sábado, 13 de junho de 2015

ABC continua sem jogar futebol em casa

Jogar em casa é um suplício para o ABCdista, o time não consegue ter uma postura tática solida defensiva e tão pouco ofensivamente contundente. Na partida contra o Paysandu o Alvinegro entregou o jogo no primeiro tempo e depois teve que correr atrás no segundo.

O ABC já começou o jogo mal escalado, com o esforçado zagueiro Mauricio na lateral esquerda. A preocupação com o lateral direito Yago Pickachu devem ter induzido Gilmar Dal Pozzo a manter o zagueiro na esquerda da defesa. O resultado é que o ABC no primeiro tempo ficou absolutamente dependente da saída de jogo pela lateral direita com Reginaldo, obviamente facilitando o trabalho adversário. Enquanto isso Lima e Ygor Julião esperavam no banco por uma oportunidade na posição.

Com apenas uma opção de saída de bola o adversário rapidamente sufocou o Alvinegro no campo de defesa. O Alvinegro não obrigou o goleiro Emerson a fazer nenhuma defesa difícil, enquanto Gilvan fez pelo menos duas boas defesas. O primeiro gol do Paysandu saiu em uma falha de Gilvan, que aceitou um gol olímpico. O segundo gol saiu em uma falha clamorosa na saída de bola com o zagueiro Sueliton que permitiu ao adversário invadir a área e tocar para o Leandro Cearense marcar.

Depois do gol a sensação no estádio era a de uma possível goleada, tamanha a incapacidade ABCdista no jogo. Sorte nossa que o Paysandu se contentou com o marcador. Na segunda etapa Dal Pozzo insistiu com Mauricio na lateral e escolheu Erivelton para cristo. Erivelton teve uma atuação apática como todos os jogadores do ABC. Com essa modificação Edno foi para o jogo e adivinhem, nada aconteceu. Com menos um jogador de armação e mais um jogador de ataque, o time que não atacava ficou sem atacar. Como ficou claro que da esquerda não sairia nada, o que era obvio, Lima entrou com 10 minutos do segundo tempo no lugar de Mauricio.

Com mais de uma opção de ataque agora com Fabinho Alves e Lima pela esquerda, Kayke e Reginaldo pela direita, além de Edno no comando do ataque, o Alvinegro começou a esboçar uma reação. Mas verdade seja dita, somente quando o volante Fael do Paydandu foi expulso. Com um a mais algumas jogadas aconteceram. Numa delas Fabinho arrancou e cruzou para Kayke finalizar, sendo parado por grande defesa do goleiro.

Bismak entrou para a saída de Ronaldo Mendes. Bismark é um jogador insinuante, tentou partir para cima mas o placar já era definitivo.

O torcedor tá chateado, mas não adianta culpar o Frasqueirão, nem tampouco focalizar a revolta em cima de um jogador apenas. Desde o Estadual que o ABC dá sinais claros que é uma equipe com problemas defensivos, que tem dificuldade jogando em casa e principalmente que tem dificuldade de fazer gols. Não fosse Kayke guardar um gol por jogo, o ABC não teria chegado à final do Estadual nem garantido as vitorias fora de casa na Série B. O ABC é o time do 1 a 0.

O Alvinegro volta a campo para enfrentar o Vitoria em Salvador, sábado as 16:20hs no próximo dia 20.

Ps.: Fiz um clássico copiar-colar do papoalvinegro.blogspot.com pq tinha um compromisso no horário do jogo. Mas vi q só iria ficar com raiva se tivesse assistido. É inadmissível um time que tem bons jogadores não conseguir encaixar, a começar da escalação do treinador.

Um comentário:

Marcelo Costa disse...

Não vou repetir o que escrevo desde a primeira rodada da série b sobre o ABC jogar em casa para não ficar enfadonho. ABC em casa tem dificuldade de propor o jogo....vide as derrotas e empates contra timecos como Oeste, Luverdense e Bragantino.

Vamos dar tempo ao Dal Pozzo e parar de cornetar, vamos dar tempo ao treinador para ele ajeitar o time. Ele foi contratado e tem que trocar o pneu com o carro andando.

Marcelo Costa
Porto Alegre RS