sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em defesa do ataque do ABC

Gustavo Lucena, do PapoAlvinegro, postou sobre um assunto que é importante eu comentar aqui: o ataque do ABC. Até fiz comentários no post original, mas acho que devo adentrar mais no assunto.
E é o que vou fazer agora.

"Em defesa do ataque do ABC", é um tópico que foca o ataque do ABC, e não um ou outro jogador especificamente. Quando eu comentei no PapoAlvinegro me concentrei apenas em João Paulo.
Desta vez vou dá uma passaga geral por todos, começando por João Paulo, claro.

João Paulo
JP fez mais de 20 gols esse ano.
A grande maioria deles foi no estadual, onde os adversários foram muito fracos. No estadual de 2010 ele fez muitos gols, mas perdeu muito mais. Isso é fato. O ABC jogou 18 jogos e JP fez 17 gols. Uma marca impressionante, ainda mais sabendo que ele não jogou todos os jogos.
Vamos agora ver os outros campeonatos.
Copa do Nordeste: os adversários são um pouco mais qualificados que os do estadual (só não são muito mais por causa das escalações de reservas). Com essa maior qualificação o desempenho de JP caiu. Em 11 jogos que ele jogou ele fez 5 gols. Seu desempenho caiu mais da metade.
Série C: Em quatro partidas ele fez apenas 1 gol. Na série C temos adversários que estão buscando realmente a subida à segundona. Eu, portanto, acredito que os adversários são mais difíceis que os da Copa do Nordeste.
Minha conclusão é que JP, no estadual, poderia chutar de qualquer jeito, de cabeça baixa, de costas, dormindo, que pela quantidade de chances que apareciam a sua frente ele meteria pra dentro pelo menos a metade das bolas. Além do fato que no estadual tínhamos sempre 2 jogadores de armação jogando. Era sempre Cascata e mais um, ou Gabriel Pimba ou Claudemir (jogando pra frente). Hoje João Paulo não tem isso.
O Nordestão e principalmente na série C a coisa é diferente.
Ele de cabeça baixa e sendo fominha é extremamente prejudicial ao ABC. Os números estão ai para provar.
Ele tem sua parcela de culpa. Mas a comissão técnica do Mais Querido com seus "professores" - encabeçado por Leandro Campos - tem total responsabilidade nisso.
O treinamento serve pra que se não é para corrigir erros e melhorar o time tecnica e taticamente?
Além de tudo isso, João Paulo é uma mercadoria valiosa para o ABC, a comissão técnica do Mais Querido tá dando um furo duplo, pois não está lapidando o seu craque-prodígio-mór.

Éderson
Forte, rápido como João Paulo, e joga pelas pontas, também como João Paulo. E pq que não faz tantos gols como João Paulo? Será que não faz? Vale lembrar que Éderson chegou apenas para o segundo turno. Acompanhe comigo as contas:
- Em 9 jogos pelo estadual fez 7 gols. 9 jogos apenas do segundo turno. Uma média muito semelhante a de João Paulo.
- Em 3 jogos pela série C fez apenas 1 gol. Está com média maior do que João Paulo.
- Em 8 jogos pela Copa do Nordeste fez 4 gols, mesma média de João Paulo.

Éderson, portanto, faz tantos gols quanto João Paulo e, por isso, deveria ter um tratamento por parte de Leandro Campos igual ao que João Paulo recebe.

Eraldo
Foi artilheiro no RS esse ano, pelo estadual. Também fez gols pelo rival aqui em Natal. No ABC ainda não marcou. Por enquanto 2 gols e nenhum gol.
Veio com o estigma de "matador". Jogador forte, bom de cabeceio e que usa muito bem o corpo na disputa com os zagueiros. É verdade e conseguiu um penalty contra o Salgueiro assim.
Pra mim ainda carece de treinamento do esquema tatico do ABC para a bola chegar bem a Eraldo. O ABC se acostumou a jogar com 2 atacantes rápidos: João Paulo e Éderson. Falta encaixar Eraldo.

Não sei como Preá joga, não posso opinar.
Sei como Kaká joga, mas Leandro enfiou ele dentro do armário e trancou a chave.
Felipe Moreira é bom de bola, e merece mais tempo de jogo. Com 20, 30 minutos não se faz muita coisa.

Uma mudança significativa que houve no Mais Querido do estadual pra cá foi a perda de mais um jogador de armação de jogadas ao lado de Cascata.
Muito se fala que Cascata caiu de produção, ou que prende muito a bola. Eu mesmo reclamo do cara algumas vezes. O fato é que Cascata não tem com que jogar.
Ontem, por exemplo, contra o Santa Cruz, pra quem Cascata passaria a bola? Éderson saiu (pra colocar Delano no lugar de Renatinho expulso). Pimba ou Claudemir, que seriam os jogadores de qualidade do ABC, não jogaram mais recentemente. Quem Cascata vê é apenas João Paulo na frente e 3 volantes atrás - Everton César, Basílio e Bileu. Passar pra quem?? Recuar para um volante? Pra João Paulo ele tentou algumas 3 ou 4 vezes, e a bola até chegava redondinha, que depois subiria pelo travessão, ou passaria perto da trave.
Ainda no estadual nós tínhamos uma fase de "estado de graça" de Renatinho pela esquerda. Era mais uma opção de ataque alvinegro, ainda mais sabendo que João Paulo gosta de cair por aquele lado.
Renatinho caiu de produção e pela esquerda nunca mais fomos.
Pela direita nos apareceu Edson, em excelente hora, pois depois de Nêgo ninguém mais tinha jogado a contento (destaque apenas para Bosco). Pois num é que Edson defende, ataca, marca e faz gol? Nem isso foi suficiente pra segurar a vaga do garoto.
Edson poderia ter entrado ontem contra o Santa, fácil. Lisa vai pra esquerda e Edson assume sua posição.

Eu estou falando das laterais e dos meias porque são exatamente eles que alimentam os atacantes.
E eu tô aqui de coração aberto pra falar a vontade, sem medo de ser feliz, porque não tô recebendo nada de ninguém, e meu único objetivo é ver o ataque do ABC funcionando.
Portanto vcs, caros leitores, desconfiem de outros que gostam de escalar o Mais Querido, esses outros que tem voz e espaço nas mídias.
Esses, não são ABCdistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Alexandre,

Parece que no geral os comentários depreciativos foram para JP. Também, ele é prata da casa!!!

Na verdade acho o JP uma jogador excepcional, chuta com a direita e esquerda, é rápido e como um finalizador na maioria das vezes chuta para o gol e não dar o passe para outro jogador.
Agora uma pergunta para vc?
Se é tão fácil marcar os gols que ele marcou por que os outros atacantes não atingiram os seus fantásticos números. Na verdade o Clube tem uma safra de jogadores oriundos da base que não ficar a dever a muitos jogadores que passaram pelo ABCFC.
Ex:
Nosso Goleiro - Para mim, o melhor goleiro do clube dos últimos 10 anos.
Edson - joga muito bola como lateral (como zagueiro, acho que tem baixa estatura).MESMO ASSIM, acho que neste time até como zagueiro é o melhor suplente.
Delano - excelente ala. só precisa acreditar mais nisto e se impor como tal.Talvez um trabalho para aumentar sua massa daria um algo a mais para ele.
Gabriel - Belo jogador, talvez falte a ele aquela ousadia que tinha antes de perder aquele penal(não sei se o próprio jogador confirmaria isso). uma possibilidade que a meu ver poderia ajudar a explorar melhor seu potencial poderia ser coloca-lo jogando um pouco mais próximo da área (ele tem para mim uma boa explosão mais para menores distâncias).

Na verdade de forma geral fico muito contente com o que vejo em termos de jogadores oriundos das bases...

Elven Costa