quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Geração perdida. Que venha a próxima!

Nossa geração - a minha, a sua, e quero muito que não seja também a de nossos filhos - é uma geração perdida.
Não perdida pelo que fizemos de errado, mas pelo que poderíamos ter feito de certo e pelo que deixamos de fazer.
Nossa geração (tenho 39 anos e espero fazer 40 em 2010) foi nascida na ditadura militar. Quando a ditadura chegou ao fim eu tinha 15 anos; portanto minha infância foi sob o regime militar. Pra mim foram 15 anos que passaremos 50 para recuperar.
Essa geração atual é ainda fruto da época dos militares. Eu sou, vc que tem idade próxima a minha também é. É uma geração cuja educação foi castigada. Claro que ainda é, pois é difícil tentar acelerar essa máquina complexa que é o Brasil, mas podia ter sido melhor se, por exemplo, Paulo Freire tivesse empregado seu método educacional para todos os brasileiros pobres. Mas foi perseguido e exilado, e os militares não deixaram que a educação fosse uma meta de governo. Povo esclarecido era um povo revolucionário.
Mas isso são águas passadas; vamos falar do presente.
O presente - essa geração - por ser fruto da ditadura, tem uma mentalidade ainda voltada ao passado. Empresários ainda querem lucrar 50, 60, 70% em cima de uma simples venda, mas em um período onde a inflação não passa de 5% ao ano. Os empresários são do passado, da época perdida. Eles tem que saber que não existe mais inflação (como era), e que sua administração pode ser baseada em lucros menores, e mais duradouros. Eles tem que procurar um estudo profissional de marketing, de reestruturação administrativa, comercial, que os faça crescer em um mundo novo.
O que falar da política então? Alves, Maias, Sarneys, Magalhães, Netos, Filhos, todos presentes na ditadura, todos que enriqueceram com ela, e que ainda querem o que?
O que vc acha que uma pessoa pensa em fazer quando se candidata a um cargo público? Que ele quer "salvar" nossa cidade? Que ele quer "melhorar" alguma coisa? Puro engano! Um candidato quer se aproveitar a máquina pública, como seus "mentores" o fizeram. Dinheiro em meias, cuecas, mensalões, favores, acordos, conchavos, tudo a favor do enriquecimento destes que se pegam ao poder e que não deixam ninguém chegar perto.
Geração perdida de políticos! Sinceramente, apenas espero que esses morram, para algo melhorar. O pior é que vêm os Filhos, Netos, deles mesmos, como robôs, máquinas preparadas para usurpar o dinheiro público, dinheiro meu, suado, conseguido com tanto esforço, mas que é retido mensalmente, a cada contra-cheque que eu recebo.
Não condeno os altos impostos que pago. Condeno sim - à morte - a todos que desviam esse dinheiro!
Já falei aqui que não consigo entender como uma cidade petrolífera do Rio Grande do Norte não consegue ter um salto de qualidade de vida, no IDH, na educação, saúda, qq coisa que seja para benefício da população (veja post anterior aqui), visto a diferença de orçamento frente a outros municípios de mesmo tamanho, aqui mesmo no estado. Ou melhor, entendo sim: roubo!
Não quero me estender muito, pq é um assunto que me entristece por demasia.
A moral dessa história é a geração que estar por vir, a de nossos filhos, a de nossos netos. O que vc ensina a eles? Que DVD tem que ser comprado desses caras que vendem pirataria? O que vc ensina a eles quando faz um "gato" na sua casa com a TV a Cabo ou com a Net? O que vc ensina a seus filhos quando vc vai pega-los na escola com o carro que é do governo ou da prefeitura? São coisas simples, mas que nossos filhos aprendem fácil a diferenciar o que é o público do privado. E é nesse momento que a formação do caráter está acontecendo.
Mas o Brasil está indo no caminho certo, não tenho dúvida disso. Tem gente - extremamente ignorante - que me fala: "Alexandre, com essa roubalheira toda, não eram pros militares voltarem?". Claro que não!
Os militares tem sua função própria, e não é de forma alguma ir de encontro à democracia.
Entendam todos que roubo, corrupção existem em todos os lugares do mundo, aqui, na Alemanha, no Japão, na Noruega.
Mas o Brasil foi descoberto apenas em 1500. Em 1500 a Europa já existia há mais de 1500 anos! A Alemanha já tinha passado por inúmeras mudanças de governo, de sociedade, de estrutura, enquanto o Brasil ainda estava sendo descoberto. Não podemos nos comparar a uma nação que evoluiu há muito mais tempo.
Nós estamos crescendo agora, apenas agora. A nossa democracia é recente. Fernando Collor foi eleito presidente por voto direto após o Regime Militar apenas em 1989. O que são 20 anos frente a 1500?
O Brasil está evoluindo, nosso estado e nossa cidade também, pouco a pouco. E pouco a pouco também estamos sabendo em quem votar.
A minha opinião está bem clara aqui: vamos esquecer quem já esteve e dar chance a uma turma nova, quem está voltado pro futuro e não para o passado.
Profissionalismo, ética e seriedade! É isso que espero de nossos novos empresários, de nossos novos governantes, do meu ABC Futebol Clube, e de nossos filhos.
Que 2010 seja um início de uma revolução - para melhor - em nossas vidas.

