quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ah...essa imprensa!

O post é sobre a imprensa.
Vou contar uma historinha pra vocês.

Antes, um prólogo, que tem tudo a ver com a historinha:

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira, extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.


O título da matéria já diz tudo, mas quem quiser saber mais basta clicar aqui.

A historinha quem me contou foi um amigo.
Esse amigo é dono de uma empresa que faz publicidades em elevadores. Sabe aquelas telinhas de LCD passando propaganda e vídeos dentro dos elevadores? Pois é, isso é com ele.
Ele me contou que o governo (todas as esferas, municipal, estadual e federal) faz suas propagandas em emissoras dos mais diversos tipos de mídia mediante uma pesquisa de público, realizada pelo governo federal, se eu não me engano em alguma pasta voltada para a Secretaria de Comunicação Social.
É um montante absurdo! Grana que ninguém imagina a quantidade.
Essa propaganda que o governo faz, as vezes é coisa simples, mostrando obras, projetos em andamento, aquela coisa de Governo de Todos que a gente vê. Mas também tem programas necessários e imporantes, como combate a dengue, vacinação infantil, etc. Se for listar a quantidade de necessidades e coisas existentes sendo veiculadas vocês vão perceber o catatau de grana envolvida.
Especificamente com relação a TV, todos devem saber quem é a maior do Brasil. E sendo a maior veicula por conseguinte a maior quantidade de propaganda e, consequentemente, recebe a maior fatia do bolo.
Só que essa fatia tá caindo. E caindo bem!
Há alguns anos, "a maior de todas" tinha algo em torno de 48% desse montante.
Mas as emissoras rivais cresceram, e levaram consigo o público que era da "maior".
Esse montante caiu para 40%.
O problema é exatamente esse.
A "maior de todas" cresceu também. Investiu, fez núcleos lá e cá, comprou produtos, contratou e tudo mais que se tem direito.
Se, por algum acaso, esse montante de propaganda do governo cair para 30%, a "maior de todas" quebra!

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