segunda-feira, 31 de março de 2008

Um pouco sobre o Campeonato Potiguar de Futebol

Incentivado por amigos, venho aqui escrever sobre o Campeonato Potiguar de Futebol de Profissionais. Como o assunto é muito interessante e também extenso, pensei em dividir o texto completo em algumas partes, que seriam blogadas separadamente, mas desisti. Vai ficar um pouco grande aqui mesmo!
As fontes de informação serão citadas a medida que for aparecendo a necessidade.
Ligas, federações, associações, times da capital, times do interior, todos esses elementos existem ou existiram nas atuais federações de futebol de cada estado do Brasil.
Vamos tirar como exemplo duas grandes federações: a carioca e a paulista. Acho que são os melhores exemplos, até pq o futebol no Brasil começou por lá, ou vcs não lembram de Charles Miller?
A FFERJ - Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, existe desde 1978. 1978? Isso quer dizer que só se pode contar campeonatos cariocas desde 78? Claro que não! No Rio, até 78, existiam duas federações - a Federação Fluminense de Futebol e a Federação Carioca de Futebol - que se fundiram em 78. Só pra acrescentar, também já existiram no Rio a Federação Metropolitana de Futebol, Liga de Football do RJ, Federação Metropolitana de Desporto, Liga Carioca de Futebol, Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, Liga Metropolitana de Esportes Terrestres, Liga Metropolitana de Esportes Atléticos, Associação de Futebol do RJ, e a primeira de todas - a Liga Metropolitana de Football. Essa só durou 2 anos (1905-1907). Todas as outras deixaram de existir, fundiram-se, separaram-se e um monte de outras coisas, para restar por fim apenas a FFERJ. Isso tá no site da FFERJ (Clique aqui).
E como que se conta os campeões estaduais? Simples! Para a FFERJ os campeões são entitulados de Campeões da Primeira Divisão de Profissionais. Teve ano que duas federações mandavam ao mesmo tempo no estado do Rio. E ai? Ai temos 2 campeões ué...no ano de 1912 o Botafogo e o Paysandu foram campeões estaduais, por ligas diferentes. Isso também aconteceu nos anos entre 1933 e 1936. No campeonato paulista também tem uma coisa bem semelhante.
Se no Rio Grande do Norte existiu ou existiram outras ligas além da liga que ABC, América e Alecrim participavam então o mais correto é trazer essas informações para o público, e "emparelhar" as ligas. Vai que com isso aparecem outros campeões estaduais? Vai que na liga de Mossoró o Baraúnas ou o Potiguar tem 20, 30 ou 40 títulos? Ótimo! Eu imagino que assim o ABC teria seus 49 títulos, algum time do interior viria como segundo colocado no estado com 35, por exemplo, e o américa cairia para terceiro colocado. Já pensaram nisso? Falarei sobre a liga mossoroense logo em seguida.
Como já me referi anteriormente, o campeonato paulista não é diferente. Ao longo dos anos várias ligas existiram: LPF - Liga Paulista de Foot-Ball (1902 a 1916), APEA - Associação Paulista de Esportes Atléticos (1913 a 1936), LAF - Liga dos Amadores de Futebol (1926 a 1929), LPF - Liga Paulista de Futebol (1935 a 1940), e a atual FPF - Federação Paulista de Futebol (a partir de 1941). Os campeões por lá atualmente são chamados de Campeões da Série A1, que é a principal divisão do futebol profissional paulista. Entre 1913 e 1936, por exemplo, e em alguns outros anos, havia duas ligas em operação, e dois campeões foram sempre homologados.
Vamos falar agora sobre os nossos clubes do interior, do interior do Rio Grande do Norte. Segundo o jornalista e pesquisador Luiz G. M. Bezerra, o futebol foi introduzido no RN por Fabrício e Fernando Pedroza, dois irmãos que estudavam na Inglaterra, que em 1903 chegaram a Natal com uma bola de futebol e algum conhecimento das regras.
No interior do estado, a história do futebol começa em Mossoró em 14 de outubro de 1919, com a fundação do Humaitá Futebol Clube, o primeiro grêmio esportivo daquela cidade, em reunião realizada no sítio Canto, de propriedade do farmacêutico Jerônimo Rosado. Este clube adotava as cores alvi-celeste. Essa data é também considerada como a da fundação da Liga Desportiva Mossoroense (LDM), a mais antiga do estado. O segundo clube da cidade foi o alvi-negro Ipiranga Esporte Clube, fundado em 12 de setembro de 1920. Tanto o Humaitá quanto o Ipiranga são hoje clubes já extintos. Dos clubes mossoroenses em atividade, a Associação Cultural e Desportiva Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, e a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas em 14 de janeiro de 1960, sendo este último originário de um bloco carnavalesco da cidade cujas origens remontam à década de 1920. O primeiro Potiba da história, aconteceu em 15/05/1960. Nessa partida, o Potiguar bateu o rival Baraúnas por apertados 4 a 3. (do site www.futeboldorn.com.br). Aproveitando um pouco o site FuteboldoRN, vou transcrever aqui um parágrafo que achei bem interessante de lá: "A organização dos primeiros campeonatos estaduais no Brasil ocorreu no início do século XX, em São Paulo (1902), Bahia (1904) e Rio de Janeiro (1906). Embora estas fossem competições de clubes de uma única cidade, as capitais dos estados, estas se autodenominavam 'campeonatos estaduais'. E não foi diferente com os primeiros campeonatos do estado do Rio do Grande do Norte, cuja disputa se concentrava totalmente na cidade de Natal." Isso eu já falei no início desse texto, mas é sempre bom lembrar um pouco da história.
Entre 1919 e 1945, o campeonato estadual foi disputado apenas por equipes de Natal, como já sabemos. Somente a partir de 1946, com a participação do Potiguar Futebol Clube, do município de Parnamirim, é que se teve a primeira presença de um clube representando uma cidade do interior do estado. O Potiguar de Parnamirim acabava de ser fundado, sendo registrado em 15 de fevereiro daquele mesmo ano. Interessante notar que o primeiro clube de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, a participar do campeonato estadual foi a Associação Desportiva e Cultural Potiguar, o que se deu somente a partir de 1974. Antes disto, aquela cidade vivia um certo isolamento, mantendo em disputa uma competição interna chamada de Campeonato Mossoroense. Vou citar aqui os títulos do Baraúnas e Potiguar nos Campeonatos Mossoroentes disputados: Baraúnas: 61-63(tri),67 e 77. Potiguar: 51-55 (penta),57, 64-66(tri),68,69.
A FNF - Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, inicialmente se chamava de Liga de Desportos Terrestres e foi fundada em 14 de julho de 1918, no camarote do comandante do encouraçado Deodoro. Isso mesmo, em um navio! Os clubes fundadores foram o ABC, o américa e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF. Algumas fontes citam como seu primeiro presidente, o líder do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de Araújo.
A Federação já foi também chamada de Associação Riograndense de Atletismo (ARA), e posteriormente (1942) de Federação Norteriograndense de Desportos (FND). O nome atual foi assumido em 1976, mas quase sempre as ligas ostentava o sobrenome NorteRioGrandense, para deixar claro que era uma entidade de âmbito estadual.
Portanto, torna-se claro que no nosso estado do Rio Grande do Norte, exatamente como acontecera em outros estados do Brasil, ligas e federações, times do interior e capital, separados ou não, sempre existiram. O ABC tem - legitimamente - 49 títulos estaduais e é o maior detentor de títulos estaduais em todo o Brasil.

