sábado, 13 de abril de 2013

As usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau somam uma Itaipu brasileira

O presidente Lula iniciou e a presidenta Dilma continua a fazer uma das maiores obras do mundo. As UHE de Santo Antônio e Jirau, juntas, somam um potencial maior que a Itaipu brasileira.
A Itaipu Binacional gera um máximo de 14GW. Como metade desse potencial pertence ao Paraguai, Santo Antônio com 3150 MW e Jirau com seus 3750 podem gerar mais que a nossa Itaipu. As obras das duas hidrelétricas que estão sendo construídas no rio Madeira, em Rondônia somam R$24,5 bilhões em investimentos e devem gerar pagamento de royalties pelo uso da água de R$130 milhões ao ano. Ambos os empreendimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O que me impressiona, além dos números, é que a imprensa brasileira não faz divulgação dessa que pode ser a maior obra de infraestrutura do governo Lula/Dilma.
Todos os números são impressionantes!

Esse mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a operação comercial da 12ª turbina da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, elevando a capacidade de geração de energia da usina do rio Madeira a 852,5 megawatts (MW).

Toda energia produzida pela Usina Santo Antônio é transmitida para o Sistema Regional (Acre/Rondônia) e, deste, para as regiões sudeste e centro-oeste, por meio de um sistema alternativo criado pela própria empresa. Assim que o “Linhão”, sistema bipolo que ligará Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), estiver concluído, a energia gerada passará a usar este sistema de transmissão para alimentar a região sudeste e para o restante do País.

Atualmente, a energia gerada pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio atende a 30 grandes indústrias de todo o Brasil e 37 distribuidoras, sendo que 70% da energia consumida no Acre e Rondônia já são fornecidas pela hidrelétrica, contribuindo de maneira efetiva para o crescimento nacional, e, sobretudo, para a região norte.




Nenhum comentário: