quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A tática de Leandro

Nada de 4-4-2.
Num 4-4-2 clássico, o time joga com 2 meias e 2 volantes.
Leandro não gosta disso.
É a preferência tática dele.

O que ele gosta é de um 4-4-2 onde os laterais saiam para apoiar o ataque. Mas para manter essa subida, um terceiro volante é necessário.
Ai é onde entra Pio.
Pio caiu como uma luva no esquema de LC.
É muito bom marcador, marca na saída de bola do adversário, além de ser rápido e chutar bem, habilidoso. Perfeito como segundo volante, mas LC usa-o como terceiro.
O Fluminense usa coisa semelhante. Fernando Bob e Diogo são os primeiros volantes, e Beletti entra pra fechar a "trinca" de marcação forte. Com isso libera os laterais, 1 a 1 alternadamente, deixando Conca e Deco basicamente para apoiar Washington no ataque.
Esse é o 4-3-2-1: 2 zagueiros (sendo 2 laterais que sobem bem), 2 volantes de marcação, 2 atacantes ou meias que vêm chegando ao ataque (JP e Jackson) e 1 atacante de referência.
Quando Cascata jogava, o 4-3-2-1 se transforma em 4-3-1-2, com os 2 atacantes abertos no ataque.

Pra que esse meu tró-ló-ló todo de tática?
Pra afirmar que eu acho difícil que LC escale Claudemir como titular dessa partida. Éverton César e Bileu são os mais cotados para suprir a ausência de Pio.
Bileu tem entrado nos jogos mais recentes, e Éverton jogou essa semana (segunda-feira) pela segundona potiguar. Portanto, ambos estão em condições físicas e ritmo de jogo. Bileu leva vantagem por ter jogado mais com o grupo atual.
Claudemir não tem poder de marcação como tem os dois citados, e ele tem entrado na frente muitas vezes substituindo o espaço de Jackson, onde vem dando certo e fazendo gols.
É a preferência tática de Leandro e é o que vem fazendo a diferença nessa reta final de campeonato, pós "Cascata-dependência".

Nenhum comentário: