quarta-feira, 5 de março de 2014

A Globo mente! Já passou da hora de acreditar nela

Essas são algumas imagens publicadas pela poderosa Globo esse ano (algumas eu mesmo tirei foto):

Segundo jornalista "produção industrial cai e tem pior resultado em 5 anos".
Não é o que mostra o gráfico.

Inflação em 2013, de 5,91%, é a mais alta no gráfico mostrado.

Dessa vez Leilane Neubarth no jornal das 6 da GloboNews diz q Brasil é país mais "mortal das américas para jornalistas", e tuitou em seguida. Eu retruquei na hora acessando o site da fonte que ela mesma citou, a ONG "Repórteres sem Fronteira". No gráfico México e Colômbia, eternos parceiros americanos, são bem mais perigosos que o Brasil, além de Guatemala, Honduras, Venezuela. Brasil está igual ao Chile, por exemplo.

São por essas e muito outras mais que a poderosa Globo tem seus interesses próprios, e isso macula a veracidade das informações publicadas.

Sobre a Venezuela, por exemplo, o que a Globo tem falado? Horrores.
Pois trago para vcs uma entrevista de um professor licenciado do Departamento de Economia da PUC-SP e doutor em Integração da América Latina pela USP que está lá na Venezuela, passando notícias completamente diferentes do que a Globo nos passada.

Alguns trechos:

Pedro Barros: Nos quinze anos de chavismo, a Venezuela foi o país do mundo que mais distribuiu renda e combateu a pobreza.

Há evidentes problemas na economia venezuelana; ao mesmo tempo, a maioria da população tem a clareza de que a alternativa não é retornar ao passado.


A pobreza extrema chegava a 13,5% da população (em 2002), hoje está em 2,5%, um número fantástico para um país latino-americano. Não há grandes mudanças no estoque de riqueza (patrimônio), mas os resultados na distribuição de renda são fabulosos: a CEPAL aponta a Venezuela como a melhor distribuição de renda da América Latina, medida pelo coeficiente de Gini, superando o Uruguai ou a Costa Rica.


Hoje à noite, a mesma Delis Ortiz apresentava o general aposentado Angel Vivas como um herói, respaldado por seus vizinhos por resistir a uma ordem de detenção com um fuzil norte-americano nas mãos e uma pistola na cintura na varanda de sua casa. Sequer comentou a motivação da ação policial: ele havia aconselhado os manifestantes a utilizarem arame farpado nos bloqueios de rua e, horas depois, um trabalhador que voltava para casa em sua moto foi morto com o pescoço cortado por essas barricadas.

Sugiro ler a matérias completa:
http://linkis.com/ow.ly/aIym4

Como disse Luis Fernando Veríssimo sobre a nossa imprensa:


Portanto, abram o olho!

Nenhum comentário: