quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O ABC na temporada 2010/2011

Momento 1) Ano passado, com LC, Basílio e Ricardo Oliveira, tínhamos um terceiro volante que sabia jogar. As vezes Claudemir, as vezes Jackson. Tínhamos João Paulo, goleador. Ninguem machucado, fomos do início ao fim praticamente com o mesmo grupo.
ABC campeão de tudo.

Momento 2) Esse ano perdemos Ricardo no começo. Mas Bileu apareceu e deu conta do recado. No mesmo esquema, LC com seu 4-4-2 de 3 volantes, o ABC foi bem na Copa do Brasil (só saiu roubado pelo Vasco que foi campeão) e chegou a ser líder da Série B.
Mesmo sem JP, o ABC fazia poucos gols mas fazia. Tinha Bombinha, vice-artilheiro do campeonato. A defesa era uma das menos vazadas do campeonato.

Momento 3) Ricardo voltou mas não 100%. Bileu se machucou. Basílio fez cirurgia. Perdemos todos os volantes. Perdemos Bombinha. Renatinho Potiguar, o único lateral que jogava, esqueceu seu futebol. A diretoria contratou o fraquíssimo Marcos Vinícius. Contratou Kauê, Nêgo, Samuel. Nenhum vingou. Sem laterais, sem volantes, sem atacantes, LC não podia fazer nada. A diretoria perdia a chance de contratar. LC caiu, e caiu junto o ABC.

Momento 4) Guto assimiu um time "emendado". Perdemos o bom Rômulo, perdemos o bom zagueiro Max. Os laterais continuam não fazendo nada. Os volantes idem. O ataque menos ainda.
O ABC cai vertiginosamente.

Momento 5)
Cai Guto Ferreira.

De quem é a culpa?

Vergonha: O ABC no fundo do poço

Uma triste noite ontem no Frasqueirão.
Camilo: Levou azar nos últimos 2 gols. porém na minha análise não foi decisivo para nenhum deles.
Zaga: Uma mãe. Nos 2 primeiros gols foi vergonhoso o combate do tal Caldeira
Volantes: Fracos. Saudade do ABC de LC que pelo menos tinha uma boa cobertura. Volta Bileu e Basílio.
Lins: Um dos poucos que se salvou. Teve lampejos de bom futebol. Pena que a bola não chegava.
Meio: Que meio ?
Cascata: Bem marcado como sempre. Apesar de jogar bem, mas o bragantino definui o jogador Eder para marcá-lo os 90 minutos. Éder não fez outra coisa no jogo.
Leandrão: Péssimo. Cantou o lado do pênalti. Dizem até que depois das cobranças da torcida no último treino, ele queria perder o penal. Agora a expulsão forçada foi a gota dágua. Pra que isso ? Merece ser multado pela diretoria. Vão ter peito ?
Guto: Vá embora ! Não soube armar o time; o time estava totalmente desconexo. E ainda nos fez alterações sem pé nem cabeça: de onde ele achou que M. Vinicius iria resolver alguma coisa no lugar de Pio ? Pra que tirar Makelele ? Tem alguem melhor que ele no banco? Esqueceu Erivelton no banco foi ?
Deu vergonha ver o ABC ontem em rede nacional.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Início do segundo turno

BOA SORTE ABC !

A FRASQUEIRA ESTÁ DO SEU LADO !

VAI ABC BRIOSO !

Hoje tem ABCzão do povão

O jogo é as 20:30.
Melhor horário no meio da semana não há.

E o ABC é guerreiro, forte.
Imagine um time que está a 8 jogos sem vencer, e esse mesmo time está a 4 pontos de subir pra primeira divisão.
Esse é o ABC.
Time que desafia até a matemática.

Guto Ferreira já vai com Esdras e com Caldeiras, os novos contratados.
O time deve entrar com Camilo; Samuel, Tiago Garça, Rafael Caldeira e Kauê; Makelelê, Esdras, Pio e Cascata; Lins e Leandrão.

Vamos lá, torcer pelo nosso time do coração.
Sem pressão, com amor.

Essa é a Frasqueira!
Esse é o nosso ABC.

O que não devemos é cair no "conto" da imprensa natalense.
Vejam as matérias que encontrei hj:

Blog do Ricardo Silva: "A direção está virando as costas para a torcida”, diz TGA."
Tribuna do Norte: "O caldeirão vira panela de pressão".
Blog de Marcos Lopes: "Hoje foi apoio e confiança, mas e amanhã?".

Nenhum é torcedor do ABC! Nenhum torce pelo sucesso do desporto potiguar!
Vejam o post abaixo.
Pra torcer pelo Mais Querido, só nós torcedores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Leandro Campos quase no Fortaleza

Essa semana estou em Fortaleza. Sexta feira pego o ônibus de volta pra Natal.
Ontem acompanhei a partida do Ceará contra o Bahia, 3 a 0 para o alvinegro.

É impressionante como toda a imprensa que acompanho fora de Natal é mais bairrista, mais torcedora, mais local, mais da terra do que a que temos em Natal.

Sinceramente, a imprensa de Natal não torce pelos Natalenses.

As rádios de Fortaleza chegaram até a tirar sarro do time do Bahia.

Sabe quando a gente assiste a TV Globo do Rio e percebemos que os locutores/comentaristas são extremamente cariocas? A mesma coisa é quando vc ouve uma rádio Pernambucana narrando jogo de times de Pernambuco, ou na Bahia com times baianos, ou aqui no Ceará com os times cearenses.
Fui ao jogo em Arapiraca nesse primeiro turno, na partida contra o ABC. As rádios de lá incentivam, participam, criticam sempre positivamente. É muito diferente do que temos em Natal.

Olha, é pra ficar revoltado!
Eu estou.

De novidades daqui de Fortaleza apenas a possível chegada de Leandro Campos para assumir os 2 últimos jogos do tricolor pela Série C.
Se LC salvar o Fortaleza será um milagre.
E salvando o tricolor, complica a vida do nosso rival potiguar.

Adivinha quem voltou a torcer por Leandro Campos caso ele volte? O elefante inteiro!

sábado, 27 de agosto de 2011

Sem bunda na parede, o ABC também perde

Não gosto de comentar derrotas.
Tanto que deixo pro dia seguinte a resenha do jogo.
A cabeça fica quente, começo a pensar besteira demais. Prefiro deixar me acalmar pra falar alguma coisa.

Não acredito em resultados injustos. O juizinho ontem é que pegou pesado. Impedimento no gol, gol não validado do ABC, faltas invertidas. Juiz realmente caseiro.

Já são 8 jogos sem vitória.
Mas a zica do ABC tá mais forte do que nunca. Ontem foi a vez de mais um volante levar a pior: Rômulo. Xô zica! Ave maria!

Mas de fato o ABC não jogou com a bunda da parede como fazia na era Leandro Campos. Nada contra o treinador, até porque eu credito a má fase do ABC à incompetência da diretoria em não ter contratado no momento em que o Mais Querido realmente precisava.

As laterais que o digam! Nem Samuel, nem Pio, nem Nêgo, nem Renatinho e nem Cauê. Quem você, torcedor ABCdista, escalaria para as laterais? Garanto que de 5 escalações, as 5 serão diferentes.
Por falar em Pio, definitivamente seu lugar é no meio, como volante. Na lateral ele levava muita bola das costas. E quando via o adversário passando, já era. Como volante ele marca de frente, mais fácil. E Pio é leve, corre e tem fôlego pra essa marcação. Além do fato que estávamos precisando desde a primeira rodada um volante que chutasse a gol. Pio é o cara no lugar correto, agora.
Já Nêgo, independente do lance do segundo gol ter sido impedimento, não entrou em campo até hoje. Displicente na marcação, na cobrança de lateral do adversário, na linha-burra de impedimento, Nêgo tem que acordar definitivamente. Renatinho nem se fala! Esqueceu o futebol já há várias rodadas.

O primeiro gol que nós levamos ontem foi fruto, claro, do bom passe de Fumagali. Mas também eu tava imaginando que cedo ou tarde isso aconteceria. Contra o adversário onde o ataque é veloz e com um meia habilidoso, nossa defesa tem que ser leve, pra poder acompanhar os caras. Na bola alta, na marcação homem a homem, Leonardo e Garça são bons. Contra um ataque rápido, não.

Mas o ABC mostrou também que não sabe dar chutões, saiu jogando com a bola ao chão inúmeras vezes, e a bola não queimava o pé como em rodadas passadas. Camilo mostrou segurança no gol e o garoto Erivelton tem lugar nesse time.

Não quero nem ver a tabela hoje porque do mesmo jeito que descemos podemos subir.

Já passou da hora de uma vitória. Tem que ser contra o Bragantino na terça que vem.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

É sexta: hoje tem rapidinhas

ABC x Americana
Hoje tem Americana/SP x ABC, à partir das 20h30, no estádio Décio Vitta, na cidade de Americana (SP), em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e o estádio Frasqueirão estará de portões abertos para receber a Frasqueira.

Desentupiu
O ABC - tardiamente diga-se de passagem - começou a contratar. Já são 3 volantes (se Esdras confirmar), 1 zagueiro, 1 goleiro e 1 atacante.

E pro Cascata?
Só tá faltando a contratação de um meia (meia-armador mesmo, não meia-atacante) para ser o substituto de Cascata ou mesmo entrar com ele em campo no caso do treinador optar por 2 meias em campo.
Esse tá faltando mesmo, porque o substituto era Vitor Hugo que foi embora (e já está no Santa Cruz de volta).

Lins em campo
Hoje temos a estréia de Lins pelo Mais Querido, não no estádio do Americana. Como ele jogou pela Ponte em 2010, fazendo dupla com Fabiano Gadelha (alô Flávio Anselmo, ele ainda é banco no Brasiliense), deve conhecer bem os caminhos dos gols por lá.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As novas caras do ABC







Antes das novas caras, as duas primeiras fotos são do treino de ontem com Leandrão puxando força e Cascata de bem com a vida.
Depois nós temos: O goleiro Camilo, o volante Cleiton e o zagueiro Caldeira.
Camilo entra no lugar de Wellington que está com lombalgia. Antes que alguem diga que não é verdade a tal lombalgia, eu mesmo presenciei um treino há umas poucas semanas onde Wellington entrou em campo, sentiu as costas em uma queda, e saiu do treino. Eu pensei comigo mesmo "phudeu". Mas no dia seguinte ele já tava de volta.

Dessa vez a coisa parece ser mais séria. É a tal da Zica no ABC.
Vamos torcer para uma rápida recuperação de nosso goleiro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EDGAR - Mais um craque barato! Abre o olho Diretoria


Mais um craque que está comendo a bola no Sampaio Correia, o garoto EDGAR, atacante de 21 anos. JOGA FÁCIL.

O SPORT já está sendo avisado.

Ouvi falar que o passe dele custa 50 mil reais.

EDGAR é jogador de série A FÀCIL.

Vou mandar essa mesma mensagem para a Diretoria do ABC.

Vejam matéria encontrada no Sport de Recife:

Diretoria do SPORT: OLHO em EDGAR que está no SAMPAIO CORREIA!!! Bom atacante!! Goiás tá atrás!

Como precisamos garimpar valores, indico a diretoria que observem o atacante do Sampaio Correia, emprestado pelo MAC (Maranhão) é goleador e habilidoso e tem grande velocidade. O goiás está sondando, mas falando com o diretor do MAC ele me falou que preferia um time grande como o SPORT para o jogador, pois estaria com mais evidência.

Cruzeiro, Corinthians, Atlético Mineiro. Palmeiras, Santos, etc vivem sondando e levando joghadores que depois estouram no sul e valorizam bastante.

Atlético Paranaense tem escolinha e centro de treinamento em São Luís. O RALF do Corinthians saiu do SAMPAIO por uma ninharia.

_______
Vejam praticamente os 4 gols dele no jogo Sampaio 4x1: O Sampaio atropela o campeão paraense, em apresentação de gala do time do Sampaio, em especial do atacante Edgar.

http://www.youtube.com/watch?v=CicMXKW4DCY

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Xô zica!

Dessa vez a zica tá phoda!

Veja a cronologia dos volantes:

1- Ricardo Oliveira, o general do ABC no ano passado, machucou-se.
2- Basílio assumiu o posto como funcionário de maior patente. Perfeito! O ABC mandou muito bem nessa época. Basílio machucou-se.
3- O terceiro na hierarquia, Bileu, virou Bileu Seleção. De discutível virou indiscutível. Machucou-se.
4- Rômulo chegou de paraquedas e já pegou a vaga. Outro volante que encaixou muito bem no posto. Essa semana pegou uma virose e é dúvida contra o Americana.

Na zaga a coisa não é diferente:

Irineu, o mais técnico dos zagueiros, passou por uma cirurgia.
E Max, que foi banco durante toda a passagem de Leandro Campos, atuou bem contra a Ponte mas já tá machucado.

A zaga e o meio de marcação eram os setores fortes de Leandro Campos. Ele se apoiava nisso e não fazia variação tática mesmo em detrimento dos machucados.
Guto Ferreira tem conhecimento para alterar o esquema do ABC conforme a disponibilidade dos jogadores.
Essa é a primeira semana do novo treinador.
Vamos acompanhar de perto!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Guto Ferreira concorda com o BlogARCosta

Amigos, leiam os "10 erros do ABC" citados no post logo abaixo.
Em seguida, leiam a entrevista de Guto Ferreira dada à Tribuna do Norte no Domingo (ver aqui).

São as mesmas visões para o ABC.

Vou republicar aqui alguns trechos que acho muito importante:

Cascata não é meia
R: Um dos grandes problemas do time é a falta de um armador. Cascata joga naquela função, mas é mais atacante. Tem gente no elenco com essas características ou você está procurando no mercado?
GF: É verdade, o Cascata não é esse pensador do time. Logicamente, você conseguindo esse jogador, para ontem, pronto, maduro, mesmo vindo de fora, por que não? Só que o mercado não é fácil não. Está difícil para encontrar esse tipo de jogador. Então, você tem que buscar soluções, que dêem equilíbrio.

Paciência
R: E qual a receita para o ABC voltar a caminhar tranqüilo na série B?
GF: Estamos trabalhando para isso, buscando as soluções. Só peço, para todos, um pouco de paciência. Tem situações, que precisam de um pouco mais de tempo. Principalmente, quando você tem problemas de contusões importantes e setores que precisam de um pouco mais de tempo para conseguir os ajustes necessários.

Algum tempo para treinar para o jogo contra o Americana
R: Contra o Americana, você vai ter mais tempo de treinamento. Já vai conseguir colocar sua ideias no time?
GF: Irei ter seis blocos de treinamento e já vai dar para colocar alguma coisa no time. E, dentro disso, firmar alguns conceitos. A partir daí, tentar colocar alguma coisa de diferente, para não ser mesmo o de sempre, porque senão, fica fácil para o adversário.

Vai ter surpresa com jogador da base
R: No elenco profissional do ABC, tem jovens da base. Já podemos esperar que algum deles apareçam no time?
GG: Gosto de trabalhar com os jovens. Fiquem atentos, que a qualquer momento, pode aparecer alguma surpresa no time.

Barzinho em Ponta Negra
R: O comportamento do jogador fora de campo lhe preocupa?
GF: Não sou de ficar vigiando jogador, querendo saber o que ele faz fora de campo. Jogador tem que resolver na hora do jogo. Se alguma coisa está atrapalhando seu desempenho, eu não penso duas vezes em tirá-lo do time. Vocês puderam perceber na partida contra o Barueri. Se eu sei que o atleta pode dar 100% e ele só me dá 10%, não tenho motivo nenhum de deixar ele no time.

sábado, 20 de agosto de 2011

Site oficial do ABC hackeado

O site do ABC passou a manhã fora do ar.
Tentei acessar agora e aparece a imagem publicada.
Sem dúvida, o site foi hackeado.

