sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reapresentação buscando amadurecimento

A Copa do Brasil 2012 pro Mais Querido não é somente uma página virada.
Lições tem que ser tiradas do que aconteceu para que o clube (como um todo, treinador, jogadores, diretoria) amadureça o seu futebol.

Nos 2 jogos contra o américa, ficou claro o mal-caratismo empregado pelo time adversário. Certo ou não, isso faz parte do futebol e o ABC caiu nas armadilhas americanas, e não soube sair.
A diretoria e a comissão técnica tem que melhorar muito com relação a essa "pequenez" do time americano.
Se eles chegaram à final, vão usar dos mesmos artifícios.

No último jogo contra o Vitória, tá claro que os zagueiros precisam ser orientados quanto a não tocar o adversário dentro da área, principalmente em jogos fora de casa. Não importa se o juiz é da FIFA; o fator casa vai prevalecer.

O jogo aéreo de Washington é quase perfeito. Leandro Campos precisa dar prioridade a esse tipo de treinamento. Murilo é o que tem mais cruzado a bola para Washington cabecear. Mas o mesmo Murilo tem chegado poucas vezes pra fazer isso. O treinamento tem que ser aumentado para isso acontecer mais vezes. Pela direita e pela esquerda.

A torcida tem que entender que Leandro Campos é unanimidade dentro do clube. Felizmente ou infelizmente (depende de como cada ABCdista pensa) ele vai continuar no ABC.

Agora, sabendo disso, a diretoria também sabendo (mais do que ninguém) como o nosso treinador sabe jogar (armar time), tem que disponibilizar jogadores PERFEITOS para cada posição do esquema tático de Leandro Campos. Senão caímos nas armadilhas de volantes como Marcos Vinícius ou atacantes como Malaquias.
O ABC, ano passado, começou muitíssimo bem o Brasileiro. Daí, perdemos atacantes (JP, Bombinha), perdemos volantes (Basílio e Ricardo Oliveira), Ricardo só veio ficar bom no final da Serie B, caímos nessas armadilhas de contratações bosta, demorou a repor o ataque (Lins chegou na última janela); ou seja, a diretoria sabendo do esquema tático de LC, não faz a parte dela.
Não tenho dúvidas de que estaríamos hoje na Série A se tivéssemos contratado Lins antes, e se tivéssemos 2 Basílios e 2 Ricardos Oliveiras.

 O ABC agora tem por volta de 15 dias para as finais do estadual, e um pouco mais do que isso para o início da Serie B.

Leandro Campos: Vamos treinar.
Diretoria: Vamos contratar!

3 comentários:

Múrcio disse...

Duas notícias que movimentam o noticiário do Abc no momento: a contratação de Bombinha e a demissão de LC a pedido dele. Há muito tempo que falo sobre a necessidade de contratar jogadores de bom nível para a série B e tenho indicado não só o Bombinha, como também o Lins e o Leandrão que está encostado na Ponte. O Leandrão é um jogador que já teve chances em muitos grandes clubes do futebol brasileiro, mas só jogou bem mesmo no Abc. Ele é a cara do Abc e o Abc é a cara dele. Vamos trazê-lo de volta como um daqueles jogadores diferenciado que temos que ter. O Bombinha se vier, tragam com multa rescisória, para evitar que ele fuja de novo, pois seria uma ótima contratação. O Lins dispensa comentários. Seria o jogador de velocidade que salvou o Abc ano passado do rebaixamento.
Quanto à demissão de Leandro Campos, é um assunto mais delicado. Neste tempo todo que ele está no Abc, eu nunca comentei uma linha sobre a necessidade de demiti-lo, por que acho que ele continua fazendo um excelente trabalho. Claro que ao longo do tempo ele errou muitas vezes, mas quem não erra? Outras vezes também ele conseguiu resultados que ninguém imaginava. Neste jogo do Barradão, acho que ele fez muito mais do que eu esperava. Qual o torcedor mais otimista achava que íamos fazer dois gols lá dentro e jogar dominando o jogo como dominamos? Se tivermos que escolher culpados desta vez, que procure entre os jogadores, entre eles o senhor Leo Gamalho, que aos 40 minutos do segundo tempo displicentemente “atrasa” aquela bola que poderia liquidar o jogo. Poderíamos culpar o capitão do time daquele jogo que não soube orientar o time a dar uma esfriada no jogo ou até uma catimbadazinha. Aquela altura do jogo valia tudo, ate interromper o jogo, ser expulso meio time, segurar a bola dentro do gol, cair em campo. Não que esteja estimulando o anti-jogo, mas o América fez isto e ganhou o jogo. E ninguém disse nada a respeito.
Agora outra coisa é se ele novamente pediu para sair. Neste caso (estou falando NESTE CASO...) se ele tiver mesmo pedido para sair, fica evidente que o ABC precisa urgentemente procurar o plano B. Imagine, se toda vez que perdermos duas partidas seguidas (e vai acontecer muito na série B), tivermos que procurar outro treinador. Melhor procurar outro agora para já começar a preparar a equipe neste período de dez dias que temos antes da decisão e para a inter temporada que vamos ter depois do campeonato.
Portanto, cabeça fria nesta hora para depois não ficarmos reclamando de uma besteira que faríamos agora por não termos agido com a razão e sim com a emoção.

BLOG DO MÚRCIO - http://edmurcio.zip.net/

Alexandre Costa disse...

Vamos ser bem claros aqui: não é a primeira vez que LC quer sair do ABC (até já saiu uma). Esse ano mesmo em uma entrevista ele disse que "não sabia se estaria no ABC durante a Série B". Lembro bem disso.
Não sei se o treinador tem essa vontade toda de ficar aqui no ABC. A diretoria quer. Ele não. Complicado até de comentar isso no blog.

Tom França disse...

Tem uma hora que todo treinador deve mudar de ares. Leandro Campos na minha modesta opinião, já deu o que tinha de dar no, ou ao ABC. O desgaste é visivel! Ele passou quase todo o estadual ganhando no sufoco de times fracos.Os inúmeros empates na série "B" do ano passado, já foi o sinal de alerta. Acho que essa é a hora de ele sair de cabeça erguida, com o reconhecimento da Frasqueira. Um clube da massa como o ABC, não pode mais suportar derrotas como essas duas últimas e não são só as derrotas. O time já vem jogando mal faz tempo, ganhando com placar mínimo e não convencendo.Ele não tem mais o time na mão. Um dia ele teve. Agora,não tem mais. A hora de sua saída é agora. Se botar Ivan,ele ganha esse tri-campeonato pro ABC. Com Leandro Campos no comando,sinceramente, não acredito!O ABC vai entregar de mão beijada o título pro adversário.Tomara que eu esteja errado.