sexta-feira, 27 de abril de 2012

O completo fracasso da FNF no estadual 2012

Eu ia escrever um título muito pior, muito mais pesado para esse post.
Algo que remetesse a "irregularidade proposital", ou entendam como quiserem. Mas a FNF é formada por advogados - o próprio presidente é um - e eu não vou dar bobeira criando um motivo de processo.

O fato é que a FNF esse ano provou por A + B que nem entende de futebol, nem do nosso estado, nem do torcedor, e muito menos de regulamentos.

O ano começou pra FNF com muito marketing. Em nenhum estadual a FNF arrecadou pra si mais patrocinadores do que esse ano. Patrocínios que foram revertidos em que?

Eu não sei.

Logo no início a divulgação de que a arbitragem estava garantida e paga para todos os jogos do estadual. Todos os veículos de informação do estado - os veículos "profissionais" - noticiaram.
Eu mesmo guardei aqui uma dessas divulgações:


"Segundo Alan Oliveira, Diretor da 10Sports, que é responsável pelo gerenciamento comercial da competição - Os recursos que estão garantidos já viabilizaram o pagamento da arbitragem para a competição".

Isso está no blog de Marcos Lopes datado de 4 de janeiro de 2012, às 17:07, basta abrir o link abaixo:
http://blog.tribunadonorte.com.br/marcoslopes/banco-bmg-vai-patrocinar-o-estadual/85415

Pois meus caros, desde o primeiro jogo eu acompanho os borderôs publicados e em todos eles o valor da arbitragem foi descontado do clube mandante!

A FNF também conseguiu patrocínios para as premiações para cada rodada. Conseguiu banners para serem divulgados dentro de campo, nos estádios de futebol. Umbro e BMG foram os maiores contribuidores.
Outras marcas ficaram para premiar jogadores ou goleiros a cada final de rodada.

Pra quê?

Qual o benefício que isso teve para o principal alvo da competição - o torcedor?

Será que a FNF não sabe que o bem maior do nosso futebol é o torcedor? É ele quem compra ingresso, é ele que se alimenta dos produtos dentro do estádio, é ele que ouve os programas esportivos, é ele que ganha panfletos e é ele que é obrigado a ver os patrocinadores nas placas publicitárias.

É o torcedor que dá renda pro pagamento dos salários. Pelo menos tinha que ser assim, no mínimo ajudar.

Mas o estadual foi fraquíssimo de público. Talvez o pior de todos os tempos.

Vejam a contradição: a FNF consegue o melhor patrocinio de todos os tempos, mas não consegue levar o torcedor pro estádio.

Pense num trabalho mal feito!

Isso sem falar nas canetadas (baixa de resoluções a torto e a direito), muito provavelmente a ....
meu senso crítico me impede de continuar a frase.

A primeira das canetadas sem sentido foi a resolução baixada para dividir (60%/40%) a renda da semi-final do segundo turno.
Ora bolas que o regulamento oficial não prevê isso.
E não há dubiedade nem caso omisso no regulamento para que seja baixada uma resolução.
Simplesmente não informa que será 60/40. Pronto! Vale o artigo 11: "A arrecadação líquida dos jogos será sempre da equipe mandante, depois de descontadas todas as despesas e taxas pertinentes ao evento".
Simples assim!

A segunda canetada é a mudança nas vésperas do primeiro jogo da final do estadual com relação aos critérios de desempate e vantagem do time com melhor índice técnico.

Antes teríamos sorteio (caso a final do estadual seja entendida como uma fase do estadual), ou mesmo os critérios de desempate tornariam o ABC com o time com vantagem, em caso de empate em pontos e gols na final, já que a final do estadual é a disputa entre os vencedores dos 2 turnos, e os turnos pontanto seriam  levados em consideração como um todo.

A FNF mudou ontem para em caso de empates, valer o saldo de gols, e depois penalidades.

O fato é que mesmo ela estando certa, ela fez o regulamento errado, incialmente.
Regulamento, claro, corroborado pelos clubes. Então ninguém pode chiar.

Resta agora torcer para que o que não houve durante todo o campeonato aconteça agora nas finais: futebol e público. Porque de trapalhadas, inocentes ou não, já estamos cheios.

Um comentário:

Anônimo disse...

AINDA FALAM QUE O PRESIDENTE ERA ABC "ROXO"... ABC DESSE TIPO, EU DISPENSO !...