domingo, 31 de maio de 2009

O "negativismo" que impera em Natal

Lendo as notícias nos sites natalenses sobre a escolha de nossa capital como cidade-sede para a Copa do Mundo de 2014, não esperava - com toda sinceridade - o pensamento pequeno, mesquinho e completamente pessimista de parte da população.
Até quando teremos uma população que pensa pequeno? Será que Natal é a pior capital do Brasil? Será mesmo que os hospitais públicos das outras cidades estão em melhores condições que o da capital potiguar? Será mesmo que nossa educação pública, nosso transporte ou nossa segurança é incomparavelmente péssima, se colocado face-a-face com outras capitais nordestinas ou mesmo do sul/sudeste?
Em qual cidade do Brasil a saúde, o transporte ou a segurança não é um problema? O Machadão vai desaparecer? Ele já desapareceu há muito tempo. Já desapareceu quando acabaram com os lugares iniciamente formalizados para as torcidas do ABC, américa e Alecrim. Já desapareceu quando aquela belíssima escultura-estátua de ferro e concreto corroeu e acabou, que tanto me orgulhava de passar pelo antigo Castelão. Já desapareceu com tanta grana que foi posta para reerguer o antigo 'poema de concreto armado'. Vão se gastar milhões ou bilhões com a Copa em Natal? Vão! Mas se não fosse em Natal, seria em Florianópolis ou Goiânia; e o natalense iria ficar chupando dedo. "O pirão é pouco, o meu primeiro", já dizia o ditado. Gasta-se, ou investem-se milhões em Natal, e a cidade evolui, atrai mais e mais turistas, a economia se movimenta, empresas lucram. Claro que há roubo, desvio. Mas haverá em outras cidades também, alguém duvida? Quando eu vejo um natalense torcendo contra, dá um dó.
Conheço bem Natal, sou natalense. Nasci, criei, estudei e me formei em Natal. Sai para fazer mestrado na USP. Morei em São Paulo. Conheço muito bem o Rio de Janeiro (esse ano mesmo passei quase 3 meses na capital carioca) Conheço bem as demais grandes capitais do Nordeste (morei 5 anos em São Luis-MA). Conheço o sul do Brasil e atualmente (ufa!) moro em Brasília, a capital federal. Viajo pelo Brasil várias vezes por ano. Natal é, em termos de infra-estrutura, organização, hospitalidade, logística do turismo, a capital do Nordeste melhor escolhida para cidade-sede.
Nossa rede hoteleira deverá inclusive ser sede para seleções que jogarão fora de Natal, dada a qualidade e quantidade de leitos existente na Via Costeira. Comparo da Via Costeira com o bairro do Leblon no Rio. Leblon, Ipanema e Copacabana são as praias mais conhecidas dos cariocas. Mas Ipanema e Copacabana tem os morros favelados exatamente por trás das belas praias. Leblon não! Por trás do bairro existe a lagoa Rodrigo de Freitas, tornando o bairro um dos mais caros e seguros da zona sul carioca. A Via Costeira é semelhante, pois por trás temos o Parque das Dunas, exatamente como europeu gosta.
Vcs sabiam que o SAMU de Natal foi utilizado nos Jogos Panamericanos do Rio? Isso mesmo! Nosso SAMU é referência nacional. Nossa cidade é sede também de um dos mais importantes projetos científicos do Mundo, o IINN-ELS de Miguel Nicolelis, cujo resultado foi capa da revista Science esse ano (ver em http://www.natalneuro.org.br/).
Quem quiser pode ser no site do ENEM (http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola) para ver que Natal tem uma média geral, no exame realizado em 2008, maior que as outras cidades-sede do Norteste, que são Recife, Salvador e Fortaleza. Maior que a média nacional e bem maior que a média na região.

Vou colocar aqui alguns comentários postados no site da Tribuna do Norte, e re-comentar cada um deles:

lisieux22@... | 31/05/2009 - 15h50
Natal ´~ao tem a menor condição para um acontecimento desse porte, nem dinheiro, já que tudo falta verba, só temos um hospital de grande porte para urgenci e emergencia, e na qualidade que é o Walfredo, a nossa infra estrutura é pessima, sem condiçoes mesmo!!!!!!

Do blog - Natal tem porte para receber mais turistas do que Cuiabá, Manaus, Curitiba, Brasília e outras tantas capitais. Um "acontecimento desse porte" que o leitor fala, são 2, no máximo 4 jogos de Copa, e nenhuma da Seleção Brasileira. Será que não tem condições? Sobre a estrutura pública, é dever do estado acertar tudo. E querem minha opinião? Não é com cooperativas médicas que se resolve isso.

zfripp@... | 31/05/2009 - 16h31
Sem querer ser chato, mas eu concordo com o comentário acima. Me digam um projeto cujo prazo foi cumprido pelo poder público nesta cidade e eu mudo de idéia.

Do blog - Me diz um outro projeto cumprido em outra cidade do Brasil?

carloshis@... | 31/05/2009 - 17h32
vamos comemorar nossos mortos de fome nas nossas favelas, vamos comemorar nossa saúde doente, vamos comemorar nossa insegurança e nossa prostituição, vamos celebrar nossos politicos corruptos que vão ficar mais ricos com as obras super-faturadas, enfim, vamos sorrir pra nao chorar...

Do blog - Favela? Vc conhece o Complexo do Alemão no Rio, formado por 12 favelas e com população de 300mil habitantes? Quase a metade de Natal. Obras super-faturadas existem aqui e não existem em outro lugar né?

reservate@... | 31/05/2009 - 18h03
EMPRESÁRIOS, ASSALTANTES e CAMBISTAS, e somente vós, ALEGRAI-VOS!

Do blog - Amém!

allissonraniere@... | 31/05/2009 - 18h38
Não acredito isso e uma pouca Vergonha senhora Governadora, Em quanto pessoas morrem nas filas de hospitais com o descaso da saude publica a senhora investe milhões para construção de um Estadio onde será usado por poucos dias. Deixando a população nessa palhaçada que se chama Governo. Me polpe, Tenha santa Paciência. Se a Senhora utiliza-se desse Hospitais desses medicamentos a senhora saberia como isso funciona.

Do blog - "Me polpe" não merece comentário.

allissonraniere@... | 31/05/2009 - 18h46
Acorda Brasil se as coisas continuarem assim dessa forma Natal não vai conseguir se a uma sede dos jogos como prometida. Vai manchar a cidade pois na forma que a mesma se encontra com a pessima segurança, com a maior burraqueira existente em uma cidade. Tudo isso culpa da Exelentissima Governadora. Essa ai merece meus Parabens por deixar Natal se tornar a pior cidade...

Do blog - É o mesmo "me polpe".

tioalci@... | 31/05/2009 - 18h47
A partir da hora da noticia afirmativa que Natal ia ser sede da copa do mundo de 2014, comecei a ficar preocupado.
É inegável que a copa trará para cá o progresso nas áreas turísticas, economicas e principalmente natal ficará mais conhecida no mundo, até aí tudo bem, quem sou eu para não querer isso para Natal?
Infelizmente nosso mundo é regido pelo bem e pelo mal e fico aqui imaginando como será quando começarem a chegar as pessoas de fora do país. Imagine q que essas pessoas vão trazer para Natal. Doenças, estrangeiros ilegais, aumento de venda de drogas, aumento de prostituição infantil e pedofilia e por ai vai..... Agora imaginemos nossa polícia hoje, imaginemos nosso setor de saúde hoje, Imaginemos quantos gringos ilegais temos em Natal. Para ser sede de uma copa do mundo deve haver um planejamento rigorosíssimo nesse sentido para coibir todos esses males. Geralmente as pessoas vão dizer: Ah! esse é mais um cara falando mal de Natal. Será se no tempo da copa quem estiver pensando isso for infectado por alguma doença incurável como a AIDS (só por exemplo) vai continuar pensando assim? Agora não adianta reclamar, vamos apenas esperar para ver se uma cidade com 90% dos serviços sendo de maneira amadora se superará e dará conta de tudo isto. Sinceramente eu espero que sim, porque senão, depois da copa nossa cidade que já é perigosa será caótica.

Do blog - Pronto. Esse ai não sai de casa pra não pegar gripe.

cosme.ufrn@... | 31/05/2009 - 20h25
não é querendo ser pessimista não, mas concordo com os comentarios de alguns colegas acima, vcs ja calcularam, quanto vai se perder com a demolição do machadão, machadinho e todo o centro administrativo??
são milhões jogado fora, é o dinheiro público indo por agua abaixo,
uma coisa é construir, outra coisa é derrubar o que ja esta feito, isso porque o machadão passou por uma reforma a pouco tempo
um outro ponot é: pra quer natal vai querer tods esses hoteis 5 estrelas fora do periodo da copa do mundo??
e como alguns colegas estão dizendo que isso vai ser, mas ja imajiaram se os jogos que vierem pra ca for um jogo como sudão e arabia saudita, não fiquem pensando que os jogos finais vai ser aqui não,
outra coisa como o colega citou em cima o que o governo vai fazer é maquiar a cidade, por onde vão frequentar as pessoas que virão assistir os jogos, mas e a educação?? a saúde? a zona oeste, as periferias como ficam?
acordem pra vida isso tudo é nosso dinheiro tambem,
e mediocres são essas pessoas que acham que natal vai mudar com jogos de copa do mundo..

Do blog - Mude-se de Natal, vá pra outro lugar "melhor". O pior é que usa do nome da UFRN no email. Francamente...

supervisoranderson@... | 31/05/2009 - 20h42
ÉISSO MESMO...........
"PÃO E CIRCO PARA A POPULAÇÃO".
O POVO BRASILEIRO MERECE ESTAR NA MERDA MESMO , CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE ............MUITO DINHEIRO GASTO SEM BENEFICIO NENHUM AOS MAIS NECESSITADOS ...........FODAM-SE


Do blog - Supervisor de que vc mesmo?

Fora esses comentários da população também temos outros da imprensa profissional. Marcos Trindade em seu blog (http://www.dnonline.com.br/ver_blog/16/) pergunta se "Natal tem condições". Cita todos os problemas que Natal vai enfrentar, como se em outra cidade não fosse diferente, e termina seu texto informando que se não der certo a sede pode ser mudada para outra cidade.
Marcos Lopes é outro exemplo. Em momento algum demonstrou apoio a idéia de Natal ser sede. Só comentava em seu blog informações pessimistas sobre a candidatura de Natal. Chegou até a dizer que "Natal sepultou as chances de 2014". Também sugeriu que cidade-sede não temos condições de ser, mas cidade-dormitório sim, em "Natal pode ser cidade anfitriã da Copa de 2014". No post "Continuo achando utopia", Marcos reafirma que é uma utopia Natal ser sede, apenar que no final informar que também seria importante a escolha de nossa capital.
Lupercio Luiz, Pedro Neto, o pessoal da 98 FM, todos jornalistas que sempre torceram por Natal.
Temos que evoluir sempre, ousar, expandir, isso é da natureza humana. Com responsabilidade, claro. O ABC Futebol Clube é um exemplo real disso. Quem em sã consciência imaginaria um complexo com o que existe agora? Judas Tadeu ousou? Claro! E para o bem do ABC. Ele tem suas deficiências, como também tem deficiências os nossos políticos. Vai haver super-faturamento nas obras? Talvez. Fiscalizemos isso! Mas que a "coisa toda" pós-Copa do Mundo vai ficar melhor para o natalense, isso eu não tenho dúvida.

4 comentários:

vanio disse...

Me repleto de raiva quando leio comentários pessimistas sobre Natal, o pior é que muito deles são os mesmo que elogiam... exaltam... Natal com suas belezas.
O que acontece é que a população pensa pequeno e "cresce" com olhos anexando viseiras laterais.

Todos os problemas que Natal poderá enfrentar, todas as outras Cidades também hão de enfrentar, todo o dinheiro gasto em Natal, em outra Cidade haveria de ser gasto. "Amigos", vocês já pensaram no salto que nossa Cidade dará em relação a todas as outras que não sediarão a Copa?? Querem mesmo ver o Brasil crescer e Natal ficar estacionada??? Os Natalenses que só criticam são os que fazem de Natal essa "Cidade Pequena" que vivemos. Posso viajar o Brasil todo, morar em diversos lugares, mas nunca abandonarei minha Cidade que me acolheu de braços e peito aberto.

Anônimo disse...

Caro Alexandre,

Impressionante o negativismo e a falta de visão nos comentários sobre a escolha de Natal. Uma cidade com a vocação turística que tem, com absoluta certeza vai deslanchar ainda mais com a copa de 2014 pois a obrigatoriedade de investir em todas as áreas citadas - segurança, transportes, saúde, etc. faz parte das exigências da Fifa.

Gustavo Lucena disse...

Alexandre Costa, eu tenho uma visão mais realista da coisa.

Acho até que foi precipitado o Brasil ter sido escolhido como sede.

Gostaria que a Copa fosse realizada sem a presença desse câncer chamado Ricardo Teixeira.

No entanto, a escolha de Natal é fato consumado. É motivo de festa? Claro que sim!

Porém, passada a euforia da escolha, acho que as instituições que zelam pela coisa pública e defesa da sociedade têm que começar a trabalhar em conjunto para combater a corrupção que poderá acontecer nesses próximos anos.

Eu escrevi a respeito disso:

http://papoalvinegro.blogspot.com/2009/06/copa-em-natal-e-o-combate-corrupcao.html

Acho que é importante a gente fazer esse trabalho educativo, para que a Copa tenha a nossa cara e não a cara desses espertalhões que querem a todo custo tratar a Copa como uma oportunidade de sugar dinheiro do contribuinte.

Anônimo disse...

Alexandre, é uma oportunidade única para Natal e os Natalenses.

Esse povo todo está é muito ignorante, pois o fato de sermos sede nos permitirá conquistas inimagináveis, veja só:

- Metrô de superfície.
- Aeroporto de São Gonçalo.
- Potencialização do turismo.
- Movimentação da indústria de construção civil.
- Geração de empregos no Turismo e na Construção Civil.
- Publicidade gratuita de Natal no exterior, em todo o mundo.
-Fortalecimento e incremento da atividade do futebol profisional, gerador de emprego e renda.

Fora isto, a Copa pode contribuir para a resolução do principal problema das grandes cidades, onde se inclui Natal, o TRÂNSITO, a QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA.

É mais ou menos isto. Foi uma grande conquista.

Sds Alvinegras.

PS: Quando entro no seu blog não aparece nada, apenas o fundo e a barra lateral. Aliás, é através da barra lateral, onde consta a guia arquivo, que estou lendo as recentes postagens.

Parabéns pelas últimas postagens, muito boas.