segunda-feira, 9 de junho de 2008

HDTV já está funcionando em Brasília

A televisão de alta definição já é realidade em São Paulo. Nas outras cidades do Brasil a HDTV de sinal aberto ainda deve demorar um pouco.
Mas (sempre tem um mas né?), para quem tem Net, a HDTV também já funciona.
A Net aqui em Brasília já oferece esse serviço. Vc precisa comprar a adesão a um preço alto (R$ 799 ou R$ 999, dependendo do aparelho) e o cableman vai até a sua casa pra deixar um decodificador da Cisco (boa escolha). Os canais oferecidos com alta definição ainda são poucos, apenas 3 na verdade. O principal é o Globosat, que mostra uma variedade de programas em HD. Programas do Multishow, filmes do Telecine são algumas atrações. Mas para quem gosta de esporte, as opções são em maior quantidade. Nesse momento, por exemplo, toda a Eurocopa está sendo transmitida em HD. Não preciso dizer que a imagem é excelente, e o som de primeira. A imagem pode ser em 1080i, 720p ou mesmo 480p. Isto é, ainda não está sendo transmitida em Full HDTV (1080p), por isso as TV de plasma e de LCD de baixo custo são as que funcionam muito bem para essa transmissão.
A imagem é perfeita, em widescreen, com uma nitidez impressionante. O áudio também pode ser configurado (é em 5.1), e vc pode deixar de ouvir a narração para ouvir apenas o som original do estádio de futebol, com os gritos da torcida e jogadores. Muito bom!
A RedeTV e a Band são os outros 2 canais com HD. Como a RedeTV comprou a transmissão da série B no sábado, ela já transmite em HDTV. Muito bom também. E a Band faz uma transmissão de um jogo da série A no domingo. Nesse fim de semana, por exemplo, tivemos Corinthians x Barueri e Sport x Palmeiras, ambos em alta definição.
Uma opção cara para entretenimento, mas para quem gosta e pode, eu aconselho!

Nenhum comentário: