sábado, 11 de setembro de 2010

Liderança de tudo

3-5-2 do ABC um fiasco. 3 zagueiros, 2 volantes, Edson marcado e Delano não subia. Sobrou pra Cascata também sempre marcado. Bola no pé de João Paulo e Éderson? Nem pensar.
E mesmo com tanto jogador de marcação, o ABC ainda leva 1 gol, na falha de marcação dupla, de Ricardo Oliveira (início da jogada do gol) e de Delano (que marcou Rafinha de longe).
No segundo tempo o ABC de sempre, no 4-4-2 com esperança de jogadas individuais de nossos jogadores com qualidade técnica.
E isso aconteceu com Cascata, na sua jogada clássica de linha de fundo. Cascata tabelou com Edson e entra na grande área, deixa 3 zagueiros no chão e marca.
A boa surpresa foi a jogada individual de Gabriel, que resultou no gol de Claudemir, o gol da virada.
O ABC é líder do Nordestão e da série C.
Impressionante campanha, ainda mais com um treinador limitado.

Esse mesmo treinador não vê que Ricardo Oliveira "sobra" em jogo.
Não estou dizendo que sobra porque ele jogou muito. Sobra porque o esquema do ABC não precisa de um segundo volante. Já tinha sido assim no jogo contra o Campinense e foi assim no jogo de hoje. Ricardo não marcou, pois não precisava, e acabou sendo Ricardo o que mais armava no ABC; a bola sempre começava com ele.
Leandro poderia muitíssimo bem recuar Claudemir para fazer a função de segundo volante, e colocar um outro meia habilidoso no lugar de Claudemir. Pode ser Gabriel (como ele gosta) ou Gabriel Pimba (como eu prefiro).
Basílio marcou muito e a zaga, no 4-4-2, se portou bem. A que se considerar o cansaço do time paraibano, que jogou no meio de semana contra o Bahia.
Se esse jogo serviu como base para o próximo da série C, Leandro não entra mais no 3-5-2.

Treinador, leia aqui, e veja a idéia de se jogar com Claudemir de volante e 2 meias.

2 comentários:

Vicente Prud~encio disse...

É sempre bom mudar os conceitos. Digo isso por que acho muito positivo alguém pedir um ABC ousado e ofensivo, como é seu o seu caso neste post.

Agora veja, Alexandre, que nem no 3-5-2 o Leandro Campos teve a coragem de jogar com um volante só.

Assino embaixo de sua pedida. Um 4-4-2 com apenas um volante seria uma boa. Uma boa variação, aliás.

Seria esse tipo de variação que LC deveria providenciar, não a variação para o 3-5-2.

Infelizmente, nosso treineiro é muito limitado e dificilmente teremos armações mais ofensivas do ABC.

Anônimo disse...

Caro Vicente,

Acho que jogar na defesa esperando o erro do adversário com dois muitas vezes três volantes é uma tendência mundial. Eu não gosto, vc e alexandre também não. Porém, não foi o LC quem criou isso... os maiores time do Brasil jogam assim, então por que mudar aquilo que até agora está dando certo?
O futebol de hoje não é o mesmo da época de Danilo Menezes ou marinho Chagas muito coisa mudou e vcs devem se atualizar(rsrs!!).
Agora respeito a opinião de vcs!!!

Elven Costa