quinta-feira, 24 de maio de 2012

Site Globo.com não sabe interpretar a própria pesquisa

O site globo.com divulgou uma pesquisa feita em Natal sobre torcida de clubes de futebol (clique aqui para ver a pesquisa toda).
Os  dados mais importantes são os seguintes:


Ele indica que a maior torcida de Natal é a do Flamengo. Em segundo o ABC, e em terceiro - quase a metade dos torcedores do ABC - vem o américa.

Isso é fato! Ponto.

Também é fato que os jovens, digamos "jovens" até 34 anos, e ainda um pouco mais os jovens até 24 anos, torcem mais pelo Flamengo e menos pelos times de Natal do que os torcedores "velhos" (acima de 35 anos de idade). Isso também é fato.

Agora, daí a supor que TODOS os jovens quando adultos vão permanecer a torcer do mesmo jeito é piada!

A pesquisa em momento algum perguntou a um "velho" se quando ele tinha entre 15 e 24 se ele torcia mais pelo Flamengo.

Se essa pergunta não existe, não se pode deduzir que o jovem que mora em Natal vai continuar torcendo por times cariocas e paulista quando crescer.

Como eu falei, deduzir isso é acreditar no coelhinho da Páscoa.

Conheço diversos amigos - mais muito mesmo (de ruma) - que torciam por times do sul/sudeste quando éramos estudantes, mas agora é só ABC, ou só américa.

Os estudiosos de estatística bem que podiam ter feito essa pergunta, se quando eles eram jovens, declarariam que torciam pelo Flamengo, ou Vasco. Não fizeram. É uma pena.

O que eu interpretaria com esses dados é o seguinte:

Com a idade, o torcedor natalense percebe que quando ele era jovem torcia pro time errado. Mais velho e experiente, o torcedor natalense fica mais "inteligente" e escolhe seu time de coração da própria cidade.

Nenhum comentário: