quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O problema do ABC parte 1: Planejamento

Depois de duas atuações medíocres por parte do time ABCdista, já cabe uma crítica mais contundente ao nosso futebol (ou falta dele).

São 2 os principais problemas que estão ocorrendo agora no início de 2012.
Vou falar do primeiro: A falta de planejamento.

Planejamento este que também não houve ano passado durante a Série B, quando o ABC perdia jogadores para times do Brasil, do exterior, e por contusões.
O ABC começou bem o Brasileiro, e começou a perder jogadores.
A diretoria - principalmente o Vice-presidente Flávio Anselmo - dizia em todos os programas de rádio: "temos um planejamento, vamos contratar conforme este planejamento".
E jogo a jogo, rodada a rodada fomos caíndo, e chegamos à beira da zona.
No quarto final do Brasileiro, vieram algumas contratações (leia-se Lins, Jerson) e a volta de alguns machucados (Ricardo, Irineu), e o ABC se segura na Série B na última rodada.

Desta vez, sobre contratações, até que houve.
Mas o planejamento faltou - e muito - no futebol como um todo.

Fomos o último time a começar a treinar no estadual.
Não tivemos coletivo, em face do início tardio.
Se não tivemos coletivo, não temos entrosamento. Passes errados e dificuldade de jogar contra um time melhor treinado é o primeiro sintoma.
Mas isso não é o pior; o preparo físico fica completamente comprometido. Até jogadores que entraram no segundo tempo (leia-se Carlinhos Santos, que não é mal jogador), não conseguem correr rápido 3 metros.

Tempo curto de preparação aliado a uma pressa em jogar futebol provoca uma situação ainda pior: contusão de jogadores. Washington tá ai pa mostrar isso. Bichado.

A situação não é fácil.

Tem jeito? Tem! Mas é dificil.
A comissão técnica tem que resolver isso.
Treinar um grupo que ainda não tem condições físicas em separado; colocar garotos que estão melhores fisicamente e mais entrosados pra jogar; ou mesmo forçar o grupo que o treinador quer que seja o principal jogo a jogo, já que não tem coletivo em tempo suficiente (aí vai esse esse joguinho o primeiro turno inteiro).

Até falta de planejamento (prazo errado é planejamento errado) pra melhoria do gramado do Frasqueirão ocorreu esse ano.

O fato é que o planejamento que faltou nas contratações ano passado, faltou agora pro início do estadual.

Nenhum comentário: