quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ABC vence e fica perto da liderança do Nordestão 2010



ABC jogou um bom primeiro tempo.
Pareceu dar aquele sufoco no adversário desde o início do jogo que estávamos acostumados há um tempo atrás.
Isso é uma tática boa empregada pelo treinador.
Eu não sou daqueles que mete o pau direto, mesmo estando errado. Eu elogio quando alguém merece ser elogiado, e critico quando é a hora de criticar.
Sufocar o adversário desde o começo é interessante e deu certo ontem. Tanto que fizemos 3 a 0 e poderíamos ter feito mais.
Agora tenho alguns pontos para colocar aqui:

- João Paulo é um exímio passador, quase perfeito em assistências: É impressionante como João Paulo quando ele levanta a cabeça e dá o passe, ele é bom. São duas coisas que ele faz muito pouco (levantar a cabeça e passar a bola), mas quando ele faz, ele faz com maestria. Isso o treinador precisa falar com ele. Isso eu pego no pé de Leandro Campos.

- Eraldo é uma boa sombra pra Éderson: coincidência ou não Éderson fez 3 gols e 2 jogos, gols bonitos e salvadores, e está jogando muito bem, isso desde que Eraldo foi contratado. Possivelmente Eraldo fará dupla com João Paulo. E agora depois desses gols que ele tá fazendo, dá pra tirá-lo e colocar Eraldo? Éderson não foi indicado pelo treinador atual, e sempre que tem algum atacante "dele", Éderson sai. Éderson veio junto com Gabriel Pimba, e tende a ficar no banco porque os indicados de Leandro é que devem jogar. Não é assim que está acontecendo com Édson? Édson pode fazer 10 gols por jogo e defender pela direita como Gamarra que o treinador continuará a usa-lo como reserva.

- Gabriel Pimba volta? Aqui de novo vou pegar no pé de Leandro Campos. Claudemir (que não é meia) se machucou. Juliano, substituto direto (e indicado pelo treinador) também se machucou. Pimba volta? Acho que tá na hora de colocar alguém que também arme jogadas ao lado de Cascata, tirando um pouco a carga dele. Claudemir volta muito. Ele joga muito no estilo de Zinho naquela Copa de 94.

- Jogadas ensaiadas de bola parada: O ABC precisa treinar isso! Não treina, e não põe em prática em jogo. Saída de lateral, escanteios ensaiados, faltas ensaidadas. Temos um cobrador de faltas? Antes era Renatinho, mas ele tá ficando meio que esquecido, e quem assume seu lugar? Lateral, escanteio e falta são chances de gol que o ABC não sabe aproveitar. A série C é macabra, é imperdoável, não se pode perder chances de gol. Qualquer momento é momento.

Ainda do jogo contra o Alecrim
Um colega leitor (Eduardo Rodrigues) comentou que Leandro gritou com Cascata "sai dai, sai dai", pedindo para ele voltar, fugir da marcação de Hércules no jogo contra o Alecrim. Porque Cascata não voltou? Eu suponho que ele não voltou por que isso não foi treinado. Uma jogada, uma marcação que é treinada, é colocada em prática. Se Leandro Campos tivesse treinado, e antecipado essa marcação de Hércules, Cascata sairia numa boa, já que isso é lição de casa. No meu entender, Leandro foi pego de surpresa e Cascata achava que conseguiria sair da marcação com suas jogadas individuais. Não deu certo.
O futebol profissional de hoje precisa ser treinado, exaustivamente. O ABC não tem Messi, que se vira sozinho, então tem que treinar.
Tem que treinar o que fazer, tem que treinar o que fazer caso o adversário faça assim, faça assado, isso é que é jogo profissional.
Dunga também esperava que o time em campo resolvesse sozinho, com sua qualidade individual.
Apareceu um time "bem treinado", e com duas belas jogadas ensaiadas mandou o Brasil de volta pra casa.
Isso é futebol.

Nenhum comentário: