quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Os outros ABCs, mundo afora

Como estamos na parada estratégica para descanso dos profissionais, vamos aproveitar e povoar o blog com outros assuntos. Sempre, claro, recheados de informações relacionadas ao Mais Querido. E é exatamente sobre o ABC que escrevo agora. Mas não sobre o nosso, o glorioso, o Mais Querido do Rio Grande do Norte. Existem outros ABCs espalhados pelo mundo. Olha que coisa boa!
Por enquanto, encontrei mais 3 ABCs: um brasileiro, de Foz do Iguaçu, um português e outro de Cabo Verde. Vamos falar um pouco mais sobre eles:

  • ABC de Braga, Portugal, por enquanto, não joga futebol. O forte deles é o Handebol. Este ABC, fundado em 28 de Dezembro de 1933, já teve ao longo da sua vida esportes diversos como Hóquei sobre patins, basquetebol, atletismo, hóquei em campo, voleibol, xadrez, patinação, dentre outros. O site oficial é o http://www.abcdebraga.com/. Claro que já solicitei a compra da camisa (camisola para os portugueses) do nosso irmão ABC de Braga. As cores do clube são Preto e Amarelo. Já foi 10 vezes campeão português de handebol, sendo a última temporada um bi em 2005/2006 e 2006/2007. Fará 75 anos de existencia dia 28 de dezembro desse ano. Veja que beleza é a camisa oficial do ABC de Braga:




















  • ABC de Patim, Cabo Verde. Esse sim joga futebol, na primeira divisão da Ilha do Fogo, no Cabo Verde. Sua sede é em São Filipe. Pra quem não sabe, Cabo Verde é país de origem vulcânica, constituído por dez ilhas e está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar.
    "Sob o sol abrasador de São Filipe, jovens entusiastas sonhavam multiplicar em metros quadrados, os poucos centímetros de maquete do futuro complexo social e recreativo, que nos era apresentado pelo jovem jurista, natural de Patim, rodeado por aquele imenso otimismo ao som do tambor que improvisava uma evocação, fora do tempo, quiçá rogando a ajuda da santa padroeira, Nossa Senhora da Raínha, para que tudo aquilo viesse a concretizar-se.
    Assim nascia o audacioso (para a realidade local), projeto da Associação dos Amigos de um Berço Comum, cuja abreviação resumida a três letras, ABC, parece aumentar letras no abecedário dos obstáculos de uma natureza agreste que teima em sufocar sonhos e ilusões principalmente dos jovens e particularmente daqueles que não conseguiram partir para a terra prometida." Esse texto é de Valdir Alves.

    Já aqui em terras brasileiras, existe outro ABC lá no sul. Este outro ABC, inicialmente foi alvinegro, mas mudou as cores para vermelho e branco. Eu explico mais abaixo. Vamos ao texto que já publiquei anteriormente aqui no blog.

  • ABC de Foz do Iguaçu
A história de fundação desta equipe se confunde com a própria história da cidade de Foz do Iguaçu, pois se este teve sua emancipação política em 10 de junho da 1914, já em 12 de setembro de 1915 liderado por um grupo de esportistas da época, tendo a frente o dr. Zenon Pereira Leite, médico gaúcho, que foi primeiro presidente do clube, nascia o ABC FUTEBOL CLUBE.
Inicialmente o ABC adotou como cores oficiais, segundo o estatuto de fundação o preto e o branco, mas pelo simples fato de que, no entendimento dos dirigentes de então, essas cores não estavam dando sorte ao clube, ficou decidido que as cores oficiais do clube passariam a ser o vermelho e o branco, e também decidiu-se, nessa reunião, fixar a interpretação da origem da denominação de ABC, em homenagem às primeiras letras do alfabeto.
Desde o seu início, o clube buscou e teve estádio próprio, primeiro em meados de 1926, com um campo simples na Avenida Jorge Schimmelpfeng. Depois, em área adquirida em 28/09/1937 localizada na esquina da Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Marechal Deodoro. Esta área foi vendida em 1976 e adquirido o terreno onde se encontra o seu estádio na Avenida República Argentina, este estádio foi inaugurado em 1980 na gestão do presidente Ramón Rafael Martinez Cáceres e já recebeu por duas vezes a Seleção Brasileira, para treinamentos, primeiramente por ocasião da Copa América e posteriormente na preparação da Seleção Brasileira sub-20.
O clube é detentor de inúmeros títulos nas divisas categorias do futebol amador, com destaque para a equipe de 1953, o time campeão citadino de 1968, 1997, 1999 e 2001.
Atualmente, sob o comando do presidente Ademir Flor e do presidente do conselho de Administração Valter Balban, de cuja diretoria consta como a de maior feito em termos de obra, a tão sonhada iluminação do estádio, o clube mantém equipess nas categorias de base e exite um planejamento para disputar os campeonatos profissionais.
Mas vê-se que a atuais cores desse ABC não deu sorte em nada! O clube continua amador, e sem nenhuma esperança de ingressar na liga profissional para os próximos anos. Quem sabe voltando as cores para o preto e branco...
Resumo:
Fundado em 12/09/1915
Endereço do clube: Av. República Argentina, S/N
Fone: (45) 3522-4402; 3523-0881
Estádio: ABC
Endereço do estádio: o mesmo do clube
Iluminação: Sim
Capacidade: 12 mil lugares.
Proprietário: ABC FC
Foz do Iguaçu -PR

Um comentário:

Diego Ivan disse...

Tem outro ABC no Norte do país, procure o distintivo no www.distintivos.com.br.
Que coincidência eu ia fazer a mesma coisa no meu Blog já estava pesquisando outros ABCs pelo mundo.

www.papoalvinegro.blogspot.com