIO SENTE FERVER O CALDEIRÃO! (2x)
"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Propostas...que propostas?

Essa imprensa merda do Brasil é um dos nossos maiores males.
O problema desse mal é que quem assiste acredita!
O problema é que o cidadão comum tem na imprensa um veículo que se confiar.

Pois vejam e notem que ela - a imprensa - vive questionando os candidados que eles não apresentam propostas para se estudar. Candidato algum mostra o que fazer, e apenas tendem a detonar o adversário, e usar de baixarias e boatarias para ganhar votos.
Hoje, a candidata Dilma Roussef foi entrevistada pelo Jornal Nacional.
Alguém me mostre 1 momento sequer que o casal 45 (Bonner e Bernardes) perguntou alguma proposta, alguma coisa do plano de governo, algo que o eleitor possa perceber que vai melhorar a sua vida e de seus entes.
Reproduzo o vídeo aqui:



O que essa imprensa quer é colocar o candidato dela, seja qual for (o da vez é o Serra). A Globo fez isso com o Collor, e detonou o Lula no Jornal Nacional em 1989, coisa que eu também reproduzo aqui.



Sou um crítico ferrenho da imprensa potiguar, que eu acho fraca, despreparada, imparcial e sem qualidade (salvo honrosas exceções).
Mas a imprensa nacional é de uma calhordiçe absurda. Globo, Folha, Estadão, todos são tudo isso ai que vc deposita no banheiro.
Ainda bem que existe a internet, para que nós póssamos gritar alto, para que a maior quantidade de pessoas escute.
Na época de minha primeira votação para presidente não tinha internet.
E a voz que mandava era a da Globo.
Única.

Resenha de ABC 1x0 Águia

Percebo que muito pouca gente conseguiu assistir de fato o jogo pela Internet.
Águia e ABC não passou pela TV (apenas em alguns poucos estados) mas o site da TV Brasil disponibilizou um link (muito fraco) com o streaming do vídeo.
Reconheço falha minha de não ter alertado aqui o torcedor ABCdista quando eu encontrei o link na hora do jogo.
Por isso vou aqui tentar passar uma breve resenha do jogo, ainda mais agora que temos a volta de Cascata recuperado (do cartão ou da musculatura?), e de Edson, tornando a escalação do alvinegro uma verdadeira montagem de quebra-cabeças.
E, claro, sempre uma resenha imparcial, independente, sem pagamentos de jabás (ainda estou disponível galera, é só entrar em contato, hehe).

Resenha do Jogo
O time do Águia explorou por demasia a lateral esquerda do ABC. Sempre chegava por esse lado, e por vezes com muito perigo. O blogueiro aqui achava que a lateral de Suéliton, que estava estreando, seria mais explorada, mas Renatinho Carioca é que foi o exigido. Renatinho correu muito e marcou bem, com a ajuda da cobertura de Basílio.
O lance de maior perigo por parte do Águia no primeiro tempo também foi por esse lado. Nas costas de Renatinho, e pegando Leonardo de surpresa (que não tem pique, pelo seu tamanho), Felipe Mamão por centímetros não fez o gol, salvo por uma intervenção rápida de Wellington.
Com a esquerda do ABC ocupada, sobrou pra Suéliton ir ao ataque, quando dava. Numa dessas subidas também quase fez gol, em uma boa defesa de Alan, goleiro paraense.
E Jackson? Bom, eu diria que Jackson na função de Cascata deixou muito a desejar. Teve várias chances de chutar a gol, próximo a grande área, mas sempre chutava fraco, e sem direção (João Paulo passou pelo mesmo problema). Jackson na função de Cascata teve nota 5. Mas ele também marcou, e como marcou. Nisso o veterano do ABC fez bem e merece nota 8 do blogueiro. Pio foi outro que marcou muito. Só não teve chance de bater falta na frente da grande área (seu forte) e apenas uma falta meio que longe e na diagonal da área foi batida por Tiago Garça. Chutou errado.
No segundo tempo quem saiu mais pelo ABC foi Renatinho Potiguar - pra mim um dos grandes destaques da partida - e várias jogadas de ataque sairam por ali, pela esquerda. Cruzou várias vezes, e em uma delas por pouco Leandrão não pega; o goleiro já estava batido nessa. O goleiro deles é grande, forte, e deve ter melhor pego no contrapé, numa batida rasteira, próximo ao corpo.
Claudemir quando entrou, entrou pra jogar apenas como meia, voltado mesmo pro ataque. E sem ter que marcar tanto ele chegou mais vezes à área, numa deles onde fez o belíssimo gol no ângulo.
Preá perdeu um gol que não se perde, ele e o goleiro. Isso porque Leandrão tava sozinho do lado, pedindo a bola.

O esquema que Leandro Campos utilizou foi o povoamento de marcação no meio de campo. Com isso muita gente corria atrás da bola, com o campo pequeno (é muito pequeno mesmo!), e a bola constantemente saia pra lateral, quando não parava por falta.
Olha...eu não contei, mas foram muuuuitos laterais. A boa saia direto!

Próximo jogo?
O fato é que no próximo jogo contra o Águia o campo é outro (maior), o Águia vai ter que sair para o ataque (diferente desse primeiro jogo), o gramado permite um melhor toque de bola, e o jogo vai ser às 9 da manhã em Natal (quente e muito úmido para eles) com o Frasqueirão lotado.
Eu estou querendo dizer que o jogo da ida não pode (não deve) balizar o jogo da volta.
São jogos completamente distintos.
Alguns dizem que Cascata deve jogar ao lado de Jackson. Outros que Cascata deve ir pro ataque, fazer dupla com Leandrão.
Pra mim, o que se treina se joga.
Cascata na frente com Leandrão só se treinar. Como não treina...
Jackson ao lado de Cascata só se treinar. Como não treina...

Na minha opinião Jackson sai e Cascata entra. Simples assim.
Pio ocupou seu espaço.
Entre Suéliton e Edson prefiro o da casa.
O resto é o de sempre.

Esse é o esquema que o ABC jogou o ano inteiro, um 4-4-2 com 3 volantes.
Não é o meu preferido mas é o que mais se treina.

Vamos acompanhar o desenrolar da semana.

Fotos de Águia 0 x 1 ABC, em Marabá

As fotos são do site FotoArena.com.br, tiradas pelo fotógrafo Antônio Cícero. Caso alguem precise das fotos basta entrar em contato no site do FotoArena.

Agora deu medo! Bata na madeira, 3 vezes...

O site Chance de gol "reformulou" suas estatísticas e matemática.
Na mudança de hoje, o site aponta o ABC como favorito ao título do Brasileiro da Série C.
Ave Maria!
Um site que errou TUDO sobre a primeira rodada da segunda fase da terceirona já tinha que ter fechado como falei no ultimo post, e abrir uma pizzaria via internet.
Agora vem fazer agouro contra o Mais Querido?
Sai pra lá!

O ABC vai se classificar sim pra série B e tem grandes chances de ser campeão, mas com a bola no pé, jogando futebol, e não contando cálculos e estatísticas.

No lugar de derivadas, temos Cascata.
No lugar de somatórios, temos Wellington.
No lugar de transformada de Fourier, temos a Frasqueira.

Tá bom ou quer mais?

Veja o estudo do site:

domingo, 17 de outubro de 2010

Critérios de desempate

O ABC joga a segunda partida pelo empate.
Se o ABC perder pelo mesmo placar - 1 a 0 - a partida irá para as penalidades máximas.
Qualquer outra vitória do Águia, o time paraense é que leva a melhor.

O artigo 15 reza isso. Veja:
Art. 15 – Em caso de empate em pontos ganhos ao final de cada uma das segunda, terceira e quarta fases o desempate para indicar o classificado será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados a cada fase:

1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
§ 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada 10 minutos após o término da partida de volta.
§ 2º – Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.
§ 3º – O mando de campo do jogo de volta pertencerá na terceira e quarta fases ao clube com maior número de pontos ganhos em todo o campeonato, até a fase em disputa, observados os critérios do Art. 13 para a necessidade de desempate.

Agora, atentem-se ao parágrafo terceiro. Passando o ABC pelo Águia (se Deus quiser) o ABC pegará o vencedor de Paysandu e Salgueiro. O Mais Querido hj tem 15 pontos somando tudo, igual ao Paysandu. Se o Salgueiro passar tmb vai a 15. Com relação ao Paysandu, perdemos em saldo e em numeros de gols pró. Esse critério define o mandante da partida de volta.
Claro que o foco é a partida contra o Águia. Mas caso estivermos vencendo essa partida, o ideal é sempre estar em busca de mais gols!

Em tempo
O Salgueiro acaba de vencer por 3 a 2 o Paysandu, em plena Curuzu.
Isso quer dizer que o site Chancedegol é uma verdadeira bosta, e que o time pernambucano está na serie b. Alem disso eles chegaram aos 15 pontos que eu falei. O ABC, portanto, se empatar com o Águia já trás a semi-final para o Frasqueirão como partida de volta. E com uma vitória também terá muitas chances de levar uma possível final pro Frasqueirão.
Pé no chão porque o Salgueiro mostrou que se vence fora de casa.

sábado, 16 de outubro de 2010

Como falei, matemática no futebol só se for para contar os gols

Eu já havia falado isso aqui no blog.
Estatística não prevê resultado futuro, e matemática não combina com futebol.

Pois vejam, meus caros leitores, que o site Chance de gol especulou que o ABC perderia o jogo para o Águia (55.3% do ABC perder, 29% de empatar, 15.7% do ABC vencer).
Mas o maior erro do site foi o pobre do Ituiutaba. Para os "doutores" do site, o pequeno time de MG tinha pouquíssimas chances de conseguir o acesso à série B. Fui procurar no site hoje mas eles mudaram as estatísticas após o empate contra o Chapecoense em Chapecó. Mas ele ainda é o desprezado, tem apenas 1% de chance de vencer o campeonato.
E o pequeno e pobre Ituiutaba é o primeiro clube à subir pra Serie B. Parabéns!
O mesmo não posso dizer do site Chance de gol. Aliás, o site errou 100% em todos os jogos! Essa minha estatística está correta, hehe.
Pra eles, sonoro "foi mal" galera! Podem tratar de abrir um site de venda de pizza pela internet.

Esse sim é o Claudemir

Antes de tudo, o jogo foi bem complicado de ser visto.
Primeiro porque a TV Brasil/TVE/TVU não cumpriu o que prometeu, e acabou transmitindo o jogo do Ituiutaba (falo disso no próximo post).
Dai fui pra internet. Esse é o segundo ponto.
A transmissão da TV Brasil pela internet é uma m&rd@! Telinha pequena, minúscula, com um atraso muito considerável. Mal dava pra ver a bola! Pra quem tá acostumado a ver jogos pela internet, o justin TV é muito superior ao que a TV Brasil inventou.
Resultado: fiquei ouvindo pela 95 FM e em seguida acompanhava os lances pela internet; só assim dava pra entender as jogadas.
E do pouco que eu entendi dá pra se tirar algumas conclusões:

- O Futsal do ABC era pra ter ido à Marabá. O campo é de dimensões ridículas, e a bola saia a cada 4 troca de passes. Ou saia pela lateral ou pela linha de fundo. Por isso falei dos jogadores do futsal; eles tem muito mais habilidade em campo pequeno.

- O campo é ruim mesmo! Na foto abaixo (em preto e branco) temos uma imagem da lateral de campo, lugar onde a bola vai com menos frequencia, e por isso essa parte do campo parece melhor. No meio e, principalmente, dentro da área o campo é um horror. Olha! Já fui assistir a jogos do ABC em Campina Grande, em Caruaru, em Vitória de Santo Antão (esse dai eu achava que tinha sido o pior de todos), mas o Zinho de Oliveira se superou.

- O jogo não foi bom! Me desculpem os "jornalistas profissa" que disseram que o jogo foi bom. Não foi, tecnicamente. Taticamente o ABC foi quase perfeito. Os jogadores fizeram exatamente o que mandou Leandro Campos. E a bola até chegou bem pra João Paulo chutar a gol. Umas 2 ou 3 vezes o garoto teve chance, e mandou fraco. A maior chance de gol foi desperdiçada por Preá. Ele recebeu a bola sozinho na grande área, ele e o goleiro. Tentou colocar por baixo das pernas de Alan. Chutou fraco e perdeu o que seria o primeiro gol alvinegro. Leandrão ainda estava sozinho a 3 metros dele. Suéliton ainda teve outra grande chance, chutando em cima do goleiro. Os laterais, aliás, participaram MUITO do ataque ABCdista, contrariando o blogueiro aqui. Eu mesmo achava que não haveria espaço para os laterais. Errei.

- Claudemir faz o que deve ter feito. Participou decisivamente do ataque enquanto esteve em campo. Quando ele entra ao lado de Cascata, Leandro Campos tenta segurar ele, pois o nosso treinador gosta sempre de um terceiro volante nessa posição. Hoje ele entrou como meia. Participou, chutou, e fez gol. Um golaço. Após um excelente pivô de Leandrão.

- Festa total para os ABCdistas, que agora esperam o jogo de volta. Festa maior ainda para os poucos ABCdistas que foram a Marabá. Que beleza!

No jogo de volta, 18mil ingressos vendidos!
E o jogo às 9 da manhã só fez o domingo se tornar integralmente alvinegro. Isso para nós, torcedores.
Para os jogadores, concentração total, sem salto, sem frescura.
Com seriedade o ABC estará de volta à segundona.

Vamos subir BC!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Gramado ralo, mas bom


Essa é a foto do gramado do estádio Zinho de Oliveira, durante o último amistoso do Águia contra o Parauapebas.

O último treino "secreto" do Águia de Marabá

O técnico João Galvão tentou fazer mistério e realizou o treino apronto com os portões do Zinho de Oliveira fechados, às vésperas do desafio de ida diante do ABC (RN). Todavia, a reportagem (jornal local do Pará ) teve acesso à movimentação e observou quais jogadores atuaram na equipe titular, formatada no esquema-tático 3-5-2, o preferido de Galvão.

Além de Felipe Mamão, recuperado de contusão, a novidade foi a presença do lateral Vander, liberado pelo Departamento Médico e que treinou normalmente. Na lateral direita, o titular Sinésio não entrou em campo e foi substituído por Gustavo. Durante a movimentação, Galvão treinou algumas formações e chegou a lançar Jaime no lugar de Dias, além de Roma no posto do zagueiro Darlan.

A última alteração modificou o esquema tático da equipe: do 3-5-2 para o 4-3-3. A estratégia mais ousada deve ser usada somente na hipótese de placar adverso.O coletivo apronto aconteceu sob alta temperatura – clima que deve se repetir no sábado. Pelo menos os marabaenses já estão habituados com o calor, pois a comissão técnica do Azulão tratou de realizar os treinos no horário da partida, às 16 horas. Inclusive, já visando o jogo de volta que, atipicamente, está marcado para as 10 horas, o Azulão também vem trabalhando nesse horário pela manhã.

EQUIPE TITULAR - Alan; Darlan , Edkléber e Bernardo; Gustavo, Dias , Analdo, Diego Biro e Vander; Felipe Mamão e Torrô.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rapidinhas, de Natal à Belém

- No Pará, o Águia vai ter hoje o último coletivo para a partida contra o ABC. Como eles estão em casa, podem ter o luxo de um dia a mais. Os problemas do treinador Galvão diminuiram, e os jogadores Sinésio e Vander vão atuar nas alas direita e esquerda, respectivamente. Felipe Mamão tem hoje como dia decisivo para o jogo.

- Em Natal, o treinamento do ABC de ontem, último antes da viagem, teve um grande público que lotou as poucas arquibancadas do campo de Alberi Ferreira de Matos. A baixa foi a contusão de Edson, cotado para a lateral no jogo de ida. A informação oficial do Mais Querido é que ele ainda será avaliado para saber se viaja ou não. A alta foi a forte presença do público que incentivou os jogadores para a primeira batalha.

- Em Marabá, o treinador do Águia deverá ter a seguinte formação contra o ABC: Alan; Bernardo, Edkléber e Darlan; Sinésio (Gustavo), Analdo, Dias, Diego Biro e Vander (Marcondes); Felipe Mamão (Samuel Lopes) e Torrô.

- Em Natal, sem Edson e Cascata, o ABC deve ir com Welligton; Sueliton, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basílio e Ricardo, Pio e Jackson, João Paulo e Leandrão.

- Em Marabá, quem apitará é um trio paulista, comandado por Luiz Flávio de Oliveira/SP (irmão de Paulo Cesar Oliveira), Marcelo Carvalho Van Gasse/SP e Vicente Romano Neto/SP.

- Em Belém, pouco continua se falando do Águia. Como disse ontem, os belenenses só querem saber de Paysandu e Remo.

- Em Marabá, no treinamento comandado ontem pelo técnico João Galvão, marcado pela atenção dada ao posicionamento da equipe, Galvão resolveu começar com Samuel Lopes e Torrô como dupla de ataque, além de colocar Dias e Gustavo nas alas esquerda e direita, respectivamente. Porém, no fim da atividade, Galvão lançou mão do artilheiro, e promoveu também as entradas de Sinésio e Vander no time principal. Felipe deixa claro que já não sente mais incômodo algum. "Se eu ficar de reserva será por opção do Galvão. Já venho treinando normalmente desde o início da semana", avisou o atacante, que poderá passar por uma artroscopia no final da temporada. "Ainda não sabemos se haverá necessidade, mas se acontecer será depois da Série C. Se Deus quiser não será necessária", complementou, acrescentando que sua parada poderá ser de 15 dias em caso de cirurgia. (Site Futebol do Tapajós).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BlogARCosta com espião enviado para o Pará

Essa é a surpresa! O BlogARCosta mandou tem um informante no Pará. Nesse momento o "espião" está em Belém.
E eu acabei de falar com ele.
As informações de ABC e Águia na capital são muito poucas. Pouco se fala, pouco se comenta, pouco se sabe.
O "araponga" procurou então os entendidos de futebol, aqueles boleiros de cafeterias de esquina.
O que um torcedor do Paysandu falou foi que "O Águia vai ter que aprender o ABC, pq é analfabeto". Eita rivalidade local! Essa é a frase de todos os belenenses (só torcem para o Remo ou Paysandu). O resto já era.
Sobre Felipe Mamão, ele ainda tá em fase de recuperação, mesmo saindo do Departamento Médico, e isso é um complicador pro jogador a tal falta de ritmo de jogo.
Os ingressos começam a ser vendidos hoje. R$ 20,00 a arquibancada e R$ 40,00 a coberta. Esse é o preço cheio.

Trago mais informações mais tarde!

Quarta, dia 13 de outubro

Dia bonito hoje né?
Rival amanheceu na ponta da tabela (ponta de baixo, hehe), além da goleada. Cinco muito!
Os mineiros finalmente estão sendo resgatados. Esses sim são heróis. Alías, o Chile está de parabéns! Chi, chi, chi, le, le le!
Semana mais que decisiva no Mais Querido, e todos os jogadores esperam a torcida hoje no último coletivo antes da viagem da volta.
Cascata já tá bem. Resta saber se Leandro relaciona o craque para o primeiro jogo.

O BlogARCosta tem uma novidade, que ainda será revelada hoje em um novo post.
É só aguardar.

sábado, 9 de outubro de 2010

Leandrão mostrando pra que veio

ABC vence fácil o fraco time do Visão Celeste, de Parnamirim, time que ficou fora da disputa da Segundona do estadual pelo fato de não ter tido o estádio aprovado nas vistorias (lá em Marabá a lei é outra...).
Já no comecinho do jogo Tiago Garça faz o primeiro de falta, aos 2 minutos. Depois foi Gabriel Potiguar, Éderson e de cabeça Leandrão marca aos 15 do primeiro tempo. ABC só no ataque.
Leandrão ainda faz um de penalty, sofrido por Gabriel.
No segundo tempo de novo Leandrão e de novo de cabeça, numa bela falta cobrada por Pio. Esse mesmo Pio fecha a goleada em cruzamento feito por Jackson.
Cabia mais! Jogo fácil, e é mais um amistoso de aclimatação e de entrosamento da equipe.
O ABC começou a partida com Wellington, Edson, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basílio, Ricardo Oliveira, Gabriel Potiguar e Jackson; Ederson e Leandrão. Desse grupo quem deve entrar em Marabá é João Paulo (que ainda está em Portugal) e Cascata (caso se recupere). Dida, Sueliton (fazendo sua estréia), Renatinho, Everton Cesar, Pio e Jorge Preá entraram no decorrer da partida, nos lugares respectivos de 6 por meia-dúzia.
Não vou falar em jogadas nem em esquema tático exatamente por estar em sintonia com o que prega o clube, para a primeira partida contra o Águia fora de casa.

Mais um vai embora
Depois de Eraldo, que veio e não fez nada, hoje o ABC mandou embora Juliano, outro que só veio comer dinheiro. Juliano (e sua chuteira azul) não rendia nem em treinos. Fraco, fraquíssimo, além de chinelinho. Preá que se cuide, pois a diretoria já deu o recado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Já chega!

Eu tava quietinho aqui, esperando essas eleições passarem, mas não dá pra ficar calado.
É impressionante a quantidade de calúnias, difamações, e de como desandou essa corrida pela presidência, na internet, na boca do povo, praticamente em todos os lugares, virtuais ou reais.
Vou resumir tudo aqui em apenas 3 pontos:

1 - BOATARIA, CALÚNIAS
Boato aqui, boato lá, no ouvido de um, montagens pela internet. Pronto! Receita completa. Vou transcrever aqui o texto do Reverendo Sandro Cerveira, da Igreja Presbeteriana de Belo Horizonte, que acho que traduz muito bem o que está acontecendo, e com respaldo de um lider religioso.

"Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos “ungidos” de alguns caciques evangélicos. [1]
Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e “vídeos” afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura comunista-luciferiana pelas mãos do filho de Michel Temer. Em outras o próprio Temer seria o satanista mor. Confesso que não respondi publicamente esse tipo de mensagem por acreditar que tamanha absurdo seria rejeitada pelo bom senso de meus irmãos evangélicos. Para além da “viagem” do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas para estas “notícias” deveria ter levado (acreditei) as pessoas de boa fé a pelo menos desconfiar destas graves acusações infundadas. [2]
A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus, até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia, também não saiu ilesa. Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um “candidato evangélico” a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data.
Como se não bastasse, Marina foi também acusada pelo pastor Silas Malafaia de ser “dissimulada”, “pior do que o ímpio” e defender, (segundo ele), um plebiscito sobre o aborto. Surpreende como um líder da inteligência de Malafaia declare seu apoio a Marina em um dia, mude de voto três dias depois e à apenas 6 dias das eleições desconheça as proposições de sua irmã na fé.
De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha, diga-se de passagem) que “casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, (aborto e maconha) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito” [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito.
O mais surpreendentemente, porém foi o absoluto silêncio quanto ao candidato José Serra. O candidato tucano foi curiosamente poupado. Somente a campanha adversária lembrou que foi ele, Serra a trazer o aborto para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) [4]. Enquanto ministro da saúde o candidato do PSDB assinou em 1998 a norma técnica do SUS ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez [5]. Fiquei intrigado que nenhum colega pastor absolutamente contra o aborto tenha se dignado a me avisar desta “barbaridade”.
Também foi de estranhar que nenhum pastor preocupado com a legalização das drogas tenha disparado uma enxurrada de-mails alertando os evangélicos de que o presidente de honra do PSDB, e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defenda a descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal [6].
Por fim nem Malafaia, nem os boateiros de plantão tiveram interesse em dar visibilidade a noticia veiculada pelo jornal a Folha de São Paulo (Edição eletrônica de 21/06/10) nos alertando para o fato de que “O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta segunda-feira ser a favor da união civil e da adoção de crianças por casais homossexuais.” [7]
Depois de tudo isso é razoável desconfiar que o problema não esteja realmente na posição que os candidatos tenham sobre o aborto, união civil e adoção de crianças por homossexuais ou ainda a descriminalização da maconha. Se o problema fosse realmente o comprometimento dos candidatos e seus partidos com as questões acima os líderes evangélicos que abominam estas propostas não teriam alternativa.
A única postura coerente seria então pregar o voto nulo, branco ou ainda a ausência justificada. Se tivessem realmente a coragem que aparentam em suas bravatas televisivas deveriam convocar um boicote às eleições. Um gigantesco protesto a-partidário denunciando o fato de que nenhum dos candidatos com chances de ser eleitos tenha realmente se comprometido de forma clara e inequívoca com os valores evangélicos. Fazer uma denuncia seletiva de quem esta comprometido com a “iniqüidade” é, no mínimo, desonesto.
Falar mal de candidato A e beneficiar B por tabela (sendo que B está igualmente comprometido com os mesmo “problemas”) é muito fácil. Difícil é se arriscar num ato conseqüente de desobediência civil como fez Luther King quando entendeu que as leis de seu país eram iníquas.

Termino dizendo que não deixarei de votar nestas eleições.

Não o farei por ter alguma esperança de que o Estado brasileiro transforme nossos costumes e percepções morais em lei criminalizando o que consideramos pecado. Aliás tenho verdadeiro pavor de abrir esse precedente.
Não o farei porque acredite que a pessoa em quem votarei seja católica, cristã ou evangélica e isso vá “abençoar” o Brasil. Sei, como lembrou o apóstolo Paulo, que se agisse assim teria de sair do mundo.
Votarei consciente de que os temas aqui mencionados (união civil de pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, descriminalização de algumas drogas entre outras polêmicas) não serão resolvidos pelo presidente ou presidenta da república. Como qualquer pessoa informada sobre o tema, sei que assuntos assim devem ser discutidos pela sociedade civil, pelo legislativo e eventualmente pelo judiciário (como foi o caso da lei de biossegurança) [8] com serenidade e racionalidade.
Votarei na pessoa que acredito representa o melhor projeto político para o Brasil levando em conta outras questões (aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia) tais como distribuição de renda, justiça social, direitos humanos, tratamento digno para os profissionais da educação, entre outros temas. (Ver Mateus 25: 31-46) Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta, mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres.
"

Esse texto tá no site da igreja, nesse link: http://www.segundaigreja.org.br/noticias_view.asp?id=340

Não sei se vcs lembram da matéria de história do segundo grau, onde na idade média o estado era teocrático, junto da igreja (católica, única à época), com o papa mandando em tudo junto com o Rei. Antes de mais nada quero dizer que sou católico praticante. Trazer de volta a religião para decidir quem é ou não o presidente da república é voltarmos para a idade média. Ou transformar o Brasil num Irã, Iraque, Afeganistão, países onde o estado é teocrático, onde o presidente também é lider religioso.
Agora, se o tema é aborto, e ele foi colocado na mesa, então eu vou deixar bem claro aqui pra todos:
- Não existia aborto legal no Brasil até José Serra ser Ministro da Saúde.
Em outras palavras:
- José Serra, como ministro, baixou portaria introduzindo o aborto no Brasil. Então, se ele disser em qualquer programa, em qualquer debate, que é contra o aborto é mentira.
Isso é fácil de pesquisar na internet, no site do Ministério da Saúde: Norma Técnica de 1998 assinada pelo ministro da saúde José Serra.
E isso nem é boataria e nem calúnia. É Lei! É uma norma técnica do Ministério da Saúde.



2 - PERDEMOS AS COMPARAÇÕES TÉCNICAS E DE PROGRAMA DE GOVERNO
Percebam como não se fala mais em programa de governo, nem em como as idéias de se construir um país melhor, de desenvolvimento, de aumentar empregos, de diminuir a pobreza, pois só o que se fala agora é de Aborto, religião e homossexualismo. Você eleitor não sabe - na prática - quem é o melhor pro seu país.
E quem é?
Não é dificil fazer uma comparação entre Serra e Dilma, entre o governo FHC e o governo LULA, onde AMBOS trabalharam por 8 anos como ministros.
Vou deixar novamente "outrem" falar por mim.
Reproduzo entrevista do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes.
Parem um pouquinho pra assistir, vale muito a pena.



3 - OLIGARQUIA E BURGUESES NO PODER
Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, Rede Globo e todos que dominam as antigas oligarquias burguesas brasileiras estão com Serra. Não é que "só estão" com Serra. Eles incorporam o Serra, e passam por cima de tudo e de todos para provar que esse sujeito é o melhor, para colocar alguém de sua laia no comando da nação.
Essa semana vendo o Jornal Nacional me deparei com uma matéria que cobria a visita do Serra a uma parte do Rodoanel. A matéria da Globo é linda, maravilhosa, eu reproduzo abaixo no primeiro vídeo.
No segundo vídeo vcs vão ver a mesma matéria, do mesmo evento, transmitido pela Record. Dêem uma olhada.

Rede Globo:


Rede Record:


Vejam também a matéria escrita abaixo pela colunista Maria Rita Kehl no Estadão, dia 2 de outubro, véspera da eleição clicando aqui: "Dois pesos..."
Não vou transcrever para ninguem dizer que eu coloquei aqui alguma coisa inventada. O link é do jornal O Estado de São Paulo, original.
Pois o Estadão demitiu a colunista após a publicação dessa matéria. O Estadão que sempre prezou pela não ditatura, pela não censura, e faz exatamente o contrário.

Então, meus caros leitores do BlogARCosta, está dado o recado, muito mais para poder compensar as atrocidades que recebo por email sobre a candidata Dilma.
Caluniar, falsificar, falar mal é muito fácil.
E é exatamente com isso que o candidado Serra quer chegar ao Palácio do Planalto.
Você vai deixar?

Laudo do estádio Zinho Oliveira foi encaminhado

A diretoria do Águia de Marabá finalmente encaminhou, via aérea, o laudo de engenharia do Estádio Zinho Oliveira. Dentro do prazo máximo, marcado para ontem, o documento seguiu para a Federação Paraense de Futebol (FPF), que ainda fará o encaminhamento para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Azulão ainda aguarda a confirmação se poderá mesmo receber a partida decisiva contra o ABC (RN).
O time marabaense sabe da dificuldade que vai enfrentar diante do forte adversário, por isso espera contar com o seu “ninho”. O técnico João Galvão destacou que o grupo fica bem mais forte quando joga em Marabá empurrado pelos seus torcedores. Na fase classificatória da Terceirona, o azulinos não perderam nenhuma partida em casa. Foram duas vitórias e dois empates no Zinho Oliveira.
A Secretaria de Obras de Marabá ficou responsável pela elaboração do laudo de engenharia. Apesar de receber do órgão o documento somente no último dia do prazo, a diretoria do Águia acredita que não vai encontrar problema com para a liberação do Zinho Oliveira.

Retirado do site da Rádio Clube Bola de Ouro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estádio Zinho de Oliveira: o prazo é hoje

Caso a Secretaria de Obras de Marabá não entregue hoje (5) o laudo de engenharia do Estádio Zinho Oliveira, a primeira partida entre Águia e ABC está ameaçada de não acontecer no “ninho” marabaense. No entanto, as autoridades responsáveis prometeram cumprir o prazo final para elaboração da documentação e garantem que o duelo decisivo pela Série C do Campeonato Brasileiro será sediado em casa pelo Azulão, no próximo dia 16.
De acordo com Luis Farinati, engenheiro civil responsável pela elaboração do laudo de engenharia, o documento está concluído e será entregue logo mais à direção do Águia de Marabá. Os cartolas são responsáveis pelo encaminhamento para a Federação Paraense de Futebol (FPF). Segundo ele, trata-se de um material composto por cerca de 90 páginas.
"É um documento simples, porém minucioso. Como o estádio passou por recente reforma, cumprimos os reparos mínimos que tínhamos de fazer e tivemos tranquilidade para a confecção deste laudo. Seguimos as exigências da portaria 124 do Ministério dos Esportes", revela.
Por sua vez, o técnico/diretor do Águia, João Galvão diz que está despreocupado e tranquilo com o cumprimento do prazo. “A Secretaria de Obras assumiu o compromisso de providenciar a documentação e sabemos que os responsáveis estão empenhados nisso. Tenho certeza que vamos iniciar nossa luta pelo acesso à Série B dentro de casa, com apoio dos nossos torcedores”, espera.
Retirado do blog http://ruinerinews.blogspot.com/

Cascata é o cara!


Cascata é o cara do ABC.
Foi assim no estadual, no Campeonato do Nordeste, e agora na Série C.
Na verdade, já era tempo do BlogARCosta ter escrito um post exclusivo para o nosso craque, e aqui está ele antes tarde do que nunca.

Cascata é o craque do ABC dentro de fora de campo. Notem que sempre que ele dá entrevistas fora das quatro linhas ele tá vestido com alguma camisa da ERK, alguma vestimenta com o escudo do Mais Querido.
Cascata é um verdadeiro garoto-propaganda do ABC, uma peça fundamental do marketing ABCdista. Vejam as fotos acima.
Mas isso não seria viável se ele não fosse um bom jogador em campo.
A questão é que Cascata não é apenas bom, ele é o cara. Por ele passam as jogadas mais criativas do ataque ABCdista. De todos os gols que João Paulo e Ederson fizeram, 80% sairam de jogadas de Cascata. E isso quando ele não resolve sozinho.
Em uma das fotos que coletei do nosso camisa 10 ele está ao lado de Éderson, Claudemir e Gabriel Pimpa. Foi a "leva" de contratações do segundo turno do estadual, e além de Cascata, TODOS os jogadores são acima da média. Essa "leva", comandanda pelo nosso craque, levou ao ABC ao 51º título estadual, e às lideranças da Série C e Nordestão.
Exemplo dentro e fora de campo, sua filha Barbara Sofia nasceu "dentro do ABC" e na véspera do Dia dos Pais. Imaginem só que presente! Depois de marcar o segundo gol do Mais Querido na vitória frente ao Salgueiro, dia 8 de agosto, e dedicá-lo a sua esposa e filha, que estava para nascer dia 10, o meia recebeu a grande notícia: Bárbara Sofia resolveu não esperar e nasceu ainda na segunda-feira 9, para alegria do pai.
Em junho o ABC adquiriu junto ao Votoraty os direitos econômicos e federativos do meia Cascata, que agora pertencem integralmente ao ABC. O engraçado é que mesmo após essa notícia não deixaram de aparecer outras mentirosas de suposta venda de Cascata para outros clubes, para o exterior, e até para o rival do estado. É brincadeira?
A transação de compra dos direitos foi viabilizada por um grupo de conselheiros que pagou 50% do valor estipulado. O ABC ficou com a outra metade. Tal transação valeu uma camisa especial lançada pela ERK.

O vídeo abaixo é da vitória por 3 a 1 frente ao Salgueiro. Cascata foi peça fundamental (ele dá entrevista no vídeo), além da presença de área de João Paulo. Essa é a nossa dupla, e é assim que queremos funcionando contra o Águia.


Valeu Cascata!
Estamos com você.

sábado, 2 de outubro de 2010

Dia de Frasqueira!

Sabadão, véspera de eleição, ABCzão do povão em joguinho.
Joguinho?
Leandro Campos mesmo entregou os pontos quando disse que apenas foi um "amistoso de preparação". Então não vamos entender como uma "partida de futebol".
Não vamos?
Eu não vou! O ABC até pode ter entrado em campo hoje exatamente como o Brasil entrou contra a Bulgária pela Copa do Mundo de Vôlei Masculino, hoje a tarde. Pra quem não sabe, o Brasil precisava perder para cair numa chave melhor, além de poupar o elenco, claro.
Então o ABC entrou apenas para manter o ritmo do jogo?
Pode ser. Acho que sim. Estréia de Leandrão, Jackson, e Pio no Frasqueirão.
Por isso, vamos então às rapidinhas do sábado:

Dia de Fraqueira
Não...não estou falando da torcida maravilhosa do Mais Querido. Tô falando mesmo do termo que originou o nome de nossa torcida: a boa de velha Frasqueira refrescante. Para um jogo na manhã de Natal, nada mais indicado que uma Frasqueira, com água, cerva, gelo...bem assim ó, no pé da gente.

Eles estão acostumados, a gente não
Um trabalhador normal, eu, você que está lendo aqui, faz 8 horas de trabalho diário. O jogador profissional não tem essa "jornada", mas treina de manhã sim! Os jogadores do Mais Querido já estão acostumados a treinar fisicamente pela manhã, no calor do campo de treino Alberi. A gente não! Então meus caros colegas torcedores, preparem o "kit Frasqueira": Um bom esfria-bunda (aquela almofadinha tradicional que alguns torcedores veteranos já levam), um boné caprichado, e água, muita água. A Frasqueira mesmo deve está enquadrada naquela lei que não se pode levar objetos que possam ser arremeçados. Num sei, é um caso a pesquisar.

Pio tem vaga
Repito o que disse sobre o último jogo de Ricardo Oliveira contra o Fortaleza. Não sei se é falta de ritmo de jogo, ou se era por causa do amistoso, mas a nossa dupla de volantes tá jogando longe do que já jogou esse ano. Pio tem vaga nessa dupla, e seu lugar seria no de Ricardo, pois o ABC precisa desse jogador de vem e chuta de fora da área.

Leandro fez o seu papel
Leandro o atacante, não o treinador.
É o papel do camisa 9 fazer gols. Não precisaber jogar futebol, e apenas botar a bola pra dentro. Leandrão fez com o pé e com a cabeça, mostrando todas as possibilidades de gol. É um alívio pra Frasqueira (desta vez a torcida), visto que João Paulo e Éderson já não fazem gol com bola andando faz teeeempo.

Gabriel x Gabriel
Difícil ter que repetir aqui mais uma vez. É foda!
Cansa, sabe...
Mas esse é o ano do ABC, não tenho dúvida disso. É o que importa.

Águia apenas treina
Enquanto o ABC joga, o Águia treina. Jogo-coletivo só na semana que vem, contra o Parauapebas. Os jogadores estão apenas treinando fisicamente. Felipe Mamão, que não jogou contra o Fortaleza, machucado, está recuperado para fazer dupla com Torrô. Juntos fizeram mais da metade dos jogos do Águia. Perigosos para a nossa dupla de zaga.

Papo Alvinegro noticiou, ML repetiu
Portanto vou reproduzir quem noticiou primeiro: "O Estádio Zinho Oliveira ainda não entregou o citado Laudo a CBF e mesmo assim o Águia mandará seus jogos pelo Campeonato Brasileiro lá. A equipe Paraense precisava enviar até o dia 5 de outubro o LVE, mas a Federação Paraense de Futebol conseguiu 30 dias de adiamento, ou seja a entrega ficou para o dia 5 de novembro, através de uma manobra que contou também com a participação da Promotoria local.
Portanto, o ABC Futebol Clube acabará por jogar em um Estádio de futebol sem estar vistoriado, tudo por uma manobra politiqueira da CBF e da Federação Paraense.
Abre o olho diretoria Alvinegra, senão acabaremos engolidos.
"

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jackson e Pimba na armação

Leandro Campos tem testado variações na meia, visto que Cascata ainda está entregue ao DM. Essa semana ele testou Gabriel (potiguar) ao lado de Jackson, e mais recentemente (hoje pela manhã) testou o outro Gabriel (Pimba) também formando dupla com Jackson.
Leandrão é outro que faz estréia ao lado de João Paulo.
SEMPRE foi vontade de Leandro Campos colocar um atacante de referência ao lado de João Paulo. Não vejo problema nenhum nisso. Até Zulu funcionou bem enquanto jogou.
Mas acabou que a torcida pegou no pé - erroneamente - e Leandro Campos entrou na da torcida - também erroneamente; Zulu acabou saindo do ABC.
Vamos ver como Leandrão se sai.
Vou abrir um parêntesis aqui para dizer que o Águia jogou contra um Fortaleza no mesmo esquema que Leandro Campos quer armar, com um atacante de referência. Lá era Finazzi, e aqui pode ser Leandrão. Leandro Campos tem que ficar esperto com relação a isso.
O resto da escalação é a mesma que o ABC vem jogando.
Ricardo Oliveira é outro que tem que abrir o olho também e ficar mais esperto no jogo! Para quem prestou bem atenção no lance do gol do Fortaleza no final de semana passado, a jogada foi em cima dele, e o capitão não sabia se marcava o jogador deles ou a bola. Acabou levando um drible estilo "da vaca", e a bola acabou nas redes de Wellington. Pode ter sido pura falta de ritmo de jogo, visto que ele não tinha jogado contra o CRB, e passou mais de 15 dias sem jogar.

Amanhã às 9 da matina tem ABC x Clube Atlético Potengi.

A provável equipe que entrará como titular é: Wellington, Édson, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basílio, Ricardo Oliveira, Gabriel Pimba e Jackson; João Paulo e Leandrão.
Depois, é só ir pra praia!!!!