O Terminal de Passageiros do Porto de Natal é um empreendimento que
visa atender, de maneira adequada, os passageiros de navios de turismo
que atracarem em Natal. O Terminal ocupará uma área total de
aproximadamente 5.060 m², onde atualmente se encontram o armazém n° 04, o
antigo frigorífico, os escritórios que são utilizados para aluguel,
além da casa de geração de força do armazém frigorífico, na Rua Chile.
A obra prevê a demolição da maior parte das estruturas de alvenaria
existentes atualmente.
Um antigo frigorífico cujo prédio foi tombado
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),
será recuperado e servirá como alça de acesso ao novo terminal. Além
disso, haverá o prolongamento do berço 01 do cais em 27 metros - que
passará a ter um comprimento total de 236 metros. Haverá ainda a
construção de um prédio com dois pavimentos e mirante, uma área de
convivência com caixas eletrônicos e quiosques, além de um restaurante
que será aberto ao público externo.
Licitação: A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) abriu ontem as
propostas de preços apresentadas por duas empresas que disputam a
construção do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, orçado
em R$ 51 milhões. A Construtora Queiroz Galvão S/A calculou o valor da
obra em R$ 50,3 milhões contra a oferta de R$ 49,3 milhões da Constremac
Construções Ltda. O resultado do certame, porém, só será divulgado na
próxima semana.
De acordo com informações do edital de licitação, os recursos que serão
consumidos ao longo da construção do terminal estão garantidos pelo
Tesouro Nacional através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC
2) com vistas à Copa do Mundo 2014. A empresa escolhida como executora
da obra deverá apresentar uma metodologia de execução condizente com o
tamanho e levando em consideração também a complexidade das
intervenções. O principal objetivo da construção do Terminal Marítimo de
Passageiros é expandir a recepção de 40 mil turistas para, no mínimo,
80 mil por temporada. A temporada de cruzeiros em Natal se estende de
outubro a março.
Claro, problemas na licitação: O
cumprimento do cronograma divulgado pela Codern para o início das obras
do Terminal de Passageiros poderá sofrer atrasos. O processo de
licitação para a escolha da empresa que será responsável pela construção
chegou à esfera judicial federal. Em janeiro deste ano, o presidente
do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), Arnaldo
Gaspar Júnior, encaminhou um pedido de impugnação aos termos do edital
de concorrência ao presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo. De
acordo com o documento do Sindicato, o edital estava "atropelando os
princípios da legalidade, da igualdade e condenando a concorrência". Com
o indeferimento do pleito do Sinduscon pela Codern, o caso foi levado
ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife.
Mais melhorias para a cidade de Natal: Além da construção do Terminal de Passageiros que terá uma área de
aproximadamente 5 mil metros quadrados, a empresa campeã da licitação
deverá expandir o berço um do cais em 27 metros, demolir armazéns,
recuperar a estrutura física de um antigo frigorífico na Rua Chile
situado ao lado da entrada de carretas do porto, dentre outras
intervenções.
O Porto de Natal recepciona
anualmente em torno de 36 navios de cruzeiro, entre nacionais e
estrangeiros.
Fonte: Tribuna do Norte. Foto: Franckie Marcone.
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