quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Promoção do agasalho do ABC: já temos o vencedor

Esses foram os bilhetes sorteados hoje para a Loteria Federal da Caixa:

32.5861.000.000,00
21.38232.000,00
48.78127.000,00
63.06214.300,00
07.03512.720,00

Portanto o vencedor da promoção é o de número 062, justamente o senhor Paiva Junior, cujo codinome no blog é nada menos que "amor, fé e esperança". Já entrei em contato com Junior e vou esperar seu retorno. Se não conseguir, vou passar o prêmio para Edivaldo Batista de Araujo Filho, de número 35, também sorteado pela Caixa.
Parabéns a Paiva! Que entre logo em contato.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Geração perdida. Que venha a próxima!

Nossa geração - a minha, a sua, e quero muito que não seja também a de nossos filhos - é uma geração perdida.
Não perdida pelo que fizemos de errado, mas pelo que poderíamos ter feito de certo e pelo que deixamos de fazer.
Nossa geração (tenho 39 anos e espero fazer 40 em 2010) foi nascida na ditadura militar. Quando a ditadura chegou ao fim eu tinha 15 anos; portanto minha infância foi sob o regime militar. Pra mim foram 15 anos que passaremos 50 para recuperar.
Essa geração atual é ainda fruto da época dos militares. Eu sou, vc que tem idade próxima a minha também é. É uma geração cuja educação foi castigada. Claro que ainda é, pois é difícil tentar acelerar essa máquina complexa que é o Brasil, mas podia ter sido melhor se, por exemplo, Paulo Freire tivesse empregado seu método educacional para todos os brasileiros pobres. Mas foi perseguido e exilado, e os militares não deixaram que a educação fosse uma meta de governo. Povo esclarecido era um povo revolucionário.
Mas isso são águas passadas; vamos falar do presente.
O presente - essa geração - por ser fruto da ditadura, tem uma mentalidade ainda voltada ao passado. Empresários ainda querem lucrar 50, 60, 70% em cima de uma simples venda, mas em um período onde a inflação não passa de 5% ao ano. Os empresários são do passado, da época perdida. Eles tem que saber que não existe mais inflação (como era), e que sua administração pode ser baseada em lucros menores, e mais duradouros. Eles tem que procurar um estudo profissional de marketing, de reestruturação administrativa, comercial, que os faça crescer em um mundo novo.
O que falar da política então? Alves, Maias, Sarneys, Magalhães, Netos, Filhos, todos presentes na ditadura, todos que enriqueceram com ela, e que ainda querem o que?
O que vc acha que uma pessoa pensa em fazer quando se candidata a um cargo público? Que ele quer "salvar" nossa cidade? Que ele quer "melhorar" alguma coisa? Puro engano! Um candidato quer se aproveitar a máquina pública, como seus "mentores" o fizeram. Dinheiro em meias, cuecas, mensalões, favores, acordos, conchavos, tudo a favor do enriquecimento destes que se pegam ao poder e que não deixam ninguém chegar perto.
Geração perdida de políticos! Sinceramente, apenas espero que esses morram, para algo melhorar. O pior é que vêm os Filhos, Netos, deles mesmos, como robôs, máquinas preparadas para usurpar o dinheiro público, dinheiro meu, suado, conseguido com tanto esforço, mas que é retido mensalmente, a cada contra-cheque que eu recebo.
Não condeno os altos impostos que pago. Condeno sim - à morte - a todos que desviam esse dinheiro!
Já falei aqui que não consigo entender como uma cidade petrolífera do Rio Grande do Norte não consegue ter um salto de qualidade de vida, no IDH, na educação, saúda, qq coisa que seja para benefício da população (veja post anterior aqui), visto a diferença de orçamento frente a outros municípios de mesmo tamanho, aqui mesmo no estado. Ou melhor, entendo sim: roubo!
Não quero me estender muito, pq é um assunto que me entristece por demasia.
A moral dessa história é a geração que estar por vir, a de nossos filhos, a de nossos netos. O que vc ensina a eles? Que DVD tem que ser comprado desses caras que vendem pirataria? O que vc ensina a eles quando faz um "gato" na sua casa com a TV a Cabo ou com a Net? O que vc ensina a seus filhos quando vc vai pega-los na escola com o carro que é do governo ou da prefeitura? São coisas simples, mas que nossos filhos aprendem fácil a diferenciar o que é o público do privado. E é nesse momento que a formação do caráter está acontecendo.
Mas o Brasil está indo no caminho certo, não tenho dúvida disso. Tem gente - extremamente ignorante - que me fala: "Alexandre, com essa roubalheira toda, não eram pros militares voltarem?". Claro que não!
Os militares tem sua função própria, e não é de forma alguma ir de encontro à democracia.
Entendam todos que roubo, corrupção existem em todos os lugares do mundo, aqui, na Alemanha, no Japão, na Noruega.
Mas o Brasil foi descoberto apenas em 1500. Em 1500 a Europa já existia há mais de 1500 anos! A Alemanha já tinha passado por inúmeras mudanças de governo, de sociedade, de estrutura, enquanto o Brasil ainda estava sendo descoberto. Não podemos nos comparar a uma nação que evoluiu há muito mais tempo.
Nós estamos crescendo agora, apenas agora. A nossa democracia é recente. Fernando Collor foi eleito presidente por voto direto após o Regime Militar apenas em 1989. O que são 20 anos frente a 1500?
O Brasil está evoluindo, nosso estado e nossa cidade também, pouco a pouco. E pouco a pouco também estamos sabendo em quem votar.
A minha opinião está bem clara aqui: vamos esquecer quem já esteve e dar chance a uma turma nova, quem está voltado pro futuro e não para o passado.
Profissionalismo, ética e seriedade! É isso que espero de nossos novos empresários, de nossos novos governantes, do meu ABC Futebol Clube, e de nossos filhos.
Que 2010 seja um início de uma revolução - para melhor - em nossas vidas.

DECA é mais do que luxo

Estive ontem no Mais Querido e bati bons papos com membros da nova diretoria alvinegra.
O quadro é por demais interessante!
Vou deixar bem claro aqui que, apesar do passivo deixado até o fim da atual administração, a situação financeira do ABC para o ano de 2010 e posteriores é como nunca antes visto.
Me arrisco a dizer que se isso tivesse acontecido quando o ABC estava na série B (no início do desse ano ou no ano passado) nossas chances de subir seriam enormes, financeiramente falando.
Lendo o blog de Marcos Lopes, ele cita pagamentos antecipados realizados pelos bares no Frasqueirão, e valores de dívida que passam de 2 milhões. Claro que isso é preocupante, mas nada que uma administração profissional e séria consiga gerenciar. Os "ativos" ABCdistas são muito maiores que dívidas como essa.
Lá no clube o que se vê é uma passagem de administração semelhante a o que vemos bem freqüentemente na política: ainda há a diretoria atual, atuando dentro dos escritórios-chefes do clube; mas também há a "equipe de transição" que está instalada dentro do auditório. Didi Duarte e sua contratações, Gláucio Uchoa, Janser da EMS, Alan Oliveira e mais vários conselheiros eleitos transitam pelo auditório, no que parece formar a nova diretoria ABCdista.
Todos devem saber que a gestão de Judas Tadeu termina apenas dia 9 de janeiro. Acho que a posse do novo presidente está marcada para dia 10, e dia 11 será a primeira reunião do novo conselho deliberativo. Nessa reunião serão expostos aos conselheiros todos os projetos que estão sendo apreciados pela nova diretoria.
E vários novos projetos parecem chegar a mesa da "equipe de transição".
Olha, e os projetos de patrocínio - como já falei anteriormente - são em valores de clube de série B, isso pq eu não falei no ônibus. Só um ônibus como esse que está sendo entregue está avaliado em 500mil reais.

DECA é mais do que luxo
DECA será o nome do novo DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DO ABC. A parceria com a UnP está próxima e Alan Oliveira está a frente desse processo.
Se o Náutico se orgulha em dizer que "Hexa é luxo", o que se dirá do DECA?

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Copa SP de Juniores perto de começar

O site da Federação Paulista de Futebol, especificamente com relação à Copa SP de Juniores, já tem a relação completa com nome e fotos dos jogadores do ABC que participarão.
Basta acessar o link http://www.futebolpaulista.com.br/copasp/copasp_equipe.php?cod=5904&grp=P%20-%20Rio%20Claro e vc verá a garotada.
Lembrando que o ABC jogará pelo Grupo P da Copa SP de Juniores e por duas vezes com transmissão pela TV. Primeiramente contra o Santos, passando na SporTV, e depois contra o Comercial de MS, desta vez passando pela Rede Familia. A ESPN também transmitirá jogos do grupo do Mais Querido.
A Rede Família, com sede em Campinas, é transmitida em várias cidades do país, e também tem transmissão pela internet, no endereço http://www.redefamilia.tv.br/aovivo.html.
Para ver se sua cidade pega a Rede Família, basta acessar o link http://www.redefamilia.tv.br/cobertura.html

Veja todos os jogos do ABC:

GRUPO P – RIO CLARO
Estádio Augusto Schimidh Filho TV
04-jan-10 - seg 14:00 RIO CLARO FC - SP x ABC
04-jan-10 - seg 16:00 SANTOS FC - SP x EC COMERCIAL - MS ESPN
07-jan-10 - qui 14:00 RIO CLARO FC - SP x EC COMERCIAL - MS SPORTV
07-jan-10 - qui 16:00 ABC x SANTOS FC - SP SPORTV
10-jan-10 - dom 09:00 EC COMERCIAL - MS x ABC REDE FAMÍLIA
10-jan-10 - dom 11:00 RIO CLARO FC - SP x SANTOS FC - SP REDE FAMÍLIA

domingo, 27 de dezembro de 2009

2010 promete muito!

A mudança de poder é algo extremamente salutar.
Quem assume um cargo, seja público ou não, entra com energia nova, idéias novas, equipe nova, projetos novos. Num sistema democrático só não se alterna o povo.
O que precisamos evitar é o culto a personalidade, não podemos acreditar que uma só pessoa possa ser vista como "Salvador da Pátria", isso corroe a Democracia.
Isso também não quer dizer que devemos esquecer o presidente Judas Tadeu. Devemos sim agradecer pelo tempo dedicado ao ABC, pelo patrimônio criado em sua gestão, pela "idéia" colocada em prática, pelos títulos e realizações conquistadas. Judas ficará na história como um grande presidente, apesar dos erros cometidos, das subidas e descidas, das contratações mal-feitas.
Ponto!
Agora é vida nova!
A diretoria nova começa o ano com realizações, como a do ônibus conseguido.
Como também o "ascesso" à série B da Timemania, com total ajuda da Frasqueira. Isso é mais grana pra o ano de 2010.
O ABC começa 2010 também com disputa de patrocinadores. Marcas farmacêuticas brigam pelo ABC. Se em 2009, mesmo na série B, o ABC penou para conseguir uma graninha, 2010 começa exatamente ao contrário.
A possível parceria entre a UnP e o ABC, na área de comunicação também demonstra uma preocupação profissional por parte da nova diretoria.
Novos projetos para aumentar o quadro de sócio-torcedores estão chegando à mesa do presidente.
As ações demonstradas pelo novo presidente que ainda nem assumiu oficialmente prometem um 2010 melhor ao Mais Querido.
Feliz 2010 para todos os alvinegros!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Promoção do agasalho do ABC: Não esqueci não!

O sorteio do agasalho do Mais Querido continua de pé. Tive um contratempo e não consegui dar andamento da promoção no Natal. Então tá valendo pro ano novo.
Participe da promoção apenas se adicionando como seguidor do BlogARCosta.
Cada seguidor recebe um número. O número do vencedor sairá da dezena do primeiro prêmio sorteado da loteria federal da Caixa, dia 30/12/2009. Não havendo vencedor, valem o segundo prêmio, e assim por diante. Não havendo vencedor, ai eu dou outro jeito. Sugiro que os seguidores deixem um email no cadastro de seguidores. Fica mais fácil de entrar em contato com o vencedor!
Boa sorte a todos os alvinegros!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Presente de Natal da EMS e ABC para a Frasqueira


O laboratório EMS Pharma, através da divisão EMS Marcas e seus medicamentos Gerovital e Apevitin BC, a DFarma Distribuidora de Medicamentos e o grupo G7 de farmácias de Natal presenteiam a Frasqueira com um ônibus para o Mais Querido. A negociação foi iniciada em outubro deste ano e fechada justamente na véspera do Natal. A previsão de entrega do ônibus é para primeira quinzena de março de 2010 e a parceria terá a duração de cinco anos, até que a compra seja totalmente viabilizada.
"Gostaria de agradecer o empenho de Janser Júnior, Gerente Regional Nordeste da divisão EMS Marcas, que ficou à frente de toda a negociação e das contribuições dadas pelos diretores da DFarma, Milton Carvalho e Fernando Dubeux, que proporcionaram a compra do ônibus", disse o presidente Rubens Guilherme.
O torcedor Alvinegro terá o privilégio de escolher o layout para o ônibus que melhor representará o Mais Querido. Brevemente o Site Oficial - abcfc.com.br - lançará uma enquete com três opções de layout para votação, além de poder escolher um nome para a nova "Nave Alvinegra".

Do blog: é um grande presente para a massa alvinegra, até pelo fato desse ano o ABC ter que viajar próximo para os jogos da série C, na fase inicial. Ver esse "ELEFANTE" trafegando pelas ruas de Natal será um grande orgulho para todos os torcedores do Mais Querido. Pra mim ELEFANTE ou uma variante deste é um bom nome para o mais novo patrimônio ABCdista.

ABC: lista final de contratações na segunda

A diretoria do Mais Querido deverá anunciar na próxima segunda a lista final de contratações para o estadual.
Apesar de Poti Cavancanti, vice-presidente, dizer em entrevistas que o ABC contrataria jogadores onde o "dinheiro desse" pra pagar, conselheiros ligados à atual diretoria afirmam que o time será forte para o início de temporada.
E, para a surpresa de muitos, o ABC começa o ano com o caixa no azul. Isso mesmo! Claro que a dívida que existe continua existindo. Mas já entrou uma boa grana dos patrocinadores de 2010 (provavelmente da CIMED ou EMS) e essa grana deve ser usada para essas contratações.
Como o BlogARCosta falou ontem, o ABC tinha na mesa o nome de um goleiro que eu não podia divulgar, e era Dida, como anunciado em seguida nos blogs da Radio Globo. Dida foi revelado no Limoeirense, de Pernambuco. José da Silva Bonfim tinha 20 anos quando foi contratado pelo Náutico, quando foi escolhido o melhor goleiro pelo time do interior pernambucano. Em seguida passou pelo Juventude. Torçamos para uma bela temporada do goleiro que já tem nome de craque.

Cadê as informações dos outros?
Sempre acompanho os "colegas" de blog em Natal, e claro, os blogs dos jornalistas da Rádio Globo, sem dúvida a maior equipe jornalista de Natal. Entretanto venho notando que depois da eleição do novo presidente ABCdista a Globo não tem mais noticiado nem contratações nem os patrocínios do Mais Querido na velocidade que era antes na última diretoria. O que houve? Há uma semana que eu falo da CIMED como possivel patrocinador e ninguém divulgou isso ainda (a CIMED ainda não tá fechada...ainda por dar EMS). E o goleiro Dida? Só depois? E a articulação do "grupo das farmácias", também só foi divulgada depois pela imprensa oficial do RN.
Sabe o que eu acho? Que antes, na diretoria anterior, existia um "dedo-duro" dentro do ABC, e esse cara não existe mais. Tanto que aqui no BlogARCosta, quando alguem de dentro do ABC me pede para não falar nomes, para não atrapalhar uma possível contratação, eu o faço, como foi o caso de Dida ontem. Acessei o blog do Gringo e ele também segue a mesma filosofia, onde o caso "Alan Oliveira" é um exemplo. Dionísio Outeda sabia do nome mas não divulgou por "pedidos". A Rádio Globo já meteu no mundo, sem pestanejar o nome de Alan e o nome de Dida.
Portanto colegas ABCdistas, se quiserem informações novas e não divulgadas pela imprensa oficial, podem continuar acessando o BlogARCosta. Aqui tem tudo de primeira mão.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cimed quase no ABC!

E parece que vai dar CIMED na disputa com a EMS como patrocinador do ABC.
Como eu falei antes de ontem no post CIMED ou EMS, a CIMED vem atuando forte no esporte, e deve entrar no ABC. Os valores são de nível de patrocinador master de série B, mas a CIMED também deve entrar com seu marketing no clube.
Ricardo Rocha, zagueiro campeão mundial pelo Brasil, é o "cara" do futebol da CIMED.
Dêem uma olhada no post anterior (CIMED ou EMS) para ver os detalhes do acordo ABC-CIMED.

E o goleiro?
Ouvi falar que França, que jogou no Mais Querido no ano do "Cinco muito", pode voltar a vestir a camisa número 1. França, que encerrou seu contrato no Atlético-GO esse mês de dezembro, tem contatos em Natal que me informaram de seu desejo de voltar a jogar no ABC. O nome deve está na mesa da diretoria que deverá apreciar.
Mas na mesa da diretoria também está o nome de um goleiro novo, que jogou no Nordeste esse ano. Pediram-me para manter segredo desse nome, e pode ser que ele também pinte no Mais Querido. Vamos aguardar!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ABC com novo ânimo para 2010

Hoje estive no ABC, e percebi muita movimentação na reapresentação dos jogadores prata da casa.Didi quer fazer um time caseiro forte. O preparador Raniere vai treinar fisicamente o grupo para deixá-lo em condições plenas para a primeira rodada. Ivan renovou com o Mais Querido, assim como o capitão Ben-hur, que só deve estar em condições plenas de jogo em fevereiro. Devemos esperá-lo com 100% das suas condições somente em março mesmo. Breno chega com referência, e será um grande reforço. O presidente Rubens Dantas prometeu fechar as contratações até o final do mês. Pelo menos mais 4 a 5 nomes chegarão ao Mais Querido.
Não devemos esquecer que os times do interior começaram antes sua preparação. O Santa Cruz fala até na contratação de Viola; não acredito nisso; se vier até melhor, pois ele só joga Showbol. O Santa Cruz planeja amistosos contra o treze/PB.
Serão apenas 7 jogos na série C para o ABC voltar para a segunda divisão do Brasileirão.
Sem dúvida, o ABC tem que chegar "DETONANDO" na série C, e ir derrotando um-a-um seus adversários. Para isso o caminho que está sendo traçado está corretíssimo. Fazer um bom campeonato estadual será o pontapé inicial para voltarmos a série B.
Vamos minimizar os possíveis problemas de nomeações dos vice-presidentes e diretores executivos. Deixemos as frases de lado "Eu não pedi para ser indicado..." O mais importante foi o consenso formado, e que todos os participantes chegaram à uma só afirmação: "Fazer o ABC campeão estadual e voltar à série B". E tudo isso ratifica que TODOS querem participar dessa nova diretoria que está com credibilidade total da frasqueira.
Sem dúvida 2010 será um ano promissor para o ABC. Amanhã colocarei fotos de hoje do frasqueirão.

EMS ou Cimed?

A Cimed, empresa farmacêutica que já participa de contratos de marketing esportivos, a exemplo o Cimed/Malwee/Florianópolis, time de volei masculino, também está querendo patrocinar o Mais Querido nessa temporada de 2009.
O fato é que o grupo das farmácias que dá apoio à nova diretoria ABCdista tem acesso a total aos representantes farmacêuticos, e quase todos os fabricantes que medicamentos que conheço tem participação em patrocínios esportivos, desde o vôlei, basquete, passando pela Stock Car - onde a participação é muito alta - além do futebol.
A proposta da Cimed é interessante por não envolver apenas valores monetários. Contratos de jogadores e palestras motivacionais com o mesmo grupo que administra o volêi estão dentro do que a empresa pretende (ou já fez) apresentar à nova diretoria.
A Cimed/Malwee é atual campeã da Superliga Masculina de volei e conta com nomes importantes como Bruno, filho de Bernardinho, e Lucão, além do treinador Renan Dal Zoto.

Segundo o blog de Marcos Lopes, a parceria EMS-ABC ainda está sendo negociada. "Renovamos por mais um ano no inicio de novembro, porém com a posse do novo Presidente e Vice, e sua diretoria, mesmo eu tendo participado diretamente desta articulação, não significa dizer que deveremos ser parceiros novamente. Queremos e temos o maior interesse em continuar, mas seremos obrigados, até por ética e respeito a nova gestão de negociarmos se iremos continuar ou não", disse o gerente regional Janser Junior ao jornalista.

É uma disputa "saudável", sem trocadilhos, e o ABC estaria bem servido em qq das situações.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Promoção "O Natal é frio em Natal"

Mais uma vez o BlogARCosta faz promoção para os leitores.
Desta vez iremos sortear um agasalho do Mais Querido, cortesia da ERK, dentre os seguidores do blog.
De novo quem tá inscrito como seguidor já participa, quem não tá é só se inscrever como seguidor, logo ai à direita.
Basta seguir o blog! Não precisa se inscrever na promoção. Aqui é assim, tudo liberado! Sem incrições, sem moderação nos comentários, sem frescura nenhuma. Aqui é o Frasqueirão dos Blogs!
À noite eu coloco aqui uma foto do agasalho.
Vamos participar!

César Cielo, sempre ele

Cesão acaba de bater o recorde mundial nos 50m livres, com 20'91. Ele já era detentor do recorde dos 100m livres e agora detém o recorde nas 2 provas mais rápidas do mundo, igualando Alexander Popov.
Veja a prova:

A partir do dia 1º de janeiro de 2010 está proibido o uso de maiôs, e os nadadores terão que voltar a usar "sunguinha".
Agora eu quero ver quem é macho mesmo!
No meu entender, os recordes que ficarem no dia 31 de dezembro desse ano permanecerão por anos, talvez décadas.

Rubens Guilherme: ele é o cara


O empresário Rubens Guilherme Dantas (foto: ABC FC) é o novo presidente do ABC. Candidato único e de consenso, Rubens da "Santa Fé", foi aclamado presidente na noite desta quinta-feira, logo após a posse dos conselheiros e a eleição para presidente do Conselho Deliberativo. A confirmação de Rubens como novo presidente somente foi possível após várias articulações ao longo da semana.
Falando sobre as empresas do nosso presidente, as Drograrias Santa Fé, empresa que foi fundada pelo empresário em 30 de maio de 1993, orgulha-se em ser atualmente a maior rede de farmácia do Estado, com 38 lojas distribuídas em locais estratégicos das cidades atuantes, que são Natal, Parnamirim, Mossoró, São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim. Mas Rubens vai deixa-la para também administrar o maior clube do estado, e o que mais cresceu em patrimônio e estrutura nos últimos 10 anos no Nordeste.
Ser a maior não significa pisar sobre os outros. Rubens, juntamente com outros empresários do setor, fechou um acordo maçiço de estratégia de marketing para ajudar ao Mais Querido. O "grupo das farmácias" é formado também por Rodrigues (Irmã Dulce), Albe (Amadeus), Paulo (Saúde), Neto (Santa Sara) e Jairo Paiva (Drogarias Paiva). A articulação de Janser, representante EMS no estadp, foi fundamental para essa nova diretoria ABCdista. Para se ter idéia da participação da EMS junto ao patrocínio no Mais Querido nos primeiros 10 meses de parceria as vendas do GEROVITAL cresceram, só aqui no RN, exatamente 574% (fonte: blog musicadogol).
Plagiando Pedro Neto, "fui sabedor" de projetos importantíssimos para esse ano no ABC. Idéias muito interessantes, propostas de patronício maiores do que esse ano (esse ano só teve do governo e prefeitura, e só agora no final) e de aumento do patrimônio do clube. Pena que me pediram pra fechar a boca, mas que são boas idéias, são sim!
Agora, resta esperar a composição completa da diretoria e o projeto para o futebol profissional.
Para finalizar vou publicar uma frase do novo presidente: "Temos que voltar a dar alegrias a essa imensa torcida do ABC. Chega de pedir dinheiro aos abnegados. Temos que modernizar o clube, torná-lo auto-sustentável. Precisamos fazer com que a torcida volte a lotar o Frasqueirão e ajude o nosso clube nesse momento difícil."
Parabéns ao ABC Futebol Clube.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eleição ou aclamação?

Essa noite tem a posse dos novos conselheiros, e em seguida a eleição para presidente tanto do conselho quando do clube.
Lendo os blogs da cidade (leia-se blogs da antiga Cabugi) vi que Rui Barbosa desistiu.
Eu ainda acho que outras novidades aparecerão até a hora da possível votação.
Por outro lado Rubens Guilherme Dantas parece - no meu entender - ser alguém que nem é situação nem oposição. Duvido que um empresário do porte dele seria alguém "pau mandado" de outrem ("outrem" é foda né?).
Além do mais o "grupo das farmácias", como eu nomeei há uma ou outra semana, vem forte apoiando Rubens.

O articulador
Jansen, da EMS, é o articulador por trás do "grupo das farmácias". Ele que costurou essa rede, ligou para cada um, marcou almoços e reuniões, as vezes sem nem estar em Natal, tudo por telefone, e na maioria das reuniões sem a presença de ninguém do ABC. Por isso eu vejo que essa presença de Rubens como candidato tem muito de oposição também. E essa oposição foi tão forte que Poti trocou de posição na chapa. Também, Poti tinha que se afastar para o pleito eleitoral do ano que vem.

A saída de Rui Barbosa?
Será que Rui saiu ou Rui desistiu da eleição pra ficar?
Uma coisa é ser presidente do clube, que tem que administrar TUDO dentro do Complexo Vicente Farache. Outra é dirigir o departamento de futebol do Mais Querido. Lembram quando falei que Rui Barbosa motou um time campeão na década de oitenta, com Curió, Dedé de Dora, Marinho e Silva? Minha pergunta é: Será que Rui desistiu pra ficar na direção do ABC?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fiscalização multi-departamental para a Copa do Mundo 2014

Foi celebrado um protocolo de intenções entre a Câmara dos Deputados, o Senado, o Tribunal de Contas da União e os dos estados, para articulação de apoio a ações de fiscalização dos recursos públicos aplicados para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O procoloco, sob o nome de "Rede de Fiscalização e Controle para a Copa 2014", terá um site próprio, para que o cidadão acompanhe etapa por etapa, com valores, contratos, documentos e informações bancárias e financeiras, enfim, tudo que se refere à movimentação de recursos públicos na Copa.
Por enquanto o cidadão pode acessar o site temporário, que está em http://www5.senado.gov.br/fiscaliza2014.
O documento que Natal apresentou como parte da proposta de projeto está lá, e foi de onde tirei as imagens abaixo, que demonstram o antes e o depois do "Complexo do Estádio das Dunas".

Prestação de contas do Bolão do BlogARCosta

O bolão foi um sucesso total!
Tivemos praticamente uma participação igual tanto na série A quanto na B, em número de palpiteiros.
A série B contou com mais jogadores, 29. Gabriel ganhou de ponta a ponta.
Parabéns Gabriel!
Ele abriu uma frente boa no início do campeonato e não foi mais alcançado. E Gabriel tmb levou a maior premiação, que inclusive já foi paga a todos.
Parabéns aos participantes.
Vamos fazer um bolão no próximo ano para a Copa do Mundo.

Seria A:
Palpiteiros: 25 Total: R$ 250,00
Valor pra premiação: 95%(R$ 237,50)

1º colocado: 50%(R$ 118,75) - PASCHOAL FALCONI JÚNIOR
2º colocado: 25%(R$ 59,37) – ROBERTO CAPELOZI JR
3º colocado: 15%(R$ 35,62) – FABIO DANTAS
Maior pontuador das rodadas: 5%(R$ 11,87) - JOÃO BRUM - 21 Rodada, 66 Pontos

Serie B:
Palpiteiros:29 Total: R$ 290,00
valor pra premiação: 95%(R$ 275,50)

1º colocado: 50%(R$ 137,75) – GABRIEL MELO
2º colocado: 25%(R$ 68,87) – FABIO DANTAS
3º colocado: 15%(R$ 41,32) - WALLACE SOUSA
Maior pontuador das rodadas: 5%(R$ 13,77) - WALLACE SOUSA - 31 Rodada, 74 Pontos

O site do bolão é blogarcosta.com

Para amanhã teremos, no mínimo, duas chapas

Pra mim é extremamente salutar essa coisa de várias chapas se candidatando para a presidência do Mais Querido. É assim que funciona a democracia. Acordos e consensos só servem para ficar com rabo preso a alguem.
Teremos a chapa com Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, o Poti Cavalcanti, formando a dupla com Rubens Guilherme Dantas, podendo levar a turma das farmácias para o poder no ABC. Poti já falou que irá participar da campanha eleitoral de 2010, e Rubens inevitavelmetne assumirá o comando na sua ausência.
Há também a chapa principal da oposição, com Rui Barbosa a encabeçando. É oposição, Rui Barbosa da Costa já foi presidente do ABC, se não me engano em uma época que o Mais Querido montou um timaço, com Marinho Apolônio, Curió, Dedé de Dora e Silva. Não dá pra negar que foi uma grande época. Não sabemos quem será seu vice, mas até a reunião da noite tudo estará fechado.
Outros como Gláucio Uchôa podem também se candidatar. Vi no blog de Pedro Neto que ele se "apresentou". Não o conheço pessoalmente mas conheço quem o conheçe. Gente boa mas não deve entrar "pra ganhar". Entra como azarão.
O que o blog sentiu falta foi de poder ter mandado a "lista de perguntas aos candidados" que preparei (clique no link para ver as perguntas). E, com sinseridade, não visualizo respostas às minhas perguntas se eu tivesse enviado para Poti, Rubens e Rui Barbosa. Acho que esses candidados só estão preocupados em fechar acordos e procurar votos dos conselheiros. Mas não ficarei assim, parado, de mãos abanando. Assim que o presidente sair, enviarei as perguntas para ele.

Será uma quinta-feira demorada, com noite longa no auditório do ABC.
Pense numa noite de conversas ao pé-do-ouvido...

Ah, e os bastidores do clube continuam com a máquina ligada. Propostas de patrocínios estão chegando ao Mais Querido, e não estou falando da EMS; mas minha fonte pediu pra eu ficar calado e não falar muito.
O clube também está tentando fechar o acordo com o material esportivo. Grandes marcas foram consultadas, e a ERK também. Vamos ver no que vai dar.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fogo amigo

Será que o presidente Judas Tadeu sabe que dentro de sua própria diretoria há quem está desfazendo o que ele está fazendo?
O presidente tenta a todo custo fechar uma candidatura com os empresários das farmácias, isso todos já sabem. Ai aparece um "amigo" dele e inferniza os possíveis - E MUITO BONS - candidados.
Tá complicado viu? Abre o olho, presidente!
Minha opinião - que não quer dizer nada dentro da diretoria - é que uma articulação dos empresários das farmácias é a melhor opção para o ABC nesse momento.
Ainda, isso fortifica ainda mais a participação da EMS como patrocinador do ABC. Segundo o blog musicadogol, a proposta da EMS para ser patrocinador do Mais Querido será uma das primeiras a serem avaliadas pela próxima diretoria. E se essa for das "farmácias" tem tudo para vingar mais fácil.

Parceria ABC-SEV/Hortolândia
O presidente da EMS também é um dos principais investidores do clube SEV-Hortolândia.
Pra quem não lembra, o ABC sub-20 jogou ano passado em Hortolândia, pela Copa SP de Juniores, e jogou contra eles. O SEV é um time de empresários que "forma" jogadores das categorias de base, para serem aproveitados por times grandes. Eles têm contatos com estrageiros e com os principais clubes paulistas. Uma possível parceria com o SEV seria uma "ponte" para nossos jogadores da base terem um possível acesso a transferência, coisa que foi muito complicada em 2009. Além disso a parceria seria de "duas vias", e jogadores revelados por lá podem pintar no ABC.
Tudo, claro, seria analisado pelo novo Conselho Deliberativo e pela nova diretoria.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Curtinhas do ABC desse final de semana

- Quinta-feira gorda: realmente me enrolei todo com os prazos e datas das eleições do Mais Querido. O que vale é o seguinte:

1- A eleição dos novos conselheiros do clube para o triênio 2010 a 2012 acontecerá na próxima segunda-feira (14), das 10h às 16h, no auditório;
2- A posse destes está marcada para a quinta-feira (17), às 19h, na Sede Social do clube;
3- Logo após a posse, os novos conselheiros elegerão o presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo, e posteriormente, na mesma Assembleia, elegerá o presidente, vice-presidente e os membros Conselho Fiscal do clube para o triênio de 2010 a 2012.
4- Também na mesma quinta as inscrições para as chapas para a presidência do clube estarão abertas e logo em seguida acontecerá a eleição.

- Mais Querido novamente atrasado: Da mesma forma que aconteceu ano passado, o ABC largará atrás de todos os times no estadual desse ano. Praticamente todos os clubes estão com o elenco fechado mas no ABC não se faz nada além de se falar em eleições.

- Marketing de boca em boca: no início do ano passado, com as contratações que o Mais Querido fez, lembro de ver entrevistas de jogadores falando que "todo mundo sabe que o ABC é bom pagador e que não atrasa salários", e que conjuntamente com a estrutura do clube seriam argumentos fortes para a contratação junto ao clube. E esse ano novo como será? Depois do "fiasco dos atrasos de pagamentos" o clube não tem o mesmo fiador do ano passado, além do calendário irregular da série C. Na minha opinião as contratações não serão fáceis. Pra se ter idéia, o ABC perdeu o bom zagueiro Fabiano para o rival em Natal.

- Notícia boa: pelo menos uma né? Deu no blog musicadogol que a EMS renovou com o Mais Querido e que os valores podem ser até 4 vezes mais do que era. Então esse contrato pode ser da ordem de 60 a 80mil reais/mês, valores de patrocínio master.

- Corrida da cerveja: Estou em Brasilia e amanhã participarei da 1ª Corrida da Cerveja da cidade. Serão apenas 3Km de corrida onde cada equipe (4 integrantes) deverá beber uma grade de cerveja até cruzar a linha de chegada. Vale uma grade, 44 latinhas ou 36 latões. A equipe não pode desperdiçar cerveja, ninguém pode vomitar, e ela terá que se virar em carregar as latas/cascos vazios e cheios, com gelo e tudo que tem direito. Conto tudo na segunda, pq no domingo não terei condições de acessar o computador.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dia 11, último dia para formar chapas para presidente do Mais Querido

Poty Cavalcanti
Rui Barbosa
Paiva Torres
Rubens Dantas

Dentre eles está o presidente do ABC. Mas, até agora, ninguém se candidatou oficialmente. Quando tivermos candidados, o BlogARCosta vai fazer uma entrevista com cada um, e publicar aqui as "plataformas" dos candidados.
Vamos aguardar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gestão esportiva: Como administrar um clube de futebol - Parte 2

A segunda parte do trabalho Gestão Esportiva foca 3 macro-receitas que fundamentam o crescimento de um clube de futebol dentro da sociedade brasileira nos dias atuais: sua Marca, seu Estádio e a Mídia. Leiam o texto e percebam como essas três peças são impressionantemente fáceis de serem administradas em um clube como o ABC.
Vamos então ao capítulo:

Sua Marca, seu Estádio e a Mídia

Os clubes de futebol no Brasil devem fundamentar suas estratégias de marketing nas três macro-receitas de qualquer entidade desportiva: sua Marca, seu Estádio e a Mídia. A exploração comercial de sua marca é uma receita muito importante para clubes de futebol, visto que a marca da entidade é o elo entre seus milhões de torcedores e seus patrocinadores. Assim, os clubes devem desenvolver projetos estratégicos com seus patrocinadores e parceiros comerciais, visando além da ampliação da visibilidade das marcas das empresas interessadas na cobertura de mídia da entidade, também um retorno comercial efetivo, além é claro de grandes oportunidades de relacionamento. Onde está a torcida? Como cativá-la ainda mais? Em clubes com visibilidade pequena nacionalmente falando, como é o caso do ABC, devemos buscar a torcida no interior do estado? Sócio-torcedor, como fazer? Essas perguntas terão suas respostas dentro de um projeto sério de massificação da marca do clube por onde for necessário.

A segunda macro-receita em clubes de futebol importantíssima é seu estádio, epicentro do seu negócio, visto que seus jogos e todo o caráter experiencial atrelado a sua marca devem estar alinhados com os jogos em casa do clube.
O ideal é que cada clube desenvolva diversos projetos de marketing esportivo para que possam ter sempre jogos com um alto índice de ocupação e assim ampliar suas receitas diretamente com ingressos e carnês antecipados e também com outras receitas em dias de jogos como venda de comida e bebida (catering), venda de produtos e serviços, camarotes corporativos (hospitality) e serviços que possibilitem gerar receitas com o estádio durante o ano como visitas guiadas, shopping, museus, lojas, centros de entretenimento, etc. No caso do Frasqueirão, tirando os dias de jogos, vou citar exemplo de como ele tem tudo para ser um estádio rentável: primeiro que o estádio está instalado em uma via de grande fluxo de turistas; segundo pq Natal vislumbra uma Copa do Mundo ai pertinho, se avizinhando, e o estádio pode participar ativamente como parte do treinamento de seleções visitantes. Pq não convidar Seleções, mesmo que seja uma sub-20 da Itália, ou da Alemanha, ou mesmo da Espanha, onde seus habitantes já vêm usufruir do turismo existente em Natal? Lembrem-se que os europeus que visitam Natal são completamente apaixonados pelo futebol. Pq não fazer projetos de visitas juntos às escolas públicas e particulares da cidade? Pq não entrar em contato com a Emproturn para incluir o Frasqueirão como parte de uma visita turística guiada? Idéias não faltam.

Finalmente a terceira macro-receita em clubes de futebol é a mídia que no Brasil permanece muito restrita a negociação das cotas de TV, mas que engloba as mídias alternativas como Internet e telefonia móvel, além de outros conteúdos como DVD, revistas segmentadas, games, etc. As principais saídas para que haja um verdadeiro desenvolvimento na Indústria de consumo de clubes de futebol no Brasil são os clubes conseguirem criar projetos de marketing / comunicação que possibilitem gerar novos recursos a fim de que assegurem a permanência de seus jovens talentos por mais tempo. A idéia central é gerar receitas com seu negócio principal, a exibição do futebol e sua marca através da inclusão do torcedor no centro de sua gestão, que nada mais é que a conversão dos milhões de torcedores em consumidores ativos e motivados. Além disso, trabalhar seu estádio e seus jogos com o conceito de matchday revenue, maximizando todas as receitas possíveis dos jogos com seu mando, além de receitas alternativas em dias que não há partidas e principalmente reformular seu estádio para que se torne uma verdadeira Unidade de Entretenimento. Finalmente alinhar seu departamento de marketing e sua marca com o marketing de seus patrocinadores e parceiros, trabalhando o conceito de Co-Marketing, muito praticado em clubes europeus e criar novos projetos de Mídia atrelados às novas tecnologias e buscar fontes alternativas de receitas com a empresa detentora dos direitos de transmissão das partidas em TV aberta e fechada.

Com estas mudanças propostas os negócios dos clubes brasileiros, por menores que estes sejam, desenvolver-se-ão a um ritmo muito acelerado, possibilitando que o mercado brasileiro torne-se um verdadeiro mercado consumidor de futebol e deixe ser apenas uma plataforma de exportação de jovens craques.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

No maior do Brasil, mudança na presidência

O Flamengo elegeu a ex-nadadora Patricia Amorim como "presidenta" do maior clube do Brasil.
A oposição ganhou!
Delair Dumbrosck, vice-presidente e atual presidente "de fato", contratou Petkovic, bancou Andrade como técnico, e foi campeão brasileiro desse ano.
Nem assim conseguiu se eleger. Seis candidatos concorreram: Delair Dumbrosck, Patrícia Amorim, Plínio Serpa Pinto, Clóvis Sahione, Pedro Ferrer e Lysias Itapicurú.
São as novas idéias vencendo eleições!
Renovação sempre é necessário.
No Santos, a mesma coisa aconteceu. Depois de nove anos, o Santos tem um novo presidente. Neste sábado, o sociólogo Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro venceu as eleições do clube e substitui Marcelo Teixeira no comando do clube alvinegro. O "ex" que passou quase 10 anos no clube, enfim caiu. Eleito presidente do Santos em 2000, Marcelo Teixeira "colocou a mão no bolso" e montou um time repleto de medalhões naquele ano, com nomes como Rincón, Márcio Santos, Galván, Carlos Germano e Valdo, mas a equipe não rendeu como ele esperava - apesar do vice paulista daquela temporada.
Percebe-se que as mesmas histórias se repetem por vários clubes do Brasil.
Espero que as boas mudanças também cheguem ao ABC!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ludopédio

Ludopédio é a definição correta da língua portuguesa para o futebol.
Um grupo de estudiosos do "ludopedio" criou um site com o próprio nome, para falar sobre futebol a partir de um olhar interdisciplinar, vinculado às diversas áreas das Ciências Humanas. O objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A idéia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol, que atualmente encontram-se dispersas.

Para acessar, o link é www.ludopedio.com.br

A foto que está na página principal do site, hoje, é de minha autoria, registrada em Macapá-AP, num campo de "futlama". Isso mesmo: futebol na lama.
Em Macapá se joga o único Campeonato Mundial de Futlama. É "Mundial" pq os times que participam do torneio tem nome de países.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Acompanhe o ABC pela TV, na Copa SP de Juniores

Pelo Grupo P da Copa SP de Juniores, o ABC jogará duas vezes com transmissão pela TV. Primeiramente contra o Santos, passando na ESPN, e depois contra o Comercial de MS, desta vez passando pela Rede Familia.
A Rede Família, com sede em Campinas, é transmitida em várias cidades do país, e também tem transmissão pela internet, no endereço http://www.redefamilia.tv.br/aovivo.html.
Para ver se sua cidade pega a Rede Família, basta acessar o link http://www.redefamilia.tv.br/cobertura.html

Veja todos os jogos do ABC:

GRUPO P – RIO CLARO
Estádio Augusto Schimidh Filho TV
04-jan-10 - seg 14:00 RIO CLARO FC - SP x ABC
04-jan-10 - seg 16:00 SANTOS FC - SP x EC COMERCIAL - MS ESPN
07-jan-10 - qui 14:00 RIO CLARO FC - SP x EC COMERCIAL - MS SPORTV
07-jan-10 - qui 16:00 ABC x SANTOS FC - SP SPORTV
10-jan-10 - dom 09:00 EC COMERCIAL - MS x ABC REDE FAMÍLIA
10-jan-10 - dom 11:00 RIO CLARO FC - SP x SANTOS FC - SP REDE FAMÍLIA

BWA de novo na polícia

Lembram-se da BWA, a fabricante de ingressos por cartões magnéticos, o mesmo usado nos jogos do ABC no Frasqueirão?
Pois a polícia do Rio de Janeiro desmantelou uma quadrilha que desviava ingressos oficiais dos jogos e os repassada diretamente para os cambistas. 8 mil ingressos foram apreendidos do jogo de amanhã entre Flamengo e Grêmio.
"De acordo com os policiais, dez pessoas do bando que desviavam ingressos foram presas. A polícia suspeita que seis integrantes da quadrilha pertencem à direção da empresa que confecciona e vende os ingressos (BWA/Ingresso Fácil). Os outros seriam cambistas que revendem os bilhetes com até 500% a mais do que o preço oficial", materia retirada do site UOL.
A mesma BWA já tinha sido colocada como suspeita pela Rede Globo, no programa Fantástico e depois no Esporte Espetacular.
Fortes indícios né? Só por isso ela não deveria mais ser contratada pelo Mais Querido em 2010.
Se a BWA voltar, é pq tem muito coelho nessa cartola...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Henrique Alves é citado em gravações no caso "Mensalão do Arruda"

Tá no site do UOL (ver link Elite do PMDB)
Ainda não tá nem na Tribuna nem no Diário de Natal. Será que eles vão publicar algo?
Duvido! Então aqui no BlogARCosta vc lê!

Vou transcrever a matéria:

A Folha teve acesso ao vídeo no qual Collaço fala sobre uma suposta propina paga a caciques peemedebistas na Câmara: o presidente da Casa, Michel Temer (SP), o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e os deputados federais Eduardo Cunha (RJ) e Tadeu Filippelli (DF).
Esse é o grupo que chancelou a permanência de Filippelli no comando do PMDB-DF, forçando a saída de Joaquim Roriz do partido em setembro. Roriz foi rifado com a aliança dos peemedebistas com o governador José Roberto Arruda (DEM). O democrata o acusa de estar por trás das denúncias.
Na gravação, Barbosa diz que Arruda "dava 1 milhão por mês para Filippelli". Collaço fala em outro valor e detalha a suposta partilha: "É 800 pau [sic]. Quinhentos pro Filippelli, 100 para o Michel, 100 para Eduardo, 100 para Henrique Alves".
O vídeo foi entregue à Polícia Federal, mas não há menção a gravação a nenhum dos peemedebistas citados. Deputados federais só são investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal.
"Não sei por qual razão se destinaria verba para mim. É mais uma infâmia, lamento dizer isso", afirmou Temer. Filippelli disse que vai acionar Barbosa e Collaço na Justiça. Henrique Eduardo Alves não foi localizado. Eduardo Cunha afirmou que "não tem qualquer relação com essas pessoas".


Do blog: O Brasil é um pais novo. Ainda mais se considerarmos a saída recente da ditadura, apenas 20 anos atrás. Nessa época, e também depois dela, os políticos eram podres, nosso empresariado estava (está!) acostumado a lucros absurdos, e o povo ainda não sabe votar.
Esses Arrudas, Malufs, Alves, Maias, ACMs são todos "filhos da ditadura", e vivem ainda num mundo que já passou, já morreu. O Brasil é diferente agora e precisamos mudá-lo. Só o povo fará isso, só novas eleições, só novos governantes, só novos empresários. E isso demanda tempo.
Mas, claro, as eleições do próximo ano estão ai, pertinho. Você eleitor é quem manda!
Vamos parar de reeleger essa galera do passado. Eles já lucraram demais com o governo.

Governo não é para se enriquecer! A pessoa que quiser se candidatar a cargo público é simplesmente para querer AJUDAR O POVO.
Não estou sendo inocente aqui, estou apenas lendo o "manual ao pé da letra".
Eleitor, vote em alguem novo, diferente, correto, digno de representá-lo. Pesquise seus antecedentes criminais, veja se o candidato quer "mamar nas tetas" ou fazer algo por vc.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Perguntas aos candidados a presidente do ABC

Sempre leio o bom blog do jornalista José Roberto Torero. Recentemente, ele como Santista, escreveu uma série de perguntas aos 2 candidados à presidência do "peixe", e as remeteu aos ilustríssimos senhores.
No Mais Querido a situação ainda está "meio nebulosa". Em minha opinião já existem candidados, mas ninguém quer se expor oficialmente agora.
Isso é que eu não entendo. Porquê?
Se já existessem candidados "oficiais", nós já poderíamos cobrar as diretrizes, os projetos, e os candidados já poderiam fazer suas campanhas, como em uma eleição normal.
De qq forma, selecionei aqui algumas das perguntas formuladas por Torero ao Santos que tmb poderiam ser feitas no ABC, com algumas modificações:

1. Qual o seu perfil para novas contratações? (jogadores renomados ou promessas, caros ou baratos, etc)?

2. Qual a estratégia de contratações para 2010? Contratar jogadores só para o estadual, ou fazer contratos anuais? Lembrando que a série C começa bem tardia.

3. Sócio-torcedor: como será tratado na sua gestão? Qual seu projeto para levantar mais sócios? Enfim, como trazer o torcedor para o estádio de uma forma estruturada e rentável ao Mais Querido?

4. Alguma estratégia para torcedores que residam fora de Natal? Muitos são sócios-torcedores.

5. Qual seu projeto para aumentar a arrecadação do clube?

6. Quem serão seus principais assessores. Poderia citar de três a cinco nomes?

7. Didi Duarte será mantido técnico para 2010?

8. Quais seus planos para o Frasqueirão?

9. Qual é a sua referencia em termos de administração? Um estadista, um escritor ou outra pessoa que o inspira?

10. Qual sua posição quanto a reeleições. O estatuto novo prevê uma comissão no lugar da presidência única. Como o sr. vê isso?

11. Quais são as propostas para aumentar a transparência administrativo/financeira do clube em relação a empréstimos, pagamentos de comissões e recebimento das vendas de jogadores?

12. O que o senhor pensa e fará em relação ao futebol de base e a participação de empresários dentro da diretoria/conselho do ABC?

13. Como se relacionará com as torcidas organizadas?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cabo Patrício, governador do Distrito Federal

É isso que reza a Lei Orgânica do DF, no seu artigo de número 94, caso o governador, o vice e o presidente da assembléia estejam impedidos de assumir.
Vamos ao texto:

Art. 94. Vagando os cargos de Governador e Vice-Governador do Distrito Federal, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga, devendo os eleitos completar o período de seus antecessores, na forma do art. 81 da Constituição Federal.

Parágrafo único. Em caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador do Distrito Federal, ou vacância dos respectivos cargos, no último ano do período governamental, serão sucessivamente chamados para o seu exercício, em caráter definitivo no caso de vacância, o Presidente da Câmara Legislativa, o Vice-Presidente da Câmara Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 37, de 2002.)


Cabo Patrício, do PT, nascido na cidade-satélite do Gama, seria o governador até nova eleição.

Brasília sem lei

Brasília foi toda abaixo!
JK construiu a capital federal e em menos de 50 anos ela foi destruída. Em tempo: Brasília faz o cinquentenário no próximo ano.
O governador Arruda que já havia mandado alterar o placar do senado anos atrás - ato que por si só era suficiente para ninguém mais votar no meliante - aparece participando de um esquema de corrupção como nunca visto.
Pq eu digo "como nunca visto"?
Pq o governador está envolvido e o vice-governador também.
Quem assumiria na falta dos dois? O presidente da assembléia. Mas este está envolvido até "as meias" (foi filmado com tanto dinheiro que teve que colocar bolos de notas nas meias).
Na falta da assembléia, os "políticos de toga" assumem. Mas também a mais alta corte do Distrito Federal está envolvida; pelo menos 2 desembargadores também são citados no esquema.
Brasília morreu!
O brasiliense tem que se envergonhar por ter votado em uma corja de corruptos, da pior espécie.
A capital federal, que tem que dar exemplo a todas as outras,acabou de ruir.
Juscelino Kubitschek deve estar se remoendo no túmulo.

Matemático não assiste jogo de futebol

São impressionantes as campanhas dos dois times cariocas citados no titulo do post.
O Flamengo, depois que assinou o contrato com a potiguar ALE, disparou na tabela, e contabilizou 11 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, esta para o Barueri. Marcelo Alecrim não esperava isso, nenhum matemático/estatístico também esperava, muito menos os "donos" (digo paulistas) do futebol brasileiro. Tanto que já fez uma nova proposta para "bancar" o time carioca por todo o ano de 2010. São valores que deixaria qualquer ABCdista mais puto da vida ainda.
A mesma matemática veio totalmente abaixo quando o Fluminense deu uma arrancada "felomenal", digna de Michael Schumacher. Acho que teve estatístico que "se suicidou". O Fluminense tinha apenas 5 vitórias quando também tinha 98% de chances de rebaixamento. Vejam que não são nem 97 nem 99, são 98!
É impressionante a frieza dos números.
A minha teoria é que matemático não assiste futebol! Pq para se calcular prognóstico de times, tem que se estudar cada time, cada jogador, cada momento dentro da tabela, cada esquema tático, tanto para dentro quanto para fora de casa. Tem que saber se fulano tem 3 cartões ou se sicrano está inspirado com a namorada nova. São muitas (talvez inúmeras) variáveis envolvidas, tantas que se torna quase que inviável um prognóstico. Isso sem contar na arbitragem, nos roubos, no bandeirinha escroto, ou na chuva que pode cair e estragar o esquema tático de um time altamente técnico.
Volto a afirmar aqui: não existe lógica, matemática ou estatística em se prever rebaixados ou campeões no futebol.
O Flu tinha apenas 5 vitórias quando "estava" rebaixado, na mesma época que o ABC tinha 9, isto é, 4 vitórias a mais. O Flu hoje tem 11 vitórias o ABC contabilizou apenas 1 a mais.
Matemático tem que participar dos scouts dos jogos, e nada mais!

sábado, 28 de novembro de 2009

Melancolicamente

Melancolicamente, definhando, agonizando, o ABC termina o calendário do ano na série B 2009. Calendário fixo agora, somente e apenas se se classificar novamente em 2010 para a série B de 2011.
Pq "melancolicamente, definando, agonizando"? Pq o grupo de Didi Duarte mostrou que só ganhou jogo nessas últimas partidas quando (supostamente) envolveu-se "mala branca", e tmb pq esse final de série B encerra um ano desastroso para o futebol profissional do Mais Querido.
Estadual triste e Copa do Brasil que não foi valorizada (FINCO O PÉ AQUI, FALANDO SOZINHO, QUE A COPA DO BRASIL É O CAMPEONATO MAIS FÁCIL PARA SE CONSEGUIR APARECER NO MERCADO DA BOLA NACIONAL), terminou tornando um fracasso a participação ABCdista na Série B do Brasileirão.
Que a falta de planejamento de 2009 torne-se uma página virada na história do alvinegro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bolão do BLogARCosta chega ao final

Com o final dos 2 Brasileiros, séries A e B, o bolão do BlogARCosta também chega ao seu fim, e com boa participação. Para participar cada "palpiteiro" entrou com R$ 10,00, um valor apenas simbólico pq o que vale é a brincadeira; e a premiação sendo dividida entre os 3 primeiros de cada campeonato.
Na série B Gabriel Melo segue na ponta desde o início do campeonato, mas está com Wallace na cola.

Veja a classificação geral atual:

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 1432
2 WALLACE SOUSA 0 1401
3 FABIO DANTAS 0 1371
4 IDO MARTINI FILHO 0 1289
5 GERVAZIO 0 1285
6 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 1247
7 FÁBIO COSTA 0 1199
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 1198
9 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 1196
10 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 1181
11 ALEXANDRE RODRIGUES COSTA 0 1065
12 JOÃO BRUM 0 985
13 VICENTE HENRIQUE BELMONT 0 949
14 ARISTOTELES REGO DE ARAUJO 0 925
15 JOVÂNIO GALVÃO DE SANTANA 0 783
16 JACSON ARTSON 0 782
17 ABECEDISTA 0 262
18 FLAVIA LIMA 0 254


Para o próximo ano faremos o bolão da série A e da Copa do Mundo.
Esperamos uma participação maior!
Abraços a todos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Papo de boleiro

Conversando a pouco com meu colega Leoardo, do blog musicadogol.blogspot.com, lembramos de uma conversa que tivemos com Pradera, esse ano. Pradera, que se tornara muito experiente quando pendurou as chuteiras, "inventou" de ser treinador de futebol. Treinou 2 times da capital federal mas sem muito sucesso.
Segundo Pradera, "o ambiente de se administrar um grupo de jogadores transcende o fato de treinar e ensinar futebol ao grupo, e muito!". Ele se referia aos salários atrasados, a ausência de bichos como premiação, coisa que era comum na época em que jogava. Hoje, o comum é ver "malas" de outros times premiando os jogadores.
O ABC de 2009 foi isso! Salários sempre atrasados e premiação sendo "catada" em urnas pelos torcedores, longe, MUITO LONGE, de algo profissional.

Ah, Zé Eduardo está na série A! Isso mesmo, o meia deve ser anunciado pelo Ceará ainda essa semana. O jogador que já passou pelo Vovô 2 anos atrás e que deu alegrias aos torcedores do ABC agora está na A.
Ah, lembrando que cobrar salários atrasados não é crime.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cena clássica do penalty (mais que) roubado

Recomendo a todos os filmes BOLEIROS e BOLEIROS 2.
O primeiro é bem melhor.
Filme para quem gosta de futebol, conta cenas clássicas do dia-a-dia do futebol brasileiro. Partidas roubadas, jogadores contundidos que são curados com rezadeiras, o craque da pelada que nunca chega a ser profissional são algumas das cenas muito bem filmadas e transmitidas pelos filmes.
Coloco aqui no blog a cena do jogo roubado, que está no filme Boleiros 1.
Morram de rir, ou de chorar, lembrando situações reais aqui no Brasil.

Gestão esportiva: Como administrar um clube de futebol - Parte 1

Venho acompanhando a discussão em torno do novo estatuto do ABC. Confesso que não sou muito paciente quando se envolve leis e suas atualizações. É muito chato! Sei que é necessário, mas é chato. Direito, definitivamente, não é o meu forte.
Gosto mais da execução da coisa. E como vivemos em um país presidencialista e, até onde eu sei, a administração do ABC Futebol Clube é essencialmente presidencialista, vou começar a postar aqui no blog artigos sobre Gestão do Futebol Brasileiro, perfeitamente adequados à realidade do Rio Grande do Norte e do ABC.

Histórico da administração dos clubes de futebol

O cenário atual das entidades desportivas profissionais nos países desenvolvidos demonstra que o mercado brasileiro de clubes de futebol, embora com grande potencial, ainda permanece muito distante da realidade da Europa e EUA.
Em parte, este abismo econômico entre os mercados brasileiro e norte-americano / europeu deve-se a diferença do poder aquisitivo da população, que sem dúvida é um dos entraves para que o mercado de consumo de futebol no Brasil se desenvolva. Entretanto a principal questão que hoje dificulta o crescimento dos negócios em clubes de futebol no Brasil reside no fato de as entidades profissionais de futebol não terem se transformado nos principais players da Indústria Esporte no Brasil, fundamentando seus negócios no conceito de consumo de produtos / serviços e entretenimento, ficando ainda restritas a poucas fontes de receitas e em muitos clubes com uma grande dependência da negociação de atestados liberatórios ou de forma mais simplista, da transação de atletas.
Esta é a evolução do modelo de negócio praticado por grandes clubes de futebol na Europa e franquias dos EUA e que deve ser utilizado como balizador para a mudança a ser praticada pelos clubes de futebol no Brasil:



Percebe-se pela linha do tempo acima que as entidades desportivas profissionais buscaram no decorrer dos anos desenvolver seu modelo de negócio, em primeira instância convertendo-se em Unidades de Negócio, na mudança de sua estrutura jurídica e principalmente na adoção de uma gestão corporativa para a seguir tornarem-se verdadeiras Unidades de Consumo e Entretenimento. Atualmente, graças ao avanço das novas tecnologias, as franquias americanas e clubes de futebol da Europa estão se tornando Unidades Geradoras de Conteúdo, fazendo com que seus negócios estejam alinhados com a presente era digital.
Para efeito de comparação, eu situo o atual estado de gerência administrativa do ABC Futebol Clube ainda na década de 70/80, com alguns ensaios de negócios - vislumbrados efetivamente a partir da construção do Frasqueirão, e com pouco ou quase nenhum ponto de Unidade de Consumo (quando falo pouco é porque a marca ABC não é trabalhada ou vendida pelo clube, e sim por empresas associadas ao clube, como a Eureka por exemplo).

A viabilidade econômica de clubes de futebol é fundamental, pois o principal objetivo de qualquer clube é o investimento contínuo no departamento de futebol profissional, que sem dúvida é a maior despesa destas entidades em todo o Mundo. Assim, embora a razão de existir dos clubes de futebol seja montar equipes competitivas, que ganhem títulos, o departamento de marketing torna-se essencial para o sucesso da gestão da entidade, visto que será através da geração de receitas proporcionadas pelas estratégias de marketing que os clubes terão mais recursos para investir em seus projetos esportivos.

Atenta a esse cenário, a Casual Auditores, de São Paulo, realizou um levantamento e propôs um pacote de ações para impulsionar o mercado da maior paixão nacional. O estudo tomou como base os resultados dos 21 clubes mais ricos do Brasil. "Essas instituições precisam desvincular o desempenho esportivo do econômico. Se não mudarem essa postura, criando estratégias de marketing bem estruturadas, chegarão ao final das temporadas esportivas sempre contabilizando altos índices de déficit", afirma Amir Somoggi, diretor da Casual e especialista em marketing e gestão de clubes. Entre as sugestões, Somoggi propõe o fortalecimento das relações entre clube e torcedores, por meio da criação de mecanismos como cartões de fidelidade, desenvolvimento constante de novos produtos, planos de sócios, comercialização de carnês para temporadas e inserção da marca do time em áreas ainda pouco exploradas. Segundo dados levantados pela empresa, juntos, os 21 clubes têm potencial de aumentar o faturamento em pelo menos R$ 900 milhões. Um terço desse valor teria origem no melhor aproveitamento do espaço dos estádios – que vai além das receitas obtidas com os jogos de futebol. Outros R$ 350 milhões viriam de patrocinadores, produtos, royalties, serviços e venda de imagem.

Portanto, chegamos ao fim da primeira parte do estudo sobre Gestão de Clube de Futebol, onde descobrimos que o Marketing é um dos, senão o maior, entrave para o ABC iniciar uma modernização de sua estrutura administrativa.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Musicadogol está bombando!

Pra quem não conhece, o blog musicadogol.blogspot.com pertence ao meu amigo Leonardo, "ABCdista de corpo e alma", como fala a música.
Leonardo, sempre presente aos treinos e também após eles, acaba ficando mais tempo e conhecendo de perto os jogadores. Isso faz com que ele traga informações privilegiadas do campo para o blog musicadogol. O post mais recente do blog é uma entrevista com o bom zagueiro Leonardo, chamado no sudeste por Leonardo "Baresi".
Vou terminar esse post escrevendo assim:

1) Recomendo o blog Musicadogol.blogspot.com.
2) Ele pertence a um grande ABCdista.
3) Aonde fores ABC, Leonardo também vai!
4) Musica e futebol, juntamente com cerveja e mulher bonita são as paixões nacionais.
5) Vamos difundir todos os blogs que falam sobre o ABC Futebol Clube.

4 candidados, 1 vai cair

Vejam a situação atual dos 4 times candidatos à série C:

Equipes Pts J V E D GP GC SG
14 - América/RN 45 37 13 06 18 49 61 -12
15 - Brasiliense 45 37 13 06 18 43 55 -12
16 - Ipatinga/MG 45 37 11 12 14 41 50 -09
17 - Juventude/RS 44 37 12 08 17 45 48 -03

O Juventude, atualmente, é o que cai. E ele joga com o Guarani, recém promovido à primeirona. Teoricamente seria um jogo dificil, mas não sabemos em que "estado de euforia" estará o Bugre pra esse jogo.
O Ipatinga joga contra o Vasco, mas em Ipatinga. E o treinador do Vasco já informou que só irão reservas para esse jogo. Portanto eu acredito em vitória do time de Minas Gerais.
O Brasiliense também joga em casa contra o Vila Nova, que já não quer mais nada. Como eu "conheço" o Brasiliense (que está com salarios em dia, paga bem aos seus jogadores e Luiz Estevam esteve essa semana no treinamento conversando com meio time) também acredito em vitória do time da capital federal.
Já o américa pega o Ceará também embalado pelo acesso à primeirona. Castelão cheio, muita festa, e não sei até onde "seriamente" o Ceará vai jogar.
Para mim, o rebaixado sairá dessa dupla: Juventude ou américa.

ABC perde por 3 a 1

Não acredito nessa que o time joga bem e perde.
O único fundamento que interessa no futebol é a BOLA NA REDE. Colocar 50 bolas na trave e não acertar uma dentro é incompetência.
Lembro de um programa de Milton Neves que assisti. Ele entrevistava Dadá Maravilha.
Milton fez 3 embaixadinhas e passou a bola pra Dadá. A bola bizonhamente pega na canela do artilheiro e quase base no câmera-man. Dadá imediatamente falou:
- Milton, eu não sei jogar futebol, eu sei fazer gol!
Claro que muita coisa faltou ao ABC esse ano, mas uma tecla que eu venho batendo sempre é a pontaria! Não existe mais aquele jogador que quando termina-se o treino ele continua do gramado, treinando chutes a gol. Se não tem esse jogador, o treinador é que tem que improvisar, aumentando o tempo de treinamento fazendo chutes a gol na parte final.
Essa de chutar em cima do goleiro e terminar a partida com o goleiro adversário sendo o melhor em campo não cola mais.
Vejam os gols da partida:

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Se tem corrupção no primeiro mundo...

Imagine aqui no Brasil, e imagine ainda no nosso futebol, e torne a imaginar na série B do futebol do brasil.
O maior escândalo de corrupção na Europa atinge 200 jogos, 17 pessoas são presas, e dentre os jogos estão 3 partidas da Liga dos Campeões!
Leiam a matéria completa aqui, no link do site UOL: Corrupção na Liga dos Campeões.
Só que lá no primeiro mundo há investigação, há prisões e há punições aos clubes.
Já por aqui...

ABC e Campinense na mídia nacional

Infelizmente por razões lamentáveis.
Pelo ABC, o "desmentido" do presidente Judas Tadeu virou manchete na página principal do UOL. Durante boa parte da manhã de hoje a matéria "Presidente do ABC volta atrás e nega 'mala branca' na Série B" ficou estampada na cara do UOL, talvez o maior site nacional de notícias.
Já o Campinense não fica atrás. Um post dessa tarde relata a total intranquilidade no elenco paraibano com o presidente do clube. Leia um trecho aqui da matéria Elenco não treina:

A crise parece ter se instalado no estádio Renatão, em Campina Grande, na Paraíba. Nesta última quinta-feira, dia 19 de novembro, os jogadores do Campinense sequer treinaram para o duelo de sábado contra o ABC/RN, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O que se viu no local foi os jogadores sem o uniforme de treino na entrada do clube, à espera do presidente Saulo Minah. O objetivo era um só: uma explicação para os salários atrasados, que já chegaram ao terceiro mês.

ABC e Campinense duelam amanhã em campo, mas também duelam fora dele por manter um mínimo de descência administrativa, e demonstram que gerênciar clubes de futebol no Nordeste do Brasil carece - e muito - de seriedade e competência.

Reunião do conselho no ABC
A reunião não deu em nada.
Já começou que nada foi tratado com relação a presidência do ABC, que tem novo mandato começando em janeiro.
O assunto foi apenas a mudança no estatuto, assunto que ficou apenas na conversa, pois outra reunião foi marcada para dia 30, tmb para discutir o estatuto.
Eu ja falei isso aqui mais de uma vez e continuo a repetir: o "elenco" de conselheiros do Mais Querido é repleto de empresários bem sucedidos, nas mais diversas áreas comerciais e administrativas de Natal e do RN. Se apenas 1 ou mesmo um grupo de 3 desses "homens de sucesso" que são torcedores natos do ABC se empenhassem em assumir o clube já seria uma mudança salutar no maior do RN.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hoje tem reunião do Conselho Deliberativo do ABC

"O vice-presidente do Conselho Deliberativo do ABC Futebol Clube, Ivis Bezerra, no exercício da presidência, comunica o adiamento da Reunião Extraordinária, que deveria realizar-se às 19h desta data, para o dia 19 do corrente mês, no mesmo local e horário, em virtude do falecimento da senhora Darque Saraiva da Silveira, esposa do presidente do Conselho Deliberativo, Ernani Alves da Silveira."

Essa é a última nota oficial no site do Mais Querido sobre a reunião. Portanto tudo está confirmado.
Novamente repetindo aqui (repetir duas vezes??), o sócio-torcedor tem pleno direito a voto e também de ser votado, conforme artigo 10º do contrato assinado entre o ABC e o sócio-torcedor (ver post anterior aqui).
E também, pela quantidade de sócio-torcedores existentes, mesmo apenas os que estão em dia com relação ao pagamento, os sócios-torcedores podem decidir qualquer votação dentro do ABC, pois a proporção é muito maior de sócios.
Senhores sócios-torcedores, compareçam hoje à noite às 19:00 para a reunião no auditório do Mais Querido.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Patos é bem ali

Claro que o Campinense não podia fazer diferente. Ao perder o mando de campo o time paraibano bem que poderia jogar contra o ABC em João Pessoa.
- Mas a capital é pertinho de Natal, então, vamos pro outro lado!!!
Bom pro ABCdista que mora em Caicó, que a menos de 1 hora pode assistir o jogo do Mais Querido. Caico, Jardim do Seridó, São João do Sabugi são cidades que podem deslocar torcedores para assistir o último jogo do ABC "fora de casa".
De quebra, aproveita e compra uns sapatos de couro de bode.

Treinador por 2 jogos

Depois de perder pro ABC por 6 a 2, o técnico Reinaldo Gueldini "pediu pra sair".
No seu lugar voltou Mauro Fernandes, "bem" conhecido de Ponta Negra, e vai tentar tirar o Brasiliense da zona.
Seu primeiro treino será ainda hj a tarde, mas ele já conhece o grupo e o grupo o conhece.
A questão entre Brasília e Natal é bem sui generis: Brasiliense e Gama, ou ABC e américa podem ser as duplas de times de tradição na série C.

Video de Ricardinho

Retirei esse vídeo do blog musicadogol, do meu amigo Leonardo. É um vídeo promocional. Vejam que são apenas jogadas de Ricardinho no ABC de 2009.
De longe, o melhor jogador do ABC no ano. Falo isso numa boa, sem pestanejar.
Leonardo em seu blog questiona pq Ricardinho não jogou o estadual inteiro. Ele jogou alguns minutos do clássico, ainda no primeiro turno, e jogou muitíssimo bem. Esses poucos minutos foram suficientes para perceber um potencial grande no atacante. A partir dai Ricadinho não sairia mais do meu time. Mas o técnico era Heriberto.
Ouvi falar que ele não entrou exatamente pq era bom, e sendo bom iria ofuscar jogadores pertencentes a um conselheiro-empresário.
A partir dai Ricardinho ficou de molho e só voltou mesmo com Flávio Lopes, na incrível retomada do ABC no segundo turno da série B, retomada que foi atropelada pelo mesmo Flávio. Vá entender...
Veja o video e imagine se Ricaridinho tivesse jogado o ano inteiro pelo Mais Querido:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fluminense X ABC

Para todos os matemáticos, estatísticos e aquela galera que gosta de número e não gosta de futebol, o Fluminense já estava rebaixado.
5 vitórias apenas! Uma sequencia incrivel de empates de derrotas. Há 13 rodadas o Flu carioca tinha 98% de chance de rebaixamento. E vejam que nem era 99% nem 97%, era 98% !!!!
Ah, os números no futebol!
Assim, nessa época, a diretoria do Flu "rebaixado" deu carta branca ao treinador Cuca:
- Dispensa quem vc quiser, medalhões, jogadores de empresário, qq um, e começe a formar um time para o estadual de 2010.
Então Cuca tirou uns 6 ou 7, passou usar a base tricolor, e o time ANTIMATEMATICAMENTE começou a vencer. Venceu, venceu e não perdeu mais! Venceu aqui no Brasil e no exterior!
Se vai escapar do rebaixamento eu ainda não sei, mas que moralmente está bem melhor que o Botafogo, seu adversário direto, está sem dúvida.
O ABC até que fez o que Cuca tmb fez no Fluminense. E tmb deu certo.
Só que o ABC fez quando matematicamente (desta vez a matemática é verdadeira) não tinha mais chances.
O 3-5-2 que o ABC aplicou quase que o ano inteiro obriga que o alas apóiem o ataque, subem mesmo, cruzem, chutem a gol, participem de jogadas de ataque.
Isso NUNCA funcionou.
Panda, Ademar, Beto, Gleydson e Roque em momento algum agiram como alas. Nem mesmo Bruno Barros, que com aquele gol relampago contra o Guarani (eu acho) me enganou. Sem alas não tem ataque que funcione. Didi Duarte viu isso e voltou pro 4-4-2, com laterais básicos.
Quando Bosco e Bruno saíram, o ABC fez 6 gols.
Quando Cuca tirou os medalhões, o Flu cresceu.
O Flu àquela época estava rebaixado. O ABC não.
Mas o inverso é que ocorre agora.
O Flu acordou antes. O ABC ainda está em pesadelos.

sábado, 14 de novembro de 2009

R$ 900,00 por mês não dá prejuizo

Não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que o ABC poderia ter entrado desde o início da série B com um time de pratas-da-casa e permaneceria na segundona.
É puro engano afirmar isso.
Isso sem contar o do fato do Mais Querido ser franco-atirador nesse final de série B.
Mas o que são R$ 900,00, o título desse post? É o salário de Gabriel!
Isso é o que está na carteira, mas ele deve receber um incentivo a mais, e talvez chegue a R$ 2mil o seu salário, não posso precisar na verdade.
No time de hoje foram 5 jogadores da base - 6 se contar com Sandro - onde Sorato, Delano e Paulinho, os jogadores que esse blogueiro pediu o ano inteiro para entrar, jogaram seus primeiros jogos pela segundona.
O ABC não levou 1 cartão sequer esse jogo, e aplicou a maior goleada da série B.
Sorato, Delano, Paulinho, Gabriel, João Paulo e o bom zagueiro Edson são o ABC Futebol Clube.
Um time vencedor se faz com juventude e experiência.

1 golzinho
Se o ABC tivesse vencido "só" por 5 a 2, o américa poderia entrar na zona já nessa rodada. Os 6 a 2 fizeram com que Brasiliense e américa empatassem no saldo de gols. O time de Japecanga ganha no número de gols pró.

América, fazedor de campeões
Como curiosidade, o américa, que já se tornara o maior fazedor de campeão estadual, pois o time rubro é o maior vice-campeão do Brasil (foi 28 vezes vice com o ABC sendo campeão estadual, e 34 vezes vice-estadual no total), está também ganhando terreno nacionalmente. Foi em cima do time rubro que o São Paulo ganhou seu título Brasileiro em 2007, e esse ano o américa repetiu com o Vasco, fazendo do carioca cruzmaltino o campeão da Série B de 2009.

Valorização: é a resposta da nossa prata da casa

Grande vitória, com o ABC por 6x2. Jogando solto, marcando forte, saindo rápido com João Paulo e Gabriel.
Judas não soube valorizar as categorias de base nesse ano. Nossa prata da casa merece respeito.
Temos que valorizar bem os nossos jogadores nas vitórias. Falo de R$$$$ e também de dar oportunidade à quem realmente que jogar. Houve incentivo hoje de outros times?
O ABC é maior do que qualquer tipo de favorecimento para time X ou Y.
Parabéns: Delano, Sorato, Rogerinho, João Paulo, Gabriel.... e a todos os outros jogadores que entraram hoje. Vocês mostraram como os jogadores do ABC SEMPRE tem que jogar: com garra, vontade de vencer, honrando nossa torcida e a camisa alvinegra.
Didi Duarte mostrou como é entrar pra vencer com 4-4-2 e só depois segurar com 3-5-2 no finalzinho. Coisa que nenhum outro técnico nesse ano soube fazer.
Pena que é tarde demais para 2009.
E se tivéssemos entrado assim a 3 ou 4 rodadas antes? Porque ninguém viu isso? Falta planejamento, visão, até durante os treinamentos. Judas, fica provado que o vacilo foi enorme esse ano. Um ano para esquecer.
Veja os gols:

Será que a diretoria sabe?

O jogo do ABC x Brasiliense passou apenas nos canais SKY, e não nos canais NET.
A CBF/Globo vendeu os direitos de transmissão para ambas as empresas, mas apenas a SKY transmitiu o jogo do ABC.
Será que a diretoria sabe disso?
Será que cabe ressarcimento de valores?
Eu também acompanhei as transmissões tanto pela SKY quanto Net, toda essa série B de 2009. E esse é o primeiro jogo que não é transmitido ao vivo.
Diretoria, abre o olho!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O sócio-torcedor pode definir o presidente do ABC

Olha...
Pelo que eu entendo de reunião do Conselho Deliberativo do Mais Querido, e da presença de conselheiros para votar, chego a uma importante conclusão:

- Não tenho idéia de quantos sócios-torcedores estão adimplentes, mas também não tenho dúvida alguma que se metade dos adimplentes comparecer à reunião dia 19 é suficente para derrubar qualquer maioria dos conselheiros.

Outra: os conselheiros também precisam estar em dia com o pagamento para poder votar.

Por isso o candidato que queira chegar a presidência do clube precisa - impreterivelmente - ganhar a confiança do sócio-torcedor.

Primeiro quebrar, depois juntar os cacos

Quebrar é mandar embora os jogadores do elenco que são emprestados ou que vieram apenas para a série B. Chegando-se a um acordo, obviamente, pode-se economizar uma grana dos salários que faltam.
Quem sabe assim jogadores como Paulinho, que eu venho sempre aqui defendendo a participação em gramado, entrem em campo. Além de Paulinho temos Edson, Delano, ou mesmo João Paulo e Gabriel. Já são 6 que economizariam bem e não fariam diferença alguma pros que estão jogando agora, do jeito que estão jogando.

Matematicamente
Olha, de uma coisa valeu a mudança de data da reunião do conselho deliberativo: a reunião ficou pra depois do rebaixamento matemático alvinegro. O clima da reunião será diferente - pesado com certeza - e decisões mais drásticas podem ser tomadas.
Torço para decisões drásticas. Manter do jeito que tá não dá. Uma grande guinada tem que acontecer. E não acredito que essa grande guinada sairá com um grupo de "presidentes". Imagine se o ABC tivesse vencido hj. Chance matemática continuaria e a reunião do conselho seria ainda para juntar grana pras "malas brancas" para salvar o ABC. Não tenho dúvidas disso.

Sócio-torcedor

Novamente falo aqui que o sócio-torcedor tem direito em contrato de participar de qualquer atividade do clube (uma reunião é uma atividade) e de votar para qualquer cargo eletivo. A reunião do CD do clube será dia 19 próximo às 19:00hs.

Terça-feira cheia na série B. Veja o bolão do BlogARCosta

Resultado oficial da 1ª até a 34ª Rodada

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 1304
2 WALLACE SOUSA 0 1273
3 FABIO DANTAS 0 1250
4 GERVAZIO 0 1223
5 IDO MARTINI FILHO 0 1209
6 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 1180
7 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 1104
8 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 1093
9 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 1081
10 FÁBIO COSTA 0 1060


O ABC joga em Xerém contra o Duque de Caxias.
Leiam matéria da Gazeta do Rio:

Duque de Caxias e ABC se enfrentam nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Estádio Los Larios, em Xerém, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. E os dois times vivem momentos absolutamente diferentes na competição.
O time da Baixada Fluminense ocupa a 12ª colocação, com 44 pontos, e não corre risco de rebaixamento. Já a equipe potiguar é a última colocada. Para ter alguma chance de não cair para a Série C, precisa vencer todos os jogos que lhe restam e ainda torcer por uma combinação de resultados.
No Duque de Caxias, o técnico Gilson Kleina deve manter a base que vem atuando nas últimas partidas, já que a equipe teve bons desempenhos na goleada sobre o Atlético-GO e no empate fora de casa diante do Paraná. O zagueiro Gustavo recebeu cartão vermelho em Curitiba e deverá ser substituído por Pessanha enquanto o grande desafio do veterano atacante Edivaldo é chegar à liderança da artilharia. Ele soma 14 gols, dois a menos do que Rafael Coelho, do Figueirense.
Já o ABC tem muitos problemas. O técnico Didi Duarte está com quatro titulares no departamento médico: o lateral direito Bosco, os zagueiros Fabiano e Gaúcho, o volante Alexandre Oliveira e o atacante Ivan. Já o meia Gabriel está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Sem poder contar também com o lateral direito reserva Chiquinho, que pediu dispensa do clube, Didi Duarte improvisou Audálio no setor, enquanto o zagueiro Leonardo entrou na vaga de Gaúcho. Marquinhos Mossoró formará dupla de volantes com Augusto Recife, que volta de suspensão.