Sem medo de falar os 10 erros do ABC

  1. Posse de bola: a bola quando o ABC está com a posse, parece batata quente. Todos querem se livrar rapidamente dela, e tem jogador que se esconde em campo para não receber. Isso é mais fácil de notar quando o ABC está dentro do campo do adversário. Quando a bola tá no campo do ABC, nossos zagueiros tem até mais tranquilidade que nosso meio de campo com a bola.
  2. Frasqueira nervosa: Concomitantemente ao erro número 1, a Frasqueira pega muito no pé do jogador do ABC, exigindo que ele vá logo para o ataque com a bola de qualquer jeito. Erro da Frasqueira. O jogador - seja qual for o time - não pode arriscar bola. Nosso jogadores não devem passar bola no sufoco para o ataque só porque a torcida tá gritando. Girar a bola, voltar quando necessário para a zaga, volante voltar pra pegar a bola, isso deve acontecer para que a posse seja mantida com nosso time. O correto é ir procurando um espaço até ele aparecer. Posse de bola deixa o time adversário nervoso. E com a Frasqueira desse jeito no pé quem tá ficando nervoso são nossos jogadores.
  3. Experimentar um armador: 3 volantes é um esquema muito bom para quem joga fora. No meio nós temos Cascata, que é um meia-atacante, e não um meia-armador. Cascata raramente troca passes com alguém, é seu estilo. Talvez Chimba. Vi uns vídeos no Youtube de Lins e percebi que o camisa 10 da Ponte em 2010 era Fabiano Gadelha, que nosso diretor de futebol chama de ex-jogador. Quase todas as bolas de gol de Lins saem de Gadelha, ex-jogador. Se o ABC não gosta de Gadelha, que contrate outro armador, pois estamos precisando.
  4. Minha desconfiança nas cirurgias em Natal: Irineu, Ricardo Oliveira e mais recentemente Basílio sofreram lesões e foram operados aqui em Natal. Nenhum dos 2 primeiros se recuperou até agora. Sinceramente, nosso melhor hospital ainda é o avião pra São Paulo, indubitavelmente. Submeter nossos melhores jogadores a cirurgias locais não é uma boa. Está se vendo isso claramente agora. Torçamos para uma grande recuperação de todos, mas creio que a decisão de se fazer cirurgias - ainda mais de ligamento cruzado - aqui foi errada.
  5. Lateral direita complicada: Pio, Nêgo e Samuel. Pra mim, nenhum dos 3 ainda vingou. Li alguns comentários de blogs parceiros e de pseudo-jornalistas de Natal elogiando Samuel ontem. Eu torci muito pelo cara, mas não foi uma atuação melhor que a de Max na zaga, por exemplo. Pio ainda joga melhor nessa posição. Ele só precisa não subir tanto, pois sua retaguarda é frágil. Erro que se concerta com um volante marcando a sobra. Pio pode ser nosso lateral e participar mais de jogadas com o meio, com os volantes, e não aprofundar pela ponta. O problema de Pio é que aparentemente (falo assim porque não conheço o jogador pessoalmente) ele tem um gênio forte. Não aceita ser substituído, quer bater todas as faltas do ABC, quer resolver quando estamos perdendo dando chutões a esmo, e futebol não é assim. O comportamento de Pio precisa ser acertado.
  6. Volantes muito juntos um do outro: Ontem percebi que os 3 volantes jogaram muito juntos, pertos um do outro. Teve vários momentos em que 2 volantes do ABC foram na mesma bola. Não to falando de 1 na bola e outro na cobertura: to falando de 2 na bola mesmo. Erro crucial de marcação. O treinador precisa acertar o posicionamento de zona de cada jogador do meio de campo. 2 em uma bola significa 1 jogador adversário sobrando. Foi assim que a Ponte jogou melhor ontem.
  7. Treinamento, treinamento, treinamento: O técnico chegou há 1 semana e ainda não conseguiu fazer um treino ao seu estilo. O ABC mudou sim sua postura. Não temos aquela "bunda na parede" como há algumas rodadas. É um avanço. O treinador tem 1 semana de tempo para fazer algumas coisas que ele tem na cabeça, para o jogo contra o Americana. É um jogo para 3 volantes. Mas já podemos treinar com 1 meia a mais.
  8. Amplitude de jogo: O ABC armou vários contra-ataques ontem e sempre afunilava a jogada. Afunilar é jogar pelo meio. O meio é onde ficam os zagueiros adversários. O correto é abrir, ampliar pelo lados sempre. Isso faz com que a zaga se abra e aparecem espaços no meio para passes corretos. Além, claro, de jogadas de linha de fundo, pouquíssimas vezes exploradas ontem.
  9. Treinamento, treinamento, treinamento: Volto ao tema, porque precisa. O ABC precisa treinar jogadas ensaiadas, precisa treinar faltas (olha o gol da Ponte ontem), não temos batedor de faltas com categoria, não temos jogadas de escanteio, nem saídas de lateral (essas não tem impedimento). Precisamos treinar a posse de bola, independente da Frasqueira pegar no pé (o Flamengo joga assim, o Barcelona também), e treinar jogadas aéreas ensaiadas.
  10. Goleiro do ABC: não vou me esconder no quesito goleiro. Welligton não teve erro total no lance do gol de ontem. O gol foi impedido e o erro maior foi da zaga. Erro maior ainda é da Frasqueira (de novo) ficar vaiando um jogador titular do ABC, ainda mais sabendo que ninguém substitui goleiro durante o jogo se não for por contusão. Vaiar goleiro assim é prejú total. Se Alex Alves que chegou tiver condições de jogo, ele é um goleiro mais experiente. Senão, prefiro Welligton.

Gol da Ponte: lance em impedimento


Na falta, a Ponte tem 1 jogador à frente da zaga do ABC, em impedimento. Ele participa diretamente do lance. A bola vai um pouco mais alto e passa dele.
Wescley, que fez o gol, no pior dos casos sai junto com Max, zagueiro do ABC.
Lance em que o bandeira deveria ter marcado do impedimento.

