segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ABC de 4-4-2 ou 3-5-2?

Alessandro Lopes e Leonardo na zaga.
3 volantes: Rômulo, Makelelê e Marcos Vinícius. Essa história de que o ABC vai com 3 zagueiros é esquisita; acredito que o Mais Querido vai na mesma formação que vinha jogando antes, com 3 volantes, sendo um de cobertura da zaga, marcação forte. Seria Bileu ou Basílio, mas agora é Rômulo.
Pio e Renatinho como laterais e Cascata no meio.
Geílson e Leandrão no ataque.

Esse foi o time que treinou hoje no único coletivo/tático para o jogo contra o Grêmio Barueri, armado pelo treinador Guto.

Treinador da nova escola mas que inventa muito
A passagem de Guto Ferreira pelo Criciúma foi relativamente boa. Pegou o time em 13º e deixou em 5º. Mas os catarinenses reclamavam muito que ele inventava taticamente sem que os jogadores consigam assimilar.
Ele inventou demais na curta passagem pelo Criciúma. Elogiado pelo conhecimento tático, é daquela nova geração de técnicos que conhecem muito, mas não conseguem passar o conhecimento aos jogadores. Ou seja, o elenco simplesmente não entende o que ele quer em campo. Jogador, salvo raras exceções, custa a entender esquemas táticos, ainda mais aqueles mais mirabolantes.
Daí já apareceu uma pulga na orelha: será que ele vai mesmo de 3-5-2 assim, só com 1 treino? Percebe-se que ele tem histórico de táticas milaborantes.
Outra crítica ao treinador é sua passividade em jogos em casa. Lembra ou não Leandro Campos?

Adepto de estatísticas
Antes de sair do time catarinense, Guto Ferreira fez questão de ressaltar sua campanha: "O Criciúma é o quarto time de melhor passe, a segunda equipe que mais finaliza e até ontem (02/08/11) era a defesa menos vazada. Prova que o trabalho estava em evolução."
Outras estatísticas mostraram ainda que, levando em consideração técnicos que tiveram o mesmo número de jogos no comando do time catarinense, Guto Ferreira foi um dos técnicos de melhor aproveitamento.

Nenhum comentário: