quinta-feira, 7 de março de 2013

A Mobilidade Urbana em Fortaleza e em Recife, por causa da Copa. Em Natal, nada!

Fortaleza recebe nove empreendimentos em sua preparação para a Copa: as obras somam R$ 1,579 bilhão, dos quais R$ 761,3 milhões financiados pelo governo federal, R$ 319,3 milhões de recursos locais e R$ 498,8 milhões de recursos federais diretos.

Serão seis obras de mobilidade urbana: quatro Bus Rapid Transit (BRTs), uma de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e uma de metrô, com investimento total de R$ 562 milhões, sendo R$ 410 milhões financiamento federal. A linha de VLT Parangaba Mucuripe fará a ligação entre o setor hoteleiro da orla marítima e o centro de Fortaleza. Ao todo, serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O ramal passará por 22 bairros da cidade. A estimativa é de que beneficie 90 mil passageiros por dia e seja concluída em 2013.
No metrô, a Linha Sul ganhará as estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. Ao todo, o complexo terá 20 estações e 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Serão transportadas cerca de 350 mil pessoas por dia na primeira etapa, com integração com outros modais. A previsão é de que as duas novas estações sejam inauguradas em 2013.

Vejam imagens dos novos trens na capital do Ceará:




Em Recife, o termo desapropriação significa um sonho pra muita gente. Já em Natal, com a desorganização governamental tanto de prefeitura como do estado, desapropriação se torna pesadelo.

Desapropriações em função de obra de mobilidade para a Copa propiciam a moradores das comunidades Pantanal e Deus nos Acuda, em Recife, a saída de condições insalubres para apartamentos com sala, dois quartos, banheiro e cozinha.


Dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa, a Prefeitura do Recife está realizando uma intervenção viária batizada de Via Mangue, com investimento de R$ 433,2 milhões (R$ milhões 331 de financiamento federal e R$ 102,2 milhões de contrapartida municipal).
A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro/Boa Viagem, terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km.
A obra engloba a construção de dois elevados sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo. A via expressa não terá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes físicos e idosos.

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