quarta-feira, 18 de julho de 2012

BlogARCosta vai polemizar

Vou agora fazer aqui um pouco de advogado do diabo. Vou polemizar, porque o futebol em si é polêmico, e não adianta ficar falando nhem-nhem-nhem.

Vou começar logo por Washington. Tirando a penalidade batida de forma bizonha, ontem Washington fez um jogo melhor paga o grupo. Individualmente ele esteve mal (perdeu o penalty e teve pelo menos 1 bola de frente pro gol não convertida), mas mesmo vaiado pela torcida, ele correu muito, marcou, deu carrinhos roubando a bola, e saiu da área voltando para participar de jogadas. Friamente falando, a participação positiva dele (tirando o penalty, é claro) foi melhor do que a de Léo Gamalho.

Agora é sobre Léo Gamalho. Eu esperava mais dele. Entrou aplaudido pela torcida, todos o esperavam. Ele teve o mesmo tempo de jogo que Washington, 45 minutos. E, sinceramente, a jogada que mais ficou na minha memória foi o lance que originou a falta do gol do empate do Criciúma. Léo não participou do jogo como Washington fez. Talvez porque o jogo, no segundo tempo, tava fácil demais para o ABC. Fácil mesmo. O ABC mandava no jogo, os zagueiros nossos brincavam com a bola. O erro foi sempre afunilar o jogo, jogando a pelota no meio, sempre em divididas com o adversário. Se o Mais Querido tivesse usado mais as laterais e não tivesse pressa em chegar ao gol, o resultado seria outro. Essa facilidade talvez tenha segurando Léo, que é naturalmente um jogador que participa mais da partida.

A terceira polêmica é Pedro Silva. O BlogARCosta tá aqui pra "cara-tapa", não sou de me esconder e nem vou fazê-lo.
Pedro é um jogador muito experiente. Tem toque, tem passe, mas não tem a corrida que Renatinho tem. Eu, você, a torcida do ABC sabe disso. Mas é inadmissível que um jogador do ABC, colega de Pedro, não saiba disso. Ontem eu não lembro quem foi, mas o zagueiro do ABC tava com a bola, e abriu pra Pedro na lateral direita, só que deu um passe pra Pedro correr 10 metros, e com um marcador do Criciúma mais perto da bola. Meu amigo, isso era no segundo tempo. Pra quê isso? Logo em seguida a torcida começou a pegar no pé de Pedro. Em seguida ele foi substituído.

O fato é que o nosso grupo precisa conhecer melhor a ele mesmo, e o treinador mais ainda. Adianta armar um time pra Guto e Jérson chegarem à frente da área e chutar? Não. Adianta dar um passe para Pedro Silva correr 10 metros? Não. Adianta afunilar a bola aos 45 minutos do segundo tempo com a gente ganhando o jogo? Não.
São erros que custam pontos, e custaram vários nas últimas 3, 4 rodadas.

Entretanto se o ABC manter em Bragança Paulista a garra e a forma de jogar que atuou ontem, não tenho dúvidas alguma que sairemos de SP com 3 pontos.

2 comentários:

Luciano disse...

Rapaz vc dizer que W9 jogou melhor q Gamalho é de assustar! Leo Gamalho quando pegou na primeira bola já fez bem mais que W9 em 40 minutos.

João Maria disse...

Você é muito otimista em dizer que vai ganhar 3 pontos em Bragança Paulista. O Bragantino é osso duro de roer lá dentro da casa deles e sempre se mantém na série B. Acredito que o melhor, é começarmos o planejamento para o próximo ano, já pensando no bi-campeonato brasileiro da série C. Aliás, esse é o nosso maior título, pois nenhum clube do estado foi Campeão Brasileiro.