quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ABC tem uma pedreira pela frente

Tive a liberdade de copiar o título do post do blog de meu colega Bonifácio, do site www.abcnatal.com.br (provavelmente o maior site não oficial do ABC que existe).
Ele fala que "o ABC vai enfrentar uma verdadeira pedreira nos próximos jogos para tentar se manter fora do Z4 (a zona maldita). Já na próxima sexta-feira(02/10/2009) jogaremos fora de casa contra o Ipatinga, equipe que ocupa a 11a colocação, portanto ainda correndo perigo de rebaixamento. Será um jogo dificílimo, e esperamos que Flávio Lopes não cometa os mesmos erros quando jogou contra o Vila Nova. Teremos que buscar a vitória, pois só assim, não vamos correr o risco de voltar ao Z4."
Concordo plenamente com o que Bonifácio escreveu.
Após o jogo contra o Atlético-GO eu assisti a partida do Fortaleza contra o Ipatinga. Continua o mesmo Ipatinga que empatou com o ABC no Frasqueirão (eu estive nesse jogo). Aquele careca, camisa 8, jogando muito. O ataque muito rápido. O que destoou da partida no Frasqueirão foi a defesa. A defesa do Ipatinga que eu achei muito boa em Natal, bateu cabeça umas 4 vezes ontem contra o o Fortaleza. E foi numa dessas batidas que saiu o único gol - contra - do jogo. Alessandro, o zagueiro que jogou muito bem no Frasqueirão, não jogou nada ontem.
Mas o que Flávio Lopes precisa fazer é tomar cuidado com o ataque do Ipatinga. Quando eles atacam, atacam com 5 de uma só vez e todos rápidos. Imaginem um ataque com 5 Ricardinhos! É assim que o Ipatinga faz quando rouba a bola. Aos 2 atacantes se juntam o meia e os 2 alas. 5! A defesa do ABC precisa abrir o olho pra esse tipo de jogada dos mineiros.
Por outro lado esse mesmo ataque não faz gol faz tempo. Perdeu o último jogo pro Fortaleza e empatou em casa com o Bahia sem gols.
Se o ABC explorar bem a defesa mineira e aproveitar as costas dos alas que sobem muito ao ataque, tem chance de sair de Ipatinga com uma vitória.
Ah, apenas por curiosidade o Ipatinga tem o mesmo patrocinador que o Atlético-GO, o banco BMG, chamado na boca pequena de Banco dos Mil Gols, pois tmb patrocinou o Vasco quando Romário estava pra fazer o miléssimo gol.

Remando contra a maré da matemática

Aqui estão os últimos jogos do ABC, desde a vitória contra a Ponte Preta, e os respectivos prognósticos do site chancedegol.com.br.
TODAS as porcentagens pró-ABC são as menores, mesmo nos jogos em casa.
TODAS as vitórias ou o empate do ABC foram de encontro aos "matemáticos" e "estatísticos" do site chancedegol.com.br.

Confira abaixo:
25/08/2009ABC2x1Ponte Preta24.1 %24.0 %51.9 %
2/09/2009Fortaleza3x3ABC68.2 %19.3 %12.5 %
28/08/2009Figueirense1x0ABC72.4 %17.4 %10.2 %
05/09/2009ABC2x1Juventude32.6 %28.0 %39.4 %
19/09/2009Vila Nova GO1x0ABC53.4 %24.2 %22.4 %
26/09/2009ABC1x0América RN34.9 %27.1 %38.0 %
29/09/2009ABCAtlético GO26.8 %22.4 %50.8 %


Portanto meu caro leitor do BlogARCosta, não existe matemática ou estatística no futebol para se prever o futuro. A matemática e estatística são muito bem vinda nos scouts das partidas, no pós-jogo, para se estudar o adversário, saber como que joga, quem erra ou quem acerta mais.
Se a Matemática e a Estatística, que são Ciências Exatas, fossem aplicadas no futebol, a loteria esportiva não seria um jogo de azar.
Talvez essas ciências ainda tenham alguma certa influência em esportes que lidam com pontos, como é o caso do Voley ou do Basquete. Mesmo assim ainda acontecem zebras estratosféricas. Mas no futebol não tem jeito. A única coisa que vale no futebol é a bola na rede.
Se bola na trave, escanteio, maior posse de bola ou assistências valessem pontos, como em um Torneio Início por exemplo, o futebol entraria no grupo dos esportes que citei acima.
Mas apenas valendo bola na rede, deixa a matemática pra lá.
O mais importante é treinar, dedicação e muito trabalho. Isso sim ganha jogo.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fazendo valer o mando de campo!

Primeiro, parabéns ao meu irmão Fábio Costa, blogueiro aqui, e que ganhou um SENHOR presente de aniversário. Pense: ABC vence, continua 100% no Frasqueirão no returno, sai da zona, embala, os que estão embaixo perdem. Quer presente de aniversário melhor? ABC vence - de virada - o Atlético-GO por 2 a 1, com gols de Junior Negão e do estreante Zé Eduardo.

Nesse momento, sem os jogos das 21:50, a classificação na metade de baixo da tabela é:

10 Ipatinga-MG 36
11 Paraná Clube 35
12 Brasiliense-DF 34
13 Vila Nova-GO 32
14 ABC 31
15 Juventude 31
16 Bahia 31
17 Duque de Caxias 30
18 América-RN 28
19 Campinense-PB 26
20 Fortaleza 26

O ABC tem elenco
Considero esse o tópico mais importante nessa postagem.
Para quem acompanha aqui no blog sabe que há algumas rodadas eu já falo que Flávio Lopes tem em mãos um número bem maior, e de verdadeiros bons jogadores, para poder armar os 11 que entram em campo.
Na zaga temos 4 bons/ótimos zagueiros, os alas que existem não devem a ninguém na série B, os volantes eu acredito que seja o segundo maior crescimento no grupo do Mais Querido (com as contratações de Alexandre Oliveira, Augusto Recife e a força já existente de Marquinhos e Rogério), e o ataque temos o artilheiro do time: Junior Negão, e o melhor jogador do grupo: Ricardinho.
O que o técnico não deve fazer é escalar errado, na defensiva, jogando fora de casa. Esse time ai pode ganhar tmb fora de casa.
Ter um elenco completo com bons jogadores é o desejo de qualquer treinador. Pode-se fazer substituições no decorrer da partida sabendo que quem vai entrar vai dar conta do recado.

"Deixa que eu bato"
Essa foi a frase que Zé Eduardo disse a Bosco logo que entrou em campo no segundo tempo. Bosco não deixou. Antes desse lance, na primeira bola que ele pega já deixa um atacante na cara do gol (esqueci quem foi). Percebe-se que ele chuta bem, e no decorrer do jogo, percebe-se que ele tem domínio, prende quando tem que prender, dribla, e o principal: não se esconde!


O goleiro não sai mais, DO ABC
Fechou, já era!
Espero que a diretoria não deixe mais esse goleiro sair do Complexo Vicente Farache quando terminar o campeonato. Pode renovar! Negocia um preço diferenciado pro estadual do próximo ano, mas não percam Tiago Cardoso.
Tem um bom goleiro faz diferença danada na defesa e em todo o time. Passa a confiança que qualquer jogador precisa.

Enfim, caiu o último da série C
Essa vitória estava engasgada. O Atlético-GO foi o único time que levou pontos do Mais Querido na subida para a série B em 2007. Na primeira partida em casa no octogonal final, o ABC consegue um empate num gol de Wallyson aos 45 do segundo tempo. Lembro da entrevista de Juninho Petrolina: "Esse pontinho conseguido no fim do jogo vai nos ajudar lá na frente". E ele estava certo. Se o ABC tivesse perdido, a quarta vaga seria do próprio Atlético-GO que ficou em quinto, e fora da serie B de 2008. Por ironia, quem era o técnico do Atlético? Flávio Lopes.

Bolão do BlogARCosta: 27ª rodada completa hoje

Rodada completa hj, e pode ser que o ABC já saia da zona de rebaixamento. Vamos torcer!
No bolão, Gabriel continua de ponta a ponta. Mas ninguem pode vacilar.
Veja a classificação completa do bolão:


ClassificaçãoPalpiteiroBonificaçãoPontuação
1GABRIEL MELO0995
2FABIO DANTAS0940
3WALLACE SOUSA0927
4GERVAZIO0904
5IDO MARTINI FILHO0900
6MARCELO BARBOSA ANZANELLO0890
7BRUNO MOTTA DE CARVALHO0860
8CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO0838
9JOSÉ FAUSTINO COSTA0823
10FÁBIO COSTA0810
11VICENTE HENRIQUE BELMONT0809
12ALEXANDRE RODRIGUES COSTA0769
13JOVÂNIO GALVÃO DE SANTANA0735
14JACSON ARTSON0724
15JOÃO BRUM0640
16ARISTOTELES REGO DE ARAUJO0601
17ABECEDISTA0262
18FLAVIA LIMA0254


Para acessar o bolão o link é blogarcosta.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Lições a serem tiradas do clássico

- Tiago Cardoso é o melhor goleiro do ABC. Esteve o ano inteiro no banco e faltava apenas pegar ritmo de jogo. Além de defender bolas no chão, viram como ele sai bem nas aéreas? Fora isso, não prende o jogo, ele sai com inteligência armando rapidamente contra-ataques.

- Flávio Lopes e o time foram pego de surpresa com o volume de ataques rápidos feitos pelo adversário no início do jogo. Se o ABC sofre um gol ali talvez as coisas fosses diferentes. O time precisa entrar atento, ligado em campo.

- Flávio também foi pego de surpresa com o meio de campo entregue ao time adversário no início da partida. Ele corrigiu recuando Ricardinho e entrando com Negão e Selmir no ataque. Será que ele aprende definitivamente que o ataque é a melhor defesa?

- Outro erro do treinador (putz..só erros?) foi escalar Audálio como zagueiro. No meu entender os dois cabeludos que não atuaram são melhores na posição. Acho que Flávio quis que Audálio fizesse duas funções, agindo como volante no decorrer. Mas o ataque americano veio rápido e pressionou Audálio a não sair, e ele subiu pouco, quase nada. Portanto, zagueiro por zagueiro, os dois cabeludos são melhores.

- Sandro não pode ser subestimado. Um cara que foi campeão Brasileiro e da Libertadores não é pra ser subestimado. Ala, lateral, volante ou meia, tudo serve pra ele. Acho que o treinador pode ser dar ao luxo que fazer um SIM-NÃO com ele. Melhor o Sandro inteiro em um jogo do que parado em 2 seguidos.

Agora o treinador precisa estudar bem seu ex-time (o Atlético-GO), e passar a explorar ataques nas deficiências goianas. O Atlético vem "voado" de Goiânia, via Brasília, cansado, para uma partida no início da noite da terça. O ABC tá em casa, que deve ser cheia, não viajou, e tem o time quase completo.
O Atlético está no G4 mas venceu o Vila (aquele time horroroso) por apenas 2 a 1. Tudo bem que era clássico. O Atlético é um time técnico, que toca muito a bola, mas tem pouca pegada. O ponto forte do time é a bola parada. Eles treinam exaustivamente isso! Flávio precisa ficar de olho. Mas é um time bem parecido com a Portuguesa. Se o ABC entrar forte como entrou com a Lusa, ganha o jogo.

Machadão: ABC campeão no sub-18 e Alecrim está na série C

A rodada dupla no Machadão começou com o clássico ABC x américa, repetindo o jogo no dia anterior, e também repetindo o placar. Com 1 a 0, gol do volante Sorato, o ABC ganha o estadual e carimba mais do que merecido o passaporte pra Copa SP de Juniores.
Na partida principal o Alecrim conseguiu também o seu passaporte pra série C do Brasileirão do próximo ano, empatando com o Uberaba em 1 a 1. Os esmeraldinos haviam vencido no jogo de ida por 1 a 0, portanto jogavam pelo empate.
Parabéns ao Alecrim, que agora joga com o São Raimundo pela semifinal do Brasileirinho, em busca do título nacional.

sábado, 26 de setembro de 2009

Vitoria importantíssima

O Mais Querido venceu o clássico pelo placar mínimo e mostra que o Frasqueirao quem manda é o ABC.
Ainda mais nesse segundo turno.
Flavio Lopes se recuperou da partida passada e acertou os erros que ocorreram no primeiro e no segundo tempo.

