domingo, 28 de abril de 2013

Está acabando o Potiguar mais vergonhoso dos últimos tempos

Ter um blog sobre o ABC é responsabilidade.
É responsa de falar do time mais campeão do Brasil, do de maior torcida do RN, de estádio próprio na grande capital.
Por isso todos querem alcançar o Mais Querido.

Não me escondo e pergunto: o problema atual do ABC é a falta de dinheiro?

Pensem, com sinceridade: qual clube no Brasil não falta dinheiro? O nosso rival, até ele, de Japecanga, quando saiu prematuramente do Campeonato do Nordeste, inventou assalto, sumiu dinheiro, demitiu, quase entrou em crise. E está ai, firme e forte. Vcs acham que o dinheiro do américa voltou milagrosamente? Que patrocínio entrou pra eles? Eles tiveram renda? Sócio-torcedor?

O ABC tem por volta de 3000 sócios pagantes. 3000 x 40 reais (não vou fazer com 50) dá 120mil reais.
Tem a Timemania, e essa varia, mês a mês. As vezes dá 200mil, outras 100mil.
É uma boa grana.
Tem também o dinheiro da Copa do Brasil, dos poucos patrocinadores, camarotes, cadeiras, bares, uma coisa aqui e outra coisa lá.
Fora a renda dos jogos. Pequena, mas ajuda.

Assim, por cima, pro elenco atual dá que sobra.

Mas temos uma questão grande que é o passivo, das jestões (com "j" de propósito). Jestões que afanaram o ABC na cara do torcedor ou que fizeram contratações desastrosas.

Mesmo assim não creio em um problema financeiro do tamanho de um bonde. Até porque dívidas são negociadas, renegociadas, conversadas. Até as decisões trabalhistas que saíram, na maioria desfavoráveis ao ABC, mas não foram pesadas, caras. Não foram.

O primeiro grande problema do ABC é futebol. É dentro de campo.

Não dá pra um campeonato fraco desse o Mais Querido ficar fora da decisão de 2 turnos. É impensável isso. Não dá pra jogar com 3 zagueiros e 1 meia contra times do interior do estado (é menosprezando mesmo). Hoje, contra o Alecrim sub-38 foi vergonhoso vencer só pelo placar mínimo, onde o destaque foi Lopes, o nosso goleiro.

O segundo problema do ABC são os bastidores do futebol. A Copa do Nordeste que o diga! Perdemos renda todos os jogos. Todos os jogos pro ABC foram marcados para o meio de semana, à noite, caímos no grupo da morte. Sorteio? Sei...
Na tabela do Potiguar a mesma coisa, jogos em casa no meio da semana. O ABC jogou só uma partida em casa no domingo na primeira fase. E também só uma partida (sem contar os clássicos) no domingo em casa nessa segunda fase.
Essa semana teve suborno em Caicó, goleadas que ninguém imaginava desfavoráveis ao ABC, sem contar com os bandeirinhas marcando impedimentos descarados e arbitragem contra.

Os bastidores do futebol são pra quem é malandro do futebol, e isso faz parte do futebol brasileiro. Sempre fez. Nossa diretoria não é malandra! Falo isso como uma crítica, pois era pra ser.

Uma coisa que a nossa diretoria sabe é que existe um termo nos negócios chamado espiral. Espiral ascendente e Espiral descendente.
A espiral ascendente acontece quando tudo está a seu favor. O time ganha, a torcida comparece, sócio-torcedor aumenta, patrocinadores vem, tudo conspira de forma favorável.
O ABC não se encaixa nisso.
O time não ganha em campo, quando ganha não convence, a torcida não comparece, dívidas sim, os bastidores vão na jugular do ABC. Estes são todos os sintomas de uma espiral descendente.

Vamos ver de que lado os deuses do futebol estarão nessa quarta-feira.

3 comentários:

maciel disse...

Ontem eu nem me importei com os resultados da rodada mesmo porque já considero o mais querido fora da competição.O que mais me preocupou foi mais uma 'baixa' na diretoria alvinegra.Olha,desde dois anos prá cá eu já perdí as contas das pessoas que abandonaram o barco do ABC,desde dirigentes até profissionais das mais diversas áreas,fora os atletas!Porra,tá na cara que tem algo MUITO GRANDE errado!Quando eu ví que venderam patrimonio no final do ano passado COM DESÁGIO para quitar dívidas e insistiram no mesmo erro esse ano,comecei a ficar desconfiado.No est5ágio em que a coisa se ncontra ser campeão estadual seria até pior,porque maquiaria o que realmente está acontecendo nos bastidores do mais querido.Dizem que se trata de uma herança deixada por FA,mas será que ele agia sozinho?Será que não tinha mais gente conivente?Quem é que assina embaixo cada contratação?Se FA contratava superfaturado pra botar uma parte no bolso,porque continua se contratando tão errado?
Como é que vamos oferecer 'mala' pros outros se não temos nem prá pagar os nossos?
Depender de uma combinação de resultados pra se classificar pra uma final de turno numa porcaria de campeonato falido como esse é uma vergonha e por aí se tira a situação do clube mais estruturado desse estado,a que ponto chegou!
Rapaz,o meu receio é que,se não chegarmos lá o que eu considero mais provável,como será o desmanche dessa equipe...

João Maria disse...

Não entendi a postagem. O ABC não ia ganhar fácil de todo mundo?

O time do ABC segundo você mesmo não era o melhor do campeonato?

Calma amigo, nós ainda temos chances de ganharmos o segundo turno.

É só torcer para o ABC ganhar do ASSÚ (metemos 5 x 1 no primeiro turno), torcer para o América não ganhar do Alecrim, torcer para o Baraúnas não ganhar do Corintians e o mais provável, o Potiguar não ganhar do Santa Cruz em Santa Cruz (jogo duro), pois o ABC só ganhou de 1 x 0.

Se conseguirmos tudo voltará ao normal e você vai dizer que o nosso time é o melhor, como disse no início do campeonato. Futebol é assim mesmo! É a coisa mais importante entre as que não valem nada.

Luciano disse...

Perfeito seu post e se me permite, vou reproduzí-lo nos blogs sobre esportes da capital!
Saudações alvinegras!