Na primeira imagem abaixo, o jogador ainda bate a falta (perceba o ponto branco no pé do batedor). Já se vê os jogadores da Ponte à frente da zaga.
Na segunda imagem, a bola já está na grande área.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entrevista de Guto Ferreira no ABC



Foto minha, que já está publicada no grupo ABC Futebol Clube no Flickr!
O grupo é público e o Flickr é gratuito.
Estamos esperando sua foto do ABC e do Frasqueirão por lá.
Crie sua conta no Flickr aqui: www.flickr.com.

Pouco a pouco mudando o ABC

Antes do jogo contra o Barueri o treinador modificou pouco o time.
Já durante o primeiro tempo ele viu que Marcos Vinícius não tinha condições nenhuma. Ricardo Oliveira ganhou a posição (torçamos para que ele tenha se recuperado fisicamente).
No intervalo ele tira Pio, ou melhor "Avenida" Pio. Nosso volante-lateral não consegue marcar um lateral esquerdo adversário quando ele é habilidoso. A partida de Pio contra o ASA como volante foi muito melhor que todas as que ele fez como lateral (tirando o jogo contra o Vasco).
Mas Nêgo não tá bem. Não sei o que acontece com Nêgo. Não se esquece o futebol assim.
Pra mim o titular seria Samuel.
A dúvida persistirá até a entrada do time em campo.

Fui ao treino de hoje. Esperei um coletivo e acompanhei um treino com campo reduzido.
Após o treino "alemão" tivemos treinamento de levantamento a àrea com algumas jogadas ensaiadas.

A mudança de hoje foi Max fazendo dupla com Tiago Garça no time principal.

Pouco a pouco o treinador vem vendo os melhores para cada posição.

Geilson continua no ataque com Leandrão (gostei da movimentação de Geilson no jogo contra o Barueri), fazendo bem uma função de atacante rápido e com certa habilidade.

Agora, vou dizer uma coisa bem séria que falei para amigos após a partida contra o Barueri: a direção ABCdista anunciou a saída de Vitor Hugo antes do novo treinador chegar.

Eu acredito que se Guto Ferreira visse ele treinando o escalaria pelo menos para ser um reserva pra entrar no segundo tempo.

O treinador tirou Pio sem dó nem piedade, já botou Max no time principal, e sacou Marcos Vinícios com 25 do primeiro tempo. Ele modifica o time com mais facilidade que Leandro Campos.

Portanto eu "acho" (veja que está entre aspas) que mandaram Vitor Hugo embora antes que o treinador o descobrisse. Não sei que problema ou desentendimento houve internamente pra isso acontecer.

Enfim, é pouco tempo entre o jogo de terça e o de amanhã. É menos tempo ainda pra Ponte, que vem de Campinas pra cá.
Mas ainda é tempo mais reduzido pro treinador conhecer o grupo todo e treinar da forma que ele quer.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ABC de 4-4-2 ou 3-5-2?

Alessandro Lopes e Leonardo na zaga.
3 volantes: Rômulo, Makelelê e Marcos Vinícius. Essa história de que o ABC vai com 3 zagueiros é esquisita; acredito que o Mais Querido vai na mesma formação que vinha jogando antes, com 3 volantes, sendo um de cobertura da zaga, marcação forte. Seria Bileu ou Basílio, mas agora é Rômulo.
Pio e Renatinho como laterais e Cascata no meio.
Geílson e Leandrão no ataque.

Esse foi o time que treinou hoje no único coletivo/tático para o jogo contra o Grêmio Barueri, armado pelo treinador Guto.

Treinador da nova escola mas que inventa muito
A passagem de Guto Ferreira pelo Criciúma foi relativamente boa. Pegou o time em 13º e deixou em 5º. Mas os catarinenses reclamavam muito que ele inventava taticamente sem que os jogadores consigam assimilar.
Ele inventou demais na curta passagem pelo Criciúma. Elogiado pelo conhecimento tático, é daquela nova geração de técnicos que conhecem muito, mas não conseguem passar o conhecimento aos jogadores. Ou seja, o elenco simplesmente não entende o que ele quer em campo. Jogador, salvo raras exceções, custa a entender esquemas táticos, ainda mais aqueles mais mirabolantes.
Daí já apareceu uma pulga na orelha: será que ele vai mesmo de 3-5-2 assim, só com 1 treino? Percebe-se que ele tem histórico de táticas milaborantes.
Outra crítica ao treinador é sua passividade em jogos em casa. Lembra ou não Leandro Campos?

Adepto de estatísticas
Antes de sair do time catarinense, Guto Ferreira fez questão de ressaltar sua campanha: "O Criciúma é o quarto time de melhor passe, a segunda equipe que mais finaliza e até ontem (02/08/11) era a defesa menos vazada. Prova que o trabalho estava em evolução."
Outras estatísticas mostraram ainda que, levando em consideração técnicos que tiveram o mesmo número de jogos no comando do time catarinense, Guto Ferreira foi um dos técnicos de melhor aproveitamento.

ABC trabalha rápido e Guto Ferreira já está em Natal

O novo treinador do ABC já está em Natal. Guto Ferreira será apresentado ao grupo e já começa os trabalhos no treino de hoje. Em seguida dará uma entrevista coletiva.

É um treinador que usa marcação forte, da escola sulista.

E tem conseguido bons resultados por onde passou com esse estilo.

Esse ano, no Paulistão 2011, ele pegou o time do Mogi Mirim na zona de rebaixamento e conseguiu uma grande série invicta, terminando na 11ª colocação.

O novo treinador do Mais Querido acumula passagens pelas categorias de base de muitos clubes, como São Paulo, Guarani, Internacional. No time gaúcho, inclusive, ele chegou a treinar os profissionais nos anos de 2000 e 2002, sendo campeão Gaúcho nesse último ano. Guto Ferreira também tem experiência internacional, comandando Penafiel e Naval, ambos de Portugal.

Ele estava treinando o Criciúma quando o time jogou contra o ABC no Frasqueirão. Guto Ferreira durou 11 jogos no Tigre. Ele venceu 5 partidas, empatou 3 e perdeu 3 vezes. Mesmo tendo vencido duas seguidas nas últimas três rodadas, ele foi demitido - segundo imprensa catarinense - pelo "péssimo futebol apresentado". Talvez uma marcação forte com jogo de resultado.
Como falei, nos últimos 3 jogos dele no Criciúma foram 2 vitórias e uma derrota fora de casa para a líder Portuguesa. E isso provocou sua queda !?!?!

Pelo ABC, a imprensa noticia a saída imediata de Malaquias - agora dá pra entender porque Leandro Campos sempre escalava ele - e de Vitor Hugo.

A foto do novo treinador do Mais Querido é do colega Tom Dib.

Temos um grupo forte e com seis pontos voltamos à briga

Essas foram palavras do capitão Ricardo Oliveira.

Ele tá completamente certo ainda mais por termos 2 partidas seguidas em casa.

A primeira contra o Grêmio, difícil, decisiva, a primeira de Ivan na serie B.
Ele que já rebaixou o Fluminense pra terceira, que já fez gol de bicicleta pelo Mais Querido, que entrava no segundo tempo pra resolver; essa semana tem mais uma difícil tarefa. Mas nada que o abale.

Na sexta pegamos a Ponte, que vem cansada, sem treinar, time de Ricardinho, que queria jogar no ABC.

Acho que Ivan também pega esse jogo.

Ele que não é bobo nada já deve ter conversado com Didi Duarte.

Bem que Didi poderia entrar como auxiliar técnico de Ivan. Que peso hein?

Sinceramente, eu to confiante.

Vamos pra cima pq quem precisa dessa vitoria é o ABC.

Ah, Ivan:

Time que ganha não se mexe.
Mas time que não ganha a 5 partidas se mexe sim.

domingo, 14 de agosto de 2011

Corrida contra o tempo

LC se foi.

Eu aprendi a gostar do estilo LC.
Fui um dos primeiros a criticar sua contratação e demorei muito pra entender.

No momento em que LC tinha os jogadores perfeitos para seu esquema o ABC - Basílio, Ricardo, Suelinton, e ate mesmo Claudemir e a estrela de Jackson - o time ganhou tudo.

Esses jogadores saíram e LC insistiu no mesmo esquema. Foi seu erro.

Ninguém é pra sempre.

Torcer agora pra Ivan o Terrível usar de todo seu conhecimento de grupo e da bagagem que pegou com todos os treinadores com quem trabalhou e conseguir 2 grandes resultados em casa.

Ivan, faz o seguinte também: se precisar, entra em campo!

sábado, 13 de agosto de 2011

Rede de relacionamentos

Dinheiro não é tudo.
Ajuda muito, é claro. Mas não é tudo.
Os amigos, os contatos, nossa rede de relacionamento criada durante a vida pode - e ajuda - muito mais que grana.

Vejam por exemplo o presidente Rubens Guilherme.
Assim que assumiu o ABC teve uma disputa "sadia" entre a Cimed e a EMS. Fruto do círculo onde o nosso presidente esta.

Agora com a ALE o ABC pode trazer Mizael do Vasco.
Outro exemplo de uso da rede de relacionamento.
Tomara que dê certo porque será um bom reforço.

O Mais Querido pode também ir atras do zagueiro Robinho do Maranhão, aquele que eu já falei esse ano e que ate o BlogARcosta mandou email para a diretoria. Ele foi para o Fluminense foi bem aceito por la, mas voltou porque não houve um acordo salarial. Provavelmente o time carioca quis pagar mixaria pra ele.
Um empréstimo pro ABC seria excelente, ate porque o atleta vai ficar parado.

Com relação a Robinho - que tem nome de craque - a rede de relacionamento somos nós do BlogARCosta.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ABC indefinido

Novamente o ABC viaja indefinido mas com algumas boas voltas. Ricardo de volta é a grande noticia.
Outra indefinição é sobre o esquema tático. O BlogARCosta foi o primeiro a falar (veja aqui: libero no ABC) e Leandro Campos pode entrar com Alessandro Lopes a frente da zaga.
Não é um terceiro zagueiro nem um volante. Um libero mesmo.

Outra coisa que eu gostaria de opinar aqui é sobre a condição técnica de Alessandro Lopes. Eu não devo a ninguém e por isso falo a vontade: Alessandro não é pior nem melhor que qualquer zagueiro que exista hoje no clube. Ele, Garça, Leonardo, cada um tem suas virtudes e defeitos; mas todos - em minha opinião - sao equivalentes. Irineu é um nível acima, mas quando estiver em plenas condições físicas. Hoje Irineu também ta no "bolo" que eu falei.

Pronto, ta falado.

Agora é esperar pelo ultimo treino la em Curitiba pra ver a escalação final.

Vamos la ABC!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O rei das 21 horas

É impressionante a quantidade de jogos do ABC às 21 horas, seja em casa, seja fora.
Eu não fiz a estatística de jogos do Mais Querido nesse horário, mas acredito que ele esteja no G4 dos jogos das 9 da noite, se não for o primeiro colocado.
O jogo pode ser em Arapiraca, pode ser na terça, pode ser no sábado, pode ser no Frasqueirão, mas sempre é às 21 horas.
Afugenta o público e é tarde pra todo mundo.
Mais uma traquinagem da CBF/Globo para com o Mais Querido.

O ABC entra em campo contra o Paraná no próximo sábado dia 13.

Adivinha em que horário?

domingo, 7 de agosto de 2011

Quaaaaase!

"Quase deu certo mas levamos o gol quando o adversário já estava quase desistindo".

Palavras do treinador Leandro Campos após a partida de ontem.

Confesso que esperei até agora de manhã para comentar o jogo. E ainda não sei como comentar.

Tem muita coisa envolvida. Discordo dos que pensam que o ABC "só" jogou covardemente ontem.

E a diretoria que não contrata?
E Nêgo - que toda a torcida gosta - que tá jogando menos futebol que minha filha?
E Renatinho que "escolhe" os dias que quer jogar bem?
E Marcos Vinícius que faz uma bobagem paquitanesca como aquela?
E a sexta-posição, não é inesperada para um time que é 90% o mesmo do estadual?

Ainda fico mais amendrontado quando Leandro Campos põe seu cargo a disposição.
Se a diretoria não consegue contratar jogador, avalia-se um treinador.
E o treinador que chegar vai conseguir recuperar Basílio da cirurgia?

Tem outras perguntas mais difíceis ainda de serem respondidas:

Porque Malaquias ainda entra em campo?
E Samuel ou Vitor Hugo, porque nunca entram?
Flávio Anselmo participa da escalação do ABC?
Há algum "jabá" para escalar jogadores medíocres no ABC?

Desculpe-me diretoria, mas eu não posso pensar outra coisa que não seja isso.

O esquema de Leandro Campos no 3-5-2 é eficiente, quando se tem os jogadores corretos para efetiva-lo.
Mas não temos João Paulo, não temos Bombinha, nem Basílio, nem Ricardo Oliveira. Não temos um lateral direito e Renatinho Potiguar precisa jogar como jogou contra o Vasco.
Esses erros tem que ser colocados na carga da diretoria e dos jogadores que entram em campo.

O erro do treinador é escalar quem todos sabemos que não jogar, e não entrar com quem já mostrou alguma coisa.
Samuel mostrou.
Vitor Hugo não sabemos. Pode ser que entre e falhe como Nêgo tem falhado. Mas se não entrar nunca saberemos.
Precisamos de uma variação tática para o caso de uma situação como a de ontem.
Erro do treinador.
São erros fáceis de serem corrigidos, basta colocar isso em prática durante o treinamento diário.

Agora....
Ficar chorando e pedir arrego como fez no final do primeiro turno, não.

Acorda treinador!
Acorda diretoria!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ABC com tudo!

Pio na lateral, como Leandro quer.
Éderson no ataque, como todos queremos.
Makelelê de volta, só falta Ricardo.
Tiago Garça e Irineu, zaga que tem que dá conta do ataque veloz do Icasa.
Aliás, como eu falei anteriormente, o Icasa é rápido, e deve se aproveitar de contra-ataques. É isso que Leandro Campos tem que tomar cuidado.
E nada melhor que uma boa semana de treinamento para acertar o time.
Ontem teve tático.
Será que daqui pra Sábado Ricardo Oliveira volta?
Se não voltar, pode voltar para os próximos jogos e isso é importante, porque dos 4 jogos seguintes 3 são em casa, e os 2 últimos são em um intervalo de 3 dias (terça e sexta). Melhor pro ABC que faz esses 2 jogos em casa. Pior pra Ponte Preta que não treinará e nem descançará depois da rodada de terça.

Vamos esqueçer as contratações
Lendo os blogs da antiga Rádio Cabugi me deparo com a seguinte informação: que o ABC vai aumentar a premiação para o grupo de jogadores.
Para um bom entendedor isso quer dizer que dificilmente o ABC fará contratações em um curto ou médio prazo.
SE o ABC fizer será apenas no "returno" da competição.

Hora da virada do G4
Com 3 partidas em casa nas próximas 4, o ABC tem tudo para entrar de vez no G4.
Partidas difíceis, claro. Mas com o elenco que temos hoje (com a volta dos suspensos e machucados), temos tudo pra vencer as 3.
O Icasa não é flor que se cheire, mas não é um Flamengo.
Aliás, o líder Portuguesa são caiu diante do Mais Querido.
Então, vamos pra cima!

O Frasqueirão é nosso
Não entrei na polêmica do assunto "emprestar" o Frasqueirão porquê nem era necessário.
- Se for pra ceder pra um time, tem que ceder pro outro também. E o gramado, como fica?
- O estádio de Goianinha tem todos os laudos liberados para pleno funcionamento de partidas de futebol. Ou será que a torcida elitizada não aguenta um sol em prol de seu time de coração? Ou será que o problema é da imprensa que tá acostumada com as cabines do Frasqueirão?
- Quando é pra ajudar, só quem ajuda é o São ABC? Joga pedra na Geni!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estatísticas do ABC e algumas curiosidades


EquipeJGGCGFMPGPENAGGTITGSUPV3
3Brasil selecionar equipa ABC1422101257301811
[J=Jogos, G=Gols marcados, GC=Gols marcados em casa, GF=Gols marcados fora, MPG=Minutos p/ marcar um gol, PEN=Pênaltis, AG=Gols contra, GTIT=Gols como titular, GSUP=Gols como reserva, V3=Vitória por 3 ou mais gols]

Curiosidades

14 Jogos, 5V 7E 2D (Gols: 22-17)
Média de gols marcados: 1,57/J Média de Gols Sofridos: 1,21/J
3 Jogos sem Ganhar
Última Derrota: 2011-07-29 vs ASA 4-3
Última Vitória: 2011-07-17 vs Duque de Caxias 3-0 (desde então: 1D 2E)
Perdeu apenas 2 dos últimos 14 Jogos
empatou 2 dos últimos 3 Jogos

Jogadores da Série B
Parâmetro Jogador Equipe Valor
Mais Alto - Aislan Guarani 197 cm
Mais Baixo - Victor Hugo ABC 165 cm
Mais Pesado - Gabriel Guarani 96 Kg
Mais Leve - Marcos Pimentel Portuguesa 58 Kg
Mais Velho - Harlei Goiás 39 anos
Mais Novo - Assuério Goiás 18 anos
Equipes
Parâmetro Equipe Total Média
Mais Alta Bragantino-SP 1837 cm 184 cm
Mais Baixa Ituiutaba 702 cm 176 cm
Mais Pesada Guarani 1114 Kg 80 Kg
Mais Leve Icasa 427 Kg 71 Kg
Mais Velha Ituiutaba 115 anos 29 anos
Mais Nova Ponte Preta 518 anos 25 anos


Fontes: http://www.futebol365.pt e http://www.ogol.com.br

Do BlogARCosta: Vejam que o time mais leve da Série B é o ICASA. Pode ser que esse peso pequeno esteja nos atacantes. Portanto Leandro Campos tem que tomar cuidado com a velocidade do Icasa, pois foi exatamente a velocidade dos atacantes do ASA que fez nossa defesa sobre 4 gols em uma partida. Os atacantes, os laterais, trocavam bola muito rapidamente, pareciam sub-21. Nossa defesa - pesada - não deu conta.

Rapidinhas (importantíssimas, sempre) de segunda-feira

De propósito
Como o BlogARCosta analizou corretamente aqui, inclusive com matemática e números, o Encaixe de Leandro Campos desencaixou nos 2 últimos jogos.
Mas...(sempre tem o mas), ouvindo agora à pouco a entrevista de nosso treinador na antiga Rádio Cabugi, isso foi feito de propósito. Isto é, o encaixe afrouxado foi uma determinação de nosso treinador para ver como o time se portava. Ele falou que isso aconteceu no segundo tempo do jogo contra o São Caetano e no jogo contra o ASA.
Olha...vejamos:
  • No jogo contra o São Caetano funcionou. O segundo tempo foi de vitória do ABC por 1 a 0, e poderia ter sido maior.
  • No jogo contra o ASA não funcionou. Em momento algum. Pra falar a verdade não lembro de jogada alguma perigosa do ABC frente ao time de Alagoas senão as que o ABC converteu em gols.
  • Dá pra tirar a seguinte conclusão (que é óbvia): "largar" a marcação em casa, com a Frasqueira em cima, com o time perdendo o jogo, e com o time titular é uma coisa; "largar" a marcação fora de casa, com o time vencendo por 3 a 2 no segundo tempo, com a torcida do adversário em cima, e com 5 desfalques é outra coisa.
  • Então, se Leandro "largou" a marcação contra o São Caetano, fez certo.
  • Se "largou" a marcação contra o ASA, fez errado.
  • Quando eu falo "largar" a marcação é uma figura de linguagem do blogueiro (alô Leandro Campos, sei que o senhor está lendo aqui), e quer dizer que afrouxou apenas.
  • Afrouxar quer dizer que os atacantes não marcam como deveriam, quer dizer que os laterais pode subir com alguma facilidade, com cobertura. Mas não os volantes, não os zagueiros. Assim o ABC jogou.
Ufa!
Se o ABC não contrata (alô Flávio Anselmo, cadê o planejamento que o senhor se referiu em entrevistas??), pelo menos temos de volta vários dos suspensos/machucados.
Leandrão, Renatinho e Makelelê estarão de volta. Ricardo provavelmente também.
Isso sim são reforços!

Os próximos 4 jogos são melhores
Com relação a desgaste físico, os 4 próximos jogos são uma maravilha.
O ABC joga no sábado contra o Icasa, depois só 1 semana lá no Paraná. É uma semana de treinamento para cada jogo.
Daí tem o jogo da "terça" cheia pra todo mundo, contra o Barueri.
E depois 3 dias depois, mas também é em casa. Será muito mais desgastante para a Ponte Preta.
São 4 jogos para vingar os 4 que acabaram que passar.

Cada um dia uma estória diferente
Antes, a diretoria do ABC informava que se Moradei não viesse, já teria outro jogador encaixado. Se esse reserva não viesse, também teria um terceiro reserva.
Agora a estória é outra.
Agora só se contrata se for pra ser titular.
Mas...(olha aí o mas de novo), dos reforços que foram contratados só Makelelê mostrou serviço.
Diego, nada.
Vitor, nem sei como é a cara dele.
Malaquias, esse não faço questão de ver.
Samuel, mostrou alguma coisa mas Leandro quer escondê-lo.
Kauê, falhou muito no jogo contra o ASA.
Nêgo, expulso em uma partida, faz penalty em outra.
Resumo: só 1 jogador pegou.