Venceu quem perdeu menos
O america começou dando um sufoco no ABC com bola na trave e tudo mais. Ainda perdeu outro gol numa defesa espetacular de Tiago Cardoso.
Gedeon não quis ajudar na marcação do meio, desentendeu-se com o treinador e foi logo - e muito bem - substituído. Selmir entrou e o ABC ficou praticamente com 3 atacantes, com Ricardinho vindo com velocidade por trás.

Segundo tempo melhor
Flavio Lopes acertou o posicionamento dos atacantes, liberando-os para as pontas. Com isso o meio que era todo do america passou a ser mais utilizado pelo ABC. Numa dessas Sandro - a mina do jogo - mostrou como se coloca a bola no fundo das redes

Hora de sair da zona
O clássico foi importante tmb por causa da renda, que deve ser revertida para pagar parte dos atrasados. A vitoria da muito mais animo ao grupo e tmb à torcida, que deve lotar o próximo jogo já na terca contra o Atletico-GO, jogo que pode tirar o ABC da zona. E mais um Frasqueirao lotado quer dizer mais grana entrando.

Grande final de semana
Wallyson, venda das quotas, parceria da Vivo, Frasqueirao lotado, vitoria ABCdista, e em cima do america. Quer mais? Então amanha tem o Alecrim que pode subir à serie C, tem Rubinho na F1 correndo atras do cambio trocado numa bela corrida nortuna.

E da-lhe ABC!

Wallyson e Vivo na lojinha do ABC. Vejam as fotos!

Hj lá na lojinha da Eureka/ERK vamos ter (já tivemos pela manhã e continua nos momentos que antecedem o clássico) a grande atração Wallyson, promovendo a venda de cotas de seu passe, assinando camisas, autografos e tudo que tem direito. O certificado do passe tmb será entregue por ele para quem for a loja antes do jogo.
Um stand da Vivo foi montado na Eureka para quem adquirir os ingressos na promoção das 5 partidas em casa. Vejam fotos:

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tudo pronto!

O ABC treinou e treinou, fisicamente (importante!) e taticamente (mais importante ainda).
Sandro está recuperado para essa partida e pode entrar na ala esquerda. Essa ala de Sandro está sendo considerada pelos americamos como a "mina" deles. Helinho está treinando os possíveis erros e deve jogar em cima de Sandro.
Isso me lembrou a frase dita por Pelé aos jogadores do Santos, quando Marinho Chagas estreou pelo Botafogo: "A mina é o galego".
Guardadas TODAS as devidas proporções, Sandro também é galego e a "mina" para o américa é lá.
Pelo Botafogo, na primeira bola que Marinho Chagas pegou com Pelé vindo, meteu um chapéu no Rei...só isso.
Os relacionados para a partida são:
Goleiros: Raniere e Tiago Cardoso;
Laterais: Bosco e Chiquinho;
Zagueiros: Fabiano, Gaúcho e Rafael;
Volantes: Alexandre Oliveira, Audálio, Augusto Recife, Fausto e Marquinhos;
Meias: Gedeon e Sandro;
Atacantes: Gabriel, João Paulo, Júnior Negão, Ricardinho e Selmir.
Como falei nos posts anteriores, o treinador Flávio Lopes tem várias possibilidades de formação. E ele até treinou meio que escondido essa semana, acho que na quinta pela manhã.
É um grande final de semana do esporte potiguar. Além do clássico-rei, o Alecrim joga sua classificação na série C no domingo. E também temos a inauguração do ginásio Nélio Dias na ZN com a partida de basquete entre Flamengo e Minas.
No Frasqueirão, a festa depende da Frasqueira e dos jogadores alvinegros.

Vânio é o ganhador da camisa oficial

O seguidor de número 51 (uma boa idéia) Vânio é o ganhador da camisa oficial do ABC.
O sorteio de ontem da quina de número 2108 foi o seguinte:

Concurso n. 2108


Acumulou

Estimativa de Prêmio
R$ 1.500.000,00
*para o próximo concurso, a ser realizado em 26/09/2009


Valor Acumulado para a Quina:
R$ 944.519,37
  • 75
  • 51
  • 47
  • 61
  • 62


O numero 75 foi o primeiro sorteado. Não existe seguindor com esse número. O segundo foi o 51.
Parabéns Vânio. Já te mandei um email.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Clássico é clássico, e o ABC é vitória!

São dois jogos que podem tirar o ABC da zona (ah, como isso é esperado...)
Mas tudo depende já da primeira partida, contra o rival américa.
O time do ABC, se for bem armado, joga bem, como tem feito no Frasqueirão nas últimas partidas. Flávio Lopes não pode inventar muito. O negócio é melhorar o q já existe.
Ricardinho e Junior Negão no ataque.
Alexandre Oliveira e Marquinhos Mossoró como volantes.
Gedeon, talvez Sandro no meio.
A defesa tem jogador de sobra.
O problema são as laterais. Rogerinho, Bosco, Sandro, Bruno, todos fora ou duvidosos.
Será que com essas ausências o treinador pode modificar o esquema para um 4-4-2? Colocar 2 laterais e 2 meias talvez sera interessante.
Flávio Lopes falou em entrevista ontem que tem muitas possibilidades de armar a equipe. Mas também foi assim em Goiânia e deu no que deu.
O fato é que o ABC está numa ascendente e o américa numa descendente. Jogamos em casa e com equipe mais completa. Flávio tem que jogar pra cima, com cuidado atrás, claro.
Wallyson estará no Fraqueirão assistindo ao jogo.
Acho que tudo corrobora pra ser uma grande partida!
Vamos acompanhar o desenrolar até o sábado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Novidades no marketing do ABC

O site do ABC não estava sendo atualizado desde a derrota pro Vila.
Hj eu fui pego de surpresa com duas grandes novidades.
Primeiro uma parceria que com a Vivo. O torcedor do Mais Querido comparecerá em uma das lojas da Vivo e comprará um pacote para os próximos quatro jogos do Alvinegro em casa nesta Série B, contra o américa, Atlético/GO, Ceará/CE e Vasco/RJ, que custará R$ 80,00. Ao adquirir o pacote, o torcedor automaticamente ganhará um celular Vivo, modelo Nokia 1661, no plano Vivo Controle, que está custando apenas R$ 17,00/mês. Serão 500 pacotes promocionais.
O ABC estava negociando com a Vivo desde o início do ano, e finalmente saiu alguma coisa.
A outra novidade é o Tour Preto-e-Branco. Hoje pela manhã e na quinta, o torcedor que comparecer ao Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache poderá conhecer todas as dependências do mesmo. Alojamento dos jogadores, refeitório, sala de preleção, departamento médico, vestiário da equipe, as cabines de imprensa, camarotes do estádio, a sala de troféus, sala de imprensa, tudo será coberto pela visita.
Acho que a diretoria poderá fixar um dia da semana para sempre realizar isso, e não ficar apenas hj e amamhã. Mas é o início em um projeto, e precisa ser valorizado.
Parabéns aos idealizadores.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dois jogos em casa mais que decisivos

Passado o "pesadelo" do jogo contra o Vila Nova, o ABC precisa agora se concentrar nos 2 jogos seguidos em casa.
São dois jogos para vencer e começar a afastar o fantasma do rebaixamento.
Para esse primeiro jogo contra o américa, o técnico Flávio Lopes novamente terá um elenco quase completo. O grupo de reapresentará agora a tarde (segunda-feira).
É importante o treinador escalar a zaga de sempre, com a volta de Fabiano; uma boa dupla de volantes (com Alexandre Oliveira dentre eles); e o ataque com Ricardinho e Junior Negão.
O problema do treinador são os alas. Bosco não joga NADA desde que voltou ao ABC e Bruno Barros ainda não reúne condições para uma partida, no meu entender.
Sabe o que eu pensei? Em Paulinho. Ele esteve no Paraná, muito bem por lá, quase que não voltava, e a diretoria conseguiu resgatá-lo. Ele foi reintegrado ao grupo e Flávio Lopes bem que poderia começar a coloca-lo no treino. Ele marca bem, sobe melhor ainda ao ataque e chuta forte. Na ala esquerda torço para que Rogerinho esteja em condições.
Vamos ver como serão os treinos durante a semana.
Outra coisa é a torcida, que precisa se fazer presente em peso nesse jogo.

Sorteio BlogARCosta/ERK
O sorteio da nova camisa oficial do ABC será na quinta. Até o final da tarde estarei alimentando os nomes dos participantes.

sábado, 19 de setembro de 2009

O treinador perdeu o jogo

O ABC, para esse jogo, tinha o elenco quase completo.
O ABC vinha de uma grande vitoria e motivado.
O Vila Nova vinha de uma derrota, treinador demitido e jogadores fracos e desmotivados.
O que faz nosso treinador? Entra com um time recuado, num 3-6-1 lento, chamando o Vila pra cima. Primeiro erro.
O segundo e ainda maior foi um 3-6-1 lento, sem UM jogador de contra-ataque rápido? Como que de joga recuado, no contra-ataque, mas sem um jogador de velocidade?
O jogo do ABC no primeiro tempo era apenas torcer pra defesa funcionar. E não deu certo.
No segundo tempo o ABC levou suas 2 maiores avenidas para Goiania: a Prudente e a Salgado Filho. Flavio Lopes tirou os 2 alas e colocou atacantes. O esquema passou a ser um 2-2-2-4. Eu não entendi nada.
2 zagueiro, as alas eram avenidas pro Vila, um monte de atacantes, e nenhum gol.
O Vila é horroroso e o nosso treinador não teve coragem de entrar pra vencer o jogo.

Vila Nova preocupado

Já cheguei em Goiania e o que se fala é de um time ruim do Vila. O treinador interino é do sub20 e já assumiu esse ano uma vez.
O atacante Gil foi emprestado ao Santos, por isso tanto o ataque quanto a defesa do Vila estarão modificados para hj. É importante o ABC se preocupar com o experiente Alex Dias.
Os jornais enaltecem o retrospecto favorável ao Mais Querido, com 4 vitorias em 7 jogos. Também citam as passagens de Flavio Lopes e vários jogadores por times goianos.
As 15 estarei indo ao estádio Serra Dourada. Vamos torcer!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vou pra Goiânia

Estarei em Goiânia ligado no Mais Querido em mais uma batalha. Amanhã de manhã já estarei por lá e acompanharei as notícias dos jornais e nas resenhas na rua.
O que eu conseguiu coletar vou colocar aqui no blog, pelo celular, on-line.
Quem for assistir pela TV vai poder ver a pequena mais sempre presente Frasqueira espalhada pelo Brasil. Meu colega Rodrigo Escóssia tmb já confirmou presença.
Fiquem ligados!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Imprudência, imperícia ou negligência?

O que queria Marcos Lira da Rádio Globo em questionar com insistência a escalação que Flávio Lopes poderá usar no sábado contra o Vila Nova?
Aliás, em tirando o técnico do ABC do sério, vieram juntos na "avalanche" de críticas o âncora Santos Neto e o narrador/blogueiro Marcos Lopes.
O título desse post sugere o que teria provocado Marcos Lira em insistir na divulgação da escalação.
Eu tenho minha opinião: Marcos Lira não teve a preocupação de perceber que Flávio Lopes estava a todo custo no treinamento de hj em apenas escolher a formação ideal para jogar contra o Vila Nova.
Ora, Diego Ivan no papoalvinegro.blogspot.com postou agora a tarde que Flávio testou 3 formações para o jogo de sábado. Portanto o treinador está preocupado (eu também estaria no seu lugar) em saber a formação ideal. Talvez até o treinador ainda não saiba com certeza qual é o time, ou apenas tá escondendo o jogo, coisa normal no futebol.
Mas Marcos Lira insistiu. Insistiu e levou.
Para quem não sabe, Flávio Lopes treinou inicialmente um 3-6-1 com variações para o 3-5-2 durante o jogo com a mesma formação. Também treinou um 3-5-2 com outra formação. Diego Ivan aposta em uma terceira formação não treinada, mas que já jogou, também no 3-6-1.
Como falei anteriormente, essa é a terceira das 3 batalhas em apenas uma semana.
O silêncio e a surpresa também são táticas de guerra.
Quem viver, verá!

A terceira grande batalha

Como falei anteriormente, o ABC (e quase todos os time da série B) vem com 3 partidas para serem jogadas em apenas 7 dias. A primeira foi contra o Fortaleza, sábado passado, a segunda contra o Bahia, e a terceira será contra o Vila Nova, também no sábado, fechando o ciclo das "3 grandes batalhas".
Quando falo em batalhas, quis me referir principalmente com relação ao elenco, viagens e falta de treinamento dentro desse prazo curto. Todos os times estão passando por isso, e os melhores sobrevirerão às 3 batalhas.
Com 2/3 percorridos, o ABC está bem. E pode ir à Goiânia com o melhor de sua escalação! Flávio Lopes terá a sua disposição praticamente todos os jogadores, pois além de Gedeon, Augusto Recife e Fausto que retornam após cumprirem suspensão pelo cartão, o zagueiro/volante Audálio também esta de volta. Na realidade Flávio só não terá a sua disposição os jogadores Rogerinho e Rogério que continuam realizando tratamento.
Já no Vila Nova, que nessa "batalha dos 3 jogos" venceu a primeira - O Duque por 3 a 2 - perdeu a segunda - pro Ceará por 2 a 0, perdeu também o treinador Arturzinho, demitido ontem. Para a partida de sábado em casa contra o ABC, quem provavelmente deve assumir o cargo de treinador é o interino Zé Roberto. A diretoria já está à procura de um novo técnico para dar continuidade à Série B.
Após a terceira batalha, o ABC terá uma semana sem jogos, só treino, para enfrentar américa e Atlético-GO, ambas as partidas no Frasqueirão.
Aliás, a rodada do clássico será a "Rodada dos clássicos regionais". Além de ABC x américa, teremos Guarani x Ponte, Atlético-GO x Vila, Duque x Vasco, e também Paraná x Figueirense. A CBF só não conseguiu agendar o clássico cearense.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fotos da homenagem aos jogadores Lulinha e Januário, em Fortaleza-CE

Promoção: BlogARCosta sorteia uma camisa oficial do Mais Querido

Eduardo da Eureka ERK me ligou e disponibilizou uma camisa oficial modelo novo - já com o patrocínio do Governo/Prefeitura - para eu sortear no blog.
Irei fazer da mesma forma que fiz com os kits do Dia dos Namorados: o sorteado sairá da lista de SEGUIDORES do blog. Vou pegar o nome de todos e numerá-los. Em seguida venho ao blog e anuncio como será o sorteio. Vou vincular novamente a alguma loteria federal.
Por enquanto estão participando todos os 51 seguidores que estou vendo ai ao lado.
Quem quiser concorrer basta seguir o blog!
Como falei, até o final da semana eu volto aqui com a lista dos participantes, o número de cada um, a data do sorteio e a loteria federal vinculada.
Ah, sugiro que os seguidores deixem um email no cadastro de seguidores. Fica mais fácil de entrar em contato com o vencedor!

Mais uma grande vitoria do ABC

3 a 0 e podia ser mais.
Vou escrever pouco pq já ta tarde:
- Tiago Cardoso é titular
- Junior Negao e Ricardinho são a dupla de ataque.
- O preparo físico dos jogadores do Mais Querido esta muito bom
- Nossa dupla de volantes mandou muito bem no jogo.
- Entretanto a defesa do ABC mais uma vez relaxou no final do jogo.

Assisti ao jogo de hj do Vila Nova - de Arturzinho - e eles são aplicados taticamente e jogam duro como serie B. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Ah, irei a Goiania assistir ao Mais Querido!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A mais bela do Brasil também é ABCdista

Pouco treino e muita conversa

Como falei no post anterior, esses são 3 jogos que estão rolando em menos uma semana: Fortaleza, Bahia e Vila Nova.
Para se manter firme e competitivo em uma série "corrida" assim o time precisa ter elenco e entrosamento, afinal poucos (ou quase nenhum) dia de treino vão existir nessa semana.
Sobre elenco, o do ABC está meio "quebrado", e logo nessa semana complicada. 3 ou 4 jogadores amarelados e outros importante no DM fazem com que nesse jogo contra o Bahia o time venha quase que "No Limite" do número de profissionais.
Além do mais, o pouco tempo para treino é também um complicador, pois não se tem tempo nem para treinar o novo time, nem para armar algo estudado especificamente para o adversário.
Tudo tem que ser no "campo teórico", com muita conversa.
Alexandre Oliveira e Marquinhos Mossoró entram para substituir Gedeon e Augusto Recife que receberam o terceiro cartão amarelo. Tucho e Sandro permanecem. Juro que não sei quem vai ser o lateral, se Marquinhos, Sandro ou Bruno Barros que foi relacionado mas que não deve jogar a partida toda. Vou esperar pra ver.
A equipe que pode entrar em campo deve ser Thiago Cardoso; Gaúcho, Fabiano e Rafael Pedro; Bosco, Marquinhos Mossoró, Alexandre Oliveira, Tucho e Sandro; Ricardinho e Junior Negão.

24ª rodada completa hoje!

ABC joga hj contra o Bahia em casa e a próxima rodada já é no sábado, às 16:10 contra o Vila Nova em Goiânia. Contando com o Fortaleza, são 3 jogos muito próximos, e o elenco vai fazer diferença. Com um bom resultado contra o Bahia, podemos beliscar alguma coisa em Goiânia, já que esse time do Vila não é lá essas coisas.

Vejam a classificação do bolão do BlogARCosta:

Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 873
2 FABIO DANTAS 0 834
3 GERVAZIO 0 804
4 WALLACE SOUSA 0 799
5 IDO MARTINI FILHO 0 795
6 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 760
7 FÁBIO COSTA 0 751
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 740
9 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 738
10 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 732

domingo, 13 de setembro de 2009

O ABC foi bem escalado contra o Fortaleza

Diferente do que pensam alguns "cronistas profissionais" da capital, o time que entrou ontem contra o Fortaleza foi bem armado sim! Era de se esperar uma blitz do time cearense no começo do jogo. O ABC deveria segurar os primeiros 15 minutos, e não conseguiu.
Os gols que o ABC levou foram dos erros que o ABC sempre comete:
- Raniere dá chutões em TODO tiro de meta, e não sai com os zagueiros como o técnico Flávio Lopes treina exaustivamente a cada dia, entregando assim a bola de volta ao adversário.
- A bola alçada na área é perigo eminente de gol. Torçamos que Leonardo volte já contra o Bahia para consertar esse "buraco" alvinegro.

Tucho
Tucho é que não agiu como um verdadeiro volante. Ao contrário do que Marcos Lopes falou em sua resenha, Flávio Lopes não consertou a marcação ABCdista com a entrada de Fausto, pelo contrário. Mossoró deveria ter entrado no lugar de Tucho. Em contrapartida, o "lado" meia-armador de Tucho funcionou ontem, pois ele participou decisivamente em lances de 2 gols dos alvinegros. Falta a Tucho um maior entrosamento com os outros do meio, ficou claro isso.

Ricardinho
Esse cara não deve ficar no banco nunca.
Precisa sim ser alertado que futebol é jogo com 11, é conjunto, e não esporte individual.
E contra o Bahia ele mais do que nunca deve ser titular. O Bahia perdeu os 2 ultimos jogos em lances em cima de dois jogadores: o zagueiro Evaldo e o lateral Rubens Cardoso. Evaldo é o típico zagueiro trucu"lento". Pesado, Flávio deve armar o time pensando nesse espaço para o ABC atacar. Rubens Cardoso, lateral, também precisa ser estudado pelo nosso treinador. Apesar de ser sido campeão da Liberdadores e do Mundial interclubes pelo Inter, não está com essa bola toda, e Bosco pode se dar bem em cima dele.

Junior Negão
O que falar de nosso artilheiro?
Poucos jogos, talvez apenas 2 jogos que ele participou do início ao fim, e já é nosso artilheiro. E mesmo entrando meio-tempo, deixa lá sua marca.
Mas ontem ele esteve foda (com o perdão da palavra). No primeiro gol alvinegro, ele mete uma caneta e arranca pro fundo onde deixa o gol de bandeja para Selmir, com muita frieza. No segundo, recebe um belo passe de Tucho, passa por cima da bola e toca de cobertura na saída do goleiro. E o terceiro gol o passe também foi dele.
Vou repetir: o que falar de nosso artilheiro?

sábado, 12 de setembro de 2009

Levar gol aos 48 minutos do segundo tempo? Foi injusto!

O ABC fez hoje um jogo de tempos distintos. No primeiro tempo um time apático, sem criação no meio. Fomos para o intervalo com 2x1 para o Fortaleza.
O ABC fez um segundo tempo de grande futebol, principalmente após a entrada de Ricardinho aos 8 minutos do segundo tempo no lugar de Selmir. O ABC colocou 3 bolas na trave do Fortaleza e virou o jogo para 3x2.
Quando o jogo parecia terminado, aos 48 minutos (última volta do ponteiro) veio uma ducha de água fria, em um cruzamento fácil de ser anulado, com dois jogadores na bola aérea, deixaram que o atacante Luis Carlos tocar de cabeça na bola.
No mínimo injusto. Mas retrata uma falta de preparo físico no final do jogo. Falta de atenção nas bola aéreas, exatamente o maior pecado do ABC nessa série B.
Veja os gols da partida:

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ricardinho? Talvez entre...

O ABC deve ir mesmo com Raniere; Rafael, Gaúcho e Fabiano; Bosco, Augusto Recife, Gedeon, Tucho e Sandro; Selmir e Júnior Negão, como vem treinando essa semana. Mas...
Mas pode ser que Flávio Lopes mude.
Mudou no jogo passado contra o Juventude e pode ser que mude novamente.
Pode ser...
Sandro é uma grande novidade na ala esquerda. O galego marca bem, e é muito melhor que Rogerinho quando se fala em armar jogadas ou dar passes. Só não corre tanto.
Lembram da última "viagem" de Bosco para Fortaleza? Foi um desastre! Mão na bola, expulsão e tudo mais que veio em seguida. Esperamos que ele tenha aprendido com o erro.
Bosco nessa equipe é um diferencial, e precisa isso mostrar tmb fora de casa.
Outra opção possível de escalação é a entrada de Marquinhos na lateral, marcando forte e saindo bem, e Sandro ser deslocado pra função de Tucho, se esse não der conta do ritmo de jogo.
Ricardinho é pra mim titular absoluto ao lado de Junior Negão. Torçamos que não seja necessária a entrada dele em campo.
Dá pra perceber que não faltam opções para o técnico do Mais Querido colocar em prática. Isso é uma coisa que estava faltando ao ABC esse ano. E não falei em Leonardo, Alexandre Oliveira, Bruno Barros, nomes que são titulares.
O Fortaleza já relacionou os jogadores para o clássico regional, são eles:
Goleiros: Alexandre Fávaro e Douglas.
Zagueiros: Edson, João Leonardo e Paulo Paraíba
Laterais: Dedé e Eusébio.
Volantes: Coutinho, Renan, Igor e Ticão.
Meias: Saulo, Bismarck, Elton, Rogerinho e Cristian.
Atacantes: Marcelo Nicácio, Marcelo de Faria e Luiz Carlos.
O time que deve ir a campo contra o ABC deve ser formado por Douglas, Dedé, João Leonardo, Paulo Paraiba e Eusebio; Coutinho, Ticão, Cristian e Rogerinho; Nicácio e Luiz Carlos. Esse time jogou contra o sub-16 hoje, e ganhou por 2 a 0. Paulo Paraíba, zagueiro, entra no lugar de Edson, e pode ser uma "mina" para o ABC, já que Paulo é recém-contratado e faz sua estréia. O ABC pode explorar um possível desentrosamento.
Mauro Fernandes tmb não está adepto aos treinamentos "coletivos", semelhante a Heriberto. Mas esse é o time que a torcida pedia, e agradou grande parte dos torcedores e imprensa. Também ouvi falar que eles estão esperando o ABC muito fraco por lá.
Vamos ver!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Treino de terça: Sandro, Gedeon e Tucho

Isso mesmo! Sandro, Gedeon e Tucho no time titular.
Não quer dizer muita coisa exatamente pq no jogo passado, contra o Juventude, o time que treinou na maior parte da semana não foi o que entrou em campo.
Além de Sandro, Raniere voltou ao time. Sandro jogou como ala esquerda, no lugar de Rogerinho (DM), enquanto Bruno Barros e Ricardinho entraram como reservas.
O time titular treinou com Raniere; Fabiano, Gaúcho e Rafael; Bosco, Augusto Recife, Gedeon, Tucho e Sandro; Selmir e Júnior Negão.
Sandro atua muito bem na marcação, juntamente com Tucho. São jogadores de qualidade que também marcam bem. É uma boa formação pra enfrentar o Fortaleza.

Bolão do BlogARCosta: 23ª rodada começa hj

E começa com 2 jogos onde um deles interessa diretamente ao ABC:

Bragantino/SP x Guarani/SP
Juventude/RS x Brasiliense/DF

Veja a classificação do bolão:
Classificação Palpiteiro Bonificação Pontuação
1 GABRIEL MELO 0 839
2 FABIO DANTAS 0 803
3 GERVAZIO 0 783
4 WALLACE SOUSA 0 758
5 IDO MARTINI FILHO 0 757
6 MARCELO BARBOSA ANZANELLO 0 728
7 FÁBIO COSTA 0 723
8 BRUNO MOTTA DE CARVALHO 0 714
9 CARLA RODRIGUES COSTA DE ARAÚJO 0 710
10 JOSÉ FAUSTINO COSTA 0 702


Fábio Dantas também está bem classificado no bolão da série A, é o terceiro colocado.
Veja o bolão completo no site blogarcosta.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Estudar o adversário!

Ricardo Silva entrevistou Flávio Lopes um pouco mais de uma hora antes da última partida.
Ele leu o seu script o time que seria o titular pela reportagem da Rádio Globo, no 3-5-2 que havia sido treinado boa parte da semana.
Flávio falou:
- É mais ou menos esse.
- Mais ou menos pq? Vai mudar aonde? Entra Tucho?
- Talvez.
Flávio falou:
- A gente tem que montar nosso time também face ao nosso adversário. Treinamos nosso jogo mas também estudamos o adversário.
Mais tarde um pouco, Ricardo Silva vem ao ar com o time titular divulgado pelo técnico.
Foi uma surpresa, pra mim, Tucho jogar ao lado de Gedeon. Flávio estava sendo ousado, pelo menos teoricamente. Audálio seria zagueiro ou Volante?
Outra coisa que me chamou atenção foi o descrédito de Ricardo, de Marcos Lopes e de Pedro Neto. Os 2 últimos foram chamados por Ricardo para comentar a escalação.
Ninguém falou nada.
Flávio estava saindo de um tradicional 3-5-2 para um esquema diferente, entrando com 2 jogadores criativos no meio, e nenhuma palavra dos "profissionais" da Globo.

Contra o Fortaleza Flávio vai ter um elenco maior a sua disposição.
Além de impor seu jogo, o nosso treinador precisa novamente fazer o que fez nesse sábado: estudar o adversário!

domingo, 6 de setembro de 2009

ABCdista apresenta o Fantastico

Tadeu Schimidt, que substitui Zeca Camargo na apresentação do Fantastico, é ABCdista, tal qual o irmão Oscar Schimidt.
O que tem de ABCdista famoso espalhado pelo Brasil não é brincadeira.
Vou pesquisar agora Café Filho!

sábado, 5 de setembro de 2009

Boa ABC! Vamos continuar com essa garra e dedicação

ABC vence por 2 a 1 e fez uma bela partida.
A escalação do ABC antes do jogo me surpreendeu, pra melhor claro. Com Tucho e Gedeon pelo meio eu sabia que uma qualidade maior o ABC teria pelo meio.
Olha, não adianta reclamar da qualidade de Gedeon, Tucho, e de outros que poderão vir ao Mais Querido. Lendo blog de jornalistas de Natal vejo todo mundo metendo bomba nesses jogadores, em Junior Negão, em Selmir, dizendo que eles não tem qualidade técnica. Uma coisa é ter qualidade técnica outra coisa é ser um craque de bola. O ABC não vai contratar nenhum craque. Nem o ABC, nem o américa, nem o Ceará, nem o Atlético Goianiense. Craques ficam na série A, quando ficam... O nível de nossos jogadores é o mesmo de qualquer outro time mediano da série B. Se o ABC não tivesse dado "apagão" contra Duque e Campinense, estaria fora da zona e com a torcida em campo.
Agora, Junior Negão tem um aproveitamento acima da média de 1 gol por partida. Isso dá confiança ao jogador e por isso ele precisa SEMPRE ser escalado. O jogo de Gedeon é esse mesmo que vimos hj, e em todas as partidas. As vezes dá um passe errado, as vezes dá um chute que quase vai no ângulo. Ainda meteu uma bola na trave e sempre foi perigoso no ataque. Selmir jogou sua melhor partida pelo ABC. Augusto Recife e a zaga também mantiveram um bom nível.

Confusão tática
Confesso que fiquei bem confuso com o ABC em campo hj. Rogerinho, ala, não subiu nenhuma vez. Bosco, outro ala, ficava caindo pelos 2 lados. O 3-5-2 inicial tinha Audálio, enquanto esteve em campo, subindo diversas vezes, e Tucho atuando como um um segundo volante de qualidade. O ABC, na verdade atuou com 2 zagueiros fixos, Rogerinho, Augusto Recife, Audálio e Tucho fazendo um quadrado no meio de marcação forte, Gedeon como armador, Selmir e Negão lá na frente, e Bosco jogando de Sorin. Falo Sorin pq é aquela posição de nunca está fixa, mas sempre caindo pelos lados e em direção diagonal ao gol.
Essa confusão tática me confundiu e também ao adversário, pois o ABC teve várias chances de gol e com o goleiro deles fazendo grandes defesas.
A saída de Bosco eu entendo que foi puramente tática.

Sem entender o Frasqueirão
No primeiro tempo o nosso goleiro Tiago Cardoso saiu do gol por 2 vezes de forma bizonha. Isso é o que dá não entender o "Frasqueirão". Naquele lado do gol o vento estava contra. Um cruzamento que vem forte, o vento segura a bola e ela cai rapidamente. Isso aconteceu por 2 vezes e quase a defesa se complicou. Quando virou o jogo, Tiago saiu certo, pois o vento estava a favor da bola.
Nosso goleiro precisa entender isso pra não fazer besteira de novo.

Valorizar a posse de bola
Além da garra, dedicação e empenho tático, o ABC mostrou domínio e valorização da posse de bola. Eu gostava do goleiro Paulo Musse. Mas uma falha dele era não sair com a bola pela zaga, e sim dava muitos chutões. Hj, Tiago Cardoso deu poucos chutes e a bola ficou mais no pé de nossos jogadores.

Vamos ver se Leonardo e Bruno Barros se recuperam para o jogo contra o Fortaleza. Ricardinho e Mossoró voltam. Temos que estar fortes para sair da capital alencarina com um bom resultado.

Agora sim, uma promoção e incentivo ao sócio-torcedor

O ABC estará sorteado em cada uma das partidas restantes da série B uma cota dos direitos econômicos do atacante Wallyson, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), apenas para o sócio-torcedor que estiver com as obrigações em dia.

Veja a matéria do site oficial:
"A diretoria alvinegra está lançando mais uma grande promoção para o torcedor ABCdista. O clube está disponibilizando nove quotas dos direitos econômicos do atacante Wallyson, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) cada, para serem sorteadas nos noves jogos restantes do Mais Querido em casa no Campeonato Brasileiro da Série B, sendo uma quota em cada partida.
Neste sábado (5), por ocasião do confronto ABC x Juventude/RS, válido pela 22ª rodada da competição, o sorteio será realizado no intervalo do jogo entre os Sócios Mais Querido que estiverem presentes ao Estádio Frasqueirão, o que consequentemente, comprova que o mesmo está em dia com suas obrigações.
Por isso, você que possui mensalidades pendentes, não perca esta oportunidade. Compareça a secretaria do clube na manhã deste sábado (5), regularize a sua situação e prestigie o Alvinegro rumo a mais uma vitória no campeonato
."

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tiago Cardoso no gol e outras novidades

Com o DM (departamento médico) e o DF (departamento de fisioterapia) cheios, o time titular e o banco para o jogo contra o Juventude estão cheio de novidades.
Primeiro, Tiago Cardoso é o titular pra essa partida, e o bom Wellington, goleiro do sub-20, o seu reserva. Audálio deve ser o volante titular ao lado de Augusto Recife, que tem melhorado a cada jogo, com disposição e garra. Fausto retorna, depois de um longo inverno. Rodriguinho, João Paulo e Gabriel também foram relacionados, e JP deve ser o titular no lugar de Ricardinho suspenso.
Veja a relação completa:

Goleiros: Tiago Cardoso e Welligton;
Laterais: Bosco, Chiquinho e Rogerinho;
Zagueiros: Fabiano, Gaúcho, Rafael e Juninho;
Volantes: Audálio, Augusto Recife e Fausto;
Meias: Tucho, Gedeon e Rodriguinho;
Atacantes: Selmir, João Paulo, Júnior Negão e Gabriel.

Bosco, que estava suspenso e não participou da partida diante do Figueirense também está voltando.
O Juventude vem com 3 zagueiros e 2 volantes, bem fechado. Precisamos de uma eficiência nas alas e no meio de campo, para os atacantes marcarem.
Esse deve ser o jogo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pra mim, Junior é titular

Com os problemas médicos, o ABC tem treinado essa semana com Ranieri, Fabiano, Gaúcho e Rafael; Bosco, Audálio, Augusto Recife, Gedeon (Tucho) e Rogerinho; João Paulo e Selmir.
Eu apostava em Junior Negão. Atuou pouco (uma partida e meia) e marcou 2 gols. Não no lugar de JP, pq o ABC precisa de um atacante rápido, já que Ricardinho não atua, mas no lugar de Selmir, que tromba muito e faz pouco. Junior Negão é mais perigoso na área.
No meio, vamos ver como Tucho atua, já que jogou apenas na última partida. Se Gedeon entrar, tem que está mais focado do que estava contra o Figueirense.
Sobre Pantico, o assunto do momento, ele é um jogador diferenciado no meu entender. Fez 11 gols pelo Barras, fez muitos gols também pelo Bahia, mas foi dispensado do clube Baiano por ser "encrenqueiro".

Garota Social ABCdista

Está ocorrendo o concurso "GAROTA SOCIAL" em todo o BRASIL. Quem está concorrendo entre as 10 finalistas é a Fernanda, ABCdista. Ela está atualmente em 2º lugar.
Essa é a mensagem dela: "Pessoal, estou participando de um Concurso chamado GAROTA SOCIAL, mas está sendo divulgado na mídia como “Miss Orkut”. Preciso de seu voto. Para votar é só entrar nesse link: http://www.orkut.com.br/Main#Application.aspx?uid=10775193347232959925&appId=139138279476&rl=ls Depois clica na palavra VOTE, depois clica no meu NOME: Fernanda Paiva Diniz e depois na palavra VOTAR! É simples, pessoal! Espero que o meu time de coração me ajude! Beijosss!" Vamos votar e fazer da miss orkut uma ABCdista.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Heriberto não durou muito no Brasiliense

Heriberto da Cunha teve passagem rápida pelo Brasiliense. Acho que não durou mais do que um mês, talvez mais um pouquinho. Ele perdeu jogos dentro de fora do gramado (tapetão do doping) em sua rápida gestão.
Luiz Estevam não pensou duas vezes, e trouxe de volta Reinaldo Gueldini, que imediatamente escalou Iranildo como titular.

Bolão do BlogARCosta, 22ª rodada começa hoje!

Não esquecam de palpitar no bolão do blogarcosta. Hoje temos 2 jogos:

HORAJOGOESTÁDIOCIDADE
21h00 Portuguesa x Figueirense Canindé São Paulo
21h00 Duque de Caxias x Bragantino Edson Passos Mesquita


O bolão pode ser acessado em blogarcosta.com