sábado, 3 de julho de 2010

5 verdades sobre a Copa do Mundo 2010

1 - Sem técnico não se ganha: O Brasil vicenciou isso; a Argentina reafirmou isso. Não adianta colocar palhaços (ou anões) travestidos de treinador. Copa do Mundo é coisa séria, não é brincadeira. Os melhores é que deveriam estar lá, tanto jogadores quanto técnicos. No Brasil, nem uma nem outra. O Paraguai, que tem um técnico de verdade mas com um time limitado, quase que conseguiu segurar a poderosíssima Espanha. Vocês perceberam que Dunga só fez 2 substituições no jogo contra a Holanda???? Se ele não tinha banco, a culpa é dele. Se ele não sabia o que fazer, é culpa dobrada!

2 - Essa é a Copa dos Europeus: No início todos diziam que era a Copa da América Latina. Mas os principais latinos só latiram. E como cão que ladra não morde, morreram quase todos. O Brasil só pegou "mamata" no começo: Coréia do Norte, Costa do Marfim e Chile. O terceiro jogo foi com um timezinho mais ou menos - Portugal - e não saímos do empate. Contra um time melhor, o Brasil sifu! A Argentina é a mesma coisa. Pegou Grécia, Nigéria e a "toda poderosa" Coréia do Sul nas eliminatórias. Passou fácil. Depois foi o México. Uma lavada. Quando apareceu um adversário forte, o técnico sucumbiu.

3 - Júlio César reconheceu o erro do gol contra: Quando eu vi o lance sabia que o erro não tinha sido de Felipe Melo. O goleiro tem a visão da bola e do volante; já Felipe só via a bola. Júlio não gritou, e ainda se apoiou em cima de Felipe, que sofrendo a carga pegou na bola de raspão. Erro total de Júlio César, que reconheceu depois. Aliás, Felipe até que fez uma boa Copa. Dunga era para ter tirado ele no segundo tempo, até porque o Brasil já estava perdendo de 2 a 1 e precisava virar o placar, ou pelo menos empatar. Até Kléberson era uma substituição plausível nesse momento (com o banco que Dunga levou). Mas Dunga errou como errou com Kaká na partida contra a Costa do Marfim: demorou pra substituir, e levou a expulsão. Errar uma vez é humano. Errar duas...

4 - Kaká não reconheceu o erro dele: Esse sujeito deu uma entrevista no final do jogo onde diz que "levamos 2 gols onde não poderíamos levar". E ele? Ele também não fez 2 gols do mesmo jeito! Um o goleiro defendeu (defendeu pq ele não chutou com a altura correta), e outro chute mais fácil ele meteu a bola pra fora. Porque colocar a culpa nos gols levados? E o ataque do Brasil? Não era pro ataque fazer pelo menos 1 golzinho pra ir pra prorrogação? Porque ele não falou que estava lesionado, que não estava 100%, e que mesmo que estivesse não tinha ritmo de jogo como ficou comprovado?

5 - E como eu não poderia deixar de falar do ABC, que as eliminações de Brasil e Argentina sirvam pra diretoria perceber que precisamos de um técnico de verdade para avançar na série C.

2 comentários:

Luciano disse...

Acho que sua teoria cai por água quando analisamos 1994!
Tinhamos um técnico? Parreira?
Não, nunca, mas fomos campeões!

Em futebol há muito mais segredos do que pensamos!

Alexandre Costa disse...

Em 94 a dupla Bebeto/Romario fez a diferença. Se esse ano Luiz Fabiano e Kaká estivessem bem, talvez fôssemos mais longe. E isso não aumentaria a qualidade técnica de Dunga como treinador.
Quando o atacante do Brasil ta bem nós ganhamos a Copa. Foi assim em 94 e 2002.
E em 94 Parreira convocou Romário na ultima rodada das eliminatórias, sob pressão da imprensa.
Parreira é fraco.
É carismático, educado e tudo mais.
Mas é fraco.
Além da Copa de 94 só ganhou a série C pelo Fluminense.