quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resenha às cegas

Não assisti ao jogo.
Não li (ainda) nada sobre o jogo. Sei que o Mais Querido perdeu.

Estou em Belo Horizonte (sábado estou de volta a Natal); dava pra ter assistido ontem à partida. Vi no hotel que o jogo era o a ser transmitido pelo SporTV. Isso já é uma mudança: 2 times do Nordeste como jogo à ser transmitido. E olha que o Sport era quem jogava em casa.
Mas enfim, "deu pau" a instalação do Exchange que eu estou fazendo em BH (pra quem quiser saber depois sobre Micro$$oft eu posso postar coisas à respeito), e só fui sair de volta pro hotel às 23 horas, já com o jogo do ABC terminado.

Sei que o ABC entrou com 3 zagueiros, em um provável 3-5-2.
Esse é um erro que se transforma em dois.

O primeiro vem do clássico "time que ganha não se muda".
O ABC tava ganhando no 4-4-2, então pq mudar?
Se não tem Bileu e Basílio, Entra Ricardo e Makelelê. Simples assim! Não muda esquema, os outros 9 jogadores do grupo já estão acostumados, e mudo prossegue como dantes.

O segundo erro é que - pelo que eu acompanho jogos de futebol no Brasil - RARAMENTE um 3-5-2 é um 3-5-2 real.
Um 3-5-2 real é um esquema com 3 zagueiros, 2 alas e 3 centrais (volantes ou meias), e 2 atacantes. O 3-5-2 "mascarado" (mal)usado no Brasil não tem ala; os laterais não sobem; e acaba que vira um 5-3-2, se tornando a coisa mais "bunda na parede" que existe.

Bom, jogo perdido, erros apresentados, bola pra frente.
Pecado é repetir erro (como a escalação com Malaquias e Marcos Vinícius, por exemplo, que eu já critiquei antes aqui). Eles jogaram bem? Não sei, não vi o jogo, mas duvido que desses 2 tenha saído alguma jogada de futebol.

As duas partidas que se seguem fazem parte daquelas 10 iniciais que eu falei anteriormente, as 10 difíceis: Criciuma em casa e Guarani fora.

Não tenho dúvida que mesmo com o elenco que temos, se jogarmos apenas com que sabemos jogar normalmente, dá pra sair com pelo menos 4 pontos.

Um comentário:

Jacson Artson disse...

Alexandre,

Estou na área novamente.
Abraço e bom ter o blog de volta!

Att.