quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Visita à Arena das Dunas: fotos impressionantes

O nosso colega Rodolfo Lucena visitou a Arena das Dunas dia 2 de fevereiro.
Fez belíssimas fotos e um breve relato da visita que eu repasso pra vocês:

Bom, como alguns já sabiam, hoje pela manhã tive o prazer de visitar mais uma vez o canteiro de obras do futuro estádio potiguar, 7 meses após a minha última visita (junho/12). Numa obra dessas, muita coisa muda a cada dia, então, pra mim foi bom voltar lá, e ainda quero voltar antes de tudo acabar.
Como de costume, a visita começou com uma palestra com a Engª. Maria Luiza, que é uma das responsáveis pela obra como toda. Diferente da outra palestra que assisti no ano passado, nessa, o pessoal do marketing da Arena não estava presente, daí as explicações foram as mais técnicas possíveis, mesmo com Mª Luiza puxando a sardinha pra OAS (de praxe).

Da palestra e de uma conversa que tive com um outro engenheiro lá no canteiro, consegui fazer algumas das perguntas combinadas aqui no thread, e colhi outras informações valiosas para as nossas discussões. Seguem elas, depois as fotos:


- Fevereiro é o prazo final para finalizar as arquibancadas inferiores. Hoje, só faltam os "cantos" (setores 01, 03, 05 e 07), sendo o 03 o único que ainda não recebeu as vigas-jacaré, justamente pra permitir o acesso dos caminhões que despejam os pré-moldados no centro do campo. Até o final do mês ele vai estar fechado.
- As tais "aberturas" entre arquibancadas no anel superior funcionarão como juntas de dilatação, separação de módulos! Não como saídas. Os vomitórios é que fazem isso. (Não senti 100% de firmeza na resposta, mas tenho certeza que expliquei bem ao engenheiro na hora que eu tava de frente àquela laje de arquibancada mais pontiaguda).

- De tudo que é de concreto na Arena, apenas as lajes alveolares (furadas no meio - para os leigos) estão sendo compradas fora (com a T&A, Pernambuco). Isso devido ao controle do concreto, que para ter agilidade, preferiu-se comprar essas peças, ao invés de fabricá-las na Arena e ter mais uma preocupação.

- Esse tipo de laje fica principalmente no "podium", que é o nível (piso) 01 da Arena. Assim que o sujeito chegar ao estádio, ele vai circular pelo "podium" pra subir as escadas rumo às arquibancadas, lojas, etc.

- Na visita dessa semana, a Fifa elogiou bastante a Arena das Dunas, pois eles comprovaram que existe 10% de adiantamento em relação ao cronograma (eu vi o cronograma, e lá constava que deveríamos estar com 43,69% hoje, mas estamos nos 53,25%).

- Existe um plano dos engenheiros para finalizar 100% das estruturas de concreto com 2 meses de antecedência, porque elas foram iniciadas antes. Vi isso no cronograma, também.

- Muitos serviços terceirizados começam a se implantar no canteiro. Elétrica, hidráulica, ar-condicionado... Tudo terceirizado. Isso vai "inflar" a população do canteiro de obras significativamente nos próximos meses. Bem como haverá uma expansão das estruturas de apoio, liberando mais espaço para que as terceirizadas instalem seus containers ao redor da obra.

- Existe uma equipe que já trabalha na captação de eventos pra Arena, bem como a venda de camarotes e dos espaços comerciais. Alguns espaços já foram acertados, outros estão com negociações avançadas (entendi que a academia seria uma delas). Essa mesma equipe atua nas 3 bases da OAS: Natal, Salvador e Porto Alegre. Caso haja um show aqui, possivelmente haverá nas outras duas arenas do grupo.

- NOVIDADE! As escadas externas mudaram de material!!! Sai o concreto, entra o metal. Segundo a engenheira, para ganhar agilidade e facilidade na execução. Permanece o layout.

- Só pra vocês terem uma ideia dos espaços a serem comercializados, eles estão 'separando' 1500m² pro "Fitness Center" (academia). Nos exemplos citaram floricultura, bares, restaurantes.

- COBERTURA. Segundo a engenheira, o material da cobertura é semelhante a uma telha zipada (comum à ginásios..., joga no Google!), mas com propriedades diferentes. Haverá uma membrana interna de polietileno, pra não permitir a visualização da parte metálica por quem estiver dentro do estádio. Membrana>Metal>Proteção acústica>Telha. Mais ou menos assim. As telhas serão pré-pintadas eletrostaticamente (joga um "pó" branco, através do calor ele derrete e pinta uniformemente), para adiquirirem a coloração branca. Elas já virão da Europa pintadas.

- Em março chegam os primeiros materiais da cobertura, que deverão ser inicialmente os gabaritos para os pilares que a sustentarão. Depois, vão chegando os metais propriamente ditos, que serão montados aqui e içados.

- Não virão gruas pra içá-la. Os guindastes que aqui estão, ganharão um upgrade para suportar até 500ton (hoje suportam 300ton).

- Os ASSENTOS não foram escolhidos essa semana. Mas a engenheira me disse que 95% de chances de permanecer a coloração azul, e estão estudando a possibilidade de haver 2 tonalidades para mesclar na arquibancada. Aguardemos!!!!!

- Pra finalizar, perguntei da "esplanada", que eles tão chamando de "praça". Minha dúvida era quanto o uso durante a Copa, que estaria previsto um estacionamento sobre a praça, e qual seria o risco de 'cagar' o piso com tanto peso em cima. Segundo a engenheira, durante o Mundial 60% da praça será utilizada como área de hospitalidade da Fifa, e não como estacionamento. Mas haverão os caminhões de transmissão e de serviços da Fifa, que precisarão ficar alocados em cima da praça. São caminhões de 40ton... o que poderia lascar o piso. Tudo isso está sendo estudado, já falam inclusive em reforço nas áreas que os caminhões terão de ficar. Estacionamento de carros mesmo, só mais lá pro lado do kartódromo.



Vamos a algumas fotos (entrada do túnel do estacionamento coberto, visão da arquibancada, visão externa dos vestiários, etc). O resto das fotos está no site do Flickr de Rodolfo Lucena









Nenhum comentário: