quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O gêne do pessimismo

O Gêne do pessimismo é um texto escrito por Stephan Kanitz, esconomista famoso que previu que o plano real daria certo. Escreveu também um livro chamado "O Brasil Que Dá Certo".
Em uma de suas palestras sobre o tema, Kanitz foi perseguido por Arnaldo Jabor com seu discurso fatalista prevendo que o Brasil jamais dará certo.
Jabor Argumenta que somos condenados pelo patrimonialismo português, que o fracasso estava no nosso sangue, e assim por diante. Para a grande surpresa de Kanitz, a platéia simplesmente adorou Jabor, e no final o aplaudiram de pé. Ele destruiu o clima de otimismo anterior, e recebeu palmas dez vezes mais intensas.
Por que isso?
Kanitz fala que se um grande intelectual prevê que o Brasil jamais dará certo, não precisamos individualmente nos preocupar (em nossa vida dar certo). Poderemos justificar o nosso fracasso pessoal, nossa mediocridade individual, como sendo inevitável, é nosso destino. "Não preciso melhorar, a culpa não é minha, a culpa é do Brasil, a culpa é dos portugueses".

Quando o tema é futebol nós chegamos a pensar positivamente.
Essa história de que "sou brasileiro e não desisto nunca" é puro blá blá blá (peguei isso no Yahoo Respostas).
Na verdade o brasileiro já se acostumou, já se desencantou, e já desistiu de muitas coisas, por isso deixam as coisas do jeito que estão, está cômodo assim, e tem medo de mudanças! E pior quando mudam 1 vez e as coisas melhoram um pouco, e novamente surge o medo de mudar e tentar mais uma vez! COMODIDADE e MEDO fazem parte do vocabulário e se estamos assim é por causa do pessimismo e desconfiança (que é real devido as coisas que nos aconteceram e acontecem , que assistimos diariamente na TV e mostra exatamente a situação no nosso país).

Não sei se eu já falei uma vez aqui mas vou repetir. Para quem não sabe, o Brasil foi descoberto em 1500. Em 1500! Sabem o que isso quer dizer? Quer dizer que no ano de 1500 nós só tínhamos florestas, bichos e índios no Brasil, ao mesmo tempo em que a Europa, Ásia já eram bem desenvolvidas. A Europa já existia, portanto, há mais de 1500 anos, com guerras, com mudanças industriais, com derrubadas e recomeços de novos regimes. Isso cria uma cultura e uma infraestrutura impressionante na sociedade. Nos EUA a colonização foi diferente, não podemos nos comparar a eles.

O fato é que esse atraso que o Brasil sofre naturalmente cria essa impaciência em nosso povo, esse pessimismo, achando que tudo dá errado porque sempre deu errado.
Mas errado é esse pensamento!
O Brasil só é atrasado, um atraso natural, que deve e está sendo vencido pouco a pouco.

Ora se não melhoramos nos últimos anos com relação à miséria no Brasil?
E a Petrobrás? E a nova classe média que avançou em 30 milhões de brasileiros?
E a nossa democracia?
E o ABC?
Exemplos de coisas que dão certo não faltam.

Claro que existe o errado nesse enredo todo. Existem roubos, crimes, corrupção, claro. Mas também existe a Policia Federal, o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Ah, mas eles também fazem "parte do esquema". Putz, pessimista você hein?
Mesmo que eles façam parte do esquema, eles nem existiam há alguns anos atrás. E passaram a existir prendendo gente, denunciando corruptos.
As coisas são assim, aos poucos.
Coisa rápida só a megasena!

Torcer contra a Copa no Mundo em Natal é uma perfeita demonstração do "Arnaldo Jaborismo", do mais puro pessimismo, do mais nato preconceito de que nós mesmo não somos capazes de fazer algo correto e bom pra nossa capital.
É um verdadeiro tiro no pé!

A Copa em Natal é viável!
Como também foram viáveis todos aqueles hoteis de luxo na Via Costeira.
Como também foi viável a construção do Frasqueirão.
Como também é viável o VLT (veículo leve sobre trilhos) entre Juazeiro e Crato, o primeiro VLT do Brasil (e pasmem, com a fábrica de trens cearense).
Como também será viável o trem bala entre SP e Rio.
Como também foi Itaipu, a CSN, a Vale, o plano real.
Como também a bolha imobiliária que estourou no mundo passando aqui apenas uma "marolinha". Nessa época o nosso presidente foi na contramão do mundo baixando impostos de carros, eletrodomésticos, linha branca, etc, pedindo para o brasileiro não baixar a cabeça.

Todas obras e medidas onde os pessimistas tocaram o terror contra!

Sou brasileiro, e não desisto nunca!

2 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Beleza de texto !

Até a próxima.

Saudações do amigo José Leonardo

Luciano disse...

Pena que os giricos daqui são realmente giricos com síndrome de vira-lata....Tõ fora dessa e fico feliz de encontrar outros como eu, apesar de sermos minoria.