domingo, 30 de março de 2008

ABC 49 vezes campeão estadual

Com a paralização momentânea (esperamos todos) do campeonato desse ano, tive tempo de começar um estudo sobre os 49 títulos do ABC. Na verdade, o estudo é sobre o que alguns jornalistas de nosso estado chamam de "era Machadão", ou era "Campeonato Estadual com todos os clubes do interior". Ainda estou terminando o texto, portanto fiquem espertos e ligados no blog. Essa semana ele sairá!

20 gols

20 gols no Frasqueirão nesse domingo. 21 para ser mais preciso, mas apenas 1 contra o ABC. Na preliminar, o sub-20 abcdista venceu a seleção de S.J.Mipibu por 10x1. Na principal, o ABC venceu por 10x0 a seleção da Copa Robinson Farias, com gols de Ben-Hur (2), Waldir Papel (2), Jean, Alan, Ivan, Gabriel, João Paulo e Bosco.
A parte legal da festa é que a arrecadação - os alimentos usados como ingresso - serão distribuídos às comunidade da África, na Redinha, e comunidade Fio, do Bom Pastor.
A parte interessante é que com a paralização do campeonato estadual, o ABC estará jogando a cada domingo, mantendo o ritmo forte de treinamentos. Amanhã todos têm folga, menos os 3 novos integrantes do clube: Vinicius, Dejair e Rebelo. Pra eles, muito suor ainda.
A foto é de Fábio Pacheco.

sábado, 29 de março de 2008

O melhor vídeo do record de Sullivan: 21s28

Vejam na imagem que TODOS usam o "maiô papa-recordes". Percebem também que Sullivan ainda bate os pés na água na saída, coisa que ele pode melhorar. A saída foi quase perfeita, não respirou, braçada completa (diferente da de Popov) e muito forte, e chegada perfeitíssima.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Tudo parado, então vamos discutir o projeto do Frasqueirão

Com a compra do terreno da escola ao lado do estádio Arena da Baixada (para quem não sabe, o terreno era de um torcedor do Coritiba, que não vendia nem por nada o terreno para o Furacão), o Atlético-PR pretende ampliá-la e melhorá-la a um ponto de ficar comparado com os melhores estádios europeus.
Já que o presidente Judas Tadeu continua falando em expansão do Frasqueirão, nada melhor do que colocar aqui um projeto que está dando certo. Para o Frasqueirão, entretanto, tá faltando bastante coisa. Inicialmente, as cadeiras precisam ser colocadas no lugar do cimento. Se o presidente pensa em aumentar a arquibancada, por favor presidente faça nos moldes do estádio La Bombonera - um estádio em pé - para dar pressão mesmo no adversário. Lá na Argentina o anel superior é tão em pé que existem barras de ferro para proteger cada lugar, no caso do torcedor ficar em pé, e pular, para não cair mesmo. Já o projeto de arquitetura pode ter como inspiração o estádio da Arena da Baixada. Vejam os desenhos abaixo:



Impressionante! Novo recorde dos 50m livre, e não foi o francês


O australiano Eamon Sullivan recuperou esta noite o recorde mundial dos 50 metros livre, durante o sexto dia dos campeonatos nacionais da Austrália, classificatórios para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. No dia 17 de fevereiro, durante os campeonatos de natação do estado de Nova Gales do Sul, Sullivan, com um tempo de 21s56, havia quebrado o recorde mundial, que pertencia ao russo Alexander Popov.
Essa semana, o francês Alain Bernard estabeleceu uma nova marca mundial, com um tempo de 21s50.
Impressionante o ritmo e estágio fisico dos nadadores ha apenas alguns meses das Olimpíadas de Pequim. Para quem gosta de natação, esses jogos prometem ser um dos melhores de todos os tempos.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Sobre a contratação de Rebelo

2 pontos me chamam atenção nessa nova contratação: primeiro, o atacante chega ao Mais Querido por intermédio do ex-jogador do ABC Dário, que entre outros, foi responsável pela indicação de jogadores como, Ben-Hur, Nildo e Juninho Petrolina. Isso é um bom sinal. Segundo, ele já estava jogando, não tem que esperar entrar em "reforma". Outro bom sinal.

Rafael Rebelo, novo atacante do ABC. Veja seus gols



terça-feira, 25 de março de 2008

Contratações essa semana

Muita especulação sobre as contratações do ABC que virão para essa semana. Valner seria um grande reforço. Mas dos que estão falando ai, um volante de 35 anos não dá né. Nem Cafú aguenta mais correr. Agora, se Audálio vier pro américa, eu vou ficar muito puto!
2 reforços parece que serão informados até amanha a noite. Vamos ver!
Por enquanto do ABC está dispensando a vista e contratando a prazo.

Alecrim

Que belo gol o primeiro de Patané, contra o Potiguar. Que festa fez o lateral esquerdo com o zagueiro. Se fosse qq zagueiro do ABC também levaria aquele samba, ou então levava na canela. E que perfeita a finalização de Patané. Ainda não entendo como que o ABC, com a falta de jogador que está, se desfez facilmente dos jogadores do Alecrim que foram pra Copa SP.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Speedo LZR RACER

http://www.speedo80.com/lzr-racer/products/male-bodyskin-no-arms/
Este é o link para o novo SKIN da speedo para os nadadores. Estamos em março, e já tivemos 11 novos recordes mundiais batidos. Coincidência ou não, nesse ano olímpico o tal do traje Speedo LZR Racer está fazendo sucesso! Afinal de contas, dos 11 recordes batidos, todos eles foram feitos com o novo traje da Speedo.

16/02/08: 200m backstroke - Kirsty Coventry (ZIM) 2:06.39
17/02/08: 50m freestyle - Eamon Sullivan (AUS) 21.56
17/02/08: 100m backstroke - Natalie Coughlin (USA) 59.21
08/03/08: 50m backstroke - Hayley McGregory (USA) 28.00
18/03/08: 4x100m freestyle - (NED) 3:33.62
(Dekker, 53.77; Kromowidjojo, 53.61; Heemskerk, 53.62, and Veldhuis, 52.62)
21/03/08: 100m freestyle - Alain Bernard (FRA) 47.60
22/03/08: 400m medley - Stephanie Rice (AUS) 4:31.46
22/03/08: 50m backstroke - Emily Seebohm (AUS) 27.95
22/03/08: 100m freestyle - Alain Bernard (FRA) 47.50.
23/03/08: 50m backstroke - Sophie Edington (AUS) 27.67
23/03/08: 50m freestyle - Alain Bernard (FRA) 21.50

Novamente o fenômeno


Sensação do Campeonato Europeu de Natação, o francês Alain Bernard cravou neste domingo mais um recorde mundial. Desta vez foi na disputa das semifinais dos 50 metros livre, prova em que ele estabeleceu a marca de 21s50.
O tempo de Bernard supera o obtido pelo australiano Eamon Sullivan, que no último mês fez 21s56 - antes do recorde de Eamon, a marca pertencia ao russo Alexander Popov, que em junho de 2000 fez 21s64. Hoje ele nada a final! Promessa de mais recorde.

sábado, 22 de março de 2008

Madrugada esportiva

Além da Formula 1, onde Massa larga na pole da Malásia as 4 da manhã, o torcedor ABCdista pode acompanhar logo mais as 7 da manhã a entrevista ao vivo do presidente Judas Tadeu na Radio Globo. É melhor começar a dormir agora pra acordar as 3:45hs e não dormir mais. Aproveito pra desejar uma feliz páscoa para todos os que lêem esse blog!

Impressionante: 47s50! Veja o vídeo


Novamente, um dia depois, o francês Alain Bernard quebra o recorde mundial dos 100 metros livres no Campeonato Europeu de Natação, superando a marca que ele mesmo havia atingido na sexta-feira. Bernard conseguiu o tempo de 47s50, batendo assim a marca de 47s60 que havia conseguido no dia anterior.
Ele deve ter nadado bem mais solto, sabendo que já era o recordista mundial, e também sabendo que não tinha grandes figuras ao seu lado que pudessem comprometer o primeiro lugar. A não ser por Filippo Magnini da Itália - atual campeão mundial - que acabou chegando em terceiro, os outros eram apenas coadjuvantes. Tanto que Bernard quebra novamente o recorde e coloca 1 corpo, praticamente 1 segundo, no sueco que chegou atrás dele. Isso é impressionante, tendo em vista 2 coisas: primeiro, é um campeonato de altíssimo nível; e segundo, ele deve estar objetivando as olimpíadas de Pequim, e já tá quebrando recorde agora? Imaginem quando estiver com o foco (de treinamento) para lá.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Natação é musculação

Quem vê esse cara na piscina pode até imaginar que é um atleta de luta, ou mesmo de levantamento de peso. Mas é o nadador francês Alain Bernard, que fez 47s60 nos 100m livre e acabou de bater o recorde mundial no Campeonato Europeu de Natação. As provas de 50m, 100m e 200m (semelhante a corrida no chão) é pura força e explosão muscular. Nos 50m e 100m, chega-se até a deixar a técnica como segundo plano, sem contar a saída explosiva do bloco, a impulsão na borda e a técnica para a virada. Hoje em dia não vence o que nada mais rápido, e sim o nadador mais completo.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Agora é treinar!

Líder geral do campeonato, e agora esperando tanto o campeão do segundo turno quanto o resultado do imbróglio na FNF (acho que é o terceiro desse ano!!!), o ABC tem que se concentrar apenas em treinar.
O time é limitado tecnicamente, os jogadores que jogavam bem ano passado parece que esqueceram como que se joga, os jogadores que vieram do juniores também não acrecentam muito ao time principal. Essa é a realidade que Ferdinando tem que acertar nesses dias que restam para a final do campeonato estadual.
Treinamento, condicionamento físico e treinamento, é o que esperamos!
Vamos em busca dos 50!

terça-feira, 18 de março de 2008

Repatriação

Tá todo mundo voltando pro Coruripe. O meia Fábio Costa foi o primeiro, depois foi Edson Di, do américa, e agora Audálio. Será que lá é melhor do que cá?

Dejair Brasília, agora é oficial

Uma grande contratação do ABC, a altura da série B. Foi campeão pelo Criciuma em 2002, mas não jogou pelo Ceará. Vamos deixar isso bem claro: O Ceará tentou contratar o meia, tudo tava bem encaminhado. Quando o jogador viu que a coisa no Ceará não estava boa (o presidente caiu ontem a assumiu um interino), ele pulou fora da negociação.
Dejair é um meia habilidoso, experiente, jogador de série B e esperamos que seja a primeira grande boa contratação do ABC.

domingo, 16 de março de 2008

4º lugar real, 1º lugar moral

Participei este domingo da primeira etapa de corridas de aventura Ases Adventure, em Fortaleza, patrocinado pela Caprius. Grande corrida, acho que tinha umas 30 a 40 equipes. Corri com 2 amigos - Paulo e Cruiff - pela equipe urtigueiros, e chegamos em 4º lugar, em 1h e 55min de muita duna, 2 travessias no Lago do Banana, mato, e sol a pino, em plena Praia de Cumbuco, no Ceará.
Fui como "terceiro elemento", pois Cruiff era o Capitão, Paulo o navegador. Para quem é jipeiro, fui de "zequinha". Começamos muito bem, já no primeiro PC resolvemos atravessar a Lagoa do Banana e ganhamos um tempinho. O segundo PC também foi rápido. O terceiro PC foi o pulo do gato, aproveitamos o grande conhecimento de Paulo sobre a região (parabéns ao Paulo), e nos enfiamos no meio do mato pra cortar caminho. Deu certo e a essa altura éramos a equipe em primeiro lugar geral. Chegamos ao terceiro rapidinho, e no quarto PC também abrimos uma folguinha, pois Paulo decifrou com facilidade um enigma do mapa de orientação Nesse momento nem víamos mais as equipes atrás da gente. 5º e 6º passamos feito uma Ferrari. Ai veio o 7º PC! Não estou com o preparo físico como meus dois colegas estavam, mas entendo bem de orientação. Já participei 2 vezes de etapas do Try On Meeting, em Natal e fui 1º e 5º colocado nessas corridas. Vi com Paulo para onde iríamos e nada do PC. Olhamos novamente o mapa e vi que a direção era pra ser em frente, ao norte. Já Paulo e o Capitão Cruiff foram no sentido leste. Nos afastamos uns 50m a 60m e justamente quando eu reencontrei a pista, o capitão e o navegador me chamaram, para seguir a leste. Insisti que tinha que ser norte, mas fui voto vencido. A essa altura, ninguem tinha encontrado esse PC. As equipes começaram a chegar, uma a uma, e lá vai nóis para o leste. Em vão, procuramos por 25min e nada. voltamos para onde estávamos, mais 15min. Até que alguem grita que consegue encontrar o PC (uma outra equipe consegue) e vamos todos à busca desse PC perdido. Sabe aonde? Exatamente na estrada ao norte que eu falava 45min atrás. Encontramos o PC e seguimos em frente. O 8º, 9º e 10º foram tranquilos também.
A equipe vencedora chegou com 1h e 13min. Se descontarmos o tempo perdido, chegaríamos com 1h e 10min, sem contar o efeito físico e psicológico do desgaste obtido. Enfim, valeu! Grande corrida, o lugar é fabuloso e em essa semana colocarei fotos do evento!

Potiguar, Assu ou Alecrim

Um dos dois potiguares (Mossoró e Currais Novos), Assu ou Alecrim, será o adversário do ABC no final do estadual desse ano. Neste estadual, nenhum dos potiguares venceu o ABC (uma vitória do Mais Querido e um empate), mas Assu e Alecrim sim.
Como o Mais Querido e o américa não conseguiram chegar entre os 4 finalistas, vão amargar um tempo sem jogo oficial. Esses 15 dias para o ABC serão de fundamental importância para duas coisas que faltam à equipe: condicionamento físico e treinamento! Condicionamento físico todo mundo já percebeu que não está bem. Jogadores que antes elogiávamos como grandes - Ben-hur, Alan, Ivan - não conseguem correr o jogo todo. E outros que chegaram depois também ainda não conseguem jogar uma partida inteira, que é o caso de Bosco - joga um bom primeiro tempo, e é substituído no segundo. 2 jogadores em 3 na defesa sem preparo físico é 70% da defesa fraca, será que não dá pra entender isso?
Sobre treinamento, precisamos de conjunto - não temos, precisamos treinar armação de jogadas - não temos e, fundamentalmente, precisamos de jogadas ensaiadas em bolas paradas. Todo mundo faz gol no ABC de cabeça, de falta, de perto, de longe, e a gente nada?
São 15 dias para 2 grandes jogos que virão. E isso já serve de um bom preparativo para a série B também!
Agora, nenhum dos 2 grandes clubes da capital conseguiu a vaga pra final do segundo turno...que pena...rsrsrs

sexta-feira, 14 de março de 2008

Saída anunciada

Naquele momento no jogo contra o Assu, onde Ronildo fez gestos obcenos para a Frasqueira, ele previamente assinou sua saída.
Hoje pela manhã, Ronildo solicitou sua rescisão de contrato. E ja foi!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Vamos tentar entender

3-5-2 é o esquema de Ferdinando. Ele vem trabalhando com esse esquema a muito tempo, então isso ele não vai mudar. Neste esquema ele foi bem vitorioso com o Fortaleza, em 2001, praticamente formou um time campeão, quase imbatível. Vou fazer uma analogia entre esse time e o atual time do ABC, pra tentarmos entender o que Ferdinando tá querendo fazer:
O time de 2000/2001 do Fortaleza tinha um grande goleiro: Maizena. Raniere fica na altura. Ferdinando trabalhava com 3 zaqueiros e 2 alas apoiadores. Dos zagueiros, sempre tinha um que subia bem ao ataque, SOB COMANDOS DE FERDINANDO. Ronaldo Angelim (hoje no Flamengo) era um desses zagueiros. Ele gostava disso, pq pega o adversário de surpresa. Audálio pode muito bem fazer essa função, até pq ele é volante natural e sabe apoiar bem. No entanto, esse ano Ferdinando parece não gostar das subidas de Audálio, abidicando até de sua escalação algumas vezes. Isso é que difere - E MUITO - do time que ele formou campeão de 2001.
Uma outra grande semelhança é Dude, volante de contenção de 2001. Um bruto nato, exatamente como é Adelmo, destruidor de jogadas. Ferdinando gosta disso. Deu certo no Fortaleza e ele mantem no ABC. Isso, meus caros, ele não mudará!
O meio de campo era habilidoso, com Daniel Frasson e Brechara, coisa que hj não temos no ABC. E o ataque deles era fatal: Clodoaldo e Vinícius. Vinícius é esse mesmo do ABC de agora. Clodoaldo hj também tá velho, mas esta jogando pelo Icasa, que foi campeão do primeiro turno do cearense. Mas os 2 faziam uma dupla perfeita de ataque.
Em 2002, o Fortaleza com essa mesma base de jogadores foi vice-campeão da série B e subiu onde só subiam 2 clubes (não foi com Ferdinando isso, foi com Luis Carlos Cruz).
Ferdinando tá querendo montar algo parecido com a equipe de Fortaleza de 2000/2001/2002. As peças é que ainda não são as que ele precisa, é o que dá pra entender!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Hoje tem que ser o dia de Ronildo

Como Rodriguinho não vai jogar (deve estar fazendo uma ressonância hj), Ronildo entra.
O meia contratado pelo ABC ao Crac-GO ainda não mostrou uma grande atuação à Frasqueira. A não ser pelo belo gol de cobertura marcado no interior, no Frasqueirão ele ainda está devendo muito.
Então hoje é o dia D para ele. O ABC deve está anunciando um novo meia essa semana. Portanto, Ronildo, é chegada a hora. Mostra logo seu futebol!
Além de Rodriguinho, Jean não deve jogar, para a entrada de Marcelinho.

