segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Matemático não assiste jogo de futebol

São impressionantes as campanhas dos dois times cariocas citados no titulo do post.
O Flamengo, depois que assinou o contrato com a potiguar ALE, disparou na tabela, e contabilizou 11 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, esta para o Barueri. Marcelo Alecrim não esperava isso, nenhum matemático/estatístico também esperava, muito menos os "donos" (digo paulistas) do futebol brasileiro. Tanto que já fez uma nova proposta para "bancar" o time carioca por todo o ano de 2010. São valores que deixaria qualquer ABCdista mais puto da vida ainda.
A mesma matemática veio totalmente abaixo quando o Fluminense deu uma arrancada "felomenal", digna de Michael Schumacher. Acho que teve estatístico que "se suicidou". O Fluminense tinha apenas 5 vitórias quando também tinha 98% de chances de rebaixamento. Vejam que não são nem 97 nem 99, são 98!
É impressionante a frieza dos números.
A minha teoria é que matemático não assiste futebol! Pq para se calcular prognóstico de times, tem que se estudar cada time, cada jogador, cada momento dentro da tabela, cada esquema tático, tanto para dentro quanto para fora de casa. Tem que saber se fulano tem 3 cartões ou se sicrano está inspirado com a namorada nova. São muitas (talvez inúmeras) variáveis envolvidas, tantas que se torna quase que inviável um prognóstico. Isso sem contar na arbitragem, nos roubos, no bandeirinha escroto, ou na chuva que pode cair e estragar o esquema tático de um time altamente técnico.
Volto a afirmar aqui: não existe lógica, matemática ou estatística em se prever rebaixados ou campeões no futebol.
O Flu tinha apenas 5 vitórias quando "estava" rebaixado, na mesma época que o ABC tinha 9, isto é, 4 vitórias a mais. O Flu hoje tem 11 vitórias o ABC contabilizou apenas 1 a mais.
Matemático tem que participar dos scouts dos jogos, e nada mais!

6 comentários:

Anônimo disse...

acho que você está equivocado, quando se diz que certo time tem tantos % de cair quer dizer que se continuar indo tudo conforme já estava, pode acontecer isto, assim como ocorreu com o abc. ora ninguem disse 100% que o fluminense ia descer, tinha 2% pra ficar caso os seus resultados continuasse ruins, ou seja a matematica revela auquele momento, e nós é que devemos tentar reverter, e foi isto que faltou no abc.

Alexandre Costa disse...

Desculpe meu caro anônimo, mas sites como o chancedegol dá o prognóstico antes mesmo do campeonato começar.
Como explica isso?
Quero dizer que eles fazem sim uma análise "futebolística" para anunciar o prognóstico, e não apenas 33% de chance pra coluna 1, 33% para o empate e 33% para a coluna 2.
Essa análise "futebolística" é que considero absurda. Exatamente pq o futebol também é absurdo, e não é estatístico.

Alexandre Costa disse...

Ah, aproveita e vê no site chancedegol o prognóstico pra Copa do Mundo de 2010, já tá lá:
http://chancedegol.com.br/copa10.htm

Anônimo disse...

eu achava que o assunto era sobre "Matemático não assiste jogo de futebol", mas agora você diz que é de sites que dão prognósticos. no artigo não diz isto. quando falei que estavas equivocado me referi a Matemática,na qual precisamos muito que nossos filhos aprendam e se interessem. nota: Sou Fabio Dantas que participei do Bolão, acesso bastante o seu blog, parabéns pelos artigos. desculpe por está como anônimo, mas é que não conseguir entrar com o nome. se puder me explicar agradeço.

Fabio Dantas disse...

Teste

Fabio Dantas disse...

Conseguir