terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A idade é implacável

Michael Phelps, o fodão das piscinas, vai focar nas proximas olimpiadas as provas de 100m livres e todas as outras de 100m. É a idade meus caros. Na natação, isso é implacável. Claro que há exceções, mas poucas. Em um esporte sinistro com a natação, uma noite mal dormida, uma alimentação errada ou mesmo uma discussão com a namorada, vc perde centésimos, e sua medalha vai por água abaixo, literalmente.
A idade então, não perdoa. Phelps tem 23 anos. Nas próximas olimpíadas ele terá 27. Algum garoto de 19 ou 20 anos estará nadando mais rápido que ele essas provas que ele nada hoje, nas distâncias de 200 e 400m.
O que faz um nadador quando está velho? Diminui a distância. Nada 100m. Ele, como já tem uma técnica aquática impressionante, precisa apenas adquirir mais massa muscular e treinar a potência nos movimentos. Precisa puxar o braço mais rápido do que já faz. Não tenho dúvidas que ele vai conseguir tempos absurdos nessa nova prova. E é um desafio a mais para César Cielo e todos os franceses.
Lembro de uma frase do Xuxa, nosso ex-nadador, que parou aos 30 anos: "nadei os 100m, passei a nadar só os 50m. Se existisse prova de 25m eu continuava. Mas não tem, então vou parar".

Nenhum comentário: