segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tratar com mais carinho

Para o último jogo do ABC na série B, temos que acertar ainda MUITA coisa no nosso futebol.
Apesar de que o CRB vem com os garotos, e o ABC está com um grupo já mais experiente. Isso conta muita coisa. Mas não é pra se gabar disso. O américa foi jogar com os "mulekes" e não saiu de um empate sem gols.
Mas vamos falar sobre futebol, bola no chão. Como falei, precisamos acertar isso.
No início da série B, com o 3-5-2 de FT, tínhamos muitas e belas jogadas pelas alas. Bosco e Rogerinho subiam bem. Depois vieram Vainer, Alisson e ainda fizemos várias jogadas pela linha de fundo. Nessa época, o meio de campo não rendia. Tínhamos Dejair Brasília, Éder, e Jean Carioca entrando na maioria das vezes como atacante. Resumindo: chegávamos ao ataque com os alas.
Com a chegada de Gadelha e a pulverização da ala esquerda, acabou-se jogadas de linha de fundo.
Não preciso dizer o quanto é importante esse tipo de jogada. É quase fatal; o gol sai com mais facilidade, os atacantes são usados mais frequentemente, e há mais "amplitude de jogo".
Amplitude de jogo é o nome que se dá ao afunilamento ou não dos jogadores em uma jogada de ataque.
É fácil entender: se 10 jogadores (dos 2 times) se amontoam na grande área, é complicado de dominar bola, fazer jogadas, etc. Se esses mesmos 10 jogadores estiverem espalhados em um ângulo maior (não só na grande área), podemos ter jogadores do ataque mais livres de marcação, e o passe sai melhor.
A forma com que o ângulo fica mais aberto é quando um lateral chega pra cruzar a bola da linha de fundo: ele chama a marcação, chama o rebote da marcação, e os 10 jogadores se espalham em uma área maior.
Falta isso ao ABC! Nossa jogada tem sido só pelo meio. Quando Bosco pela a bola, ele não vai mais a linha de fundo, ele já entra em diagonal em direção à grande área, fechando a amplitude de jogo.
Além de amlpitude, falta treinar e acertar os escanteios.
Nesse último jogo, pelamordedeus! Tivemos um escanteio atrás do outro, e não acertamos NADA!
Jogada de bola parada também é fatal! O São Paulo ganhou ontem do Vasco com 2 gols de bola parada: um escanteio e uma falta. O Botafogo tem várias jogadas de bola parada, e sempre sai um gol assim.
Além de tudo, se as alas funcionarem bem, o meio de campo fica menos marcado, e ai sobra pra experiência de Gadelha.
Pra esse último jogo, temos tudo pra fechar com chave de ouro. Falta bolar a bola no chão e tratá-la com mais carinho!

Nenhum comentário: