segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alemanha faz doping em seus atletas, de 1959 até hoje, "entrega" universidade lá da Alemanha

Franz Beckenbauer, apelidado de 'Kaiser', admitiu que tomava "injeções de vitaminas" quando era atleta em entrevista ao canal público de TV "ZDF".
Considerado um dos melhores jogadores da história da Alemanha, Beckenbauer fez parte da seleção alemã que conquistou a Copa do Mundo de futebol em 1974 e a Eurocopa de 1972. Na última semana, os êxitos da equipe nacional foram colocados em xeque por um estudo da universidade de Colônia.

Peter Kohalmi-25.mai.2012/France Presse
Franz Beckenbauer fala no congresso da Fifa, em 2012
Franz Beckenbauer fala no congresso da Fifa, em 2012  

Intitulada "Doping na Alemanha de 1959 até hoje", a pesquisa apontou a existência de um esquema de dopagem em massa, com apoio estatal, na antiga Alemanha Ocidental.
Ainda de acordo com a pesquisa, três jogadores da Alemanha que foi vice-campeã da Copa do Mundo de 1966 consumiram efedrina. O estudo entrevistou Mihailo Andrejevic, funcionário da Fifa, que confirmou a informação.
Questionado sobre o tema na "ZDF", Beckenbauer disse inicialmente que nunca, em 20 anos como profissional, tomou uma injeção sem saber o que havia dentro. Depois, porém, o ex-atleta mudou um pouco o discurso.
"Nós tomávamos injeções de vitaminas. O que eu sei é que o médico nos dizia que eram injeções de vitaminas", disse Beckenbauer.
A publicação do estudo da universidade de Colônia, na semana passada, colocou o doping no centro dos assuntos mais comentados no futebol alemão. Sobretudo porque a Bundesliga também discute como aumentar o controle a partir da temporada 2013/2014.
Nessa edição da competição nacional, a DFB, entidade que comanda o futebol na Alemanha, começará a usar exames de sangue para aprimorar o controle de doping. As avaliações serão conduzidas pela Agência Nacional Antidoping.
"Essa decisão já havia sido tomada antes dos últimos eventos, mas é um bom sinal", classificou Wolfgang Niersbach, presidente da DFB, em comunicado oficial.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/08/1324988-beckenbauer-recua-e-diz-que-tomou-injecoes-de-vitaminas.shtml

Nenhum comentário: