O nosso colega Rodolfo Lucena visitou a Arena das Dunas dia 2 de fevereiro.
Fez belíssimas fotos e um breve relato da visita que eu repasso pra vocês:
Bom, como alguns já sabiam, hoje pela manhã tive o prazer de visitar
mais uma vez o canteiro de obras do futuro estádio potiguar, 7 meses
após a minha última visita (junho/12). Numa obra dessas, muita coisa
muda a cada dia, então, pra mim foi bom voltar lá, e ainda quero voltar
antes de tudo acabar.
Como de costume, a visita começou com uma palestra com a Engª. Maria
Luiza, que é uma das responsáveis pela obra como toda. Diferente da
outra palestra que assisti no ano passado, nessa, o pessoal do marketing
da Arena não estava presente, daí as explicações foram as mais
técnicas possíveis, mesmo com Mª Luiza puxando a sardinha pra OAS (de
praxe).
Da palestra e de uma conversa que tive com um outro engenheiro lá no
canteiro, consegui fazer algumas das perguntas combinadas aqui no
thread, e colhi outras informações valiosas para as nossas discussões.
Seguem elas, depois as fotos:
- Fevereiro é o prazo final para finalizar as arquibancadas inferiores.
Hoje, só faltam os "cantos" (setores 01, 03, 05 e 07), sendo o 03 o
único que ainda não recebeu as vigas-jacaré, justamente pra permitir o
acesso dos caminhões que despejam os pré-moldados no centro do campo.
Até o final do mês ele vai estar fechado.
- As tais "aberturas" entre arquibancadas no anel superior funcionarão
como juntas de dilatação, separação de módulos! Não como saídas. Os
vomitórios é que fazem isso. (Não senti 100% de firmeza na resposta, mas
tenho certeza que expliquei bem ao engenheiro na hora que eu tava de
frente àquela laje de arquibancada mais pontiaguda).
- De tudo que é de concreto na Arena, apenas as lajes alveolares
(furadas no meio - para os leigos) estão sendo compradas fora (com a
T&A, Pernambuco). Isso devido ao controle do concreto, que para ter
agilidade, preferiu-se comprar essas peças, ao invés de fabricá-las na
Arena e ter mais uma preocupação.
- Esse tipo de laje fica principalmente no "podium", que é o nível
(piso) 01 da Arena. Assim que o sujeito chegar ao estádio, ele vai
circular pelo "podium" pra subir as escadas rumo às arquibancadas,
lojas, etc.
- Na visita dessa semana, a Fifa elogiou bastante a Arena das Dunas,
pois eles comprovaram que existe 10% de adiantamento em relação ao
cronograma (eu vi o cronograma, e lá constava que deveríamos estar com
43,69% hoje, mas estamos nos 53,25%).
- Existe um plano dos engenheiros para finalizar 100% das estruturas de
concreto com 2 meses de antecedência, porque elas foram iniciadas
antes. Vi isso no cronograma, também.
- Muitos serviços terceirizados começam a se implantar no canteiro.
Elétrica, hidráulica, ar-condicionado... Tudo terceirizado. Isso vai
"inflar" a população do canteiro de obras significativamente nos
próximos meses. Bem como haverá uma expansão das estruturas de apoio,
liberando mais espaço para que as terceirizadas instalem seus containers
ao redor da obra.
- Existe uma equipe que já trabalha na captação de eventos pra Arena,
bem como a venda de camarotes e dos espaços comerciais. Alguns espaços
já foram acertados, outros estão com negociações avançadas (entendi que a
academia seria uma delas). Essa mesma equipe atua nas 3 bases da OAS:
Natal, Salvador e Porto Alegre. Caso haja um show aqui, possivelmente
haverá nas outras duas arenas do grupo.
- NOVIDADE! As escadas externas mudaram de material!!! Sai o concreto,
entra o metal. Segundo a engenheira, para ganhar agilidade e facilidade
na execução. Permanece o layout.
- Só pra vocês terem uma ideia dos espaços a serem comercializados, eles
estão 'separando' 1500m² pro "Fitness Center" (academia). Nos exemplos
citaram floricultura, bares, restaurantes.
- COBERTURA. Segundo a engenheira, o material da cobertura é semelhante a
uma telha zipada (comum à ginásios..., joga no Google!), mas com
propriedades diferentes. Haverá uma membrana interna de polietileno, pra
não permitir a visualização da parte metálica por quem estiver dentro
do estádio. Membrana>Metal>Proteção acústica>Telha. Mais ou
menos assim. As telhas serão pré-pintadas eletrostaticamente (joga um
"pó" branco, através do calor ele derrete e pinta uniformemente), para
adiquirirem a coloração branca. Elas já virão da Europa pintadas.
- Em março chegam os primeiros materiais da cobertura, que deverão ser
inicialmente os gabaritos para os pilares que a sustentarão. Depois, vão
chegando os metais propriamente ditos, que serão montados aqui e
içados.
- Não virão gruas pra içá-la. Os guindastes que aqui estão, ganharão um
upgrade para suportar até 500ton (hoje suportam 300ton).
- Os ASSENTOS não foram escolhidos essa semana. Mas a engenheira me
disse que 95% de chances de permanecer a coloração azul, e estão
estudando a possibilidade de haver 2 tonalidades para mesclar na
arquibancada. Aguardemos!!!!!
- Pra finalizar, perguntei da "esplanada", que eles tão chamando de
"praça". Minha dúvida era quanto o uso durante a Copa, que estaria
previsto um estacionamento sobre a praça, e qual seria o risco de
'cagar' o piso com tanto peso em cima. Segundo a engenheira, durante o
Mundial 60% da praça será utilizada como área de hospitalidade da Fifa, e
não como estacionamento. Mas haverão os caminhões de transmissão e de
serviços da Fifa, que precisarão ficar alocados em cima da praça. São
caminhões de 40ton... o que poderia lascar o piso. Tudo isso está sendo
estudado, já falam inclusive em reforço nas áreas que os caminhões
terão de ficar. Estacionamento de carros mesmo, só mais lá pro lado do
kartódromo.
Vamos a algumas fotos (entrada do túnel do estacionamento coberto, visão da arquibancada, visão externa dos vestiários, etc). O resto das fotos está no site do Flickr de Rodolfo Lucena
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
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