segunda-feira, 6 de julho de 2009

Falando um pouco de política agora

Já que a coisa não anda limpa lá pelo Mais Querido, vou aproveitar o gancho e falar um pouco de política. Inicialmente gostaria de deixar claro que não sei NADA sobre direito. Na verdade faço tudo errado!
Então já vou começando com uma perguntinha bem polêmica: a crise do senado acabará com a renúncia ou afastamento de José Sarney?
Olha, morei no Maranhão durante 5 anos. Sei muuuito sobre esse cara ai, a família dele, o que fez (na verdade o que NÃO fez) pela terra natal. Até fui confundido na cidade ludovicense como parente do ex-senador Alexandre Costa. É brincadeira?
O que a família Sarney NÃO fez pelo Maranhão é exatamente proporcional ao que as famílias Maia e Alves NÃO fizeram pelo nosso estado.
Sarney foi presidente do Brasil, do senado, do PMDB, do raio que o parta. Melhoria ALGUMA houve em sua terra natal.
Há décadas, no Rio Grande do Norte, as duas famílias aqui mandam. Favelas continuam aparecendo, a IN-segurança em Natal está pior que no Rio de Janeiro, saúde, educação, tudo um caos. No interior então...
Bom, voltemos ao senado.
A crise acaba com a saída de Sarney? Claro que não! Sarcasticamente falando, eu prefiro que Sarney continue por muito tempo. Só assim aparecem mais podridão que estava escondida. A cada dia, mais lixo surge. Se o cara já tivesse caído, pode ter certeza, ninguém falava mais nada.
É tudo briga de poder. O vice-presidente do senado é do PSDB. É só isso que interessa. Mais nada! Ninguém quer passar o senado ou a câmara a limpo.
O que o Brasil precisa é de reformas! Reformas! Sempre! Mas sempre mesmo.
O Brasil muda, sua família muda, o mundo muda em uma velocidade estupenda. Nossas leis são arcaicas, do tempo da ditatura. De antes dela na verdade.
O escândalo de passagens na Câmara é por causa AINDA da ex-capital do Brasil, Rio de Janeiro. Todo parlamentar tem passagens para o Rio, e para seu domicílio eleitoral. As cotas de passagens foram instituídas com a mudança da capital federal para Brasília em 1960. Para trazer os parlamentares para a nova capital foi oferecida uma série de regalias, pois ninguém queria "desbravar" o Brasil. Brasília era longe. Essa lei ainda continua. Um horror. Hoje todo parlamentar mora em Brasília. E a viagem ficou mais curta, mas rápida. Até internet tem.
Nosso código penal é caquético.. é de 1940! A internet só seria inventada em 1970, 30 anos depois. Crimes pela internet não está tipificados. Lembram de Suzane von Richthofen? Aquela que matou o pai e a mãe a cacetadas, juntamente com seu namorado e irmão. Pegou 39 anos de prisão, com direito a visita, banho de sol, etc. Você que está lendo isso aqui DORMIRIA NO MESMO QUARTO QUE ESSA MULHER? Enquanto isso uma moça chamada Eliana Tranchesi é um terror à sociedade, um monstro perante a justiça e uma ameaça fatal, precisava ser eliminada da face da terra. Pegou 95 anos de cadeia, sabem por que? Por sonegação de impostos! Isso mesmo! Isso é apenas um exemplo. Acho que cada um que lê aqui tem mil histórias sobre o código penal.
Quando o governo lançou a reforma da previdência o Brasil quase caia abaixo: Oh! Vai modificar tudo! E como fica minha aposentadoria? Quero me aposentar cedo como meu avô fazia!
Vem cá? Reforma serve pra que? Vc reforma sua casa quando precisa? Reforma (arruma) seu carro? Se aparece um carro bi-combustível vc pensa em trocar?
TUDO, minha gente, tudo precisa de reforma, pq tudo se muda, o mundo munda como já falei acima. Se as leis não acompanharem, fica essa putaria que é o senado, que é a câmara, que é a justiça brasileira.
A mesma coisa serve pro ABC. Pronto, não tem como não falar do Mais Querido, não tem jeito. O mundo do futebol mudou, o ABC mudou - pra melhor, claro. Estruturado, um estádio próprio, mas manteve uma forma de dirigir arcaica, do tempo que Havelange era presidente da CBD. Não adianta sair Judas e entrar Leonardo Arruda, ou Poty, ou Suassuna. É preciso mudança na forma de gerir o clube. Pode até se manter Judas, ou mesmo Dudé, sem problema nenhum, desde que o ABC entre no século 21 em gerência do futebol. Sei que é dificil de se falar isso aqui, em Natal, numa cidade do Nordeste, do Brasil arcaico, onde clubes de expressão nacional não seguem o que falo.
Mais fácil do que mudar o Brasil é dormir num quarto onde estão Suzane Von Richthofen e o casal Nardoni!

3 comentários:

Luciano disse...

Pera aí Alexandre, vc quer dizer que mantendo JT é mais fácil a gente ter um departamento de futebol independente e evoluir? Este senhor está há 10 anos no ABC e não há a minima possibilidade de isso acontecer com ele na presidência. Eu não vejo melhora no ABC sem a saída desse senhor. Não adianta, como vc mesmo disse, o futebol tem que se profissionalizar e com ele lá isso não acontecerá nunca.
Estamos nas mãos de agiotas, empresários e o escambau. Ele, inclusive, tá dizendo hoje nos jornais que o ABC deve a ele e a J M Belmont! MAs como? O ABC FC não é ele? Ele não se acha o dono do ABC FC?
Francamente, qualquer pessoas sensata sabe q a melhora geral do ABC passa obrigatoriamente pela saída de JT da presidência. Só espero que haja uma oposição conceituada e a altura do ABC, e não um bando de lambe-botas e puxa-sacos do pseudo-presidente.

Gustavo Lucena disse...

O problema é que no ABC o Conselho não funciona e os Sócios não têm voz.

O ST paga 40 mensais, mas nunca se sabe exatamente para onde vai esse investimento. Teoricamente é para as categorias de base. No entanto, não acredito nessa demagogia.

No entanto, a gente paga ao ABC mas não tem direito a voz.

Eu estou desconfiadíssimo de que na eleição que se avizinha os Sócios-Torcedores não poderão voltar. Espero estar errado. Mas se estiver certo, pretendo ir à Justiça, pois um dos motivos pelo qual assinei o contrato é a garantia de que teria voto para decidir os destinos do clube do meu coração.

Faz tempo que não tem uma reunião do Conselho, o que é um absurdo. E só quem tem poder para convocar as reuniões é o Presidente do clube e o presidente do CD. O Presidente do CD é Dr. Ernani, um octagenário que por recomendação médica não pode ter uma vida ativa dentro do clube.

E numa reunião que fui fiquei decepcionado: um Conselho onde a maioria não tem idéias, só fazem referendar tudo que vem da presidência. E quem reclamasse dos acontecimentos, era duramente repreendido pelo ET, que funciona como uma espécie de pitbull da direção. Apenas 2 Conselheiros se diferenciaram, o Paiva Torres e o José Adécio. Se não fosse por eles 2 o ABC poderia ter perdido uma parte do terreno para a construção de um ginásio com verbas públicas, onde a Prefeitura/Governo poderia tomar para si a qualquer momento.

Acho que a mudança no ABC passa pela democratização da vida social do próprio clube, com um Conselho mais ativo e fiscalizador, com a criação de um Ombudsman para fazer a crítica construtiva ao funcionamento institucional do clube e a abertura para a participação do Sócios em geral, tendo estes total direito a opinar e fiscalizar as contas do clube.

Neneto disse...

Amigo Alexandre, realmente é complicado o que está acontecendo no nosso ABC, não posso discordar dos outros amigos que fizeram comentário(Luciano e Gustavo), mas também não posso deixar de concordar com o SEU comentário, não falo em nome de nenhum grupo (SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO)falo em nome do AMOR que tenho pelo ABC F.C., o Judas Tadeu é uma pessoa de bem, acredito que o Conselheiro Augusto seja um homem de bem, agora NÃO acredito que José Adécio seja a pessoa mais adequada para presidir o MEU ABC F.C., confesso que não tenho uma opinião formada sobre isso.

Mas com o debate democrático poderemos tirar propostas e idéias para melhorar o nosso ABC F.C.

Neneto