segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reforços

Vencemos o Fortaleza e agora isso é passado. Temos o Ceará pela frente. Hj fui ao primeiro treino da semana no CT Alberi. Chuva, chuva pouca é verdade, mas pra quem tava na arquibancada era chuva sim. A diretoria libera nesses dias a arquibancada coberta durante o treino. E aquele espaçinho ficou bem apertado com tantos torcedores.
Capixaba chegou querendo jogar. Se apresentou, falou pra imprensa e ja foi pro treino. Todos treinaram menos Papel, que saiu machucado no jogo em Fortaleza e ficou se recuperando. Capixaba falou a imprensa que "é um atacante de velocidade e movimentação sempre buscando o gol. Eu jogo próximo da área porque o atacante vive de gols". Ele fez 8 gols pelo Gauchão esse ano.
A busca pelo zagueiro está a pleno vapor. Quem estava hj no clube era o empresário do zagueiro Sandro, que jogou pelo Botafogo em 2003/2004, onde foi uma das estrelas do time. Ele estava jogando no Treze esse ano.
Marcelo Silva também treinou. Rodriguinho deve continuar com a camisa 10 (nada mais justo) pelos próximos jogos. A zaga ainda vai esperar pelo julgamento no STJD das expulsões de Ben-hur e Márcio Santos. Bosco volta e Márcio Hahn sai. Lá na frente temos dúvida se Papel se recupera. Mas Alexandre deve ser o outro atacante. Eu gostaria de ver Marcelo Silva no lugar de Papel.
Amanha se tiver coletivo ja informo quem é o time titular!

domingo, 29 de junho de 2008

Hino do ABC, cantado pelos Los Manos, no aniversário de 93 anos

Fotos da festa de aniversário do ABC 93 anos

sábado, 28 de junho de 2008

29 de Junho, dia do ABC! Feliz aniversário Frasqueira

93 anos de glória!
Primeiro clube do RN a disputar uma competição nacional – Taça Brasil em 1959. Primeiro clube do RN a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro – em 1972. Único clube do RN que tem estádio – o Frasqueirão, eleito uma das 7 maravilhas do RN, inaugurado em 22/01/2006. Único clube do RN presente no Guinness Book (Livro dos Recordes), edição de 1994, página 271 – devido ao recorde nacional de títulos consecutivos, decacampeão estadual (de 1932 a 1941). Único clube do RN que já teve um ganhador da Bola de Prata da Revista Placar jogando por ele – Alberi em 1972. Único clube do RN pelo qual jogaram os dois únicos jogadores potiguares que disputaram Copas do Mundo - Dequinha (1954) e Marinho Chagas (1974). Único clube do RN que já jogou no exterior – em 1973 na Europa, Ásia e África. Único clube do RN que já foi decacampeão estadual - de 1932 a 1941. Clube do RN melhor colocado no ranking nacional de clubes, o mais completo do país, que leva em consideração todas as competições disputadas pelos clubes na história – 27º lugar. 5 RECORDES NACIONAIS: Clube brasileiro que tem mais títulos estaduais – 50 títulos. Clube brasileiro que tem mais títulos consecutivos - decacampeão estadual (de 1932 a 1941). Clube brasileiro que possui a maior invencibilidade em jogos de estréia de campeonatos estaduais – 52 anos de invencibilidade (de 1957 a 2008). Clube brasileiro que fez a mais longa excursão ao exterior – 104 dias (de 25/08/1973 a 06/12/1973 pela Europa, Ásia e África). Clube brasileiro que conquistou mais títulos no século (até 31/12/2000) – 47 títulos.

Série B

Com a belíssima vitória de hoje, e mostrando que mesmo com 7 reservas o ABC possui um elenco de 22 titulares, o ABC entra definitivamente na briga pelas 4 vagas da série A. Tem gente que acha que se subirmos, não temos time para ficar na série A. Eu penso diferente. Série A quer dizer aumento de arrecadação, dinheiro de grandes patrocinadores entrando, dinheiro do clube dos 13 e de direito de transmissão entrando, tudo para melhoria do Complexo Vicente Farache e de nosso time. Pra mim, série A é objetivo e é alcançável. Eu torço por isso. Basta o ABC encaixar seu jogo dentro de casa que temos reais chances de subir. Mandamos embora quem não tinha condições de vestir a camisa do Mais Querido e estamos contratando mais peças. Rodriguinho e Fabiano mostram que as pratas da casa tem condições de jogar no time principal sim. Também queremos João Paulo - artilheiro - e Gabriel - habilidoso - dentro no elenco principal.

Patrimônio

Não precisa dizer mais nada!
Parabéns ABC pelos 93 anos de felicidade ao torcedor do Rio Grande do Norte.

Expressinho manda muito bem em Fortaleza

Com 7 jogadores reservas, o ABC - comandado por Rodriguinho - consegue mais uma vitória fora de casa e prova que jogar no contra-ataque FORA de casa dá certo. ABC 3x2 Fortaleza.
Tirando o jogo contra o Paraná, que pra mim foi o pior jogo do ano do Mais Querido, o ABC tem jogado bem fora de casa. Desta vez tivemos um meio de campo de criação inspirado. E a inspiração vem de um prata-de-casa, isso é que é bom de ser ver.
Os dois gols de levamos eu considero como falha de zaga. O primeiro, falha da zaga que não chegou novamente no rebote do goleiro, e é a segunda vez que isso acontece, e a segunda falha foi novamente aquele chute de fora da área que não houve marcação, semelhante ao gol que levamos do Corinthians.
Adelmo e Márcio Hahn (acho que não joga na próxima partida pelo cartão amarelo levado) mandaram bem como volantes e o ataque também já que não conseguiu fazer gol (fora o de Ivan, claro - golaço), segurou bem a defesa adversária. Alexandre, por sinal, bem melhor que Vinícius. Sabiam que em Fortaleza Vinícius era chamado de "poste"? Meu colega Márcio, torcedor do Ceará, que me contou isso.
E FT inovou - pra melhor, claro - deixando o Mais Querido o segundo tempo quase inteiro com 3 atacantes.
Agora, para o próximo jogo contra o Ceará no Frasqueirão, esse esquema não serve. Em casa não podemos ficar esperando o adversário, e sim impor nosso jogo, ir pra cima como sempre fizemos na série C do ano passado.
Rodriguinho é titular. Alexandre substituiu bem Vinícius. E o que falar de Allyson? Simplesmente o artilheiro do ABC na série B. Parabéns a essa equipe que mostrou realmente como um jogador titular do Mais Querido deve jogar.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Novo atacante do ABC: Ronaldo Capixaba


Informações do Blog do Eduardo Cecconi da Rede RBS/RS

Ronaldo Capixaba: Posição: Atacante, Clube: Brasil de Pelotas/RS, Idade: 24 anos.

A informação exclusiva e em primeira mão foi veiculada hoje pelo Antônio Carrion na Rádio Universidade, em Pelotas: Ronaldo Capixaba vai embora. O atacante, uma das primeiras contratações do Brasil - indicado pelo técnico Itamar Schulle, com quem atuou no São Luiz de Ijuí - vai enfrentar o Juventude na Série B com a camisa do ABC-RN.
Link:

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ABC preparado

Hj teve treino no Machadão. O time realmente vai com 7 substituições, conforme eu previ no início da semana. Com a saída dos suspensos e machucados, FT confirmou as entradas de Glauco, Fabiano, Panda, Serginho, Rodriguinho, Alexandre e Adelmo, na equipe titular.
7 de uma só vez.
FT falou ao Diário de Natal que "Claro que o time vai sentir um pouco a falta de ritmo de jogo e questão tática, afinal de contas são sete desfalques. No entanto, esse time que vai atuar se conhece e sabe o quero. Apenas Serginho e Alexandre que estão chegando agora não estão ainda bem encaixados. Mas isso a gente vai tentar corrigir com muito empenho e dedicação no jogo. Vamos para Fortaleza em busca dos pontos, mesmo sabendo da dificuldade em que teremos pela frente".
O ABC viaja amanhã as 14:30 para Fortaleza. Quem quiser acompanhar o Mais Querido existem os ônibus:

Ônibus de Formiga
Telefone de contato:
Carlos Formiga: 9143-5091
Cazé: 9109-6262

Ônibus dos Terríveis
Telefone de contato:
Moisés: 8805-1558
Cezimar: 9911-1024
Flávio: 9139-1022

Vou conversar hj com meu pai pra gente ir juntos pra Fortaleza. A foto de Rodriguinho no treino de hoje é de Rodrigo Sena.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

3-5-2 de novo

O ABC deve ir com o 3-5-2 para Fortaleza. O time que treinou hj foi com Paulo Musse; Fabiano, Glauco e Márcio Panda; Serginho, Adelmo, Márcio Hahn, Rodriguinho e Allyson; Alexandre e Valdir Papel. Quem viu o treino gostou muito da movimentação de Rodriguinho. Também viram Serginho subindo muito bem ao ataque. Alexandre (xará, joga direito e faz um golzinho lá em Fortaleza) também é bem rápido, e encaixou bem no jogo de Rodriguinho e Serginho. Tanto que os titulares ganharam dos reservas (os reservas que são titulares oficiais) por 6 x 0.
Espero, meu Deus, uma boa apresentação em Fortaleza.

Ben-hur x FT = Normal!

Novamente a imprensa levanta questões internas do Mais Querido. Desta vez um possivel atrito entre Ben-hur e o treinador FT. Segundo blogs de jornalistas, Ben-hur havia pedido um time mais avançado, o time que tem que jogar mais para frente.
Eu acho isso tudo muito normal!
Pq normal? Pq Ben-hur é o capitão da equipe, o porta-voz do time perante todos os jogadores. Mesmo assim que foi que disse que um jogador (sem ser o capitão) não pode conversar como o técnico, e pedir pra jogar assim ou assado? O técnico no final é quem decide, ora bolas.
Quem nunca, no seu trabalho, falou pro seu chefe que sua repartição ou o trabalho da equipe poderia ser melhor se se fizesse isso ou aquilo. O chefe, que é o chefe, ouve de tudo e de todos. No final ele decide o que fazer. Quem não brigou com o chefe. Na verdade todo mundo sabe que todo chefe é um pé no saco. O técnico também passa por isso.
Mas é preciso fazer mais um tumulto com o que possivelmente tenha acontecido?
Ben-hur, pra quem não sabe, é o último a falar com os jogadores antes de entrar em campo em cada jogo. FT faz a preleção dele ainda dentro do vestiário, e Ben-hur - como capitão da equipe - fala em seguida. Eu mesmo já vi isso. E todo capitão faz o mesmo em sua equipe.
FT, como técnico, tem a idéia final de como a equipe deve jogar.
Atrito entre jogador e técnico é o que houve entre o treinador da seleção brasileira de basquete feminino Paulo Bassul e a jogadora Iziane. Atrito mesmo! Todo mundo viu.
Eu já vi Papel saindo substituído chateado, FT gritando e chamando palavrões com muitos jogadores e muita coisa pior. Mais isso faz parte do jogo, da temperatura da partida. Ivan reclamou, Papel também de outra vez.
Chateados temos que ficar com a declaração de Marcelo Silva, que vai demorar 2 semanas para entrar em forma. Isso sim é complicado, contratar um jogador que ainda não estava jogando.
Enfim, da mesma forma que ninguem conhecia o camisa 10 da Rússia - Arshavin - espero que Marcelo Silva também queime a língua de muita gente, e a minha também.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Marcelo Silva é o novo meia do ABC

Ele já esta vindo de um clube alvinegro, o ADAP de Maringa (notem a semelhança do escudo do ADAP com o do Juventus da Itália).
Aqui vai a ficha de Marcelo Silva:
Nome: Marcelo da Silva Santos
Nascimento: 30/11/1978 ; Cidade Natal: Garopaba-Sc ; Altura: 1,78 m ; Peso: 70 kg.
No Adap Galo desde: 2007 ; Clube anterior: Nautico-Pe ; Outros Clubes: Joinville-Sc (2005/2006), Vitória-Ba (2004), Londrina-Pr (2002/2003), Criciuma-Sc (2001), Songnam-Koreia (2000/2001), Marcílio Dias-Sc (2000), Figueirense-Sc (1997/1999).

Video
Aqui está o link com um vídeo do Marcelo Silva, disponível no site do ADAP (obrigado Thiago): http://www.galomaringa.com.br/video_marcelo_silva.php. Realmente, por esse vídeo, vê-se um jogador com muita habilidade, rápido e eficiente. Também nota-se o posicionamento dele como segundo volante do Náutico, no ano passado. Portanto é um jogador polivalente, que entra como um meia-avançado, meia-armador ou mesmo como um segundo volante. A princípio, uma boa aquisição do Mais Querido.

Nêgo mandando bem no Bragantino

É do blog de Fernando Amaral, e me foi enviado pelo colega Jacson. É o nosso jogador Nêgo, mandando bem em uma entrevista à CBN:
http://fernandoamaralfc.blogspot.com/2008/06/nego-causou-furor-nos-microfones-da-cbn.html#links

ABC com 7 novidades contra o Fortaleza

Qual o time do ABC para o jogo contra o Fortaleza?
Hoje já tem treino de campo, e na quarta apenas treino tático.
Mas um bom time seria: Paulo Musse, Serginho, Fabiano, Márcio Panda (Glauco) e Alysson; Adelmo, Jean e Marcelinho, Rodriguinho; Papel e Ivan.
Esse é um 4-4-2 com 3 volantes. É ilusão achar que FT vai colocar 2 volantes jogando um 4-4-2. Ou então ele já entra também com Glauco formando a linha de 3 zagueiros, e ai sim recolhe um voltante (Marcelinho). Mas eu acho que com 3 volantes, e Marcelinho tem saído bem pro ataque, o ABC se tornará mais ofensivo do que com o 3-5-2 que tem jogado.
Qualquer que seja a formação, o Mais Querido vai com 7 novos jogadores, reservas ou recém-contratados, para o jogo com o Fortaleza.
Agora, tem gente que ta achando que tem confusão no ABC exatamente por causa dessa saída toda de jogadores. Engano! Eu lembro bem que o presidente JT falou que lá pela 7ª ou 8ª rodada, se o ABC não estivesse bem e precisasse dispensar e contratar, ele o faria. E fez. Mandou embora quem exatamente a torcida pedia.
Esperamos que os novos contratados cheguem para jogar, e não para entrar em forma. Se possível que já venham no avião com o uniforme de treino e chuteira, e desembarquem diretamente no Frasqueirão.
E como que se deu essas rescisões amigáveis? Algum prejuízo financeiro do clube, mais do que os jogadores já deram em campo?

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dispensas e contratações no ABC

Notícias veiculadas pela Rádio Clube e Rádio Globo de que Éder, Dejair e Vinícios foram dispensados ou rescindiram contrato com o Mais Querido.
FT, na Rádio Clube, também informou que tem 3 ou 4 contratações sendo negociadas.
Vinícius todo mundo já viu que não deu nada. Éder também não mostrou futebol mas não se sabe se era por causa do esquema tático adotado. E Dejair, pq? Será pq ele tá mesmo bichado? Só jogou um pouco na partida contra o Avaí e enquanto esteve, esteve bem.
Bom, se já foram são águas passadas.
E que agora JT + FT tragam jogadores que qualidade e que estajam jogando neste momento, para não precisar de adaptação.
Isso também quer dizer que Rodriguinho tem grande chance de sair jogando em Fortaleza. Ou então Vainer assume a lateral e FT coloca Alysson na meia (que pra mim é uma grande bobagem).

Mudanças no time. Mudanças no esquema tático?

Contra o Fortaleza, o ABC vai sem Ben-hur, Márcio Santos e Paulo César - a zaga titular, sem Márcio Hahn e Bosco. FT vai promover a entrada da zaga completamente reserva. Entretanto tempo apenas Glauco, Fabiano e Panda (que é um lateral, na verdade) no elenco. No lugar de Márcio Hahn temos mais opções, como Adelmo e Marcelinho, ou mesmo Danilo Lopes do time de baixo. No lugar de Bosco, o recém-chegado Serginho.
Essas são as opções que FT tem de bate-pronto, mantendo o 3-5-2.
Mas entrando assim, o banco de reservas não contará com nenhum zagueiro, a não ser que ele leve algum dos juniores, que eu duvido.
Eu poderia apostar que FT vem com um esquema semelhante ao que o Brasil colocou em prática contra o Paraguai, um 4-4-2, com 3 volantes, 2 zagueiros e um meia, promovendo a entrada de Marcelinho e Adelmo, para jogarem juntos com Jean.
Também apostaria na manutenção de Vinícius para essa partida. Ele jogou no Fortaleza e no Ceará. Conhece bem o Castelão, onde, se eu não me engano, marcou o gol do campeonato pelo Ceará contra o Fortaleza em 2006. Por esse motivo acho que FT manterá Vinícius nessa partida, e talvez seja a partida "divisora de águas" para Vinícius.
Eu aposto nisso tudo mas, claro, queria bem diferente, um 4-4-2 com 2 meias. Mas, temos vários treinamentos coletivos essa semana para analisar.
Estou pensando em ir pra Fortaleza ver esse jogo. Daqui pra quarta decido isso!
Abraço a todos.

sábado, 21 de junho de 2008

Timinho

Esperei um dia para poder escrever aqui no blog depois da derrota de ontem. Posso dizer que o ABC foi um timinho, do tamanho de um time de quarta divisão. Não fomos ao ataque uma vez sequer em toda a partida. Ficamos na defensiva todos os 90 minutos. O ABC entra para jogar em casa recuado, e entra fora de casa extremamente recuado. Essa é a tônica do atual ABC.
E foi diferente nos 2 primeiros jogos da série B. No primeiro, contra o Vila Nova, estivemos atrás e fomos pra cima buscar o resultado. Contra o Avaí, no segundo jogo, ficamos bem fechados, mas subindo sempre e muito bem nos contra-ataques, e voltamos com um belo empate.
Se o jogo de ontem fosse empate em 0 a 0, eu tambem escreveria aqui do mesmo jeito: timinho!
O Paraná é um time horroroso! Que time ruim, que atacantes péssimos. É tão ruim que se Vinícius estivesse no time deles, nós perderíamos o primeiro tempo por 5 a 0. Como que o nosso treinador vendo um timeco desses jogando contra o ABC, coloca nosso time só na defesa? O Paraná vem com 3 zagueiros o jogo inteiro, totalmente recuado, e o ABC se presta a fazer um papel desses de time de matutão?

Pede pra sair
O ABC jogou com 10 o primeiro tempo inteiro, e com 9 o segundo tempo. Vinícius é uma negação. TOTAL. Não acerta nada. E atrapalha TODAS as jogadas ofensivas do ABC. Se ele não sair agora, eu vou pessoalmente no CT do ABC e botar ele pra fora, a força. Éder é muito esforçado para não ta jogando nada. No grupo temos Rodriguinho e Dejair, que tem que jogar na próxima partida. Jean e Márcio Hanh (este principalmente) esqueceram como se joga futebol.
A única jogada que o ABC tinha nessa série B era a subida dos alas, e isso não houve ontem. Resultado? Nenhum ataque. Esqueçam aquele chute que a bola entrou ou não entrou no gol do Paraná. Isso não vem ao caso. O caso é que o ABC é um time que não sabe atacar.
No segundo tempo chegamos a ter 2 zagueiros, 2 alas que ficaram na defesa e 4 volantes. Isso é tão impressionante que em dado momento o que se via era um monte de jogadores do ABC amontoados e mesmo assim a bola só ficava nos pés dos jogadores do Paraná.

Cera
Quem inventou essa coisa do ABC fazer cera ainda no primeiro tempo? Ben-hur com toda sua experiência fazer papel de jogador de time de várzea e ficar segurando o jogo aos 10min do primeiro tempo? Isso não tem cabimento nenhum. E por falar em experiência, todo mundo viu que na primeira reclamação, o juiz dava amarelo. Pronto! Era pra todo mundo ficar calado e não reclamar. Olha, errar uma vez é humano, mas errar duas vezes é burrice.

Classificação
Ainda corremos o risco de no final da próxima rodada o américa passar o ABC na classificação.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Hoje faremos grande partida contra o Paraná

É hoje Frasqueira! Estou com um palpite de um bom jogo logo mais a noite em Curitiba. O clima melhorou, os jogadores estão conscientes de que necessitam pontuar, toda a comissão técnica com pensamento positivo.
Pegaremos um time no final da tabela, com novo técnico; e além do mais o ABC vem encaixando bons jogos fora de casa.
Temos vários ingredientes para buscar 3 pontos na tabela.
O fato do Rodriguinho estar relacionado para a partida também deve ser fator motivador extra; ainda mais porque Ferdinando deve lançá-lo durante a partida.
Vamos lá galera, toda a Frasqueira apoiando o Mais Querido.
BoraBC!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Empate que não serviu de nada

O empate entre Brasil e Argentina foi de todo ruim. Ruim pq não vencemos a Argentina, e ruim pq Dunga não caiu.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Nada muda do ABC

No treino de hoje (terça-feira) FT demonstrou que não vai mudar no Mais Querido. Por Enquanto. Amanhã o grupo fará mais um técnico/tático que define o time que jogará no Paraná.
Eu acho, no meu entender, que o time que jogou contra o Avaí, com Ivan jogando junto com Papel, é um bom ataque. Assim, Ivan que cai muito pela direita, aproveitará Bosco ainda com muito fôlego. E como muito provavelmente o ABC jogará no contra ataque, os atacantes tem que ser velozes (não furiosos...).
FT demonstrou preocupação com o tempo em Curitiba. Realmente chegou uma frente fria aqui no centro/sul do Brasil. Mas a previsão pra sexta-feira é de tempo bom. A mínima (madrugada) é de 12 graus. Então acho que se a previsão se confirmar, deve dar uns 15 graus durante o jogo. Mesmo assim a Eureka deve fazer roupas de frio para o time todo.
E mais uma vez os resultados da rodada não chegaram a atrapalhar o ABC. Será que dessa vez a gente consegue aproveitar?
Santo André-SP 0 x 0 São Caetano-SP
Ceará-CE 2 x 2 Bahia-BA
CRB-AL 1 x 2 Barueri-SP

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O básico dos esquemas táticos de futebol

Como todos estão discutindo esquemas táticos, principalmente por causa do meu ABC, vou aqui resumi-los. A fonte é o excelente site www.cidadedofutebol.com.br, que eu recomendo! Os autores dos textos são Leandro Gama e Rodrigo Azevedo Leitão.

4-4-2
O sistema 4-4-2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros - um pela direita e outro pela esquerda - e dois laterais (um pela direita e outro pela esquerda). Na linha média, quatro jogadores, variando de função, os volantes e os meias, com as principais alternativas táticas:
1º- um volante, dois meias de armação (um pela direita e outro pela esquerda) e um meia atacante;
2º- um volante, um meia de contenção, um meia de armação e um meia atacante;
3º- dois volantes e dois meias de armação (um pela direita e outro pela esquerda);
4º- dois volantes, um meia de armação e um meia-atacante .
No setor de ataque são três as opções. Pode-se jogar com dois atacantes natos ou com um atacante mais ofensivo e outro que tenha característica de auxiliar na marcação, as principais alternativas táticas:
1º- dois atacantes abertos pela extrema (um pela direita e outro pela esquerda);
2º- dois atacantes pelo meio;
3º- um atacante pelo meio e um pela extrema (um pela direita e outro pela esquerda).
A variação neste sistema está no posicionamento dos meias - "quadrado" ou "losango" e conseqüentemente, na marcação ao adversário. Há várias maneiras para organizar o meio-campo e o ataque, a mais tradicional é a com dois volantes, um armador de cada lado e dois atacantes.


3-5-2
As principais características deste sistema são: a versatilidade para articular as jogadas; maior estabilidade defensiva, em decorrência da presença dos três zagueiros; dificulta as ações e articulações das jogadas da equipe adversária, devido ao excessivo número de jogadores no meio-campo; permite com segurança, que a equipe ataque com sete jogadores, apoio simultâneo dos alas.
Algumas críticas a este sistema devem ser feitos: facilita a saída de bola, devido ao limitado número de atletas encarregados de iniciar a marcação ou mesmo de dificultar as ações iniciais dos adversários, por deixar muitos espaços para a troca de bola por eles para que se movimentem; se o adversário escalar três atacantes ou abrir os dois pontas-de-lança, leva os zagueiros para o lado do campo, dificultando a cobertura do líbero e expondo-o a uma situação de 1x1 contra os atacantes; a presença de mais um atacante obriga o sistema a escalar mais um zagueiro ou prender um volante como se fora zagueiro - mudando a configuração do meio-campo.
O sistema 3-5-2 é formado por três zagueiros de área, que jogam centralizados (eles atuam tanto nas laterais defensivas, nas coberturas ou saídas de bola, quanto em zonas mais adiantadas); no meio-campo, cinco jogadores, dois deles são alas - eles atuam mais em termos ofensivos, restringindo suas ações defensivas em situações de jogo que toda a equipe - e os outros três preenchem os espaços centrais e dois atacantes, que possuem características semelhantes aos que compõem o 4-4-2.


Amplitude de jogo
Você realmente acredita que o que faz uma equipe mais ofensiva ou mais defensiva é simplesmente o “esquema tático” que ela adota?
Certamente teríamos diversos argumentos para sustentar a tese de que sim, o “esquema tático” é o fator determinante para deixar a equipe mais ou menos ofensiva. Porém, todos eles esbarrariam em “antíteses” que os limitariam, derrubando-os. Como exemplo, observemos algo muito comum nos jogos de futebol. Muitas vezes uma equipe fica em vantagem numérica durante o jogo por “expulsão” de um jogador, ou mais, da equipe adversária. O que o treinador faz nesse momento? Caros senhores, se tivessem que apostar seu dinheiro, teriam chances maiorais de vencer se escolhessem a opção “o treinador coloca mais um atacante em jogo” (os mais previsíveis por vezes tiram um volante, por vezes um zagueiro).
A grande questão é se, o simples fato de colocar um atacante faz com que a equipe fique mais ofensiva?

A questão é que para cada plataforma (3-5-2, 4-4-2, 4-3-3, etc) são possíveis alternativas diferenciadas para se alcançar boa amplitude ofensiva. O 3-5-2, por exemplo, com a subida simultânea dos 2 alas abertos pode garantir boa amplitude, porém necessitará de uma estratégia apropriada para ter um bom balanço defensivo de meio campo e melhor posicionamento dos zagueiros para neutralizar contra-ataques adversários. O 4-4-2, com o paradigma do “se sobe um lateral o outro fica”, garantiria melhores amplitudes se um dos jogadores de meio entrasse “aberto” pelo lado oposto ao da bola para confrontar (ou num termo mais futebolístico: bater com) o lateral ou ala adversário (o que se repararmos bem, tem sido prática de uma ou outra equipe no Brasil e já até apareceu em alguns jogos da Seleção Brasileira). Nada impediria de subirem os 2 laterais ao mesmo tempo no 4-4-2. A única necessidade seria adequar a estratégia à plataforma. O mesmo vale para 4-3-3, 4-5-1, 3-6-1, ou qualquer outro.

Para quem quer ler os textos completos (novamente recomendo), os sites corretos são:

Os esquemas táticos, as plataformas de jogo e a amplitude como princípio de ataque
http://cidadedofutebol.uol.com.br/Cidade/Site/Artigo/Materia.aspx?idartigo=6638

A evolução dos sistemas de jogo do futebol
http://cidadedofutebol.uol.com.br/Cidade/Site/Artigo/Materia.aspx?idartigo=1001

Evolução tática e preparação física no futebol - Parte 2
http://cidadedofutebol.uol.com.br/Cidade/Site/Artigo/Materia.aspx?idartigo=247

Confusão "inventada"

EU estava ouvindo a Rádio Globo quando terminou a partida entre ABC e Criciúma. Ouvi as declarações de Ivan e Papel. Em seguida o reporter foi atrás de FT. Quando ele apareceu, o reporter perguntou dessa forma: "Papel falou que a bola não chega a ele, e que ele era muito cobrado". E ai FT reclamou dele.
Pessoal, depois de um jogo ruim como o que foi, todo mundo fica de cabeça quente. Quem não ouviu Luxemburgo depois de uma derrota; xinga todo mundo. E Dunga? E Edmundo? E Romário? E Murici Ramalho. Esse daí não. Esse tá sempre com soberba e é insuportável em suas entrevistas!
Papel falou, Ivan falou, e a fogueira foi jogada pra FT pelo reporter. Confusão "inventada" como falei. Proposital ou não, a coisa tomou corpo e todos da imprensa começaram a especular sobre a confusão.
Não tenho nada com FT. Até o conheco pessoalmente, mas acho que ele não se lembra de mim. Sou contra a forma "cabeça-dura" que ele comanda o time, mas nesse caso ele não tem nada a ver com a confusão! Nem ele, nem Papel e nem Ivan.
O ABC jogou mal, todos estavam de cabeça quente, e com um microfone a coisa se extravasa sim. A discussão foi normal e a imprensa - novamente - está fazendo muito alarde com pouca coisa.
No meu entender, o ABC está bem na tabela. Poderia estar melhor, claro, mas não está ruim.
O ABC já foi mais ousado na série C, no octogonal final, contra Vila Nova, Bahia, Bragantino e etc. Até mesmo contra o Vila Nova, na primera partida da série B, FT mecheu bem e ganhamos de virada, por 3x2. Depois desse jogo, fomos à Florianópolis, e jogamos bem em um 3-5-2. Isso talvez tenha mudado a cabeça de FT. Seguramos o Corinthians com o 3-5-2 e e ganhamos do Gama em Brasília com esse mesmo esquema. Pronto! O suficiente pra dizer que o 3-5-2 é o esquema ideal. Entretanto viemos pra casa para 2 jogos e amargamos 2 míseros empates.
É o que eu falei. Precisamos ser voláteis, treinar esquemas diferentes. Em casa é jogar pra ganhar, e não com 3 zagueiros e 2 volantes. Isso é o que FT tem que fazer.
Sabe, eu já falei e vou repetir: o ABC tem grande chance de trazer pontos desses 2 jogos fora de casa, jogando exatamente como jogou contra o Avaí e Gama. Fora, conseguimos 1 vitória e um empate amargo. Fora, sabemos jogar.
Em casa, desaprendemos a jogar.

domingo, 15 de junho de 2008

O óbvio

O óbvio esbarrou no futebol esse final de semana. E sendo óbvio, é evidentemente previsível. Sendo previsível, é relativamente "consertável".
É óbvio que qq time que joga contra o ABC no Frasqueirão, vem fechado, pra não levar gols. O Corinthians só fez o gol da vitória pela falha coletiva de marcação em Douglas. O Juventude não jogou absolutamente nada; só marcou e se fechou. O mesmo aconteceu com o Criciúma.
Mas, o ABC também está se tornando o óbvio, com seu esquema com 3 zagueiros SEMPRE; 2 volantes SEMPRE, 1 único meia SEMPRE; e 2 alas que atacam sim, é verdade, mas sendo essa apenas a alternativa de ataque do ABC, torna-se também óbvio e fácil de se marcar.
O Brasil foi para Assunção no Paraguai sabendo que eles também viriam pra cima, com seus bons atacantes - com banha ou não - e sua defesa compacta. Era óbvio que tínhamos que jogar pra cima, e não ficar na defesa. Mas o também previsível Dunga veio com apenas 1 meia e 3 volantes. Não que isso indique o o Brasil fique na defesa, mas a postura tática foi completamente fraca. O Paraguai marcou MUITO bem, com mais "pegada" como se fala ultimamente, e fez 2 gols com seus atacantes. É isso mesmo! Ainda se faz gols com atacantes...
O óbvio também aconteceu em Buenos Aires. O Equador veio fechadinho, fechadinho. E a Argentina sofreu pra empatar o jogo aos 48 do segundo tempo.
Diz um provérbio chinês que "o tigre é o mais forte, mas o camaleão é o que resiste".

sábado, 14 de junho de 2008

3-5-2 não serve no Frasqueirão

Terceiro jogo seguido no Frasqueirão que o ABC não consegue romper a zaga adversária. Como eu já falei anteriormente, o esquema 3-5-2 não está funcionando pra se jogar em casa.
Temos jogado com 3 zagueiros que pouco sobem, 2 alas ofensivos sim, mas 2 volantes que não tem avançado o suficiente. Hoje, por exemplo, Márcio Hahn jogou muito mal e Jean idem. Éder ainda foi bem no jogo, mas foi apenas ele que soube jogar com a bola no pé.
A entrada de Ivan no segundo tempo, no meu entender, é errada. Ele cai pela direita e é exatamente onde Bosco joga. Mas ele entrou quando Bosco já estava cansado (e Bosco saiu logo em seguida). Isto é, Ivan jogou sozinho na direita. Assim ele não produz. Ele precisa de Bosco.
Jean Carioca então, foi uma negação.
A bola não chega ao ataque. Vinícius não pegou na bola? Mas quem passa pra ele?
Não sei. Hoje foi mais um exemplo que o ABC precisa entrar diferente em casa, e não é com 2 volantes e 3 zagueiros.
Tenho críticas a esse esquema em casa, mas acho que ele funciona fora de casa. E tem funcionado. Nos 2 jogos fora de casa tivemos 1 empate e 1 vitória.
No Paraná, temos chance de aplicar bem esse esquema.
Ouvindo a Rádio Globo ouço novamente aquela coisa que "cadê os gols dos atacantes?". Isso já ta ficando chato de se ouvir. Não acho isso importante. O importante é vencer, com gol de quem quer que seja. E eu acho que a torcida não está querendo gol de atacante. Ela quer gol!
Santos Neto e Fernando Amaral, nada de levantar situações que não existem no ABC. O time não jogou bem mas pra quê ficar levantando discussões entre Ivan, Papel e FT? Isso não é papel da imprensa. Critiquem o ABC mas não fazendo briga.
Não é hora e nem momento de desespero. É hora de se consertar os erros. O problema é que são os mesmos erros das 3 últimas partidas. Temos que mudar pra vencer. Todos que vêm ao Frasqueirão vêm pra não levar gol! Isso é fato.
Fora de casa sim, o 3-5-2 serve.
Paulo Musse, meu caro, não demore tanto pra soltar a bola!
Agora, lá no Paraná, será que Rogerinho joga contra o ABC?

Esse aqui é o Alexandre, novo atacante no ABC. Estava no Figueirense. Foi campeão catarinense mas pouco jogou esse ano. Entretanto fez 7 gols. Vamos ver como joga no Mais Querido.

Um ABC sem poder de Fogo.

O ABC empatou contra o Criciúma neste sábado a noite em 0x0.
Chamo atenção ao ataque do ABC muito fraco.
Vinícius não existe. Não aparece para o jogo, sem jogo aéreo, sem finalização.
Valdir Papel volta muito e não tem finalização apesar de ter um bom passe.
Ivan entrou na lateral. Lateral? Nem ele entendeu, e desabafou na reportagem à rádio.
Um empate em casa com sabor de derrota.
Tomara que o Alexandre atacante seja mais voluntarioso.
Precisamos de atacantes com poder de fogo.
A torcida está sem paciência.

Hoje é o jogo do G4

Hoje é o jogo de uma grande vitória. Não há outro resultado que nos interessa, tanto para a tabela de classificação quanto para nós mesmos. Temos uma vitória em casa, uma derrota e um empate. Nosso time - eu considero - como o melhor nos últimos 5 anos. Zaga boa, volantes os melhores que encontramos ultimamente, alas e meias bons também. Se tivéssemos Wallyson, eu colocaria o ABC para brigar com o Corinthians pela ponta da tabela.
Tenho assistido os outros jogos da série B, todos os outros times também. Não há bicho-papão.
Se não vacilarmos mais em casa, temos grande chance sim de entrar no G4 e não saírmos mais.

Novo atacante no ABC
Meu xará, Alexandre, que disputou a Série A pelo Figueirense, tem 24 anos e foi indicado pelo técnico Ferdinando Teixeira. O jogador, que já defendeu o Bandeirante-SP, será apresentado na segunda-feira, juntamente com o lateral Serginho, que venho do Hortolândia-SP.

Time titular
Hoje o ABC deve entrar com a mesma formação que todos sabem de cor: Paulo Musse, Márcio Santos, Paulo Cesar e Ben-Hur; Bosco, Márcio Hahn, Jean, Éder e Alysson; Papel e Vinícius.
Os relacionados para o jogo são:
Goleiros: Paulo Musse e Aloísio;Laterais: Bosco e Alysson;Zagueiros: Márcio Santos, Ben-Hur, Paulo César e Glauco;Volantes: Adelmo, Márcio Hahn, Jean e Marcelinho;Meias: Dejair, Éder e Jean Carioca;Atacantes: Waldir Papel, Vinícius e Ivan.

Criciúma
FT viu DVDs, fez treino escondido e tudo mais que tem direito pra enfrentar os catarinenses. O volante Márcio Hahn, enfrentou o Criciúma no começo do ano, jogando pelo Novo Hamburgo e diz que o Tigre será um adversário de marcação muito forte e com bons valores individuais, como os meias Valdeir e Luciano Bebê.

Globo Internacional
Para quem não sabe, a transmissão no PPV da Sky/Net da partida do sábado às 20:30 é também feita para a Globo Internacional, exatamente para quem assina o canal da Globo fora do país. Isto é, o mundo inteiro já viu outros jogos do ABC às 20:30 do sábado e vai ver esse também. O ABC, os patrocinadores, e os jogadores estão sendo vistos por milhões de espectadores.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Edmilson no Frasqueirão


Diferente da semana passada

Na semana passada, tivemos um coletivo que FT reclamou muito. Os titulares perderam pros reservas por 4x1, e FT deu o maior esporro. Hoje o coletivo foi exatamente o contrário. Bem pegado, muito empenho e todos querendo chamar atenção do treinador para, quem sabe, entrar como titular no jogo contra o Criciúma.
FT tem mais 2 coletivos para definir o time. Por enquanto nada de mudanças. Papel volta. O técnico alvinegro paralisou algumas vezes o lance, corrigindo o posicionamento dos jogadores e aperfeiçoando jogadas e pontos em que a equipe vem pecando nas partidas anteriores.
No treino, Dejair ainda entrou no lugar de Éder (será que FT não consegue colocar os 2 juntos par jogar?) e Adelmo no lugar de Jean.
Esperamos também que o próximo jogo seja bem diferente do jogo contra o Juventude, com uma boa vitória alvinegra!

terça-feira, 10 de junho de 2008

DN: Ala Serginho pode assinar com o ABC

Do Diário de Natal: O ala-direito Serginho que disputou o campeonato pernambucano pelo Náutico pode ser o novo contratado do ABC. A diretoria alvinegra já iniciou os contatos com o SEV-Hortolândia, clube do interior paulista e detentor do seu passe, e o jogador poderá ser apresentado até o final da semana. Serginho tem 26 anos e em 2007 atuou pelo Sport-PE. O reforço está sendo pretendido para ser o reserva de Bosco, já que Alex Santos pediu rescisão contratual na semana passada.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

HDTV já está funcionando em Brasília

A televisão de alta definição já é realidade em São Paulo. Nas outras cidades do Brasil a HDTV de sinal aberto ainda deve demorar um pouco.
Mas (sempre tem um mas né?), para quem tem Net, a HDTV também já funciona.
A Net aqui em Brasília já oferece esse serviço. Vc precisa comprar a adesão a um preço alto (R$ 799 ou R$ 999, dependendo do aparelho) e o cableman vai até a sua casa pra deixar um decodificador da Cisco (boa escolha). Os canais oferecidos com alta definição ainda são poucos, apenas 3 na verdade. O principal é o Globosat, que mostra uma variedade de programas em HD. Programas do Multishow, filmes do Telecine são algumas atrações. Mas para quem gosta de esporte, as opções são em maior quantidade. Nesse momento, por exemplo, toda a Eurocopa está sendo transmitida em HD. Não preciso dizer que a imagem é excelente, e o som de primeira. A imagem pode ser em 1080i, 720p ou mesmo 480p. Isto é, ainda não está sendo transmitida em Full HDTV (1080p), por isso as TV de plasma e de LCD de baixo custo são as que funcionam muito bem para essa transmissão.
A imagem é perfeita, em widescreen, com uma nitidez impressionante. O áudio também pode ser configurado (é em 5.1), e vc pode deixar de ouvir a narração para ouvir apenas o som original do estádio de futebol, com os gritos da torcida e jogadores. Muito bom!
A RedeTV e a Band são os outros 2 canais com HD. Como a RedeTV comprou a transmissão da série B no sábado, ela já transmite em HDTV. Muito bom também. E a Band faz uma transmissão de um jogo da série A no domingo. Nesse fim de semana, por exemplo, tivemos Corinthians x Barueri e Sport x Palmeiras, ambos em alta definição.
Uma opção cara para entretenimento, mas para quem gosta e pode, eu aconselho!

Lá vem novas contratações pro ABC

FT falou que de 12 contratados, raramente mais do que 9 dão certo. Isso serve pra qualquer time.
Pois bem, o atacante Neto Potiguar não faz mais parte do elenco alvinegro que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B. Hoje a tarde diretoria e empresário do atleta chegaram a um acordo e decidiram pela rescisão contratual do jogador. Até o final da semana serão anunciados um outro atacante e um ala-direito. Rebelo pode ser o próximo a sair, segundo o Diário de Natal.
FT falou que conversou ontem com o empresário pra saber pq ele não estava rendendo.
Passagem curta de um potiguar pelo ABC.

domingo, 8 de junho de 2008

Ferdinando Teixeira: Novas contratações vem ai!

Nosso treinador FT deu a pouco uma entrevista no Momento Esportivo da TV União. Vou destacar alguns pontos da entrevista:
  • Contratações: Ele esteve reunido com o presidente JT discutindo contratações. Nomes deverão aparecer até o fim dessa semana. Podem aguardar! Provavelmente um ala direito e quem sabe um atacante.
  • Juventude: Para ele o jogo já é passado. Sábado e domingo ele conversou com o grupo sobre os erros que existiram e agora é só pensar no Criciúma.
  • Esquema tático: FT está confiante no 3-5-2. Papel volta, só não sei se com Vinícius ou Ivan. Mas eu prefiro um time mais ofensivo. A zaga está boa, e os alas ajudam na defesa. Portanto é hora do 4-4-2, com a saída de um zagueiro e a entrada de mais um meia - Dejair.
  • Raiva - FT mostrou-se muito chateado com a imprensa nacional, quando fala mal do ABC. Ferdinando: portanto é hora de não pensar pequeno como a imprensa diz. Vamos pra cima do Criciuma e buscar esses 3 pontos jogando pra vencer.
  • Técnica - Ivan perdeu um gol feito de cabeça. Vinícius perdeu outro gol feito de cabeça. Márcio Hahn e Éder chutaram de fora muito mal ao gol. É preciso treinar, treinar, treinar muito pra não perder gols como esses. Isso faz falta. Um golzinho desses ai e o ABC era vice-lider.
  • Atacantes - FT conversou com Neto Potiguar e seu empresário já preocupado com o rendimento ruim do atacante, perguntando o porquê. Também não gostou da atuação de Rebelo. Ainda bem que ele sabe que os dois não estão jogando nada! Agora ele falou o que eu já esperava sobre Vinícius: Ele não está fora de forma nem mal fisicamente. Vinícius é aquilo mesmo. Já joga 90 minutos e o problema agora é só técnico; ele tem que acertar os gols (e não perder aquele de cabeça).
  • Pedro Neto - Pedro, vc tinha um condividado...só deixou FT falar quando já era 21:30! Não pode assim. Quando o convidado é do time de vermelho, só dá vermelho no seu programa! No domingo passado, vcs falaram do américa até as 21:45, e comentaram o jogo do ABC apenas 15 minutos. Pode pegar a fita desse programa pra conferir. E que incentivo seu pra FT deixar o ABC hein? Amigo da onça!

sábado, 7 de junho de 2008

Ataque do ABC

Precisamos melhorar o ataque do ABC urgentemente.
Pra mim, a escalação é a seguinte:
Paulo Musse, Ben-hur, Paulo Cesar, Marcio Santos, Alysson, Bosco, Marcio Hahn, Eder, Dejair, João Paulo e Ivan.

Rafael Rebelo: fraco, não disse a que veio ainda.
Ivan: esse é o cara
João Paulo: está matando a pau no sub-20, merece ser titular
Waldir Papel: Otimo jogador, mas volta muito
Neto Potiguar: muito fraco
Vinicius: em forma deve ser um ótimo centroavante

Comentários?

Boa hora para se consertar os erros

O empate de ontem mostrou vários erros do ABC. Vou aqui citar alguns:
  • Primeiro, o que eu acho o mais importante de todos: No Frasqueirão TODOS vão entrar fechados contra o ABC. Foi assim o Corinthians, foi assim o Juventude. O ABC não sabe jogar com um time fechado, não sabe furar o bloqueio. Jogamos fora 2 jogos, e jogamos bem. O ABC sabe jogar fora, sabe jogar fechado e saindo no contra-ataque. Por enquanto o ABC é mais perigoso fora do que dentro de casa. Precisamos furar bloqueios!
  • Zetti falou que estava preocupado com Éder. Portanto tava claro que ele seria marcado, e foi. Com apenas 1 meia de ligação, este será sempre marcado. Isso pode ser ruim ou bom. Tem que ser explorado. Jean e Márcio tem que participar mais das armações, chegarem mais, já que Éder vai estar marcado. Ou mesmo entrar com um segundo meia. Éder e Dejair juntos podem ser uma solução.
  • Falhas técnicas. Isso é o pior! Não adianta entrar bem em jogo, taticamente perfeito, se na hora da conclusão chuta errado pra fora. Vinícius não é pra perder um gol feito daquele de cabeça. Éder e Márcio precisam chutar bem ao gol de fora da área.
  • Como o Juventude entrou pra não sofrer gols, ele não iria atacar. Alguém lembra de alguma defesa dificil de Paulo Musse? Se não vão atacar, pra que 3 zagueiros? Novamente lembrando o primeiro item dessa lista: em casa o ABC precisa atacar, precisa furar o bloqueio! E logo com 3 zagueiros, erramos no lance do gol. Erro de Paulo Musse, erro dos 3 zagueiros que não acompanharam o lance.
  • Por outro lado esses erros aparecem precocemente, e são fáceis de serem corrigidos. Papel volta pro próximo jogo. E todo mundo tem que calibrar o pé e a cabeça pro próximo jogo. O empate do ABC foi beneficiado com um monte de outros empates na rodada. Isto é, foi uma rodada perdida.
  • Não temos só erros. Temos muitos acertos também. A zaga é boa, os alas e os votantes também. Pena que não temos Wallyson. Ah, ontem Bebeto fez um dos gols do Gama na boa vitória sobre a Ponte.

Tem mais coisa?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Todos tenhamos cuidado com o Frasqueirão!

Já falei que a CBF e os clubes de SP vão tentar de tudo pra interditar o Frasqueirão. E esse cuidado depende de nós, torcedores do ABC, e da diretoria.
Viram que o Náutico acabou de perder o Aflitos.
Viram também que o ABC foi denunciado e vai pro STJD por causa do atraso na partida contra o Corinthians.
O que provocou o atraso foi o hino nacional e os papéis jogados pela torcida. O juiz colocou na súmula e foi o STJD. Não acretido que o ABC seja punido. Mas e se houver reincidência?
O hino cantado é bonito, lindo, maravilhoso, mas não pode atrapalhar o início da partida, e na partida citada o atraso foi em 10 minutos. Soluções tem muitas pra isso: o pessoal do ABC tem que já está embaixo no campo esperando limpar os papéis; cantar só a primeira parte do hino; o cantor(a) começar a cantar com muita antecedência. Mais isso leva em consideração a entrada dos times em campo. Se o adversário atrasa ao máximo sua entrada, isso já atrasa o hino. Enfim, alguma solução tem que ser dada. Atraso de novo só complica do ABC e o Frasqueirão.
Já tivemos o episódio da arma, do celular, do torcedor machucado.
Todos tem que ficar de olho, todos! A torcida e a diretoria!
Senão, já viu...

ABC pronto pra pegar o Juventude

FT deixou claro que ele não quer confundir ninguém: vai de Rafael Rebelo sim. Ele treinou hoje com Ivan, Neto Potiguar e Rebelo, mas vai sair com Rebelo como companheiro de Vinícius. Jean também volta pra fazer dupla de volantes com Márcio Hahn. Alysson escalado na lateral esquerda fecha o grupo do Mais Querido. O resto todo mundo já sabe.
Aqui estão os relacionados para o jogo:
Goleiros: Paulo Musse e Raniere;
Laterais: Bosco e Alysson;
Zagueiros: Glauco, Ben-Hur, Paulo César e Márcio Santos;
Volantes: Jean, Adelmo, Márcio Hahn e Marcelinho;
Meias: Jean Carioca e Éder;
Atacantes: Vinícius, Ivan, Rafael Rebelo e Neto Potiguar.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Renan, do Juventude, não joga contra o ABC

O jogador Renan, do Juventude, não joga contra o ABC; acabou de sair o resultado no STJD. De acordo com a súmula do árbitro, o jogador foi expulso de forma direta, após atingir com uma cotovelada o rosto de seu adversário, aos 21 minutos do segundo tempo. Renan Pereira da Silva foi denunciado por infração ao artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física), que prevê a pena de 120 a 540 dias de suspensão.
Do site JusticaDesportiva.uol.com.br:
RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, DESCLASSIFICAR A INFRAÇÃO DO ARTIGO 253 DO CBJD PARA O ARTIGO 254 DO CBJD, SUSPENDENDO O JOGADOR RENAN, DO JUVENTUDE, POR DUAS PARTIDAS.
O JOGADOR RENAN, DO JUVENTUDE, JÁ CUMPRIU A SUSPENSÃO AUTOMÁTICA E FICARÁ FORA APENAS NO PRÓXIMO JOGO CONTRA O ABC, PELA SEGUNDONA.

Não gostei!

Não gostei dos entrevistadores Alan Oliveira e Edmo Sinedino que agora a pouco receberam o paredão Paulo Musse no programa Esporte em Pauta da TV Assembléia. Ora vejam só, Paulo Musse é o goleirão do ABC e merece respeito e perguntas inteligentes e construtivas. O que se viu, entre perguntas dos âncoras e dos supostos leitores foi:
- Por que vc sai pouco em bolas aéreas?
- Por que vc não era titular no Vitória?
- O grupo do ABC é realmente unido, tem panelinha?
Pergunta boa foi sobre a torcida do ABC, e sobre como será defender o gol do Mais Querido no clássico contra o américa que acontecerá em julho, no Frasqueirão.
Como Paulo Musse já faz em campo, ele se saiu muito bem nesse "paredão" no qual o colocaram.
Parabéns Paulo! Vc é um grande goleiro, e vai levar sim o ABC ao G4 da série B.

Treino de hoje
Hoje tivemos a volta de Jean como volante, fazendo dupla com Márcio Hahn. Rebelo novamente também fez dupla com Vinícius no ataque.

Márcio Hahn
O volante gaúcho é um dos trunfos do Mais Querido para o jogo contra o Juventude. Ele jogou lá em 2006 e de 2007 a 2008 jogou no XV de Novembro e no Novo Hamburgo, ambos gaúchos. Claro que o ABC tem os vídeos e deve ter estudado bem como o Juventude joga, mas nada como um jogador formado e que conhece bem o nosso próximo adversário.

terça-feira, 3 de junho de 2008

O que mudou no ABC?

Já falei isso e vou reafirmar mais uma vez: O ABC, ano passado, quando jogava fora, perdia. Isso todo mundo sabe. Mas nunca foi por "complexo de ponte", ou que jogava retrancado fora, nada disso. Era pq o grupo era pior tecnicamente (com raras exceções, claro), tinha um grupo menor numericamente e ai quando alguem saia machudado não tinha reposição, ou vcs esqueceram de Lau? E também Wallyson e Petrolinha raramente jogaram fora (quando Petrolina jogou fora, ganhamos do Nacional-PB com um gol dele). Hoje a situação é outra. O grupo é muito maior. Sai Márcio Hahn entra Jean, sai um zagueiro e temos Glauco ou Fabiano, sai Rogerinho e temos Alysson ou Vainer. Ainda temos Dejair, Neto Potiguar, e outros que pouco jogaram. Essa é a diferença. O ABC é melhor do que o do ano passado SIM, não tenho dúvida.
Para o jogo contra o Juventude, como Papel não joga, com 3 cartões amarelos, ontem FT testou Rafael Rebelo no seu lugar, formando dupla com Vinícius. Também, Jean que está na Paraíba resolvendo problemas particulares, deu lugar à volta de Márcio Hahn, com 2 cartões mas super-descançado pro jogo contra o Juventude.
Agora, vamos tentar entender o esquema tático. Com Papel, o ABC vinha num 3-6-1, pois Papel não era um centroavante, e sim um meia avançado, participando da marcação e até voltando muito pra defesa. A entrada de Rebelo, centroavante nato, faz com que o ABC realmente entre com um 3-5-2, com 2 atacantes lá na frente. Isso é interessante.
Mas isso foi um treino só. Ainda tem hj e amanhã pra FT decidir o que vai fazer.
Vencer o Juventude é fundamental.
Viram o que Zetti, técnico do Juventude falou? "Só existem 2 vagas para 18 times, pq as outras duas são do Corinthians e Juventude".
É...nem Mano Menezes falou isso.

Que coisa feia da ESPN

Que coisa feia da ESPN. Alguem deve ter dito que o gol de Bosco era bonito, e realmente era. Ai eles colocam o gol de Allyson dentre os mais bonitos do Brasil. É um belo gol de fora da área, mas não tão belo quanto o de Bosco. Acho que nós, torcedores do ABC, merecemos uma retratação. Trajano, Calazans e outros disseram q o gol era normal. E era! Eles, "corrigiram" da maneira mais fácil: trocaram o nome do jogador.
Mandei um email pra eles pedindo que, por favor, no próximo linha de passe, passem o gol de Bosco, que foi um belo gol, iniciado por uma grande jogada.
Vamos mandar email para eles pedindo isso!
É só entrar no site "Fale com a ESPN": http://espnbrasil.terra.com.br/fale_com_espn/default.aspx
De qualquer forma, o gol de Alysson foi escolhido como o gol Mais Bonito do Brasil, com a ajuda de nós, ABCdistas!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gol de Bosco da enquete da ESPN Brasil

EXTRA: O gol de Bosco pelo ABC está na enquete da ESPN entre os gols mais bonitos da semana! Vamos votar! É só hoje a noite até as 23:00hs. O site é: http://espnbrasil.terra.com.br/enquete/?id=1484