segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fórmula 1: artigo 40.7 versus artigo 40.13

Lá como cá!
Esse negócio de lei é muito complicado.
O regulamento da FIA, alterado a cada ano, teve como artigos novos os 40.7 e o 40.13.
O 40.7 reza o seguinte:

40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits. Overtaking will only be permitted under the following circumstances :
- if a car is signalled to do so from the safety car ;
- under 40.14 below ;
- any car entering the pits may pass another car or the safety car remaining on the track after it has crossed the first safety car line ;
- any car leaving the pits may be overtaken by another car on the track before it crosses the second safety car line ;
- when the safety car is returning to the pits it may be overtaken by cars on the track once it has crossed the first safety car line ;
- any car stopping in its designated garage area whilst the safety car is using the pit lane (see 40.10 below) may be overtaken ;
- if any car slows with an obvious problem.

Então, traduzindo o que está em negrito: "ultrapassar é proibido até que os carros alcancem a primeira linha do safety-car depois que o mesmo retorne aos pits".
A "primeira linha" do safety-car é o ponto em que ele sai da pista e entra nos boxes, ou seja, é a entrada dos boxes.
Vou colocar as imagens abaixo, mas não é difícil de ver que antes da entrada dos boxes Alonso ainda está à frente; logo em seguida ele é ultrapassado.

Mas o artigo 40.13 fala que "If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking".
Traduzindo: "se a corrida se encaminhar para o término em bandeira amarela, o safety-car entra nos pits na última volta e as posições devem permanecer inalteradas, sem ultrapassagens".

Então?
Qual artigo está valendo?
Veja as imagens abaixo:

2 comentários:

Diego Ivan disse...

Os dois...

O primeiro fala em condições normais de corrida, o segundo fala da ultima volta da corrida.

A ultrapassagem do Schumacher foi na ultima volta, não sei qual é a complicação. Puna-se o Alemão...

A idéia dessa regra é a de não se dar a quadriculada ao carro de segurança, mesmo que essa medida seja ultra desnecessária.

Abraço!!!

Alexandre Costa disse...

Então tá mal feito.
Bastava um parágrafo no artigo 40.7, dizendo que não vale para a última volta.
Fora isso, o comissário de prova errou em liberar a luz verde nessa hora (fácil de ver no vídeo). Se ninguém podia passar, o correto é a luz amarela.