Piada do Dia

Essa boa piadinha chegou pra mim, pelo torcedor José Antônio, e estou aqui divulgando:
Dúvida no site da Receita Federal, pergunta:
"Sou americano e pago carnê Sócio-sofredor. Estou fazendo minha decraração de Imposto de Renda. Como pago as prestação todo mês, devo lançar o japecanga como meu dependente?"
Resposta dos Auditores da Receita:
Claro que não!!! Somente deve lançar dependente na Declaração de Imposto de Renda quem ganhou alguma coisa em 2007. No seu caso, uma simples Declaração de Isento é o suficiente.

segunda-feira, 10 de março de 2008

A verdade sobre Vinícius

Depois de assistir ABC x américa ontem, já estou de volta a Fortaleza. Daqui, ouvi diversas opiniões sobre Vinícius, que jogou tanto no Ceará quanto no Fortaleza.
Vinícius chegou no Fortaleza em 2001/2002, e fez parte do grupo que levou o time à serie A, e Ferdinando era o técnico. Ele foi um CRAQUE nesse ano, muita bola mesmo. Depois foi para o exterior. Voltou ao Fortaleza depois e não jogou tanto quanto da primeira vez. E depois foi pro Ceará, e manteve o mesmo ritmo da segunda passagem pelo Fortaleza, nunca voltou a jogar o que jogou em 2001.
Com relação a grupo, ele é um jogador excelente. Não vai pra farra, não desagrega, tudo certo. A não ser que não receba salário, e foi isso que aconteceu na passagem pelo Ceará. Foi por isso que o colega da Ceramor falou mal dele. Resumindo: recebendo em dia, ele nunca vai dar trabalho!
Agora, me falaram aqui assim: "ele pediu uns 15 a 20 dias para entrar em forma?". Eu falei "Pediu!". "É típico dele, sempre faz isso, não mudou nada".
Entretanto queremos que ele mude. Queremos um Vinícius de 2001. Só que em 2001 ele tinha 7 anos a menos.

Sobre o preparo físico do ABC

Muita gente falando mal do preraro físico do ABC. Eu não veja assim. Eu vejo situações pontuais. Primeiro vou falar bem: Adelmo, Ben-hur e Audálio, foram primorosos na marcação, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Agora, todos sabemos que Ben-hur não está com esse preparo todo, foi o último se apresentar ao ABC, e no segundo tempo ele levou várias corridas dos laterais americanos. A mesma coisa pra Bosco. Ele joga muito bem o primeiro tempo - FOI UMA EXCELENTE CONTRATAÇÃO, JUNTAMENTE COM AUDÁLIO - mas no segundo tempo, sua queda física é certa, e sempre é substituído.
Bosco e Ben-hur, que são grandes jogadores, precisam melhorar a forma.

Jogo do Alecrim

Fui também ao jogo Alecrim X Santa Cruz, no sábado. Que time ruim esse do Alecrim. Não consegue dar 2 passes seguidos. Já o Santa, é aquele mesmo time enjoado do primeiro turno, não mudou muito. A posse de bola sempre do Santa, trocando bons passes, não dar pra entender como Binha só entra no segundo tempo. Bom jogador esse Binha.
Eu não entendo de verdade é como o ABC, mesmo com um time misto, consegue perder pra esse time do Alecrim.

Desculpas

Quero pedir desculpas ao que acessaram o blog ontem, durante o jogo do ABC. Eu tava muito empolgado, no primeiro tempo, e puto, no segundo tempo, vibrando e xingando muito. E por isso, não pude mandar muitas fotos on-line. Vou tentar ser menos torcedor da próxima vez.

domingo, 9 de março de 2008

ABC 2x2 america

ABC jogou pior, ABC teve menos posse de bola, ABC começou ganhando por 2x0. O problema é o que o ABC não teve meio de campo.
O ABC aproveitou as duas chances que existiram no primeiro tempo e fez 2x0. No segundo tempo, o ABC jogou do mesmo jeito que no primeiro: só no contra-ataque. Desta vez, o ABC teve pelo menos 3 grandes chances de fazer mais um gol e não acertou. O américa sim, acertou suas duas chances.
Sobre a torcida eu posso dizer o seguinte: Foram destinados apenas 30% dos ingressos para o ABC, mas o que eu vi foram 50%/50%! O ABC as 16:15 já tinha ocupado todo o anel superior destinado pela polícia. A PM separou 55% para o ABC. As 16:30 a torcida do ABC comecou a ocupar a antiga geral. Em resumo, mesmo o ABC - com 30% dos ingressos - ocupou 50% da arquibancada. Que torcida é essa!!!
Agora, Ronildo entrou no segundo tempo e não acrescentou NADA! Bosco precisa melhorar o preparo físico pra jogar o jogo INTEIRO, pq ele é jogador que joga muita bola. Ben-hur sempre se antecipando bem.
Precisamos treinar finalização. Os gols que perdemos no segundo tempo dava pra fechar em 5x2!
Enfim, jogamos mal, e não perdemos o jogo. Mas não era pra levar o empate.
Vamos em busca dos 50!

Final do 1 tempo

ABC 2x0

Comecou o jogo

Ja nao cabe ninguem no espaco reservado ao ABC, a corda ja andou

ABC chegou ao machadao

Ja to indo pro jogo

Ja estou indo pro machadao agora. ABC vai ter o elenco completa. Vou
postar fotos DIRETO do estadio. Vamos em busca dos 50!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Domingo tem clássico, o ABC precisa melhorar

Que o ABC é um time limitado, todos sabemos. Que a diretoria contratou para esse ano, também sabemos. Mas tem jogador que desde que chegou não mostrou a que veio. Não é o caso de Bosco, nem de Audálio, nem mesmo de Valdir Papel.
Como eu já falava, a Copa do Brasil ERA a competição. Fácil de chegar às Libertadores, poucos grandes times para se enfrentar, uma copa extremamente rentável, tanto em arrecadação no Frasqueirão, tanto em incentivo da CBF. E o ABC não deu importância a ela. O que se houve falar é que contratações boas só mesmo pra Série B. Não acho isso o correto. Como todos também sabem na ponta da língua "basta contratar que a Frasqueira paga". Vejam o caso do Petrolina. Jogou bem no ABC, jogou. E no américa? Nada, e foi embora. Se Ronildo, Marco Antônio e companhia também não rendem nada, então vamos ter que esperar quanto tempo?
O que Thiago falou ao lado, é verdade. O time da série C era melhor. O do estadual do ano passado também. Pq? Pq tínhamos um MEIA que jogava bola - NILDO - e em seguida outro também - PETROLINA. E em ambos os casos tínhamos WALLYSON. Precisamos de 2 jogadores desse mesmo nível! Wallyson é craque, e precisamos de outro craque.
Voltando ao estadual, esse time, mesmo que limitado, precisa mostrar jogo, e também vencer o segundo turno, sem dar chance pra ninguém. A torcida tá sempre fazendo a sua parte, SEMPRE! Vou ao jogo domingo - eu, meu irmão Fábio e meu pai Faustino - e vcs que acessam esse blog verão as fotos que tiraremos ON-LINE, no momento do jogo!
Vamos em busca dos 50!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Explorar a zaga do Madureira

Se no ABC, Audálio, que é volante, não joga pra entrada de Fabiano, no Madureira a coisa é exatamente inversa. Marcílio, zagueiro que foi expulso no jogo de ida, dá a vaga para Doriva, volante que vai ser improvisado na zaga. Então Ferdinando tem que explorar exatamente isso: a zaga improvisada, do lado que Doriva atuar.

Alô torcida o ABC vai jogar, vamos pro campo com garra e fé

Esse é mais um refrão de um hino ABCdista, composto por Pedro Augusto.
Hoje, contra o Madureira, temos que relembrar as grandes partidas da série C ano passado.
O time vai completo. Provavelmente Fabiano entra no lugar de Audálio. Pra mim seria no lugar de Alan, que ainda tá muito pesado.
Precisamos fazer gols, mas precisamos mesmo é não levar. O ABC já entra em campo classificado, pois 0x0 é do ABC. O Madureira vem pra cima, e precisamos acertar as chances que aparecerem no contra-ataque.
Vamos em busca de mais uma classificação!

terça-feira, 4 de março de 2008

Wallyson só joga em Abril

Wallyson, contratado no ano passado junto ao Mais Querido, só deve estrear com a camisa do Atlético Paranaense em 30 dias e ainda não tem qualquer condição de disputar uma partida pelo Rubro-Negro. A informação foi dada pelo técnico Ney Franco, durante a coletiva de imprensa após a vitória por 4 a 1 sobre o Toledo (a entrevista completa está no site do AP: www.caparanaense.com.br)
Segundo o treinador atleticano, o jogador voltou a trabalhar agora fisicamente e de imediato não tem condições de jogar. "Ele não teve uma pré-temporada, por isso primeiramente estamos dando a base na parte física e aos poucos vamos colocá-lo para trabalhar com bola. Por isso ele ainda não está trabalhando diretamente com o grupo. Acredito que ele deve precisar de mais uns 30 dias para começar a ser utilizado", comentou Ney Franco.

Ingressos para ABC x Madureira já estão a venda

O torcedor pode adquirir o ingresso nos seguintes pontos de venda: bilheteria do Frasqueirão, lojinha da Sam´s, conveniência do posto São Luiz (Salgado Filho) livraria Câmara Cascudo (Cidade Alta e Parnamirim), panificadora Estrela D´álva (Rocas), Ster Bom (Nordestão da Zona Norte) e Casa Norte Atacado.
As arquibancadas custam R$ 15,00 e as cadeiras R$ 30,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada, com vendas apenas nas bilheterias do Fransqueirão.

segunda-feira, 3 de março de 2008

18mil no Frasqueirão na quarta

O quarto módulo, que fica por trás do gol onde antigamente eram as piscinas, deve ser liberado para o jogo contra o Madureira, elevando a capacidade de 15 para 18 mil espectadores. A carga de ingressos será comercializada a partir desta terça, às 9h, na Central de Bilheterais do Complexo Vicente Farache. A expectativa é de que frasqueira compareça em grande número para empurrar o ABC a vitória.
Fonte: Diário de Natal

domingo, 2 de março de 2008

Expressinho perde a invencibilidade do ABC

O time do ABC, com apenas 4 titulares, perde por 2x0 para o Alecrim. Sempre ele, Alecrim, uma pedra no sapato do Mais Querido. Não vi o jogo, mas pela narração da Rádio Globo, o Alecrim jogou muito, e mereceu a vitória. Melhor perder agora do que lá na frente. E melhor ainda perder hj do que na quarta. Pelo menos ajudamos o Alecrim, que também está no grupo do américa...

O fim do futebol brasileiro

O fim do futebol brasileiro - espero que eu esteja certo - não está perto. Mas com a ajuda da CBF e de dirigentes como Ricardo Teixeira, isso pode mudar de rumo, e bem rápido.
Acabo de ler a entrevista de RT para o Correio Brasiliense. Ele fala, dentre outras coisas, sobre pq que a série C não vai ter mais ajuda, apoio financeiro, da CBF. "Nossa meta agora é que a Série C, com 64 clubes, tenha apenas 20 e seja autosuficiente". Bom, vejamos! Pelo que eu entendo, a CBF é uma entidade rica, comercial, que recebe belos patrocínios nacionais e internacionais. Onde está o o fomento ao futebol brasileiro, ao esporte enfim, que é um ente social do governo? A Série C é deficitária, segundo ele, mas a série C é uma entidade separada da CBF?
Sempre quis ser apolítico quando escrevo para esse blog, mas agora vou fazer comparações com o governo sim. A saúde ou a educação PÚBLICA geram lucro? O objetivo é rendimento? Claro que não. E o bolsa-família, qual o objetivo, se não é simplesmente FICAR NO VERMELHO. Claro que é. Isso é o SOCIAL de uma política governamental. O futebol é público, é social, e tem que ser da mesma forma. Se a série A, e talvez a B, são lucrativas, pq então não ajudar a C?
No meu entender tudo está errado, a lógica está completamente invertida.
Primeiro, não sabemos se temos um calendário próprio, ou baseado nos campeonatos europeus. Hj temos um misto, meio Europa/meio Brasil (Argentina e outros países por perto, tem torneios Apertura e Clausura, com temporadas semelhantes às européias), e nada de data bate com o que existe por fora do Brasil. É ruim para clubes e jogadores, que querem ir jogar no exterior, que acabam saindo no meio de um campeonato aqui, no Brasil.
Por outro lado, um país com dimensões continentais, se sujeita a ter campeonatos com números de clubes de países como Espanha, Itália e Portugal. 20 clubes fazem a série A de Espanha, Itália, Inglaterra, dentre outros. O Alemão tem 18 clubes, e o Português tem 16! Agora, qual o tamanho de Portugal? Não sei se chega a ser maior ou menor que Sergipe, ou Alagoas. Pois é, e o Brasil, com esse tamanhão todo, também tem 20 clubes na série A (20 na B e terá 20 na C). "Ah, Alexandre, vc quer 40 clubes na série A". Talvez! Mas 20+20+20, com certeza, não é a solução. Uma outra idéia seria copiar o modelo americano. Como todos sabemos, lá, tudo quanto é esporte dá certo, então pq não copiar o modelo da NBA ou NFL? Nos EUA, com tamanho continental semelhante ao Brasil, os campeonatos são divididos em conferências - Conferência do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste. Os primeiros classificados em cada conferência se enfretam em o que eles chamam de play-offs, uma melhor de 5 partidas, e vai afunilando até se ter o campeão americano. É um formato onde muitos clubes participam. Na NBA são 30 clubes, 15 em cada conferência. Na NFL são 32 clubes, 16 em cada divisão e ainda há uma sub-separação em grupos. Lá, funciona, dá lucro, estádios estão cheios, e ainda há o All-Star Game no meio do campeonato para alegria de todos.
E aqui no Brasil? O que acontecerá com os clubes que nem conseguirem ficar entre os 20 da série C? Nos canais como ESPN e SporTV, cansamos de ver matérias onde pequenos clubes desaparecem, onde grandes clubes se deterioram. E as soluções que aparecem são aquelas onde a CBF não ajuda (melhor dizendo, piora), ou saem do nosso bolso, como a recém-criada Timemania. Enfim, para o nosso futebol temos planejamento ZERO, e Timemania para todos!

Expressinho preparado!

Apenas 4 titulares devem jogar hoje contra o Alecrim. Poderiam ser 3, mas como Valdir Papel pouco jogou contra o Madureira (por causa da contusão ainda no início do primeir tempo), Ferdinando deve aproveita-lo hoje pelo menos 1 tempo do jogo. A substituição de Papel no segundo tempo é quase certa. JP e Gabriel são reservas de luxo. Vindos da categoria de base, ambos são grandes jogadores. Também ainda garoto, mas do outro lado, tem Patané, que jogou pelo ABC no misto formado para a Copa SP de Futebol Jr. Olho nele!
Esse deve ser o time principal do ABC no jogo de hoje contra o Alecrim:
Aloísio; Thiago Carlos, Audálio, Ben-Hur, Panda e Alysson; Danilo Lopes, Marcelinho e Rodriguinho; Waldir Papel e Marco Antônio.
Nossos bons reservas são: Goleiro: Diego; Zagueiro: Fabiano; Volantes: Jonatha e Sorato; Meia: Márcio; Atacantes: João Paulo e Gabriel.
Vamos em busca dos 50!