segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Campanha sócio-torcedor do ABC

Um grupo de torcedores do ABC, que discutem no site ABCNatal, elabou um plano de Marketing para alavancar a campanha Sócio-Torcedor.
Aqui estão os pontos desse plano, que deverá ser apresentado à diretoria do Mais Querido:

Apresentação

Nos últimos anos, o ABC FC conseguiu inaugurar uma nova fase no esporte potiguar, implementou o sonho dos torcedores, estruturando uma sede e iniciando uma campanha de sócio torcedor.

Diagnóstico da situação

Após uma campanha sem muitas perspectivas na série B, a tendência de queda, chega com maior preocupação de um futuro sem horizontes, onde se acumulam dívidas orçada em torno de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), como administrar e sair definitivamente de tal situação?

Objetivos de marketing

* Fortalecer a marca ABC.
* Incentivar a filiação dos torcedores.
* Aumentar a satisfação dos sócios e incrementar os canais de comunicação com o torcedor
* Capacitar colaboradores.

Estratégia de marketing


* Incentivar e auxiliar a criação de núcleos na capital, região metropolitana e no interior do estado.
* Utilização do programa de rádio, A Voz da Frasqueira, para divulgar a campanha e atrair patrocidadores.
* Criar uma rede de conveniados para oferecer descontos, serviços ou outras facilidades.
* Criar uma agenda com apresentações culturais e outros eventos que atraiam os torcedores.
* Aumentar a satisfação dos sócios e incrementar os canais de comunicação com o torcedor.
* Aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa local e nacional

Plano de Ação

* A força da marca ABC se torna capaz de dimensionar uma legião de adoradores. A criação de núcleos na capital, região metropolitana e no interior do estado.

* O programa “A Voz da Frasqueira”, deverá divulgar, de forma agressiva (com sorteio de brindes da marca ABC e dos patrocinadores) a Campanha Sócio-Torcedor como também atrair patrocidadores. As comissões dos núcleos da capital, região metropolitana e interior do estado terão espaços intercalados para impressionar e divulgar os seus núcleos. Será de suma importância a participação dos atletas de forma direta nas campanhas.

* Para intensificar a comunicação nos jogos do ABC, padronizar a utilização, onde o locutor oficial do ABC deverá utilizar o espaço lendo um texto de incentivo ao clube de acordo com o momento. Dando informações sobre o clube e incentivando a campanha do sócio-torcedor.

* Criação de um blog, sob o comando de Levi Araújo, direcionado para dar espaço ao torcedor, divulgando fotos, torcidas, núcleos e focando, por exemplo, o torcedor do mês, divulgando não só o torcedor que é destaque na sociedade, mas também o mais humilde, com um enfoque humano e criativo. Incluir, ainda, um espaço para opinião do torcedor (fórum).

* A criação de uma rede de conveniados (farmácias, super mercados, restaurantes, bares, sorveterias, postos combustíveis, áreas de lazer, agência de turismo), onde deverão oferecer descontos, serviços e outras facilidades para atrair novos Sócios-Torcedores.

* A importância de uma Agenda Cultural se torna o ponto de equilíbrio para a adesão de novos Sórcio-Torcedores e patrocinadores com apresentações culturais e outros eventos, como datas comemorativas, aberturas de campeonatos (Estadual, Copa do Brasil e Série B). Buscar com artistas da terra novas idéias – Carlos Zens - (Shows com periodicidade), eventos internos com a participação direta dos nossos atletas e diretoria.

* Aumentar a satisfação de convívio no complexo Vicente Farache. O estacionamento deverá organizado de forma “macro” para utilização da torcida e Sócio-Torcedor, como também deverão ser oferecidos descontos nos bares/restaurantes e na lojinha do ABC.

* Elaborar press kits para distribuição com os profissionais de imprensa a cada jogo ou evento, principalmente quando o ABC estiver jogando fora dos seus domínios. Isso evitará erros ou demonstrações de desconhecimento sobre a trajetória do Clube pelos profissionais da comunicação.

* Despertar na família ABCdista incentivos com premiação aos participantes (faixa etária até 12 anos) através de concursos anuais de redação, pintura etc.

* Elaborar mala direta (jornal impresso ou via e-mail) para distribuição entre Sócio-Torcedores divulgando as novidades, contratações, eventos etc.

* Direcionar ampla discussão para o preço da mensalidade do Sócio-Torcedor, onde poderá ser diferenciado nos campeonatos Estadual e Série B.

Créditos: Projeto elaborado por João Antônio da Cruz Neto e Patrícia Diniz Santos (jornalista), sócio-torcedores do ABC.

Do blog: Eu assino embaixo!

3 comentários:

Jacson Artson disse...

Gostei, parabéns aos idealizadores e espero que sejam postas em prática.

Anônimo disse...

muito bacana essa iniciativa desses torcedores. fui socio torcedor por um ano e dois meses e pagava minha mensalidade religiosamente em dia (não era mais do que minha obrigação)mais justamente por essa falta de incentivo e amadorismo da diretoria deichei de ser socio. quem sabe se esse projeto for acatado pelo presidente do abc eu com certesa voltarei a ser socio. o dificil desse negocio é o chato do emilson tavares deichar o levi comandar um blog oficial.

Anônimo disse...

Finalmente alguma coisa inteligente (em falta ultimamente no ABC). Gostei das linhas gerais do projeto e gostaria tb de participar. Sou sócio torcedor do ABC apenas por paixão, do contrário já teria cancelado, pois só o nome é bonito.
Agora o problema que vejo é o seguinte: O ABC era para ter um profissional (FALO PROFISSIONAL) da área de marketing para organizar tudo isso. Acho muito difícil aquelas cabecinhas do ABC contratarem algum marqueteiro.
Outra coisa: Podem me criticar, mas o LEVI é fraquíssimo, e mais uma vez o profissionalismo do ABC não passa de uma piada. Contratam um cara só por ser ABCedista para comandar um programa de rádio.
Acho que o caminho é por aí mesmo, com a torcida participando mais, no entanto, enquanto na direção do ABC tiver pessoas sem visão profissional da coisa, o barca nao andará, infelizmente.