sábado, 8 de novembro de 2008

3 volantes juntos não é ferro velho

Lembro de uma piada sobre o bom jipe Niva que é assim:
• O que é um Niva no alto de um morro?
R: Um milagre.
• E o que são dois Nivas no alto de um morro?
R: Ficção científica.
• E três Nivas no alto de um morro?
R: Um ferro-velho.

Pois desde que Jean Carioca se machucou (alguém sentiu falta dele essa noite?), o treinador Artur Neto vem colocando 3 volantes em campo. Foi assim no jogo contra o Braga, contra o Brasiliense e agora contra o Barueri. Nesses 3 jogos, o meio de campo alvinegro funcionou muito bem. Não são 3 volantes como eram no início do campeonato (nem quero lembrar deles). Agora são Márcio Hahn, Alexandre Oliveira e Éverton.
A pegada é mais forte no meio de campo, a saída do contra-ataque é forte e rápida, pois esses jogadores não "enfeitam" uma saída como um meia de fato pode fazer, e quando o ABC perde a bola no ataque, eles já estão no campo do adversário pra fazer pressão.
É uma forma tática defensivamente, mas quando aplicada com jogadores que entendem bem o esquema e são bons tecnicamente, dá certo.
Para falar a verdade, o único jogo que realmente saiu do tom desde que Artur Neto chegou foi a derrota em casa pro Fortaleza.
O jogo dessa noite foi uma vitória importantíssima. Importante pra mostrar que o Frasqueirão é nosso, é forte e quem manda é o ABC.
Importante que novamente premia uma atuação fantástica de Fabiado Gadelha e Paulo Musse. Vejam como Gadelha se apresenta, sempre afastado de sua marcação, ele procura o espaço livre pra poder receber a bola e fazer a jogada. NUNCA vi Gadelha esconder o jogo.
Importante também pq nossos adversários na zona de rebaixamento se saíram mal na rodada e nós vencemos.
Notaram como subiu de produção a atuação de Márcio Santos, nosso troglotida da zaga? Falo troglodita pq ele é muito forte na marcação e sempre chega forte. Mas há uns 3 ou 4 jogos ele não tá de brincadeira. Bola pro mato que o jogo é de campeonato. É isso ai Márcio! Precisamos, no entanto, treinar melhor e ficar mais atento nas bolas aéreas, escanteios e faltas. Muito perigosas ainda.
Bosco levou MUITA bola nas costas no primeiro tempo, e no segundo teve uma chance clara de gol, mas chutou mais fraco que no penalty em Brasília. Ai não dá. Acho que Luizinho Netto merece voltar pelo menos 1 jogo pra gente ver a novamente a diferença com Bosco.
A entrada de Alexandre Oliveira foi providencial. A defesa do Barueri é pesada e Alexandre sempre muito rápido, era mamão com açúcar.
Grande vitória esses 3 a 0, e vamos bem mais tranqüilos para essas últimas 4 rodadas.
As fotos são de Fábio Cortez.

8 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre, vc viu o jogo pela TV ou no Estádio? Vc viu o jogo que eu vi?

Pelas suas palavras, em muitos aspectos, parece que não.

Vamos lá, ponto por ponto.

1) Jean Carioca.

As atuações com três volantes tem mesmo agradado e muito. Porém, tenho certeza que, jogando aqui no Frasqueirão, era intenção de Artur Neto entrar com dois meias. Pq ele não o fez? Simplesmente pq não havia peças para tal. Não havia substituto para o Jean Carioca. Rodriguinho (precisa trabalhar alguns aspectos, amadurecer um pouco mais, para poder decolar) deixou uma péssima impressão após o jogo contra o Fortaleza. Talvez por isso AN deve ter ficado com receio de entrar com o Rodrigo logo de cara. Leandro Sena poderia ser uma opção, até pq entrou bem contra o Bragantino, mas estava no DM. Marcelinho, jogador conhecido de AN desde os tempos do futebol goiano, decepcionou naquele jogo contra o São Caetano e, corretamente, sequer foi relacionado. Enfim, o inteligente AN viu três substitutos para o Jean Carioca: Everton, Rodrigo e Alexandre, treinando com as três opções no coletivo de quarta.

Entrar com 3 atacantes de cara seria muita ousadia, um suicídio até, além de que AN não teria Alexandre (não é o Oliveira), como opção para o 2º tempo.

Aliás, repare que o Alexandre tem sido o reserva direto de Ivan, sendo o principal atacante reserva do Mais Querido, na visão de AN, entendo.

Rodriguinho, pelos motivos listados acima, creio que tbm não seria uma boa opção, não que não seja um mau jogador, longe disso, mas principalmente pelo fato do último jogo contra o Fortaleza, quando não esteve bem.

Sobraria então, o excelente volante Éverton. Muitos poderiam criticar o esquema de retranqueiro e etc e tal. Não qualifico assim. É um esquema defensivo? É, mas nem tanto para os padrões atuais. É um esquema retranqueiro? Não. Prefiro qualificá-lo de esquema PRECAVIDO, ideal para os jogos foras, melhor ainda do que aquele esquema 3-5-2 de Ferdinando.

Agora, tenho certeza que se o Jean Carioca estivesse com condições, certamente seria aproveitado.

Ora, vendo o jogo lá no Frasqueirão, o que se viu foi que o ABC FC começou muito preso, com o Barueri um pouco melhor. E achei o ABC FC preso justamente pela falta do Jean, pois, queiram ou não, o Jean tem mais qualidade ofensiva do que o Everton, o Alexandre Oliveira e o Márcio Hahn e faltava um jogador que fizesse essa ligação defesa-ataque. Os volantes ajudaram muito nesta função, pode ter certeza, mas com extrema qualidade só quem a fazia era o Fabiano Gadelha e o Jean seria muito útil nesta função, tenho certeza.

O resultado sugere um jogo fácil, é verdade, mas não foi, de jeito algum. Sugere um ABC FC perfeito, foi quase.

Saimos vencendo o primeiro tempo graças àquele presente do jogador do Barueri, bem aproveitado pelo Ronaldo, num jogo muito parelho.

Enfim, no primeiro tempo principalmente, senti muito a falta do Jean Carioca, como jogador que leva a bola para o ataque e sempre cria bons lances de ataque.

Não nego, sou fã de carteirinha do Futebol de Jean Carioca, que é um menino ainda, tem muita personalidade, chama a responsabilidade e tem tudo ainda para evoluir e crescer muito no Futebol.

É a minha visão, mas respeito a sua.

Concluindo, pelo resultado o Jean Carioca não fez falta alguma, com certeza.

Mas pelo desenho do jogo, principalmente pelo primeiro tempo, o time do ABC FC, lá, dentro do campo, sentiu e muito a falta do Jean Carioca.

É isso.

Abecedista.

Anônimo disse...

Outra coisa. Vc reparou como o Fabiano Gelha se "poupa", dá uma economizada no 1º tempo, para depois dar um gás no 2º?

Foi assim lá em Brasília e agora aqui no Frasqueirão.

Só contra o São Caetano talvez o Gadelha tenha jogado mais no 1º, pelo que me recordo.

Ainda sobre Gadelha, fazendo um gancho com o Jean Carioca, tinha certeza que o segundo perderia sua posição para o primeiro, até pq FT jogava no 3-5-2 de um meia só e o Gadelha é um jogador rodado, experiente, perfeito para ser o n. 1 de qualquer equipe.

A torcida, aqui me incluo, pedia o 4-4-2, dois meias e tal... Mesmo assim, ainda tinha receio de que o Jean fosse preterido, pois uns loucos aí da imprensa ficavam pedindo Leandro Sena (ML deve ter um caso com ele, só pode) e tem o Rodriguinho e etc e tal.

Pois bem, veio em boa hora o AN e seu 4-4-2, escalando Gadelha e Jean Carioca como meias, o que surtiu bons resultados. Aquela goleada sobre o Bahia, o principal deles.

Mas esse ABC de três volantes tá indo muito bem também e o Futebol dos volantes tbm tende a crescer.

Cara, como treinador ficaria na dúvida, mas minha paixão pelo futebol ofensivo certamente me faria escalar o Jean Carioca.

Agora no Futebol tem que defender, e nossos meias precisam cada vez mais ter consciência da importância desta função.

Pensando bem, o Jean poderia até ser aproveitado como terceiro volante. Volante que era no potiguar de Mossoró.

Vc se lembra do gol do Potiguar contra o América, no Machadão, quando o Jean puxou um contra-ataque, carregando a bola do campo defensivo até a área do América? Jogada esta que se repetiu na final do Estadual, contra nosso ABC, lá no Nogueirão.

Enfim, sobram motivos para ver que o Jean pode ser muito útil para o ABC FC.

É minha visão.

Abecedista.

Anônimo disse...

2) Bosco.

Cara, no conjunto da obra, discordando com vc, vi uma atuação excelente do Bosco, ontem. Apoiou bem, defendeu bem e se tinha um jogador que neste jogo encarnou todo o espírito do ABC FC era o Bosco.

Bosco foi como o Márcio Hahn do jogo do São Cetano, há duas semanas atrás.

Teve um lance dele no 1º tempo ainda, genial. Ele deu um banho no adversário estando correndo em 5º marcha. Perdeu aquele gol é verdade, assim como Gadelha segurou a bola o suficiente para ser travado e errar um passe que colocaria Ivan na cara do gol.

Se agente for crucificar jogador por jogador, por simples erros isolados, sobrariam poucos jogadores no Futebol.

Final de semana passada, Bosco perdeu um pênalti. Kaká também.

Enfim, Jean Carioca perdeu aquele gol diante do Juventude, Ivan aquele outro diante do Braga, um ontem também o que não significa que o jogador é ruim, pois se tem que analisar a atuação na partida como um todo.

E pode ter certeza Alexandre, se teve um jogador que ontem se redimiu de erros e confirmou sua condição de titular, esse jogador foi o Bosco.

E se teve um jogador que encarnava todo o espírito do ABC FC, da camisa alvinegra abecedista, era o Bosco. Pode ter certeza!

Resumindo numa frase a atuação do 2 do ABC:

BOSCO FOI O ABC FC EM CAMPO.

E Luizinho Netto, ele me agradou muito quando chegou, mas se Bosco leva 2 bolas nas costa em um jogo, Luizinho Netto leva 4, 6, ou mais...

Luizinho pega muito bem na bola, mas as suas atuações diante de América e Fortaleza me fizeram considerar Bosco como titular absoluto, além de já ter incorporado todo o espírito do ABC FC.

É isso.

Abecedista.

Anônimo disse...

Alexandre,

Gostaria de rever meus comentários sobre Bosco. Tô lendo aqui os blogs, jornais e etc e tá todo mundo dizendo que o Bosco jogou mal.

Eu que devo ter visto outro jogo. Mas vc não percebeu um espírito de luta em Bosco?

Pelo menos guerreiro creio que ele foi.

Alexandre Costa disse...

Olá meu caro colega abecedista!
Tem coisa melhor que discutir futebol (tem né... claro!)? Ainda mais com alguém que torce pelo mesmo time que a gente?

1) Bom, vou começar por Bosco. Ele reúne qualidades que provocam o gosto do torcedor. Eu cito. Garra, determinação ao extremo, veste a camisa. Qual é o torcedor que não gosta disso? Guardadas as proporções (ao contrário), Obina do Flamengo também reúne essas qualidades. Mas, melhor que Obina, o Bosco tem um bom chute de fora da área, seus escanteios estão bem batidos, e agora está jogando o jogo inteiro, diferente do início do campeonato.
Entretanto, no jogo de ontem, Bosco no primeiro tempo (foi o que eu falei), ele não esteve bem. Perdeu 40% das bolas que começou. Era facilmente desarmado pelo ala do Barueri, e levou umas 4 ou 5 bolas nas costas, e teve que correr atrás do prejuízo. Faço uma comparação dele com Piauí na partida de ontem. Piauí é mais discreto, mas cobre mais a ala, erra mesmo pq exatamente aposta menos. Defensivamente, ontem, Piauí foi melhor que Bosco.

Alexandre Costa disse...

2) Jean Carioca. Agora quero ver vc jogando pedras em mim. Bom, vou ser o mais sucinto possível: nessa altura do campeonato EU prefiro jogar com 3 volantes como tem jogado, do que com 2 meias.
Estamos numa fase onde não se pode errar, onde a defesa é mais importante do que o ataque (nunca me vi falando essa frase). Mas é verdade! Ontem, por exemplo, foi um de erro que saiu o primeiro gol abecedista. O jogo horroroso do São Paulo é outro exemplo. E mesmo assim, como também o ABC, o SP tem feito muitos gols. Esse Everton joga muita bola. Ele marca 100% do tempo que está sem a bola.
Vc falou que no início do jogo o ABC estava mal. É verdade. Mas não por falta de Jean Carioca. Note, se vc puder ver o VT do jogo, que nesses minutos antes do gol do ABC, que Ivan mal pegou na bola. Gadelha, pegou só pq voltou ao campo do ABC pra começar jogadas. Capixaba idem. Isto é, a bola ficou presa no meio de campo e no campo de defesa do ABC. E a presença de Carioca não mudaria isso. Ele é um meia avançado, um atacante. Lembre que a melhor partida de Jean pelo ABC foi na vitória de 4x0 no S.C. E ele era o atacante naquela partida.
ADORO do bom futebol, o banho de cuia, a letra, o drible da vaca. Mas nessa fase final, meu caro abecedista, eu quero o Mais Querido na série B. Entenda, não quero o jogo de Ferdinando Teixeira. Quero esse de Artur Neto!

Alexandre Costa disse...

3) Gadelha. Esse - PRA MIM - é o craque do ABC. Jogador de visão, experiente, NUNCA escondeu seu jogo. Esconde o preparo físico. Também notei o que vc falou. Ele realmente se poupa no 1º pra aguentar a partida inteira. Até pq no primeiro todos estão inteiros. E ele não tem fôlego mais pra acompanhar um defensor de 20 anos.

Por fim, caro abecedista, eu moro em Brasília, há 15 anos. Sou sócio-torcedor pra ajudar o ABC. Estou em Natal sempre que posso. Minha próxima viagem é apenas pra passar o Natal com minha família em Candelária.
Trabalho aqui em uma empresa privada que suga toda minhas forças, mas sempre sobra alguma pra continuar alimentando esse blog e assistindo aos jogos do ABC no Pay-per-view. Gostaria de estar mais presente ao Frasqueirão, mas tenho que pagar as prestações do Sócio Premiere...
Quando estou em Natl, minha vida é 100% ABC. O presidente enche o saco de me ver todos os dias. Estou em todos os treinos. Leio tudo, assisto tudo. e claro que meu pai me manda todo tipo de informação dai.
No próximo jogo, precisamos de Jean Carioca. Nem Gadelha nem Leandro Sena podem jogar.
Jogo difícil, mas se a arbitragem não complicar pro nosso lado, podemos sair com pontos do ABC paulista.
Abraços!

Anônimo disse...

Pois é, acompanho o BLOGARCOSTA desde a série C, sendo fácil notar que seu proprietário sofre de uma "doença", "distúrbio", "mania",chamada ABC Futebol Clube, a ponto de ter colaborado com as redes do Frasqueirão, segundo li aqui no blog.

Quando perguntei sobre se vc havia visto o jogo no estádio ou pela TV, foi justamente por isso, pelo fato de na TV não se ter a sensação do estádio, haja vista o foco da câmera. Pelos seus comentários, principalmente sobre Bosco, fiquei com essa impressão, de que vc não estava no estádio. E, como leio o blog, sei que vc não está sempre em Natal, mas em Brasília, pelo que pensei que vc não havia percebido toda a vibração de Bosco.

Realmente, Bosco não fez um bom primeiro tempo, mas no segundo, mais preso, esteve excelente na marcação, que foi o que me chamou a atenção para destacar sua atuação. Nunca havia visto o Bosco com aquele espírito e me suspreendeu.

Pois bem, sobre o jogo e o que vc falou, no primeiro tempo ficou muito essa sensação de espaço entre o meio de campo e o ataque, com o time muito preso. Melhor, com os volantes muito presos, entende?

Um time precisa de equilibrio e esse equilibrio, creio, só veio depois, quando os volantes começaram a se soltar mais. Se soltaram tanto que até o Márcio Hahn foi lá e meteu um gol, quase dentro da pequena área.

Tudo bem, vc tem seu ponto de vista, permaneço eu com o meu. Em Natal, não abdicaria nunca de jogar com Jean Carioca e Fabiano Gadelha, mas colocando a responsabilidade de marcar também, pois no futebol moderno é assim.

E continuo achando que o espaço entre meio e ataque se deve justamente à ausência do Jean Carioca...

Aliás, sobre meias que marcam, considero que para que Rodriguinho tivesse uma melhora no seu futebol, ele deveria jogar um tempo de volante. Parece um absurdo, mas é isto mesmo. Ele aprimoraria o senso de marcação e certamente cresceria muito como jogador de futebol.

Sim, uma correção. No jogo do São Caetano o Jean Carioca não jogou de atacante, mas fazendo o n. 1 do esquema de FT. Basta conferir a ficha do jogo em

http://www.abcnatal.com.br/CAMPEONATOS/serieB_2008_ft.htm

E aqui eu volto a dizer que a posição ideal do Jean, na minha ótica, não é a de atacante. Quando jogou assim, Jean não rendeu, como foi no caso do jogo contra o Corinthians, do jogo do São Caetano aqui no Frasqueirão (em SP, repito, ele foi meia), quando AN substituiu um atacante por um volante e adiantou o Jean como segundo atacante. Mais recentemente, contra o Bragantino, o Jean também não agradou como atacante.

A do garoto não parece ser jogar de costas para o gol, mas conduzindo a bola na intermediária, nos lados do campo e por aí vai, conforme tem ficado bastante claro nesta série B.

Imagine aí Kaká de atacante? É uma comparação que parece absurda, mas o rendimento de Jean como atacante não consegui enxergar como positivo.

Não há dúvidas de que o Fabiano Gadelha é o Craque do time. Sem comentários o futebol do paraibano que é fora-de-série. Outra coisa, pelas entrevista de Gadelha, ele aparenta ter um grande caráter, além de mostrar uma simplicidade incrível, admirável. Virei fã do careca e acho que ele é o substituto de um jogador que esteve aqui no ABC FC em 1998, eu acho, e que até hoje deixa saudades. Vc sabe de que jogador estou falando? Responda aí. Dúvido que vc erre.

Agora, creio que se vc pegar a série B, como um todo, verá que o Jean Carioca foi um dos destaques do time do ABC FC, o principal deles, na minha ótica. Basta pegar as atuações do Jean e ver que além dos seis gols, o meia participou de um sem-número de jogadas de gol. Seu bom futebol não se vê à primeira vista mas, se bem observado, verá que tem futebol de gente grande.

Você vê, o Jean é uma aposta minha.

Sobre os jogos diante de Santo André e Marília, não contaremos com o Gadelha, infelizmente. AN disse que seria difícil contar com o Jean. Então, vamos torcer pelo escolhido, para que pratique um bom futebol, sendo certo que contra o Santo André, três volantes serão escalados.

Contra o Marília, creio será um jogo muito perigoso, pois eles devem vir numa retranca filha da mãe... Se vc tiver assistido Marília x Fortaleza vai saber do que estou falando...

Vou indo...

Abecedista.