5 comentários:

Luciano disse...

Muito bom seu post, mas convenhamos:
Deixar de pagar 5 reais em um DVD para pagar 40?
Esse é o "preço" que os empresários ganânciosos "pagam" em querer explorar!
Mas no mais concordo plenamente.
2010 é ano de eleições no Brasil e as cartas estão postas na mesa:
De um lado o passado triste, ditatorial e retrógado do outro o desenvolvimento, emprego e boas pespectivas para o futuro, embora com pequenos lapsos de corrupção.
Só não vê a diferênça que é cego ou se faz!

Alexandre Costa disse...

Olá Luciano! Feliz ano novo!
OS DVDs mais vendidos pelos piratas são os lançamentos de momento do cinema. Estes ainda não existem em DVD nas locadores, e por isso a qualidade é péssima, normalmente adquiridos com uma camera "filmando o filme" dentro do cinema. Coisa deprimente. As pessoas geralmente só assistem ao mesmo filme, apenas uma vez. Ou seja, um filme pirata custa cerca de cinco reais, e a qualidade é péssima, já para alugar um filme em uma locadora, custa cerca de três reais, com qualidade perfeita, assim você não aflige a lei, não acumula lixo em sua estante, gasta menos com apenas um filme, contribui para gerar empregos, e ainda não financia o crime organizado.
Como vc falou, pagar 40 não dá mesmo! Vamos então às locadoras. E se for filme de lançamento, nada melhor que um bom programa de final de semana no cinema.
Abraços!

Alex Medeiros disse...

Ótimo post, parabéns. Concordo tb com o seu ponto de vista com relação aos DVDs piratas.

Anônimo disse...

Alexandre Costa, eu sou "FANZÃO" de seus COMENTÁRIOS POLÍTICOS. Voce tem uma visão realmente de "GERAÇÃO FUTURO". Voce tá fazendo uma super-AÇÃO social, quando voce mostra aos jovens de hoje, que quando ele FURA a fila no banco, essa sua atitude tambem está FURANDO a "DEMOCRÁCIA", a "ÉTICA", a "MORAL" e a "CIDADÃNIA".
Eu sou de uma "GERAÇÃO PREVILEGIADA". Porquer me considero um PREVILEGIADO ?... Porquer minha GERAÇÃO foi a que mais passou por MUDANÇAS E MUITAS TRANSFORMAÇÕES!
Eu fui jovem na época da DITADURA onde quase TUDO era PROIBIDO. Nós não tinhamos nem o DIREITO de ouvir determinadas musicas e nem todos FILMES agente podiamos assistir. Assisti muitos jovens como eu, serem MUTILADOS e AMORDAÇADOS, màs, GRAÇAS a esses Jovens/herois, que hoje vivemos em uma "DEMOCRÁCIA"... Eu Ví o HOMEM pisar na lua pela primeira vez em 1969, Vi a chegada da TV A CORES 1971/72, Vi a chegada da; INTERNET, do CELULAR, do COMPUTADOR, das GRANDES DESCOBERTAS na TERRA, NO MAR E NO ESPAÇO, da DERRUBADA DO MURO DE BERLIM, de NELSON MANDELA, DE COLLÔR, DE LULA... Fui da época, que os "TRÊS PODERES NO BRASIL" era O EXÉRCITO, MARINHA e AERONAULTICA. Sou do tempo, que PÔSTO DE GASOLINA fechavam aos sábados e domingos. Nessa época, PADRE usava BATINA e todos pediam sua "BENÇÃO". Nas ESCOLAS, todos os dias REZAVAMOS e nas quintas-feiras CANTAVAMOS O HINO NACIONAL, O HINO DO RIO GRANDE DO NORTE E O HINO DA BANDEIRA. Nessa época, estudavamos uma matéria chamada O.S.P.B (organização social e políca do brasil) e faziamos o EXAME DE ADMISSÃO.

Alexandre, Não DISCORDO quando voce escreveu "GERÇÃO PERDIDA" em seu post. Só acho, que os PERDIDOS de minha GERAÇÃO, foram os CANALHAS que se aproveitaram do PODER e hoje são donos de quase a metade dos nossos ESTADOS NORDESTINOS... NO "RN" MAIAS, MELOS, SOUZAS E ALVES, NO "MA" OS SARNEYS E NA "BA" OS MAGALHÃES E TANTOS OUTROS!!! Hoje vejo bons ventos para o FUTURO. Hoje temos; ESTATUTOS DE IDOSOS, DE FUTEBOL, DA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DELAGACIA DA MULHER, LEI PROIBINDO FUMAR EM LOCAIS IMPRÓPIOS, FILA ÚNICA EM BANCO, CAIXA EXCLUSIVO PARA IDOSOS, PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, GESTANTES E MULHERES COM CRIANÇAS DE COLO

Luciano disse...

É verdade alexandre.
Vc tem toda a razão. Feliz ano novo para todos nós!