quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Givanildo no ABC na década de 80. Alguém se lembra?

Givanildo Oliveira foi um jogador de futebol muito famoso nos anos 70 e 80.
Principalmente jogando pelo Santa Cruz e Sport.
Chegou inclusive à Seleção Brasileira!

Pendurando as chuteiras, virou treinador de futebol. Começou pelo Sport mesmo. Passou 2 ou 3 anos em Pernambuco e assumiu o ABC em Natal.

O ABC foi, portanto, um dos seus primeiros clubes como treinador.

Só que nos anos que ele passou por aqui não conseguiu nada. Treinador novo! Mas enganam-se os acham que o américa foi campeão em cima de Givanildo.
Foi o Alecrim que desbancou Givanildo nos campeonatos potiguares quando ele esteve aqui.
O Alecrim era aquele timaço com Odilon, Curió,  Didi Duarte e Edmo Sinedino. Treinado pelo também iniciante Ferdinando Teixeira.
E o médico era Dr. Roberto Vital, em início de carreira.

Somente 25 anos depois é que ele volta a ser treinador do Mais Querido. Nesse tempo ficou conhecido como o verdadeiro Rei do Acesso. Campeão de vários estaduais (Pernambucano, Baiano, Paraense) e Brasileiros de Série C e B, o trabalho agora é outro: segurar o ABC na Segundona..

4 comentários:

Múrcio disse...


Com a contratação de Givanildo, só resta torcer para que ele consiga encontrar os melhores jogadores que temos no ABC, o melhor esquema que se adapte às características destes jogadores, enxergue o jogo melhor que Ademir e consiga os resultados que precisamos. O que convenhamos não é difícil, pois ainda estamos fora do Z4, com 5 pontos de vantagem e se conseguirmos vencer apenas dois jogos (Braga e Guará) não tenho dúvida que estaremos livres.

RESENHA MAIS QUERIDO - http://edmurcio.zip.net/

Renato Jr. disse...

Teve uma marcante passagem em 91 com o ABC sendo eliminado (leia-se roubado)pelo Paysandu na Curuzu. lembro-me bem daquele time: Pedrinho, Lote, Toté, Arimatéia e Quinho, Lourival, Roberto Nascimento, Silvinho e Odilon, Zinho e Valdo. me marcou muito pq eu frequentava a escolinha e acompanhava tudo de perto. bons tempos!

Alexandre Costa disse...

É verdade Renato. Vc tá certissimo. 91 no jogo que caiu o alambrado.

maciel disse...

Muitos reclamam que fomos garfados naquele episódio da curuzú.Na minha opinião faltou foi um cabra macho,faltou peito ao chefe da delegação alvinegra,bruno cortereal,pra tirar o time do campo de jogo alegando um motivo plenamente justificável que era a falta de segurança.Pois todos já sabiam que o 1 a 0 do primeiro jogo aqui no castelão não seria suficiente e que o circo já estava armado para arrancar a classificação do papão lá em belém de todo jeito!E pra mascarar a cagada de ter aceitado aquela situação de alta periculosidade com a queda do alambrado e o acesso direto da torcida ao gramado,colocaram a culpa do fracasso no árbitro manoel serapião,que nada mais fez do que seguir o plano traçado nos bastidores.Até porque,na minha opinião no terceiro gol do papão aos 44 do segundo tempo,o centro avante cacaio não estava impedido!
Nesse time citado pelo renato acima,ainda jogaram rildon(que era do papão emprestado ao ABC) e wamberto.