sexta-feira, 26 de julho de 2013

Precisamos de liberdade de imprensa! No Brasil a imprensa pode inventar o que quiser e não é punida

Vamos ler comigo a parte política-social do discurso do Papa na comunidade:

"Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria. Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, quem não tem outra coisa senão a sua pobreza!"

O que publicou o Estadão, Folha, e o que saiu na Globo esses dias em todos os noticiários:

Papa critica ‘pacificação’ de favelas e desigualdade
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,papa-critica-pacificacao-de-favelas-e-desigualdade-e-da-apoio-a-manifestantes,1057226,0.htm

Ou da Exame/Abril:

Papa critica estratégia de ‘pacificação’ das favelas do Rio
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/papa-critica-estrategia-de-pacificacao-das-favelas-no-rio

Alguém por favor encontre pra mim onde ele atacou as pacificações?

O papa encorajou os esforços para a diminuição da desigualdade!
Ou seja, o papa deu apoio às políticas do governo sociais do governo que tem combatido diretamente os que tem fome e os miseráveis, e falou que isso sim é o fundamental pra pacificação.

O Brasil precisa de uma reformulação na imprensa.
Em lugar sério nenhum do mundo a imprensa pode inventar frases.
Na Suíça é proibido citar trechos de entrevistas. Tem que publicá-los por completo!
Nos Estados Unidos dá cadeia quem inventa algo para beneficiar outrem.
Na Inglaterra jornais assim não existem, são chamados de jornais de fofoca ou tablóides, sensacionalistas.

Precisamos aqui no Brasil urgentemente de liberdade de imprensa. A nossa não conseguem dar liberdade aos fatos, por mais fragrantes que sejam, estão sempre "presos" a interesses.
É inadmissível isso!

Vou repetir Paulo Henrique Amorim: Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

6 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Tentaram criar o Conselho Federal de Jornalismo, mas foi obstaculado em seu nascedouro. Para uns seria um órgão de CENSURA, mas para outros um instrumento necessário para punir falsas notícias ou matérias tendenciosas. A verdade é que a polêmica fez o Conselho ficar no papel.
Há várias opiniões sobre o mesmo tema.

Anônimo disse...

No Brasil, a educação da sociedade que se diz educada não existe em sua grande maioria, incluindo-se a expressão dos meios que deveriam ser imparciais.

Fábio.

Arimateia disse...

Caro Alexandre,

Acho muito bonito como defende o PT e seu governo e projetos. Ateh mesmo misturando política com futebol (nem todo abcdista e petista). Mas te dou m conselho do alto dos m eus 52 anos de idade, vivi ditadura, vivi inflação, vivi muita coisa! Veja se consegue fazer outra leitura amigo, menos repetitiva, menos assombrada. Quando colocamos a razão de lado perdemos nosso senso de normalidade. O PT foi o sonho de uma grande maioria de brasileiros. Mas após 10 anos o resultado Estah ai pra qualquer um! Economia dilacerada, saude em estado terminal, educação uma lastima, seguranca publica nem se fala, transporte publico eh um vexame e um dos mais altos índices de corrupção no mundo. E vc ainda acredita em Paulo Henrique Amorim, Franklin Martins, dah vontade rir. Nao peço para abandonar seu amor ao PT embora entenda isso doentio (temos que se apegar a ideologia, princípios dentre outras coisas). Mais amigo vira o disco, a sociedade Estah mandando seu recado das ruas, tira a cera do ouvido e as remelas dos olhos. Acorda cara!!

Alexandre Costa disse...

Olá Arimatéria! Bom discutir com quem não baixa o nível na conversa. Obrigado!
Não tenho 52 mas tenho 43.
Não sou filiado ao PT e nem morro de amores pelo partido.
Não sou funcionário público, não sou empresário. Sou um trabalhador q pode ser demitido a qq momento, regido pela CLT. E me considero bom no que faço (meu chefe e ex-chefes q o digam, hehe), independente do governo q passou por esse país.
Falo isso pra reafirmar que minha opção não é por mim, por minha causa, e sim por todos, pelos meus filhos, pela minha empregada negra (que tem uma filha formada em direito com ajuda do prouni, quem imaginaria?).
Não vou me alongar pra não ficar mais chato, mas gostaria que vc olhasse esse site com dados, informações (sou formado e trabalho com computação, gosto de dados. Não acredito em PHA nem em Franklin, acredito em dados):

http://lulavsfhc.tumblr.com/

Ele mostra dezenas de comparações do que mudou nos últimos 20 anos. 20 anos estou dizendo.
Olhe cada um dos gráficos, atente-se ao ano no eixo de baixo do gráfico para se atentar ao governo na época.
Na boa, olha pros gráficos e me encontre 1 situação onde os governos PT pioraram.
Abraços e apareça sempre!

Luciano disse...

Impressionante como tem gente cega nesse país.....comparar o país que temos hoje, mesmo com todos os problemas, com aquele de 10 ou 15 anos atrás é dose. O Brasil de hoje é anos luz melhor que o desastre que foi a década perdida dos anos 80 e 90! Dizer que o Brasil nao avançou uns 50 anos em 10 anos com o governo do PT (nao sou petista, nao sou filiado, nem tenho rabo preso a NADA) é de uma injustiça descomunal! Agora queria saber se na época do FHC havia na mídia falada e escrita um Merval Pereira, Miriam Leitão, um Sandemberg ou até os imorais Reinaldo Azevedo/Diogo mainardi entre outros metendo o cacete no governo da época. Claro que nao havia....A Platéia de auditório tá indo na onda dessa gente. Governar para os pobres dá nisso, a revolta dos que representam a massa cheirosa revoltada porque negro e pobre agora frequentam faculdade, porque pobre agora tem comida e vez, pobre agora viaja de avião...nao vou me delongar pois essa conversa já me cansou. Gente cega e desonesta por razões ideológicas ou sei lá o que:recalque com um partido? Recalque por pessoas levantarem uma bandeira do seu partido? Recalque com um partido que sempre votou a favor do trabalhador? Por que essa galera nao levanta a bandeira do DEMO/Tucanos? Me admira essa galera nao se revoltar com DEMOS/Tucanos que historicamente sempre estiveram contra o pobre e trabalhadores, que têm estatisticamente mais políticos cassados por currupção ...Desculpem-me o desabafo...

Flávio disse...

Caro Arimateia: concordo com você sobre o PT ter sido um sonho. Mas discordo quando você afirma que virou um pesadelo.
O sonho que não se materializou foi a relação política do PT com o congresso e alianças. Nisso foi mais do mesmo: clientelismo e fisiologia.
Mas não podemos deixar de reconhecer os avanços no Brasil. Olha o IDH divulgado ontem e veja a diferença de desenvolvimento regional nos últimos 10 anos. Norte, Nordeste e Sul foram os maiores beneficiados. Era impossível isso nos anos negros do PSDB.
Uma pergunta: qual o problema em se reconhecer os acertos desse governo?
A queda nos juros, aumento do salário mínimo, queda na conta de luz. Sem falar nos diversos programas da educação: ENEM, SISU, Prouni, Sem Fronteiras. Isso é nada?