segunda-feira, 13 de setembro de 2010

De olho no regulamento: Série C

Com o ABC já classificado, é bom ficar de olho no regulamento, que muda a partir da segunda fase. Vamos ao que eu achei interessante:

Art. 15 – Em caso de empate em pontos ganhos ao final de cada uma das segunda, terceira e quarta fases o desempate para indicar o classificado será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados a cada fase:

1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
§ 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada 10 minutos após o término da partida de volta.
§ 2º – Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.
§ 3º – O mando de campo do jogo de volta pertencerá na terceira e quarta fases ao clube com maior número de pontos ganhos em todo o campeonato, até a fase em disputa, observados os critérios do Art. 13 para a necessidade de desempate.

Portanto, atentem-se ao que eu coloquei em negrito: na fase de mata-mata, dando empate em pontos (1 vitória pra cada lado) se classifica quem tiver mais saldo de gols NA FASE ESPECÍFICA DO MATA-MATA (primeiro critério de desempate), ou seja, nas duas partidas que os dois times estão jogando.
Dando empate nesse primeiro critério (placar de 1x1 e 2x2, por exemplo) se classifica quem fez os 2 gols fora de casa, isto é, quem fez mais gols no campo adversário. Temos aqui uma semelhança com a Libertadores e Copa do Brasil.
Empate com mesma quantidade de gols, penalidades máximas.
Cruel!
Portanto o regulamento prioriza os gols, principalmente fora de casa, e uma defesa fechadinha em casa, mas sem pensar em não fazer gols. Coisa bem "liberdadores" mesmo.

Art. 22 – As partidas do campeonato somente poderão ser jogadas em estádios que obedeçam à capacidade de público conforme se segue:

a) Para a primeira e segunda fases não há capacidade mínima exigida;
b) Para a terceira e quarta fases (semifinais e finais) os estádios deverão ter capacidade mínima de 10.000 espectadores em lugares sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas.

O Águia de Marabá joga no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, com capacidade de 4mil. Para essa segunda fase ainda vale! Portanto é bom ficar de olho do nosso adversário. Se for Paysandu ou Fortaleza, o ABC jogará em estádio grande. Se for Águia, será o pequeno e apertado "Velho Zico".

Por último e não menos importante:

Art. 5º – Somente poderão participar do campeonato os atletas que tenham sido
registrados na DRT e cujos nomes constem do BID publicado pela DRT até o último dia útil que anteceder à cada partida.
Parágrafo único – Novos contratos de atletas para utilização no campeonato poderão ser registrados até o último dia útil anterior ao início da segunda fase do campeonato.

O ABC (e todos os outros 7 clubes que passarem de fase) só poderão contratar se os jogadores forem registrado até o último dia útil antes da segunda fase.
Portanto ABC, acelera ai.

Em tempo. O ABC contratou o volante Pio, segundo-volante, que sai bem pro jogo e chuta também bem de fora da área. Bate falta! Ele jogou contra o ABC pelo Nordestão, na partida que o Treze ganhou do Mais Querido em Campina Grande. Deu um sufoco no nosso grupo e marcou bem a saída de Cascata. É uma boa contratação.

Nenhum comentário: