quinta-feira, 22 de abril de 2010

Uma carta para Dunga

Dunga, meu amigo, antes de mais nada, confesso que sou seu fã. E desde os tempos em que você jogava de volante. Aliás, no tempo em que eu praticava futebol, tinha um estilo parecido com o seu: duro, firme, decidido. Nada de firulinhas. Futebol é coisa séria.
O que quero é fablar que você tem toda a razão. Toda! É como diz o ditado: ‘Não se mexe em equipo que está ganhando’. E o Brasil venceu tudo até aqui. Ganhou a Copa América, se classificou com tranquilidade nas eliminatórias para a Copa do Mundo e ganhou a Copa das Confederações. O que mais se pode querer?
Agora, com razão, você diz que já fez seus testes, que não vai chamar mais ninguém, que não haverá surpresas na convocação. E está muy certo. Que importa se alguns jogadores pioraram nos últimos meses? Que importa se outros melhoraram? Que importa se Alex está bem no Fenerbahce, se Ganso e Neymar parecem um presente dos deuses? Que importa se Adriano não anda acertando nem pênalti. Jogador é como sapato, tem que experimentar antes. Se você não pôde testá-los, paciência. Eles que esperem a próxima Copa. Cada coisa a seu tempo.
Na verdade, acho ótima a sua ideia de levar um monte de volantes. Mostra que a seleção tem direção. Volantes e direção, entendeu a piada? Rá, rá! Hoje estou chistoso.
Pela sua última convocação, creio que você vai levar pelo menos seis deles: Gilberto Silva, Josué, Kléberson e Felipe Melo como volantes, e Elano e Ramires como meias. Sete, se lembrarmos que Júlio Baptista também jogou, e muito bem, como volante. Algumas pessoas podem dizer que, como você jogou nesta posição, está supervalorizando os volantes. Não dê bola para eles. Leve os sete! Volante é como camisinha, sempre é bom ter algumas de reserva.
Nem dê bola para aqueles que dizem que a seleção não tem um meia legítimo, como Ganso e Alex? São uns boludos. Uma Copa não se ganha com meias, mas com botas!
E nada de tirar Adriano só porque ele está com uns probleminhas pessoais e parou de jogar. Nestas horas é que ele precisa de confiança, de amigos.
Se alguém disser que Nilmar é que deveria ser o reserva de Luís Fabiano, e Neymar, o de Robinho, não ligue. Deixe esse Neymar no Brasil! O garoto tem apenas 18 anos. O que pode fazer um garoto de 18 anos?
E, se sugerirem que Alex ou Ganso poderiam ir no lugar de Josué ou Kléberson, não escute. Minha intuição diz que o Brasil ganhará graças a uma bola salva em cima da linha por um destes dois.
Quanto a Ronaldinho Gaúcho, já teve muitas chances. Nem falemos nele.
Também aconselho a não ver as finais do Campeonato Paulista. O que vale um campeonatinho estadual perto de um italiano, de um espanhol? Se Neymar, Ganso e Hernanes (um volante muito criativo para o meu gosto, esqueça-o) fossem realmente bons, estariam lá na Europa.
Não, caro Dunga, chega de novidades. Não precisa levar mais ninguém, principalmente o tal de Neymar.
Por dios, no!
um abraço de seu fã aqui de Buenos Aires,

Guillermo Vallejo

*copiado do blog do Torero

Um comentário:

Diego Ivan disse...

Amigos, queria lembrar sobre a Seleção do Estadual 2010. Lembrando que todos os integrantes do Blog podem participar. Estamos aguardando o e-mail com a lista.

Abraço!!!